Relatório e Contas Sporting SAD - Época 2024-2025 - lucro de 20M

Adoro ver aqui pessoal a dizer e muito bem os valores a se ter que fazer obrigatoriamente por ano em mais valias etc etc é INSUSTENTÁVEL..

Mas depois não querem que nenhum investidor entre no Sporting/Sad, ninguém “compre” o Sporting Clube de Portugal porque é dos sócios..

Meus amigos, decidem se. É que pode chegar a altura e que essas mais valias não vai ser feitas, esses números não dá sempre… Ainda para mais agora quando só o 1 lugar tens acesso as LC..

Melhor os sócios começarem a pensar na vida do clube, ou então se é dos sócios, que se chegam à frente. :money_with_wings:

Há gente que vive num mundo paralelo. O Ioannidis facilmente se vende por mais de €40M? Estamos a falar de um jogador que vem para suplente e que em Janeiro faz 26 anos. O Gyokeres com 27anos e sendo o melhor marcador da Europa saiu por os miseros €65M.

A realidade é que este ano fizemos investimentos de merda sem grande margem para mais valias e mesmo assim temos um plantel curtissimo e desiquilibrado.

Basta um ano sem Champions e temos de vender a preço de saldo. O que também não é novidade porque as vendas deste ano também foram a preço de saldo.

2 Curtiram

E mais digo, pese o que os Insiders da treta que por aqui andam diziam nós nunca passámos dos €25M + €5M pelo espanholito e a história dos €40M pelo Kevin era uma pura fantasia.

1 Curtiu

Como as coisas estão estruturadas neste momento é dificil os sócios chegarem-se à frente!

E se for para chegar penso que muita coisa tem se ser alterada, a titulo de exemplo, o Presidente e a Direcção vão receber prémios financeiros pelo facto do SCP ter ganho campeonato e taça de Portugal.

Nao concordo que sejam recompensados pelos méritos desportivos.

Há uns anos tínhamos centenas de milhões de euros negativos de capital próprio.

Agora são só 40 M positivos.

A tragédia. O horror.

7 Curtiram

Deixei o mercado de transferências passar e encerrar para retirar as minhas conclusões.

Esperava muito mais? Sim, não vou ser hipócrita, esperava.

Com uma venda de 65m e com uma champions league de 40m, esperava que iríamos novamente fazer contratações mais sérias.

Sem querer olhar para o lado, o Ivanovik poderia ter sido o nosso novo PL mas decidiram por alguém mais velho já que tínhamos o Harder mais novo para ir crescendo, ora o que aconteceu? Vendemos o Harder e fomos buscar a maior tesão do último mercado, Ioannidis.

A minha questão é, que planificação foi esta?

O relatório de contas não me parece mau, de todo, conseguimos vender pouco e manter lucro, mas malta, isto não é novidade, sem champions league, vendes mais jogadores.

Penso que faltou o espanhol, que claramente demonstrou novamente que não sabemos negociar, invejo a 100% o mercado que o Porto fez por exemplo, discreto, sem alaridos mas eles vieram todos, sem andar a mastigar durante semanas jogadores.

Tivemos quase 1 mês para vender um dos melhores PL da Europa, isso diz tudo, como é que olham para o tugão.

Já andei atrás desse “unicórnio imaginário”, onde achava que algum clube português poderia afirmar-se na Europa e dar “aquele salto”. Nunca irá acontecer. Iremos ser sempre clubes vendedores e nunca iremos reter talento. Somos o trampolim para outros palcos, outros salários, outra visibilidade.

Quem previu fui eu… (15M a 20M de lucro)

Inicialmente não disseste isso, só falavas em “ligeiramente positivo” :face_savoring_food:

Não vejo essa diferença toda entre o perfil do nosso investimento e o do Benfica, sinceramente. O nosso foi mais arriscado na ótica que referes - e eu concordo no geral com as críticas que estás a tecer - que o deles, mas o mercado do Benfica, a meu ver, está longe de ter um potencial de rentabilidade particularmente elevado.

