Ricardo Esgaio

Sou teimoso… :mrgreen:

O que mais gosto em Esgaio é a sua capacidade de aparecer em zonas de finalização, normalmente em movimentos interiores curtos da ala para o meio. Onde normalmente é muito frio.

A lateral, as oportunidades para fazer uso daquilo que considero ser a sua maior qualidade são muito menores.

Certamente que tem cumprido. Mas tal não é surpresa. É um jogador jovem mas responsável tacticamente, sólido e de grande concentração competitiva.

Deu-se bem na Luz, principalmente porque nos castigaram principalmente o nosso flanco esquerdo. Quando Gaitan abriu mais, as dificuldades foram outras. O que não deixa de ser natural.

Mantenho as minhas dúvidas quanto a Esgaio como lateral. Porque acredito nas suas qualidades e porque considero que está tapado por Cedric que entendo estar vários patamares acima. E como tal o lugar é dele.

Tudo certo Lion… com a pequena questão de saber como se adaptará a um futebol mais rápido e com menos espaços. Foi isso que tramou o Wilson da II para a I Liga. Repara no que se dizia dele: extremo com golo, movimentações diagonais, aparecer na área a finalizar (ele que até podia jogar a avançado). Tudo certo. E não, não os acho do mesmo nível. Mesmo a extremo, Esgaio é superior. Se é superior o suficiente para ser brilhante… tenho muitas dúvidas. Porque a lateral já é muito bom. Para ser melhor a extremo, tinha de ser craque, capaz de entrar já no onze.

Eu gosto do critério (do Esgaio). Mas, sobretudo num jogador de ataque, gosto de critério aliado a capacidade de jogar ao primeiro toque, acelerar o jogo, tabelar, ser um foco de desequilíbrios. Não acho que Esgaio o seja a níveis suficientes para ter o impacto no Sporting A que o seu potencial (noutras posições) permite adivinhar. Para a B, sim. Embora nunca preterisse um Iuri ou um Podence, jogadores mais criativos, com mais capacidade de desequilíbrio, mais rápidos a pensar e definir em espaços curtos, melhores nas assistências e trocas de bola rápidas.

Já agora, esse argumento de estar tapado não serve também para extremo? Ou preterias Mané, Carrillo e/ou Nani?

Nas alas a rotatividade é naturalmente superior, mesmo durante os jogos, Gonçalo. E como tal Esgaio teria sempre mais minutos. E na lógica de rotatividade que defendia em outro tópico, sim, em um ou outro jogo preteria um dos extremos a favor de Esgaio.

No fundo, gostava de o ver ter o minimo de continuidade numa posição em que acho que a sua maior valência poderia ser utilizada mais vezes.

Acho também que pouco tem a ver com Wilson. Esgaio é forte nos apoios curtos, no transporte de bola em movimentos colectivos e tremendo a aparecer nos espaços entrelinhas sem que seja necessário para isso haver auto estradas.

Não seria o extremo tipíco, óbvio. Sem o poder de fogo ( meia distância ) de Izmailov mas mais vertical a atacar a área, vejo muitos pontos de encontros entre ambos.

Uma das grandes diferenças entre Esgaio e Wilson é exactamente essa, o espaço. Um precisa de algum espaço, outro destaca-se em espaços muito curtos. Defendi tanta vez que Esgaio devia estar na A, a época passada, como extremo direito. Decidiu-se investir 1,2M€ numa solução que servia a equipa naquela altura, mas que a médio prazo não iria servir. Confirmou-se. Pena que o LJ não acreditou no Esgaio a extremo, como o MS também não acredita.

Não sei realmente o que faz o rapaz nos treinos, LJ e MS colocam-no a lateral. Alguma razão devem ter para isso. É isso que me leva a crer que é a lateral que vai fazer a sua carreira e com grande qualidade. Gostava de ouvir o MS a justificar o porque de Esgaio a lateral e não a extremo, mas talvez isso liberta informações que não interessa libertar.

[font=Tahoma]Pois, mas mesmo com rotatividade há pelo menos 3 jogadores para mim candidatos à titularidade. E até estou a esquecer o Capel, que ainda no último jogo foi o suplente preferido do treinador (dos extremos). Ou Héldon e Shikabala. Não lhe deixa mais espaço (em teoria) do que a posição de lateral.

