Relatório e Contas Sporting SAD - Época 2021-2022 - lucro de 25M

Temos 4 milhões em caixa. Isto para mim é um perigo. A Dona Alice da lavandaria pode entusiasmar-se nas compras e começar a comprar produtos de marca.

Pagina 143 do RC diz que temos 100% do Pedro Gonçalves

houve entendimento com o Famalicão?

O Ugarte tambem temos 100% dos direitos economicos?

Duvido muito, porque vendemos jogadores novos (Mendes, Nunes) que ganham menos e fomos buscar jogadores mais velhos (Paulinho, Esgaio, Juste) que ganham mais.

Tens 100% porque es obrigado a ter. Tens e que entregar 50% da futura transferencia.

1 Curtiu

O relatorio e’ de 30 de Junho de 2022. Hoje o valor sera’ outro

Afinal, receber prémios na administração nao é assim tao dificil… e se não der pelos resultados desportivos, dá pelos financeiros:

Portanto, já se percebe o porquê deste desinvestimento no futebol para melhorar outros vectores… afinal de contas, mesmo com uma equipa limitada em limões há o São AMorim que vai tentar fazer uma bela limonada daquilo e quiça ficar pelo menos em 3º garantindo assim mais uns pontos importantes nos ponderadores dos prémios dos nossos queridos lideres.

1 Curtiu

Hoje em dia não resta 1€ certamente :laughing:

É que os -100% de ficarem abaixo do 3 lugar podem mesmo doer.
Deviam estar com os copos ou super confiantes quando meteram isso.

O valor que aparece de 220.500 e sem ser perito no assunto acho que tem a haver com a taxa anual variável que foi de 73.500, acho que é determinada mediante a conquista de determinados objectivos quer desportivos, quer financeiros, a juntar ao total anual fixo que se mantém nos 147.000 dará esse valor.

Acho que explicam isso na página 82 e 83 do RC.

Relativamente à nossa parca liquidez, estes quadros dão uma imagem da asfixia que se vive:

Alguém que perceba mais disto que me explique o porquê de só recebermos pelo Rosier este valor? (853 nos ganhos/perdas)

Com todo o respeito por todos, acho que está aqui muita gente a discutir o que não interessa.
A mim não me custa nada reconhecer que, do ponto de vista financeiro, entrámos numa trajectória positiva muito alavancada pelo ano do título onde valorizámos jogadores que depois vendemos por valores elevados. As 2 presenças na champions fizeram o resto.

E podem já contar com outro lucro idêntico no final da próxima época.

Isto é positivo porque mostra evolução patrimonial positiva.
Tudo o resto é menor. São pintelhos.
São jogadas contabilistas.
São utilização de ferramentas de antecipação de receitas para alinhar necessidades prementes de caixa.
São coisas que todas as SAD têm que usar ainda mais do que a nossa.
Parem de chorar e vão ver as contas dos rivais onde para o breakeven precisam de fazer mais de 100ME em vendas e champions.
Chorava muito se o SCP estivesse nessa situação, aí sim…

Fazer posts alarmistas sobre isso é só parvo quando a trajetória é de lucros anuais.

Para além do resultado de lucro (que é sempre algo positivo), aquilo que verdadeiramente interessa referir é a exposição do SCP a receitas imprevisíveis como são as vendas de jogadores e as receitas UEFA.

Isto é que pode variar brutalmente de ano ara ano e transformar um resultado positivo num resultado catastróficamente negativo.

E olhando para as nossas contas, vejo que entre mais-valias de vendas (descontando encargos) e receitas UEFA fizémos um total de 96ME para termos um lucro de 25ME.
Ora , isto significa que, atualmente, para atingir o breakeven de exploração, o SCP está a precisar de fazer 71 ME destas receitas por ano. Este é o número que todos os Sportinguistas que falam de finanças precisam de ter dentro das suas cabeças. Quem não souber disto, o melhor seria abster-se de fazer grandes comentários!

ISTO É CHAVE!

Fazendo um exercício de projecção para a próxima época, assumindo 40ME para receitas UEFA e uns 65ME para mais-valias com vendas de jogadores (Matheus, Palhinha, Vivaldo, …), estamos a falar de 105ME de receitas deste tipo.
Pensando num ligeiro agravamento do buraco de 71ME para 75ME (a tendência é sempre para piorar), estas receitas devem-nos garantir um lucro de 30ME para o exercício de 2022/2023 mesmo que não vendamos mais nenhum jogador até 30 de Junho de 2023.

Isto é bom!
Mas é precisamente por isto ser um alívio da situação financeira à custa da competitividade da equipa de futebol que, para mim, é inconcebível a destruição do plantel operada por esta direcção este ano.

Temo seriamente que mergulhemos numa espiral negativa em breve.
Basta falhar a qualificação para a próxima champions e basta que a equipa não ganhe para desvalorizar os nossos jogadores e para que passemos de lucros interessantes para resultados catastróficos.

A direcção tem que recuperar rapidamente a qualidade perdida no nosso plantel!
Tem que corrigir o crime que cometeu este verão!