A grande diferença está mesmo na contratação do Ivanovic em vez do Ioannidis, por valores relativamente similares, sendo o 1o objectivamente um jogador bem mais valorizável. Também gosto bastante do Dedic, mas aí a nossa contratação do Vagiannidis tem exactamente o mesmo perfil de valorização (idade, custo de transferência, etc). Ver-se-á quem escolheu melhor.

De resto, acho o mercado deles muito arriscado sob o teu prisma de análise. O Lukebakio custou praticamente o mesmo que o Suarez e consegue ser 2 meses mais velho, o Rios foi o jogador com o maior custo imediato da história do futebol Português (sem considerar pagamentos futuros de passe, empréstimos com opção obrigatória como o Sudakov ou mais valias após venda) por alguém que já tem 25 anos e que, sendo sincero, não acho valer perto daquele valor para um clube Português, considerando tudo.

E o Sudakov que, esse sim um jogador de categoria acima na minha opinião, tem ali um factor escondido que aumenta fortemente o perfil de risco. É que se em vários dos negócios do Benfica (e nossos) os 2 clubes deixaram percentagens interessantes da mais valia, ali o Benfica deixou mesmo 25% do jogador. No fundo, é 27+5 por 75%, que avalia o jogador em mais de 42M caso os objectivos sejam cumpridos. E com uma opção por 10%, sim, mas avaliada em 60M (6M). Não só tem de ser vendido por uma fortuna para dar rentabilidade substancial, como a limitação de perdas se torna muito mais complicada se a coisa correr mal - assumindo um não cumprimento de objectivos, tem de ser vendido por mais de 36M só para não dar prejuízo.

Quanto ao Sporting, não vou ao teu nível de catastrofismo, e por exemplo a questão dos Capitais Próprios tem uma explicação simples - não fui ver neste, mas o clube andava com mais de 200M negativos em resultados transitados devido a uma gestão catastrófica especialmente até 2013 e depois agravada também por toda a situação pós 2018 - o facto de sequer estarem positivos é uma vitória enorme. Mas, de facto, acho que o nível de risco futuro que se correu neste mercado foi muito elevado, a falta de activos com potencial claro de ‘explosão’ de mercado é evidente, e há até outros vetores de preocupação nesse sentido. O maior deles é a situação contratual de vários dos nossos melhores activos.

Por que razão ? Não contribuíram também? Pelo contrário: é fundamental serem premiados pelo sucesso desportivo. Se só forem pelo sucesso financeiro vão guiar a gestão apenas para as contas e não para o investimento na equipa

3 Curtiram

No tópico do último mercado, fiz uma simulação do que eu considero que vai ser a mais-valia esperada com as aquisições dos 3 grandes.
Coloquei o ficheiro excel em anexo para que cada um possa fazer as suas próprias simulações, se o pretender. Podes fazer a tua.
Nada melhor do que fazer as contas globais e chegar a conclusões.

De acordo com a minha simulação, FCP e SLB deverão fazer uma mais-valia global com as vendas futuras deste mercado que será mais de 100ME superior à nossa.
Ou seja, nos próximos anos, só à custa deste mercado, enriquecerão 100ME em relação a nós.
E este é que é o drama.

Num contexto em que já toda a gente sabia que as vendas de jogadores são um eixo central na estratégia financeira de qualquer grande em Portugal, ter-se optado por uma lógica de mercado totalmente em contra-ciclo com o que tem nexo e com o que fizeram os nossos rivais e com o que nós próprios, e bem, tínhamos feito nos 2 mercados anteriores (cujos bons resultados financeiros e desportivos ficaram bem evidentes).

Que lógica teve esta mudança de estratégia?
É isto que questiono.

É que os resultados desportivos que obtivemos e os resultados financeiros que estamos a obter agora são positivos e são bons. Resultaram da estratégia certa.

Mas mais preocupante ainda:
Será que nos próximos mercados vamos continuar a oferecer este tipo de vantagem aos rivais?
É que uma direção errática que fez o que fez neste mercado não dá garantias nenhumas de voltar à estratégia certa…

Mas 1 ou 2 mercados ao nível do último, e o SCP cava outra vez um fosso enorme para SLB e FCP. Isto é uma certeza matemática!

