[font=Tahoma]Pois, mas mesmo com rotatividade há pelo menos 3 jogadores para mim candidatos à titularidade. E até estou a esquecer o Capel, que ainda no último jogo foi o suplente preferido do treinador (dos extremos). Ou Héldon e Shikabala. Não lhe deixa mais espaço (em teoria) do que a posição de lateral.
Curiosamente também, Wilson na primeira metade da época era elogiado pelos tais apoios curtos (pelas suas combinações simples com Martins, sobretudo) e pela forma como aparecia nos espaços vazios (às vezes a finalizar).
Acho o Esgaio e o Wilson jogadores com perfil não muito distante. Wilson para mim não era sequer útil. Vejo Esgaio como sendo mais forte em tudo que o Wilson (mas em tudo…), simplesmente não o suficiente para ser mais que um jogador “útil”, ali. Falta-lhe alguma magia, rapidez (de decisão e execução) e criatividade - tudo isto para surpreender os adversários e as defesas congestionadas de gente, onde os espaços são curtos. Argumentos que vejo em Nani, Mané e Carrillo (a e em níveis diferentes). Só para falar dos A’s (porque já falei do Podence e do Iuri).
Aceitaria que se fixasse a extremo porque teria um jogador útil para o plantel (não útil à Geraldes, como se fala - ser-se bom na arte de se ver o jogo a partir da bancada). Mas teria muita pena que não se investisse algum tempo e trabalho na evolução defensiva do Esgaio. Porque como lateral já não tem o problema de receber a bola com um adversário em cima (por norma, sai desses lances protegendo a bola com o primeiro toque e fazendo um passe simples com o segundo… quando um jogador “diferente” - daqueles “diferentes” - ocasionalmente sai desses lances rodando rapidamente, devolvendo de primeira, fugindo em grande velocidade em direcção ao corredor central, fazendo um passe inesperado, etc). E, não tendo esse problema, tem uma coisa que foi o que sempre gostei muito de ver nele (já nos júniores): vindo embalado desde trás, manter uma cabeça fria impressionando, não deixando que a velocidade a que vem o torne uma espécie de “camião desgovernado”. Gosto muito de laterais que, quando estão embalados, a grande velocidade, têm a capacidade de, não parando, entregar a bola sempre com critério. Assim como gosto de laterais que façam passes interiores, como ele; que não mandem a bola de forma arbitrária lá para a frente quando estão “apertados”, etc.
Comparando ao Cédric, por exemplo, acho que tem a mesma calma (personalidade) a sair a jogar, sempre bem, mas o outro tem esse problema de no último terço, indo embalado em velocidade, não ter grande cabeça fria: faz sempre o óbvio (chega à linha de fundo em grande velocidade e na maioria das vezes sai o esperado cruzamento). O Esgaio é capaz de chegar à linha em grande velocidade e nem sempre cruzar para se tornar mais imprevisível: não deixa a defesa preparar-se para o que vai fazer porque não sabem bem se ele, mesmo correndo rapidamente, “despachará” logo a bola para a área ou fará outra coisa qualquer.
Compara-se muito Lahm com Cédric mas acho que é com Esgaio que tem mais parecenças. Muita “cabeça”. Tal como o alemão, pode jogar em “qualquer lugar”. Se calhar, tal como o alemão, a sua rotatividade e inteligência ganhavam com uma presença no meio-campo. Era uma questão de testar. Mas já tendo alguma experiencia a lateral… para mim seria um erro desaproveitá-la
Mas sou suspeito, porque já nos júniores dizia que gostava muito de o ver subir no terreno e combinar com os colegas. Lembro-me de o elogiar bastante à data. E jogava a lateral.[/font]