16 Curtiram

É sempre giro ver malta que nunca pegou num relatório e contas a fazer os comentários patéticos que fazem

Que rei.:kissing_heart:

Outra coisa:
Eu nem vou comparar as contas do FCP com as do SCP porque não há comparação possível.
O FCP é a loucura total…

Vamos então comparar a trajectória dos supostos ricos com a trajectória dos “não temos nem 1 cêntimo para contratações”…

O SLB acaba de apresentar um prejuízo de 35ME depois de no ano passado ter apresentado outro prejuízo de 17ME.
Na época passada, mesmo fazendo 130ME em receitas UEFA (65ME) e mais-valias de vendas de jogadores (65ME), conseguiram a verdadeira proeza de ter um prejuízo de 35ME. Isto significa que, o SLB anda a precisar de fazer uns alucinantes 165ME em receitas deste tipo por ano para ter breakeven de exploração. Isto em vez dos 71ME do SCP!!!
Vejam bem o peso da espada que pesa de forma bem diferente sobre a cabeça deles…
Isto é uma política de altíssimo risco totalmente dependente do sucesso desportivo!
Mas valia dar logo um tiro na cabeça…

Único ponto bastante positivo deles:
Ainda estão com um CP a rondar os 109ME mas que está a cair rapidamente com estes sucessivos resultados negativos.

Nós ainda estamos com o CP de -16ME (são 125ME de desvantagem).
Isto é o que nos separa neste momento deles.

Mas atenção:
Para 2022/2022 nós já temos garantido um lucro a rondar os 30ME.
Vamos sair de falência técnica e vamos para um CP superior a 10ME mesmo que não façamos uma única venda mais.

Já o SLB, mesmo assumindo que faz outra vez uma champions fantástica com 65ME de receitas, ainda lhes faltarão 100ME de mais-valias em vendas de jogadores para atingir o breakeven.

Ou seja, façam as contas e percebam uma coisa muito simples:
Se fossemos ver o CP projetado no final desta época de SLB e SCP e partissemos do pricipio que nenhum cluve venderia nenhum jogador, o SCP poderia ultrapassar o SLB em CP (capital próprio).
E por esta é que ninguém esperava…

Mas como uma grande diferença para o futuro:
Nos temos um machado anual de 71ME sobre a nossa cabeça.
Eles têm um super-machado de 165ME sobre as suas cabeças que só não os vai degolar se alguém controlar a irresponsabilidade do Rui Costa…

E esta é que é a ■■■■ da verdade!
Andamos nós aqui com um discurso miserabilista com os nossos vizinhos a fazer figuras de reis quando a realidade pode estar à beira de mudar radicalmente se eles não mudarem de paradigma rapidamente.

8 Curtiram

Nós comprámos o Rosier por um dado valor, valor esse que vai sendo amortizado ao longo do contrato. No momento da venda, o valor contabilístico do Rosier era de 2.985M (pelos vistos). Portanto, tem que se descontar esse valor para calcular as mais-valias. O mesmo não acontece com jogadores da formação em que o valor contabilístico é 0.

Parece-te que está preocupado? :joy:

Ele tem razão numa coisa:
A receitas de vendas e de UEFA são brutais e ainda vão aumentar muito mais num futuro próximo.
Não se pode arriscar não ter um grande plantel.
Mas bolas…
O risco financeiro do SLB tornou-se alucinante.
Não concordo com esse exagero.

Mas também não concordo com a política miserabilista do SCP que arrisca matar a nossa fonte de geração de receitas.
Acho que estão os 2 errados.

O SCP devia ter contratado o necessário e suficiente para termos um plantel melhor do que o ano passado.
Faltou gastar 20/30ME, mas bem gastos.

Assim, realisticamente…
A nossa luta é pelo 3ºlugar e acreditar que vamos conseguir passar as eliminatórias de acesso à champions.

Agora atenção muito seriamente ao seguinte:
Na época seguinte o campeonato vai apenas dar acesso champions a 2 equipas apenas.
E essa champions vai ter receitas duplicadas…
Quem estiver fraco nessa época e ficar de fora VAI MORRER!

Isto é um sério aviso ao SCP!

10 Curtiram

O Benfica andou o Verão todo a oferecer o Ramos e agora diz que não venderam porque não quiseram :joy: e do Darwin viram 37M. O Rui Costa aprendeu bem com o seu antigo líder.

Quanto a nós, não percebo nada de finanças, a única coisa que peço é que no futuro estejamos estáveis.

A percentagem mais preocupante é a do Pote. No caso do Ugarte ela vai subir e no caso do Trincao, a imprensa diz que temos opção.

De resto acho que infelizmente os jogadores que iremos perder no próximo mercado serão o Porro e o Inácio. E talvez o Pote.

Mas será um ano onde teremos de arriscar no mercado e contratar com qualidade. Não pode acontecer como este ano em que ficamos piores.

Isso é o que tu dizes.
É também o que eu digo.
Mas os gajos que lá estão são ceguinhos…
Já se percebeu o tipo de lógica sem ambição que têm.
Eles não pensam estas coisas mais estratégicas.
Estão a dormir profundamente.
Nem estão a perceber o risco que está associado à época 2023/2024.
Corremos sérios riscos…

2 Curtiram