1 Curtiu

Eu nem quero imaginar o que se dizia neste fórum no tempo em que tinhamos de vender jogadores para pagar salários.

Somos elogiados pelos adeptos rivais por conseguirmos manter a base da equipa época após época enquanto outros ao fim de 6 meses despacham logo as estrelas. Tudo isso exige esforço financeiro e mesmo assim, temos conseguido estar no verde ano após ano. Imaginem, somos Bicampeões, mantemos a mesma equipa, estadio renovado, museu renovado, Alvaláxia comprada, academia em expansão, vendemos um titular apenas e mesmo assim temos lucro, mas isto sou eu, que não pesco nada disto.

1 Curtiu

Os outros que te respondam em relação ao que diziam.

O que eu dizia era isto:
Cada ano em que o SCP não for real candidato, é um ano perdido.
Temos que investir o suficiente na equipa para a tornar forte candidata ao título.
Mesmo que isso implique assumir o risco de ainda aumentar mais o endividamento.
E temos que o fazer em ativos valorizáveis para, em paralelo, começarmos a enriquecer e a aumentar, de forma sustentável, a nossa capacidade de investimento.

No fundo, foi o que o FCP fez agora.
Isto tinha um risco:
Dependia da capacidade do scouting em ter uma alta % de acerto.
Daí também ser importante apostar em poucas contratações, mas de alto investimento e alta probabilidade de não se falhar.

NUNCA foi feito.
A % de contratação de jogadores valorizáveis sempre foi baixa.
E durante muitos anos nunca nos atrevemos a fazer mercados capazes de nos perfilar como grandes candidatos.
Só com BdC isso voltou a acontecer, mas continuando a política a assentar numa baixa % de jogadores valorizáveis, o que nos continuou a tolher a nossa capacidade de investimento.

Justiça lhe seja feita, foi esta direção que, pela primeira vez, começou a aumentar significativamente a % de contratação de jogadores valorizáveis. E isso começou logo a dar resultados financeiros recorde. E daí resultou um aumento da nossa capacidade de investimento que resultou em plantéis de mais qualidade que conseguiram ser campeões (*).

Grande mérito nisto!
E é precisamente por causa deste mérito e deste sucesso que mais confusão me faz esta mudança de estratégia.

(*)
Isto aplica-se aos últimos 2 títulos.
O 1ºtítulo foi um ovni autêntico e foi conquistado na sequência de um mercado que acabou por ser bom mas cujo perfil eu não defendo.

1 Curtiu

Daqui a 2 anos deixamos de ter antecipação dos direitos de TV. Quando acaba o contrato/começa a centralização?

Por causa da tesouraria, claro.

Passivo sempre a aumentar. Ah, mas o activo também aumenta. Só que o passivo são euros gastos. O activo são euros imaginários. Podem acabar por valer mais ou menos. Os jogadores da formação acabam sempre a valer mais, porque são contabilizados por muito pouco. Os outros depende.

30 de Junho 2028. Contrato de 10 anos, começou a 1 Julho 2018, 7 dias depois da AG destitutiva de BdC. Cerca de 50M/ano, mas como anteciparam receitas duvido que ainda tenham muito a receber neste últimos anos.

1 Curtiu

Verdade!

E em relação ao ativo:
Se a grande parte que o compõe (que são os passes dos jogadores) for de jogadores valorizáveis, é de esperar que o ativo real acabe por ser superior ao ativo declarado. Isso é muito bom!
Mas se tivermos o inverso e grande parte do plantel for de jogadores com tendência para desvalorizar, na verdade, o ativo real é inferior ao ativo declarado. Isto é muito mau!

