Relatório e Contas Sporting SAD - Época 2024-2025 - lucro de 20M

Parece que os 20M que previ inicialmente é que estavam certos

Capital próprio de 40,9 milhões de euros positivos.

Podes pôr o link? Para mim não está a abrir

Como é que o total do passivo é de 380 ou seja negativo, e o capital próprio são 40 (positivos), como é que passivo + capitais próprios são 420 e não 340?

O que é que não estou a apanhar?

O capital próprio é dinheiro que o Sporting deve aos sócios/associados. A participação social tem um valor, o conjunto de participações sociais são passivo.

EDIT: Por exemplo, as prestações acessórias são bens que o sócio “emprestou” ao Sporting (podem ser dinheiro, como podem ser bens). Esse empréstimo terá de ser devolvido ao acionista e normalmente tem juros.

1 Curtiu

1 Curtiu

Ainda não tive tempo de ler minimamente o documento, mas, à primeira vista, ressaltaram-me 3 números essenciais:

• Receita UEFA/Champions: 50ME
  • Receita de mais-valias liquidas com vendas de jogadores: 102ME
  • Resultado do Exercício: +20ME

Ou seja, para o equilíbrio, está a ser preciso fazer, por ano, a assustadora quantia de 132ME em Champions e mais-valias de vendas de jogadores!

E ainda há quem diga que se pode gastar tranquilamente 20/25ME em jogadores não valorizáveis…

O que este resultado acentua é a profunda dependência da venda de jogadores e da qualificação para a champions.
Pensando que a qualificação para a champions é sempre algo incerto dado que depende da bola entrar ou não, o que, na verdade, este R&C evidencia de forma muito marcada é a dependência desesperada da venda de jogadores.

Repito:
Dependência DESESPERADA da venda de jogadores!
Quem, perante isto, não perceber FINALMENTE o quão crucial é garantir que os jogadores que compramos são fortemente vendáveis com mais-valia mais tarde, não é apenas burro.
É burro mil e uma vezes!
É um assinante cego de um salto furioso em direção ao abismo!

E é daqui que vem a minha indignação com o mercado que fizemos…
É daqui mesmo!

12 Curtiram

Não sei até que ponto nesses números os melhoramentos e mudanças no estádio não aumenta a despesa.

Os investimentos no estádio são depreciados ao longo de vários anos.
Se percebi bem, só à volta de 3 ME foram registados neste exercício.
Posso ter percebido mal. Tenho depois que ver melhor com mais calma.

Mas a ser assim, isso não é relevante.

1 Curtiu

Divida bancaria 150M

Divida a Fornecedores 160M

Divida a receber de clientes 13M

Estamos obrigador a fazer por ano 100M em mais valias de vendas de jogadores…

Não é valor de venda… É MAIS VALIAS!!!

Isto é insustentável…

Quando se investe mais de 20M na compra de jogadores com mais de 26 anos

Por outro lado estamos a vender os melhores da formação por valores aquem do potencial de valorização, para quê? Para camuflar resultados financeiros no curto prazo, ficando com o futuro comprometido…

2 Curtiram

É por isso que quando vejo aqui gente a dizer que “comprar um gajo não valorizável por 25ME, na boa”, dá-me vontade de lhe dar um tiro!

Aposto que na escola diziam que a matemática não serve para nada…

Outra coisa muito relevante e que deve merecer a nossa reflexão mesmo depois de todos estes anos de bons resultados financeiros e que são um mérito:

E notem que, para mim, o problema não é o nosso percurso financeiro que é bom.
O problema são as perspetivas futuras perante o défice anual que temos que tapar com vendas e para o qual o último mercado não nos preparou. Repito: NÃO NOS PREPAROU!

Mas depois de todos este bons resultados, o nosso capital próprio é de apenas 40ME positivos!
Mas entre UEFA e mais-valias de vendas, temos que fazer todos os anos à volta de 130ME!

Percebe a fragilidade da nossa situação positiva?
Isto é mais frágil do que espuma se não tivermos um pipeline de vendas no plantel bem sólido e à prova de lesões, flutuações de forma e de resultados desportivos!!!

Mas o Sporting comprou alguém que não consiga vender com lucro, homem?

Quem te lê parece que fomos buscar o william e o adrien.
Menos histerismos, estamos melhores financeiramente agora, o melhor em sei lá quantas décadas.

1 Curtiu

O próximo ano deve estar já metade assegurado com a venda do Gyokeres, o resto há de se conseguir provavelmente só com a venda do Hjulmand ou do Diomande. O problema são os próximos anos.

Ai o Ioannidis e o Suárez não são valorizáveis?
LOL

Exatamente!
Concordo!
E isso é mau quando investiste 70ME em jogadores que será uma sorte se fizeres mais-valia ZERO. Ou seja, se conseguires recuperar o investimento.

Mas tu, para seres saudável, tens que fazer mais-valias gigantescas.
Dá para perceber a oportunidade perdida no último mercado?
O crime que isto foi perante este contexto?

1 Curtiu