Curiosamente também, Wilson na primeira metade da época era elogiado pelos tais apoios curtos (pelas suas combinações simples com Martins, sobretudo) e pela forma como aparecia nos espaços vazios (às vezes a finalizar).

Acho o Esgaio e o Wilson jogadores com perfil não muito distante. Wilson para mim não era sequer útil. Vejo Esgaio como sendo mais forte em tudo que o Wilson (mas em tudo…), simplesmente não o suficiente para ser mais que um jogador “útil”, ali. Falta-lhe alguma magia, rapidez (de decisão e execução) e criatividade - tudo isto para surpreender os adversários e as defesas congestionadas de gente, onde os espaços são curtos. Argumentos que vejo em Nani, Mané e Carrillo (a e em níveis diferentes). Só para falar dos A’s (porque já falei do Podence e do Iuri).

Aceitaria que se fixasse a extremo porque teria um jogador útil para o plantel (não útil à Geraldes, como se fala - ser-se bom na arte de se ver o jogo a partir da bancada). Mas teria muita pena que não se investisse algum tempo e trabalho na evolução defensiva do Esgaio. Porque como lateral já não tem o problema de receber a bola com um adversário em cima (por norma, sai desses lances protegendo a bola com o primeiro toque e fazendo um passe simples com o segundo… quando um jogador “diferente” - daqueles “diferentes” - ocasionalmente sai desses lances rodando rapidamente, devolvendo de primeira, fugindo em grande velocidade em direcção ao corredor central, fazendo um passe inesperado, etc). E, não tendo esse problema, tem uma coisa que foi o que sempre gostei muito de ver nele (já nos júniores): vindo embalado desde trás, manter uma cabeça fria impressionando, não deixando que a velocidade a que vem o torne uma espécie de “camião desgovernado”. Gosto muito de laterais que, quando estão embalados, a grande velocidade, têm a capacidade de, não parando, entregar a bola sempre com critério. Assim como gosto de laterais que façam passes interiores, como ele; que não mandem a bola de forma arbitrária lá para a frente quando estão “apertados”, etc.

Comparando ao Cédric, por exemplo, acho que tem a mesma calma (personalidade) a sair a jogar, sempre bem, mas o outro tem esse problema de no último terço, indo embalado em velocidade, não ter grande cabeça fria: faz sempre o óbvio (chega à linha de fundo em grande velocidade e na maioria das vezes sai o esperado cruzamento). O Esgaio é capaz de chegar à linha em grande velocidade e nem sempre cruzar para se tornar mais imprevisível: não deixa a defesa preparar-se para o que vai fazer porque não sabem bem se ele, mesmo correndo rapidamente, “despachará” logo a bola para a área ou fará outra coisa qualquer.

Compara-se muito Lahm com Cédric mas acho que é com Esgaio que tem mais parecenças. Muita “cabeça”. Tal como o alemão, pode jogar em “qualquer lugar”. Se calhar, tal como o alemão, a sua rotatividade e inteligência ganhavam com uma presença no meio-campo. Era uma questão de testar. Mas já tendo alguma experiencia a lateral… para mim seria um erro desaproveitá-la

Mas sou suspeito, porque já nos júniores dizia que gostava muito de o ver subir no terreno e combinar com os colegas. Lembro-me de o elogiar bastante à data. E jogava a lateral.[/font]

:arrow:
Nesta comparação, concordo. Também já falei cá dele como médio interior. Com o meio-campo com gente a mais como temos, ele a lateral não me parece má ideia. Mas reitero que o gostava de ver lá, pelo menos um jogo, para tirar as dúvidas. :great:

Achei estranha a época de Cedric. A do ano passado. De um lateral criterioso no último terço na Académica e nos jogos que fez na segunda metade do ano com Jesualdo, com Jardim melhorou muito a nivel defensivo, continuou forte no transporte e passou a decidir mal nos momentos de definição perto da área contrária. Contrariando expectativas.

Mas nesta pré época deu sinais muito positivos de evolução relativamente ao que fez menos bem no ano passado.

Relativamente a Esgaio, considero Cedric muito mais agressivo e assertivo nos duelos defensivos, mais poderoso, mais explosivo e depois há a questão das rotinas.