É outra forma de explicar o óbvio.
Não sei quantas formas são precisas para as pessoas perceberem…

Isto é como estar no negócio da compra e venda de medicamentos e, em vez de ter o cuidado de comprar items longe do prazo de validade, insistir em comprar perto do fim desse prazo, arriscando a desvalorização do armazém e a ter que fazer constantes imparidades e assumir sucessivos prejuízos.
É de uma burrice incrível…

Tu tens que comprar ativos que vão valer mais, nunca o contrário.
Isto é básico em qualquer negócio,

Já estamos muito mal isto?
Não! Ainda não!
Mas podíamos estar melhor se tivéssemos feito outro mercado?
Claramente sim!
E eu não aceito este tipo de perdas!´
Não aceito e não perdoo!
Exigo uma gestão de excelência que percebe isto, que sabe que o que está em causa em cada mercado e que não anda a brincar com o nosso futuro!

Não se pode desperdiçar mercados!

1 Curtiu

90M em gastos em pessoal no semestre ? 180M no ano ?

Primeiro ano de BdC gastámos 22M/ano, No ultimo cerca de 80M/ano.

edit: Ok, são valores anuais.

1 Curtiu

Fui ver e comparar com o outro lado da 2º circular , e só em receitas operacionais foi uma diferença de 82M, com esta diferença a ser maioritariamente vir de:

Competições UEFA : 49M VS 72M

Mundial de CLubes : 0M VS 22M

Direitos TV: 29M vs 52M

Se é verdade que em termos de gastos operacionais tende bastante para o lado deles 154M nossos vs 226M deles, a verdade é que conseguiram no ultimo ano um resultado operacional positivo de 3M ao contrário de nós.

Não me surpreende que o clube comece a apostar em lugares premiuns a cada canto do estádio, mas apesar disto ter o reverso da medalha que é mais facilmente ficarem vazios. Por outro lado o histórico de décadas a nanar na UEFA resulta nisto. Em relação aos direitos TV, percebe-se a angustia pela centralização.

2 Curtiram

Fui ver o teu Excel. Acho as tuas estimativas para alguns jogadores do Benfica e Porto incrívelmente optimistas - é muito mais um best case scenario que uma estimativa média, na minha opinião - mas pronto.

No entanto, o que já não é opinião é a consideração das mais valias reais (da transferência só) com os valores de venda que assumes. E, aí, acho que está a faltar alguma informação. Consideras só o valor de compra sem mais valias - o que para casos com o sucesso explosivo que prevês a alguns jogadores ali pelo valor de venda estimado é impossível - e, acima de tudo, não consideras as mais-valias/percentagens a pagar em caso de venda. O que é relevante aqui também, porque se no Sporting em muitos dos casos prevês prejuízo (logo 0 MV a pagar), em casos de lucro explosivo algumas dessas percentagens já têm algum impacto.

Adicionei algumas categorias às tuas tabelas, para chegar precisamente a esse ponto. Preenchi totalmente a do Benfica só, deixo aqui o ficheiro também para tu ou quem quiser poder fazer o mesmo para os outros 2 (ou posso fazer eu daqui a bocado, se me der para isso :joy: ). Mas, no fundo, ficas com algo assim:

Como vês, assumindo só os valores fixos que tinhas (mais 419k pelo Richard Rios e 1M pelo Ivanovic, ambos indicados à CMVM), mas considerando as mais-valias ou percentagens (no caso do Sudakov) a pagar após venda, tens uma descida da mais-valia esperada em praticamente 30M€, para um valor ligeiramente inferior a 102M€.

E, se além disso, considerares o cumprimento total das mais-valias dos jogadores no Benfica - um pouco otimista mas, no sucesso geral que subjaz aos valores de venda que indicas, certamente mais realista que não prever qualquer pagamento subsequente em mais-valias, o valor de mais-valia desce em 16M€ adicionais para ~85M€. Isto num cenário que, reforço, é incrívelmente optimista. Implica que praticamente todos os jogadores ali sejam hits gigantes, ou que algum deles seja um hit ainda maior do que prevês para compensar eventuais quebras nos outros. A mais-valia esperada/realista com as compras deles é, por isso, muitíssimo inferior aos 130M€ que estão ali estimados originalmente.

Edit: Chamei mais-valias após a compra mas na verdade é cumprimento de objectivos. Fica a adenda :grin:

Estudo Mercados SCP vs Rivais.xlsx (16.8 KB)

4 Curtiram

E o Chermiti? Vale quanto agora?