Restaurantes preferidos?

Croquetes: no tico-tico também são óptimos.

3 Curtiram

Esquece, pensava que era no Minho, fiquei com ideia que estava bem mais para cima do Porto.

Curiosamente a zona que eu mais gosto do Algarve é Aljezur e aquele bocadinho de serra por ali abaixo.
Bons percebes :ok_hand:

Fico feliz por ter corrido bem!

Sobre o debate onde se come melhor, pois que cada um acha o que deve achar. Sobre a parte da cerveja é que acho mesmo que fica difícil o debate porque a melhor água para produção fica mesmo mais para cima. Tenho alguma experiência sobre o tema porque por sorte (ou azar) o vale do Coura não é grande espingarda para vinhos de eleição, mas para crescer lúpulo e fazer sidra e cerveja é sítio privilegiado.

2 Curtiram

É sempre um tema…delicado, discutir onde se come melhor.

Essencialmente, dependerá sempre da preferência pessoal de cada um. Tendo raízes na zona da Covilhã e na zona de Lamego, para meu desperdício, não gosto de cabrito, nem de borrego, iguarias muito reinantes em ambas as zonas. Por outro lado, sou louco por queijo e salpicão. E, digam o que disserem, para mim, o salpicão da zona de Lamego (depois, cada um dirá se é o de Lalim, de Tarouca ou de qualquer outra localidade daquela zona geográfica) é o melhor que se faz em Portugal. Do queijo, enfim, é o que sabemos, estando eu habituado a comer queijo feito artesanalmente, desde a minha tenra idade. Não só o famoso de ovelha, como o de cabra, no tempo em que ninguém o queria, nem dado.

Por outro lado, já só na idade adulta comecei a conhecer restaurantes na zona da Covilhã ou de Manteigas. No caso de Lamego, o caso é ainda mais sério, pois só depois dos 40 fui a um restaurante naquela zona, e tive que ir guiado (e muito bem guiado), por um confrade do bom garfo aqui do fórum. E isto tem explicação, tendo eu muita família num lado e noutro, os tempos de férias eram passados a comer na aldeia, fosse nos avós ou nuns primos quaisquer.

Já comi bem no Alentejo, mesmo que a sua cozinha não seja da que mais gosto. Não sou um fã acérrimo, apesar de gostar de alguns pitéus. No Algarve, é o que dizes. No Verão é difícil, por questões de logística (ninguém quer fazer kms, ao princípio da noite, com os miúdos atrás, depois de um estafante dia de praia), por desconhecimento de onde se come realmente bem e pela vertente do custo, que aquilo é um fartar de vilanagem, em alguns casos.

Nos arredores de Lisboa, curiosamente, é possível encontrar um resumo do que se passa no resto do país, ou não fossem os subúrbios o ponto de encontro de todas as zonas do país. Há uns meses, fui almoçar com a minha mulher a um restaurante chamado “Os Beirões”, no Cacém. E perguntei de que beiras eram os beirões. Por casualidade, tinha estado, um par de semanas antes, em Oleiros, terra de onde são os donos do restaurante, e lá falei no famoso cabrito estonado, de que não gosto, mas faço companhia. E nesse canto, temos lá um resumo do nosso país, desde os choquinhos à algarvia, à posta mirandesa, passando pelos ensopados de borrego ou de cabrito.

No fim do dia, apesar de conhecer restaurantes muitos bons, por esse país fora, consigo ter um bocadinho de tudo, aqui bem perto, nos arredores de Lisboa.

2 Curtiram

Quanto mais viajo mais certeza tenho disto.
Mas olha que depois de ter passado 1 mês na Argentina tenho muitas saudades da minha dieta à base de empanadas, bife de chorizo e de entraña, e ocasionalmente umas pastas. Muito bons em tudo o que não envolve mar. Portugal no entanto é o país que ganha aos pontos pela variedade. Peixe, marisco, carne, porco, cabrito, pica no chão, enchidos, bom queijo, melhor pão do mundo, doces, temos tudo.

1 Curtiu

o Algarve tem que se lhe diga, mas eu acho que conseguimos comer bem no Algarve pagando o normal ou pouco mais que o normal.

Dou nota mt elevada para restaurantes como:

• A Charrete, em Monchique;
  • Veneza em Paderne;
  • Zé Maria, na Ilha de Faro;
  • A Ria, em Ferragudo;
  • Chico Zé, Arredores de Lagos;
  • A Tia Bia, em Barranco o Velho;
  • Abábuja, em Alvor - mas q está a ficar estupidamente caro;
  • Jorge do Peixe, na quarteira
  • Jacinto, tb na quarteira
  • Tico Tico, tb na quarteira
  • Adega dos Arcos, em Sagres
  • Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira
  • O Ideal, tb em cabanas
  • Ribeira do Poço, em Vila do Bispo;
  • Tasquinha da Muralha, o homem da grelha, um dos melhores do país na sua área é pena é ser um bocado para o parvo;

Dos referidos, A Charrete, O Jorge e a Noélia já me proporcionaram algumas das melhores refeições da vida!

