O Gyokeres com a amortização dos anos de contrato que tinha para cumprir… nem 30M de mais valia deve dar
Pelo amor da santa…
Acorda da demência!
Temos aqui um vidente que já viu que todos os reforços vão render imenso desportivamente e dar imenso dinheiro ao clube. Diz lá zandinga, quem vai ser campeão em 25/26?
Calma maluco
Não é literal…
Controla-te homem, é só insultos e histerismo num dos melhores resultados e períodos financeiros do Sporting.
Santa paciência.
Hás de explicar como é que um Ioannidis e Suárez não são vendáveis…
Striker abandonou a razão!
Fala-se dos próximos anos já desde 22/23 quando o Sporting fez 25M de lucros e vendeu o Matheus Nunes. A verdade é que nos últimos 4 anos tivemos sempre lucros acima dos 20 milhões!! Com a venda do Gyokeres + champions este ano e os capitais próprios em 40M temos a saúde financeira assegurada para os próximos três anos. Agora, obviamente não podemos descurar do caminho que temos feito, é continuar a tentar melhorar a capacidade financeira do clube.
Como saber que eles vão render assim tanto para serem “vendáveis”?
Aqui a questão é só uma:
Uma direção responsável, diligente no exercício das suas funções, tem que definir uma estratégia que dependa, o menos possível, da bola entrar para não se meter em sarilhos.
E isto, no contexto atual, é garantir um pipeline grande de jogadores altamente vendáveis com boas mais-valias. Ora, no último mercado gastou-se a avultada quantia de 70ME sem que este pipeline tenha sido renovado.
E é isto que é absolutamente inadmissível!
É uma irresponsabilidade que não tem perdão!
Como é que sabes que não!?
É a realidade dos 3 grandes hoje em dia e até do braga, esses até foram à Champions em 23/24 e acabaram o ano com 5M de prejuízo sem transacções de atletas.
Não se pode olhar para esses número de forma tão simplificada porque há muitas coisas que dependem umas das outras, há gastos que aumentam quando aumentas as receitas.
E sobretudo não se pode andar a fazer contas do “Sem isto”. Sem as receitas televisivas, sem a champions, sem o não sei quê… Isso é um exercício inútil porque o que conta é a realidade.
Estás com 6M de prejuízo sem transacções de atletas? Bom resultado, o ideal é não ter prejuízo e passar para lucro mas estás lá perto. Arriscaria dizer que em 25/26 vai estar no lucro nesse aspecto graças ao aumento de receitas ligadas às melhorias do Estádio.
Melhor resultado de Capitais Próprios de sempre, valor que duplicou.
Mais um exercício de 20M positivos, quando durante anos e anos foi sempre no negativo.
Passivo corrente, o mais urgente, desceu.
Aumento de receitas muito significativa no Merchandise.
Lion Seats e afins NÃO entraram neste exercício, e por isso é mais uma grande receita para o de 25/26.
Tudo isto num ano em que investiste no Bicampeonato e ganhaste-o? Nada a apontar, que continue assim.
Acorda do delírio.
Não é vendáveis.
É vendáveis com boa mais-valia.
Estamos a falar de valores astronómicos de mais-valias que temos que fazer todos os anos.
E em vez disso, estás-me a referir jogadores que se conseguires fazer mais-valia ZERO com eles, já será uma boa conquista…
Leste o que referi acima sobre a fragilidade do capital próprio?
Repara uma coisa:
O que está aqui em causa, para mim, não são os números deste ano.
São bons. Tiveste lucro.
E nem mesmo do próximo.
O que está aqui em causa são os passos dados nos últimos 2 mercados para começar a inverter esta tendência a breve trecho. É o contexto que está a ser criado.
Se o SCP falhar a próxima Champions, coisa que considero muito provável, ou vende meia-equipa (4 pesos pesados) ou arrisca-se a ver desaparecer esse capital próprio num ápice.
Mas como é que tu ficas depois de vender 4 pesos pesados e já com capacidade de investimento reduzida em relação aos rivais?
Isto não preocupa quem tem noção das coisas e não anda aqui só a ver passar os elétricos?
Li mas é sempre a mesma coisa.
Os clubes portugueses vivem sempre assim, dependentes de vendas de jogadores, é normal. Há muitos outros clubes europeus na mesma situação. Se entrarem na Champions podem investir, se não entrarem têm de vender… faz parte.