E confesso que continuo com muitas reservas relativamente à sua ( Esgaio ) posição como lateral porque tenho presentes como as piores exibições que lhe vi fazer, quando jogou mais atrás.

Mas sim. Com Geraldes a não corresponder, acho perfeitamente justificável este reposicionamento de Esgaio. E dará conta do recado, com alguma competência.

Same here.

E quanto à questão da velocidade, se acham o Esgaio lento(não percebo, mesmo, de onde isso vem), temos um rapaz nos júniores, que joga do lado contrário, que está lixado. Para a maioria, que eu acho que tem todo o potencial técnico e intelectual para chegar à equipa A. A velocidade num lateral tem a sua importância, e não ser rápido é uma limitação, mas, na minha opinião, há coisas muito mais importantes. Claro que para quem concebe um lateral como um gajo que faz piscinas e despeja bolas na área, a velocidade é fundamental.

PS: Falo do João Serrano.

Lion, esqueci-me de referir isso. Disse que o Cédric não define bem no último terço, e até é verdade, mas devia ter dito que a espaços mostra qualidade na área. Não foram ainda muitos jogos que lhe vi de top (ofensivamente), porém.

Quanto a essa questão da qualidade defensiva… curiosamente, recordo-me de ver ambos nos júniores e não acho que o Cédric fosse melhor. Também me recordo de os ver entrar na equipa A como laterais (o Cédric há dois anos, o Esgaio agora) e vi o Cédric tremer mais que o Esgaio (mesmo tendo em conta o contexto mais complicado). Bastante bom em termos defensivos só vi o Cédric ser o ano passado, portanto 2ª época. Mesmo quando melhorou com Jesualdo era “normal” defensivamente (curiosamente, aí destacou-se bem mais no aspecto ofensivo).

Isto para dizer que não creio que o Cédric defensivamente tenha mais “talento” que o Esgaio. Penso que a sua grande evolução nessa área deu-se com trabalho e tempo (que o Esgaio também terá). Para já, o Esgaio apanhou um dos adversários mais difíceis no seu reduto e defensivamente esteve impecável. Perdeu um lance e noutro não foi mais rápido que o extremo. Tendo em conta o contexto, o adversário e o tempo de jogo (actuou os 90’), para mim é muito bom. Tirando isso, vi-o recuperar umas quantas bolas em antecipação, vi-o fechar muito bem ao meio (inclusive num lance em que é ele que faz o corte de cabeça para fora já dentro da área), e vi-o sobretudo ser muito inteligente na abordagem ao Gaitán (podia ensinar ao João Pereira, por exemplo, que entrar à queima com bons jogadores dá ou para ficar nas covas, ou para varrer e ir para a rua com uma sarrafada).

Portanto, sobre os duelos defensivos, para mim muito bem (tendo em conta o contexto - rotinas no lugar, estádio, adversário, “marcador directo”, etc). Quanto ao mais poderoso, não sei o que dizer sobre isso. Relativamente ao mais explosivo… sim. Para mim, porém, no que a explosão tem de mal. Cédric é explosivo no último terço… e aí considero Esgaio bem mais eficaz. Para aceitar um jogador com essa “explosão” ali, tem de criar vários desequilíbrios ofensivos (p/ ex, Maxi e Danilo não são especialmente criteriosos, mas aparecem nos golos da equipa… e não perdem tantas bolas por cruzamentos). Até ver, nesse aspecto Cédric é mediano…

Pois, eu das vezes que o vi jogar ali não tiro grandes conclusões. Em termos de posicionamento, vi-lhe para aí 2 maus jogos, mas não lhe posso pedir coordenação com os outros quando não treinavam isso (pelo que me pareceu). Em patamares mais competitivos, porém, (Sub-21 e A’s) sempre que o vi a lateral gostei bastante. Mesmo defensivamente.

Para mim, não há celeuma nenhum, são duas boas opções para o lugar (no meu entender). Concordo que o lugar seja dado ao Cédric este ano (mas também tem de se mostrar ao nível da pré-época). Mas já não concordo que a diferença entre ambos seja (muito) grande. Para mim, Esgaio é um daqueles importantes laterais que quando tem de ir a jogo não baixa a qualidade existente. E isso é essencial em ano de muitos (e difíceis) jogos.

