Se ficares para lanchar é uma excelente opção.
Essas são aquelas tostas icónicas que falam da Ericeira?
Muito obrigado pelas sugestões
Acho que já foi aqui dito mas… restaurantes porreiros na zona da costa da Caparica??
Vai para a Charneca/Aroeira agora abriu mais, Restaurante Peixe Boi e tambem Os Parafusos que mudou da Costa. Procura ai a lista que pus ha uns meses. https://www.porta10a.com/t/restaurantes-preferidos/9617/4622?u=jcsc
Sim são
Caros @oigres e @Dr_Nick_Riviera
Segui algumas das vossas sugestões e comi belissimamente.
No dia da chegada, fui à Taberna Belga onde comi um excelente prego no pão melhor acompanhado por uma Bush. Foi uma surpresa ter aí encontrado uma enorme gama de cervejas belgas. Aliás, no Minho há cerveja belga por todo o lado.
O Arcoense é espetacular. Entrada de Queijo da Serra desarma qualquer um.
A Quinta do Caminho é fabuloso. O bacalhau é excelente e a alheira foi a melhor que já comi.
A Taberna do Afonso também é cinco estrelas. Que belo bacalhau.
Também comi muito bem em Vieira do Minho (com vinho verde dos deuses) e Vigo (o presunto, o presunto…)
O Minho é onde se come melhor em Portugal.
Eu tenho uma costela minhota e subscrevo, mas acrescento que no Norte é onde se come melhor em Portugal.
Sim, Trás-os-Montes, Beiras, Douro. Mas os Açores (e Madeira) não ficam atrás.
No sul, Alentejo, Algarve, Ribatejo, Estremadura, já é preciso ter mais sorte.
Um bocadinho ridículo lêr que, uma região específica, Minho?!, eleita como sendo onde se come melhor em Portugal.
Ridículo tendo em conta todo um histórico brutal que temos neste tópico sobre restaurantes.
Apenas e só para me explicar, e resumindo:
-Algum peixe (incluo caldeiradas)
-borrego E porco
-(algum) marisco
-(alguma) comida de caça
-Leitão ou lampreia (centro ou por exemplo o festival de Mértola?!)
-caracóis (há quem não goste, mas faz parte das iguarias lusitanas mais a sul)
Tudo coisas que não prescindo da nossa imensa e Fantástica culinária. E nao vou às comidas étnicas, só naquela…
No geral come-se bem em quase todo o lado. É uma questão de apanhares um bom restaurante ou não.
Pode haver uma questão de gosto pessoal, e aí a “escolha” é de cada um. Eu prefiro o norte e abomino o Algarve, no entanto sei que existem bons restaurante no Algarve.
Eu por exemplo não ligo nada a peixe, nem bacalhau (sim eu sei que é peixe na mesma).
No entanto adoro uma boa carne (um bom leitão incluido) e marisco.
Depois é engraçado de constatar que basta sair uns kms para fora de Lisboa e começa-se logo a comer melhor, seja em que direção for.
Referia me porque o Minho percebes? Se disseres Norte no geral ok, mas Minho discordo em grande parte ate porque ha todo um país em constante avaliação. Servem sempre melhor em quantidade ok. Vitela sim. Saladas sim. Bacalhau comi sempre muito bem no Porto, embora ja temha apanhado grandes barretes na ribeira.
Se calhar por ridículo exagerei um bocado.
Ja agora, conheces o cacador, mentiroso e um coxo, na Lousada?
No Algarve também se come lindamente… fora dos 3 meses do verão. O problema com a avaliação da restauração no Algarve (e não estou a dizer que é o teu caso), é que muita gente apenas vai ao Algarve em Julho/ Agosto/ Setembro, altura do ano em que o Algarve está à pinha e os restaurantes (muitos, não todos) não são capazes de dar uma resposta eficaz, principalmente na qualidade do serviço.
Mas há excelentes opções um pouco por todo o Algarve e até muito diversificadas.
Acho que há muita malta que diz que se come melhor no norte, porque a comida tradicional nortenha está normalmente mais associada aquela “comida de conforto” e, em muitos casos, mantém um preço um pouco mais em conta do que no sul do país. Daí que seja natural que as pessoas achem que no norte se come melhor por menos. Mas muito honestamente, ainda não estive em uma única região do país em que, procurando, não encontrasse locais onde consiga comer mesmo bem.
Aquilo que cada vez mais faço quando estou fora de Lisboa é tentar perceber qual o tipo de comida regional do local para onde vou e depois tentar encontrar opções de restauração em que essa comida seja bem feita.
Por isso não ando à procura de rojões no Algarve nem de xerém de conquilhas no Minho.
dispõe sempre
Contudo, acho que em Portugal se come bem em todo o lado… uns trabalham melhor os pratos que outros, mas nos locais certos, come-se bem em todo o lado
Eu cá tenho uma opinião concreta. Portugal é o cantinho do mundo com melhor comida e variedade do planeta. Tem a sorte de ter um mar , clima e montanha ainda com muita variedade e rica. Temos o dom do paladar e adora receber bem . Só tenho um receio. Que as futuras gerações não consigam manter a QUALIDADE e interesse pela boa culinária nacional.
Tive na família uma tia que foi o expoente num determinado doce. Após a sua morte nunca mais consegui comer com a mesma qualidade . É este o meu receio. Que se rendam á comida fácil. Depois passamos a ser mais um país do bife e da fast food . Espero que isso não aconteça na minha geração. Quero lá saber dos restaurantes finos cheios de cenas que nada significam …
Comam bem em todo o país e nas tascas !!! É aí que está o nosso ADN.
E já sabem . MORTE AO CROQUETE!!! …
Não conheço mas gosto do nome.
A cena é que no meu caso específico, que adoro carne…no Minho, Douro ou trás os montes comes uma boa carne em qualquer tasco. No Algarve para comeres uma carne chupam-te o sangu€€ todo.
No entanto no sentido inverso consegues comer belíssimo peixe no Algarve em praticamente qualquer tasco… mas lá está eu não sou grande apreciador e tenho outra contra, é que eu detesto o Algarve no verão.
Daí dizer que pessoalmente prefiro a zona norte, e também por ter uma costela minhota e outra transmontana.
Beber bebo em qualquer lado , mas também prefiro os vinhos lá de cima.
Vaqueiros no Interior Algarvio tem um porco preto imbatível… Não tem restaurante , mas vende para um em Lisboa pelo menos …
Eu por acaso sou daqueles vai sempre atras de um belo croquete.
Os melhores que já comi foram ao balcão do Gambrinus.
Não há cozinha como a nossa, verdade. Desde uma bela tasca a alguns restaurantes mais de fine dinning.
A minha tia Elvira fazia croquetes descomunais . Uma cozinheira top. Mas hoje os diabretes deram cabo dela. Até nisso os tugas sabem ser melhores . Não vou dizer aqui mais nada sobre
croquetes , pois ainda aparecem os
" croquetes" á caça…