Não deves ter reparado que ele já está na B há duas épocas e já jogou a lateral várias vezes. Felizmente vi vários jogos dele tanto pela net como em Alvalade ou Alcochete nessa posição e tenho essa base de análise. Como nos sub21. E portanto o Rui Jorge, exemplo que utilizaste, com os extremos que tem, alguns que foram agora para os AA, achas que o Esgaio é que ia ser a opção? Para mim o Esgaio era perfeito para jogar num 4-4-2 losango, a lateral não o vejo atingir o nível para um Grande.
Este debate da velocidade já o tiveste com outras pessoas no último jogo, não vale a pena estar a repetir os argumentos já utilizados. Remeto para aí a discussão. Cada um fica com a sua opinião, só no futuro se pode ter certezas. :great:
Curiosamente, velocidade era coisa que não faltava, por exemplo, ao Paíto… o que diz muito. Olha, o Mica é muito mais lento que o King, mas entre os dois… dez vezes o primeiro.
Há laterais 10 vezes mais rápidos que o Lahm, e o Lahm dá-lhes bigode em qualidade…
Dito isto, sim, gosto de laterais que preferencialmente não sejam lentos. Não acho o Esgaio lento. Não é tão rápido como outros, mas é melhor que eles noutros aspectos (para mim mais importantes).
Tem algumas semelhanças com o Sílvio, para mim.
Quanto ao resto, vi muitos jogos do Esgaio nos júniores a lateral, e tirando estes quase todos os que fez nos Sub-21 a lateral (e foram vários). Pessoalmente gostei. Mas o teu comentário justifica o meu, há anti-corpos ao Esgaio lateral. Respeito essas opiniões, não concordando com elas.
Para mim, é melhor lateral que extremo. Não é de todo jogador para jogar a 10, como alguns sugeriram. A interior… não sei. Talvez. Teria de ver.
O problema da velocidade é interessante porque dele se conclui uma coisa , não sendo o Esgaio um jogador com uma técnica forte em espaços curtos , está descartado a sua utilização …a extremo. O que o remete para espaços interiores , onde até pode vir a ser jogador , mas aí sim estamos a falar de espaços onde o Ricardo Esgaio já jogou mas com muito menos frequência que em zonas laterais. Tem verdadeiramente de ser adaptado.
É a extremo que ele não terá capacidade desequilibrante. A lateral , o bom posicionamento vai conseguir esconder esse defeito (o Rui Jorge até lhe ensina !) . Na frente é impossivel . Tem uma referencia defensiva sobre ele e dali não sai. Portanto a opinião que ele não pode jogar em zonas defensivas por lhe faltar velocidade é estranha porque ela tem sempre como contraponto uma negação de características ofensivas.
Dakine , não nego essa naturalidade para interior num losango (em meio campo ofensivo , na teoria , também me parceria apropriado), mas é uma solução que só mesmo vendo. E apesar de gostar do Esgaio , não vamos mudar o sistema só por ele :mrgreen:
E até digo mais, devia ter sido o titular da seleção contra a Albânia!
Eu sou um fã declarado do Esgaio e acho que tem sido mais que merecidas as oportunidades que tem tido na equipa A no Sporting, mesmo que não seja na posição onde gosto mais de o ver.
O Esgaio já merece estar na equipa A há pelo menos 2 épocas atrás, já mostrou qualidade para isso.
Continuo achar a questão da velocidade uma treta. É outro mito que se começa a criar. Já se sabe como adoram os adeptos de criar mitos, já o João Mário é a falta de intensidade.
É porque o Esgaio não anda propriamente em campo andar para falarmos de velocidade. É verdade que não tem a velocidade do Cédric, mas também não se trata de um atleta lento. Há aspectos que vai melhorar, tempo de reacção e antecipação ao adversário, são logo dois importantes e que tornam essa questão da velocidade secundária. O Ricardo Esgaio está longe de ser um lateral já formado, como ainda está longe ainda do Cédric, mas tem vindo a melhorar. Resta-lhe jogar sempre a lateral, para continuar a evoluir, já que é ali que será aposta. Foi um dos que defendeu que o queria na frente, mas aqui a opinião dos treinadores é soberana.