Vocês quando se agarram a uma ideia parecem cães com um osso.
Ninguém está a dizer que o Esgaio é um Tetraplégico a correr os 100 metros, ou um perneta nos 400 barreiras.
No futebol profissional a diferença entre rápido e lento, é ténue, mas existe e pode fazer muita diferença. E no caso do Esgaio faz bastante, porque defensivamente ele é mediano (seja marcação, seja posicionamento).
O Gaitan não é rápido, e ganhou-lhe todos os despiques. E o mesmo aconteceu contra o Arouca.

Para não o comparar com o Cedric, que é pouco amado por estas bandas, vou buscar o oxigenado das Caxinas. Por ter sofrido a mesma adaptação, mas do lado contrário.
Ou até posso ir buscar o Nigga Nelson do Carnide.

Como extremos eram jogadores virtuosos e rápidos. Mas faltava-lhes qualquer coisa para chegarem lá.
Ao serem recuados, mantiveram essas característica e acrescentaram (alguma) capacidade defensiva.
E ambos se destacaram/destacavam, pela diferença que fazem lá na frente. Mais do que a sua capacidade defensiva.

Ora, o Esgaio nunca foi esse tipo de ala. E nunca será esse tipo de defesa lateral. Como defesa lateral não se irá destacar no processo ofensivo, porque nunca foi um extremo desse genero. E não se irá destacar lá atrás, porque não foi “educado” para jogar lá atrás, e depois não tem a parte “ofensiva” para equilibrar a balança, como tem o Coentroso ou tinha o NiggaNelson.

Deram aí o exemplo do Paulo Ferreira, ora o Paulo Ferreira era o oposto completo do Oxigenado. O que lhe faltava lá na frente, compensava e muito lá atrás. Porque não pensava como médio, ou extremo. Porque estava formatado como defesa. E porque acima de tudo, teve um Mourinho como treinador durante uns 4 anos. (que foi só a sua melhor fase)

Para finalizar, e resumindo, porque pode ter ficado confuso.
O Esgaio não é um caracol. Corre. Mas dentro da média da Liga, é capaz de ficar do lado de baixo. E para um MO ou para Ala, até se pode aceitar. Como defesa lateral do Sporting, sabendo que jogamos 90% dos jogos, subidos e com o adversário a aproveitar espaços nas costas ou buracos entre defesas, ser “menos rápido” é efectivamente uma grave lacuna…principalmente quando não se é competente a defender.

Lol…gostei da tua opinião. Parecem cães!! lol…
Relativamente ao que coloquei a bold, apenas uma nota: o Gaitán não é rápido se for correr os 200 metros, mas com bola o Gaitán é muito rápido (minha opinião), ou pelo menos no arranque. Tem um arranque explosivo e ganha alguns metros de vantagem se consegue passar o defesa. Obviamente que se ainda estiver longe da área acabará por perder terreno.

De resto concordo com a tua opinião…fiquei claramente com a sensação que o Esgaio pode render muito mais talvez a…médio interior? Não sei, mas lateral não me pareceu ser a posição natural dele.

Apreciação dos jornais - Benfica 1-1 SPORTING

Abola - (Nota 6/10)

Não teve oportunidade para se aventurar até porque apanhou com Gaitán. Mesmo assim, quando teve espaço subiu no corredor para apoiar Carrillo. Quase borrava a pintura(47`) quando deixou o argentino sem marcação e livre para um chapéu a Patrício que quase resultou em golo. Regular e sobretudo eficiente.

Record - (Nota 2/5)

A missão que tinha pela frente não era fácil. Na primeira parte cumpriu a tarefa sem grandes problemas, beneficiando também do facto de o Benfica ter canalizado mais jogo pelo lado direito. Os problemas vieram depois. Na segunda parte Gaitán apostou mais nos duelos individuais e Esgaio saiu a perder. Deixou-se ultrapassar e teve ainda alguns erros de posicionamento que podiam ter saído caro.

Ojogo - (Nota 6/10)

Gaitán esperou até à segunda parte para fazer abanar o jovem latreal, que no cômputo geral arrancou um bom jogo no seu primeiro dérbi “classe A”. Recuperou como pôde pelos eu flanco, não se inibiu de atacar e foi primordial quando, aos 78`, topou Gaitán no coração da área e tirou-lhe o pão da boca.