4 Curtiram

Aí é mais o bife á Tico Tico … :grin:

Esse famoso cabrito de Oleiros é feito á mais de 400 anos . O famoso cabrito estonado. Temos aqui também na zona de Lisboa no restaurante Valverde em Arranho . Ambos são feitos com a pele como o Leitão. Ficam estaladiços.

1 Curtiu

Adega dos Apalaches

cabrito estonado de altíssimo nível. vale a pena a deslocação!

1 Curtiu

Falando em boa comida / boa cozinha e na época festiva por que passámos, almocei no Ponto Verde em Alcabideche que é um restaurante de comida típica pois claro mas sobejamente bem cozinhada. Doses assinaláveis (para mim assinalável tem que ser mesmo bem servida), e preços a ir em conta o que se espera atualmente mas sem exageros

Creio que os donos, ou pelo menos, a chef da cozinha é do Norte do país. Fica aqui o meu conselho a quem de uma próxima vez, precise de uma referência naquela zona. Eu acredito que não só em épocas festivas, mas mesmo aos fins-de-semana, esteja sempre à pinha

Conheço o Ideal a e Noelia, muito bons, mas no verão arranjar mesa é dificilimo. Acrescentar Taberna da Mula Cheia em Montes de Alvor e este verão vou experimentar indicado por um amigo local a Barrigada em Lagos e o Chico Zé em Odiaxere.

Na verdade, a qualidade da comida está diretamente ligada à qualidade dos ingredientes. Depois há o “know how” na confeção, claro. Tal como tu, desde que a minha avó beirã morreu, nunca mais comi um leite creme igual, ou bolos de bacalhau, ou esparregado, ou arroz de míscaros, ou a feijoada, que cozinhava no forno da aldeia durante 24 horas. Só levava feijão, carne e sal. Era de chorar.

1 Curtiu

Já lá fui de Lisboa de propósito. Maravilhoso!

Desses adoro o Jorge do Peixe, o Veneza, o Chico Zé (embora no verão seja impossível) e a Noélia. Gostava muito do Ábabuja, mas risquei-o há uns anos por causa da arrogância no atendimento pelo dono.

Agora tenho optado por ir ao Ribeira (mesmo ao lado) que desde que tem nova gerência e foi renovado está muito porreiro. Não sendo barato, não se esticam tanto como no Àbabuja.

Em Portimão também gosto muito do Taberna da Maré. Em Lagos havia o mítico Comidinha, mas infelizmente, por doença do dono, fechou.

Descobri há pouco tempo em Albufeira o Clube Náutico (perto da Marina), que é meio tasca, grande, confuso e barulhento, mas onde o peixe é tratado com muita mestria e não é muito caro.

Resumes na perfeição o motivo pelo qual disse que devemos saber o que queremos comer consoante a região do país em que nos encontramos.

E sim, Lisboa (e arredores) tem a virtude de reunir alguns deslocados de outras regiões que trouxeram para cá aquilo que melhor se faz na sua região. Assim de cabeça, mesmo em Lisboa, mais concretamente em Alvalade, vêm-me à memória o Solar Minhoto (onde se come um dos melhores bitoques da cidade) e os Courenses, que tem, entre outras coisas, um ótimo cozido e umas belas postas minhotas grelhadas.

1 Curtiu

no meu post acima esqueci-me de referir que não vou ao algarve na ultima quinzena de julho e no mês de agosto, o que sei q facilita bastante na escolha de alguns restaurantes e nos respetivos atendimentos.

A larga maioria das queixas nos restaurantes no algarve são precisamente durante esse 1mês, 1,5mês, pelo que tento sempre - e felizmente tenho conseguido - fugir do algarve nessas épocas.

O Àbabuja é pertença de grandes leões, de uma família de grandes leões. Ali nos de Alvor, já os percorri a todos. A Ribeira tem sido ultimamente a minha escolha, mas agora se dizem que há nova gerência, penso que ainda não tive a oportunidade de ver o que mudou.

Em Portimão, costumo comer peixe no “U Venâncio” e nunca saio desiludido

1 Curtiu

Lembraste da Fábrica, marisqueira? Era uma Fábrica antiga tinha inclusive a chaminé intacta ainda

Viagem Ovar-Portimão, o que recomendam para almoçar que não seja um desvio enorme da auto-estrada (30mins, por aí)? Saída por volta das 9/10h, portanto diria de Santarém para baixo. Já conheço o Manjar do Marquês um pouco mais acima, em Pombal, e já me falaram do Pinheiro em Almeirim.
Alcácer, Montemor, Grândola, alguma coisa de jeito?

Lembrei-me da Tasca do Joel em Peniche mas ainda é um desvio considerável :smiley: