Ricardo Esgaio

A defender esteve bem mas a atacar viu-se muito pouco e num jogo contra equipas como o Belém que jogam com um verdadeiro autocarro, é necessário ter dois laterais bastante ofensivos, coisa que neste jogo não aconteceu. Parece ter ainda algum receio a avançar no terreno, medo de errar, o que acaba por ser normal. Tem bastante potencial e será uma aposta a médio/curto prazo.

A culpa do golo do beleneses pode ser culpa da defesa toda, mas por favor o defesa direito é quem têm menos culpa, do lado esquerdo sai o cruzamento, logo aqui o primeiro erro, pois deve-se evitar cruzamentos, centrais sem homem simplesmente a ficarem nas covas, marcar nem com os olhos e depois o homem que marca o golo vêm da zona central.

Não são os cruzamentos que fazem um lateral de qualidade.

O Esgaio em 3 jogos já o vi em 2 a subir à área com tabelas com outros jogadores. Não finalizou bem. Mas tentou.

Do Jefferson vi muitos cruzamentos, mas ainda não vi nada similar.

De qualquer forma, ao terceiro jogo já tudo quer queimar o Esgaio? E acima de tudo, repetem-se os ‘não serve para o Sporting’ e o Cedric que nos acuda? E que tal reler as primeiras 20 páginas do tópico do Cedric para refrescar a memória?

É impossível alguém se impor na equipa principal do Sporting assim, não há formação que resista. :naughty:

É continuar a dar minutos ao Esgaio para ele ganhar confiança e vamos ter um lateral de futuro e de excelencia :victory:

Para fazer o quê?

De resto, ontem, mais uma vez, foi o melhor elemento do quarteto defensivo, tanto a defender como a atacar. Não esteve tão activo ofensivamente como contra o Arouca, por exemplo, mas ainda teve uma boa oportunidade de golo (na melhor jogada do jogo). Nas restantes acções, sempre com muito critério e assertivo.

Por mim, continua no 11.

A maior lacuna que lhe aponto a atacar é a falta de cruzamentos neste último jogo. Se bem que olhando aos cruzamentos efectuados pela direita, não foi por ele. E se a equipa cruza, estando ele noutro lado a atacar, nem é por aí. Muitas vezes faz o mesmo que o Insúa fazia e que a mim me agrada: ora é ela que abre jogo (aqui nem esteve grande coisa) ora é ele que entra no espaço entre lateral e central, desequilibrando a coisa. Com o tempo, pode dar frutos importantes.

Sim, defende mal e aquele golo poderia ter sido evitado. Precisava de alguém que o ensinasse, não me parece que vá acontecer agora.

Não sei se estiveste em Alvalade. Eu estive e vi de muito perto toda a jogada do golo.

Tudo começa do lado direito e não do lado esquerdo como disseste.

Há um jogador do belém que passa pelo Esgaio (tudo bem, acontece, até dou de barato…) e o Maurício faz a dobra. O problema é que estava lá outro jogador do belém e o Esgaio em vez de fazer a contenção virou imediatamente costas deixando o segundo jogador do belém completamente à vontade para receber a bola e cruzar. Teve de lá ir o William à queima tentar pressionar. A partir daqui já está a defesa toda descompensada graças ao menino.

Depois vem o resto. O Maurício tinha saido na dobra, ficou o Sarr e o Jefferson para 3 jogadores do belém. O Jefferson foi ao jogador que fez o cruzamento, o Sarr fechou o primeiro poste e o Esgaio fez marcação cerrada ao espaço de ninguém deixando o segundo poste à vontade.

Vê as imagens com olhos de ver antes de vires chamar infiltrados aos outros.

Esgaio precisa de jogar e ganhar rotinas na posição de lateral. É uma boa opção mas ainda não pode rivalizar com Cedric.

Fez um jogo razoavel. A defender deu alguma liberdade nas suas costas duas ou tres vezes mas acabou por não comprometer. No ataque foi aparecendo, deu linhas de passe, jogou seguro mas nunca conseguiu desiquibrar, arriscou pouco.

Acho que esteve melhor frente ao Benfica.
Mas não foi por ele que empatámos…

Muito escondido no ataque, mas gostei de o ver a ir para o meio e a não apostar apenas nas incursões pela linha lateral. Mas tinha obrigação de dar um maior caudal ofensivo à equipa. Aquela perdida na cara do GR não é tipica deste menino, uma pena :inde:

Mas continuo com confiança total no Esgaio :mais:

Fico com vergonha ao ler certos comentários por aqui, e ainda por cima dos mesmos que vão ao tópico do Iuri barafustar por não estar na equipa A e que se queixam da suposta não aposta na formação…

Penso que a presença de Esgaio na equipa está a ser mal aproveitada, do ponto de vista estratégico. Em caso de aflição, como foi o jogo de Sábado, a sua presença em campo permite uma mudança para uma defesa com 3 defesas. Dei por mim a pensar, no Sábado, que a entrada de Montero poderia ter sido antecipada, substituido Jefferson e colocando um trio mais recuado composto por Mauricio, Sarr e William, com Esgaio a extremo direito.

Isso quer dizer o quê?

O André Almeida do Sporting :inde:

Oi? :naughty:

O Pedro Sousa do FórumSCP. :inde:

Respeitem o olheiro, que anda apenas a dizer o que o dono André Figueiredo manda… ele não tem culpa, é apenas uma marioneta do dono que tem uma agenda. Acabou-se a mama… :lol:

Um bom suplente, portanto? Um jogador que já podia, como o outro, ter ido a um Mundial (bem ou mal)? Atendendo à idade do Esgaio (e à do Almeida) não era mau…

Mas acho que pode dar mais que o outro. E um dia ser não apenas um bom suplente mas um bom titular.

Vamos ver como evolui.

Porra, muito mal é se o Esgaio não dá mais jogador que o André Almeida. A única coisa que o AA tem e que o Esgaio nunca terá é só mesmo a altura, porque no resto, e mesmo tendo muito por aprender (onde o lampião até já é bom), Esgaio tem potencial para ser um jogador que o AA nunca sonhou. Mesmo que apenas para consumo interno.

É um suplente útil, é o que ele é, foi essa a ideia que quis transmitir dele.

Que brincadeira.