Mais Futebol -

Um excelente jogo do jovem lateral: bem melhor, por exemplo, do que Jefferson do lado oposto. Esforçado no apoio ao ataque, embora só o tenha feita pela certa, evidenciou-se sobretudo na forma como defendeu: a direita foi toda dele. Tanto assim, aliás, que Gaitán só criou perigo pelo centro.

Muitas vezes perdemo-nos em comparações exaustivas de puxa daqui e tapa dali e quase que perdemos a capacidade de apreciar verdadeiramente o futebol de cada um dos jogadores.

De Esgaio, gosto de poder dizer que gosto do seu futebol. Não sei onde chegará, não consigo perceber qual será o seu pico ou sequer a posição onde ele se dará, mas seja como extremo ou lateral, o miúdo tem o “dá e vai” mais simples e eficaz do plantel e dependendo do jogador com quem tabela, o lance resulta sempre.

No entanto, acho que Esgaio precisa de melhorar bastante os cruzamentos, porque não me parece que esteja a ser apenas uma questão de estar a sair mal, parece-me mesmo que ele não executa o gesto na perfeição e que há margem para melhorar aí.

Lou, mas o Esgaio defensivamente não é mediano. Tem razoável posicionamento (para a idade e rotinas) e uma bela leitura dos lances (que lhe permite ganhar algumas bolas em antecipação). Mostrou-o na Luz.

O Gaitán ganhou-lhe um único lance em velocidade. Noutro, ganha-o porque o Esgaio se desconcentra e perde uma bola que salvo erro até tinha sido ele a tirar ao argentino (e não foi a única). De resto, nunca perdeu lances individuais. Porque também não os forçou (como disse, lição ao João Pereira… entrar à queima contra bons jogadores dá trampa).

Depois, dizer que o Esgaio não foi educado para jogar lá atrás é excessivo. Jogou lá, no mínimo, uma época inteira. Do início ao fim. Jogou lá já muitos jogos pelos Sub-21. Pelos B’s terá feito pelo menos uns 4/5 em 2 anos. E pelos A’s já leva dois. Comparado com outras “adaptações”, ganha de goleada…

Quanto à parte defensiva, estamos conversados. E até tenho ideia que este jogo na Luz foi uma lição mais aos colegas (a alguns) que aos adeptos. Mas siga.

Em termos ofensivos, sim, é um lateral diferente do Coentrão. Mas esse é de outro patamar, e por alguma razão está no Real e jogando a titular não desmerece nada. O seu termo de comparação pode ser feito com os jogadores que jogam em Portugal. E aí, ainda fica a perder. Ainda precisa de ganhar confiança, soltar-se mais. Mas já consegue entrar em desequilíbrios ofensivos e boas jogadas de ataque sem forçar nada. Sem perder bolas. Sem atirar 10 cruzamentos para o vazio ou para a linha de fundo/lateral. Esgaio contribui para que, por um lado, a equipa troque bem a bola no ataque, e por outro para boas tabelas e combinações na frente. E contribui para que não haja chutões e haja cabeça fria, mesmo sob pressão (mas ok, isso o Cédric também).

Esgaio é mais um Lahm (à nossa escola, contextualizando a idade e rotinas, etc) que um Coentrão. Um lateral tão cerebral que pode jogar no meio-campo. Mas que ainda assim é suficientemente rápido e bom tecnicamente para criar perigo. Sobretudo quando se soltar mais.

Eu lembro-me de ter visto uma vez o Pereirinha a secar o velho e bom Quaresma contra o FCP… Depois disso carimbou-se como lateral direito para sempre, e pronto, o resto é aquilo que sabemos…

Espero que o Esgaio se torne um grande jogador seja lá em que posição for, agora não gostava que esquecessem que por exemplo contra o Arouca, em casa, deu muito pouca profundidade a sua ala, inclusivamente os lances de perigo do Arouca nascem pelo seu lado. Portanto, não não está a provar rigorosamente nada a não ser que o Cédric é essencial hoje em dia.

Aconselho-te a reveres o jogo, vai-te fazer bem.

Não preciso. Estive no estádio. Sei o que vi. Muita vontade de atacar, desatenções a defender: melhor extremo do que lateral.

1/2 épocas de empréstimo num clube do género Belenenses era ideal para o Esgaio (só jogava a lateral), achob que podia vir daí um bom lateral.