Saiu o resultado do exercício que acabou agora e estás já desesperado, não pelo exercício deste ano porque vai ser novamente positivo com a Champions e venda do Gyokeres, mas pelo hipotético exercício que só termina daqui a 2 anos.
Investiste em 2 jogadores mais velhos pelo que eles dão desportivamente. E o Ioannidis é mais novo do que, por exemplo, o Pavlidis quando a lampionagem o contratou, não ganhou nada e podia ter sido vendido agora com mais-valia.
É como estares a fazer as tuas contas da vida pessoal, renda/prestação da casa, electricidade/luz/água, alimentação, lazer, etc… e começares a entrar em pânico porque se fores despedido e não arranjares nenhum trabalho deixas de conseguir pagar as contas. Obviamente que isso é normal e caso aconteça uma pessoa terá de se adaptar.
Tal como o Clube se adaptará.
Não sei. É simples. Tanto podem render muito, como render assim-assim, como render nada. Sei que é uma obviedade mas a esta altura nenhum reforço desta época mostrou rendimento para convencer o mercado europeu. Claro, até porque ainda é muito cedo para isso. Alguns ainda nem se estrearam.
É totalmente verdade que os rivais têm o mesmo problema que nós no que diz respeito à dependência das vendas.
Na verdade, a dependência do SLB é ainda maior que a nossa.
O problema é que, enquanto nós acabámos de fazer um mercado onde fizemos um custo que dificilmente terá grande retorno, os rivais investiram de forma decidida em ativos altamente valorizáveis. Tiveram esta preocupação DELIBERADA!
Foram espertos.
Nós fomos burros e irresponsáveis.
Perdemos a vantagem que tanto trabalho nos tinha dado a conseguir.
Mas concluis tu:
Tal como o Clube se adaptará (em caso de problemas).
E agora adivinha:
Se a coisa dá para o torto, como vai ser essa adaptação?
Parece-me óbvio que, para sobreviver, vai ser da mesma maneira de sempre:
Apertando o cinto, desinvestindo e ficando anos e anos a ver a banda passar.
Ora, não é isso que eu quero!
E é agora, na raiz do erro, que temos que falar.
Temos que fazer tudo para evitar chegar a esse ponto!
Não é vir aqui dentro de 2 ou 3 anos constatar que entrámos mesmo na merda!
Esse exercício de ver o óbvio já não vai ter utilidade (embora, muitos aqui, nem nessa altura vão perceber nada do que estamos aqui a falar).
A política do último verão é totalmente insustentável!
Tivemos um lucro de 20M… E vendemos o Mateus Fernandes por 15M…
Quando passado 1 ano vale 44M…
Gestão topo di gama
Continuo sem perceber o teu palavreado tão explosivo… portanto, no fundo, “explodiste” porque achas impensável vendermos Ioannidis e Suárez com lucro.
Muito bem.
Escusado será dizer que te vou cobrar isto, no futuro!
E estamos SIM numa das melhores situações financeiras de sempre, quiçá a melhor desde que sou vivo!
Portanto, sorry not sorry de não andar aqui com medo da sombra.
Basta ser campeão, vender Hjulmand e as contas estão no verde outra vez… só aí, tal como dizia BdC sobre o Pavilhão João Rocha… “está pago”!
Exacto, não sabes.
Na verdade, nem eu tenho certezas.
Rendimento desportivo tenho quase a certeza que o Suárez trará.
O Ioannidis facilmente, se correr bem, sai por um valor acima de 40M€.
E sendo honesto? Estou-me perfeitamente a cagar para o lucro nesses dois casos específicos, porque são 2 jogadores que, no meu mundo ideal, não saem do Sporting antes dos 32 anos!!!
No que toca a Sporting e com a confiança que tenho neste plantel, sistema e treinador, vou sempre escolher ver o “copo meio-cheio”.
Daí contrastar com o teu “copo meio-vazio”.
Cada um tem direito à sua opinião, concordemos, ou não.
O número de insultos, aumenta cada vez mais.
Somos todos Sportinguistas e amamos todos o mesmo clube, tenham mais paciência pessoal.
A vida são dois dias.
Já te tinha dito isto faz um tempo, eram sinais claros no relatório e contas consolidado que vi.
Este ainda vou ver com mais calma.