Ricardo Esgaio tem uma grande resistência, tem uma cultura táctica acima da média e é um jogador raçudo, com grande vontade. Características que valorizo num jogador. Decide normalmente bem, principalmente em zonas ofensivas, tenho ideia que a jogarmos mais apoiados, a trabalhar mais com bola, o Ricardo Esgaio adapta-se melhor à equipa que o Cédric, por ser um jogador mais cerebral, mais cauteloso e mais sóbrio com a bola.
Estamos bem entregues quanto à lateral direita. Tenho confiança nas duas opções que temos. :mais:
Para quem fala do problema de velocidade do Esgaio para lateral eu só dou uma resposta: Paulo Ferreira
No Estádio não vi nenhuma falta de velocidade, nem sei de onde é que desencantaram essa ^-^ Acho que é mesmo para cair em cima só porque sim. Se fosse brasileiro e tivesse custado 17 milhões de euros até a cor das chuteiras era elogiada.
Todos os jogadores têm as suas limitações e as suas virtudes. A diferença está na inteligência e na cultura tática, que uns têm mais e outros têm menos. E dou um exemplo muito claro para se perceber que as vezes é melhor um jogador limitado mas inteligente que um fora-de-série fisico mas burro: Ricardo Carvalho vs Pepe. No auge das suas carreiras, eu aposto que 80% dos foristas teria preferência pelo Ricardo em vez do Pepe, e se formos a comparar a velocidade e demais caracteristicas fisicas a diferença é brutal do Pepe para o Ricardo. Mas o Ricardo pela sua inteligência e posicionamento conseguia ser melhor que o Pepe no auge da carreira. Ou quem diz o Pepe diz, por exemplo, o Sérgio Ramos.
O Ricardo Esgaio é rápido qb para a posição que ocupa e não é por aí que me preocupa a sua integração como lateral direito. Até porque precisa mais um extremo de velocidade que um lateral
:arrow:
Eu também achava que sim, mas ele tem cumprido muito bem a lateral. Ele tem é de jogar, essa é que é essa, não podemos desperdiçar um bom jogador como este. :great:
Ao contrário da maioria do fórum, sempre acreditei que era a lateral que ele podia explanar todo o seu potencial, e tem, na minha opinião, mostrado isso. Muito critério e inteligência a atacar, e bem a defender(e vai ainda evoluir muito).
Esgaio não tem explosividade e 1 para 1 suficientemente bom para ser um extremo de qualidade no futebol profissional.
É rápido, é vertical, tem boas movimentações, e tem até golo, mas isso não chega.
É o típico jogador que tem todas as características para se tornar num fabuloso lateral direito, e já está a começar a demonstrá-lo. É um jogador que pode ser um pequeno Daniel Alves em potência.
Cédric provavelmente ganhará o lugar quando regressar, mas o que Esgaio fez com o Benfica, não engana. A manter esta regularidade, não sei sequer se será justo Cedric entrar e roubar-lhe imediatamente o lugar.
Não discordo que se pode tornar um excelente lateral direito, mas não é por ser mau no 1x1. Aliás no futebol moderno o ser bom no 1x1 não serve para grande coisa se não se tiver conhecimento táctico e capacidade técnica acima da média. O Esgaio tem isso. Se tiver bons apoios, o 1x1 não é preciso para coisa nenhuma. :great: Mas isto sou eu que gosto dos meus extremos com inteligência com e sem bola, não gosto de extremos que driblam tudo e mais alguma coisa e jogar futebol em condições não jogam.
De qualquer forma, já dei o braço a torcer neste assunto, parece-me que temos aqui um bom projecto de lateral-direito. :great:
Não compreendo porque associam, quase em exclusivo, extremo a um jogador forte no 1x1, explosivo e bastante rápido. Tudo bem que há desse género, mas daí a serem essas as características de um extremo de qualidade vai uma distância razoável.
Depois, ser rápido (?), vertical, boas movimentações (?) e golo, não chega. Afinal o que é que chega? :think: Não é por nada, mas aqui estão boas características de um extremo, isto se entendi bem o que significa ser rápido e ter boas movimentações.