Claro, peguei no Paulinho porque é o que tem mais peso. De resto acho que é tudo.
No próximo ano, acho que teremos um lucro considerável (depende também da prestação na Champions). Mas este ano iremos ter um prejuízo muito muito alto.
O que consideras considerável?
Depende muito da prestação na Champions e se fizeres uma grande venda antes de 31 de Junho claro. Mas entre 30 a 40M penso que seria um bom resultado - também tudo depende da análise às dividas a fornecedores e resultados operacionais. Não é só o lucro que importa, como é óbvio. Não vou tanto pelos capitais próprios porque eu não consigo considerar os ativos de um clube de futebol factuais ou sequer interessantes do ponto de vista económico/contabilistico porque são extremamente dependentes de jogadores não-formação e o nosso plantel está recheado deles.
Para teres entre 30 a 40M de lucro vais ter que vender, pelo menos, 2 jogadores com um valor net de 40M (total de 80M). Isto net, sem comissões. Acrescenta, também, que tens que ficar, pelo menos, na Liga Europa.
Gostava de saber como fazemos 80M líquidos quando temos os passes todos retalhados.
Quanto ao lucro não importar, ok.
Temos alguns jogadores retalhados, de facto. Mas Palhinha, Inácio, Jovane, Nuno Santos (80%), Porro (assumindo que compramos 100%), Matheus Nunes … estão a 100% ou quase. Retalhados temos Pote (não há nada a fazer aqui), Ugarte (poderá chegar a 80%) e Tabata.
Quanto a isto… se quiseres discutir com alguém, tens que falar na mesma língua. eu disse “Não é só o lucro que…”. Penso que tiveste um erro de análise de semântica ![]()
Ainda falta o Esgaio.
Faseados ou não, no próximo ano temos de pagar Vinagre, Porro, Paulinho, Ugarte e Esgaio.
Abre-se este tópico e parece que há ansia em ver os resultados negativos que obviamente vamos apresentar. Não sei se estão contentes pelos resultados per si ou se isso é apenas uma critica dissimulada à gestão da dinastia atual. Não se esqueçam é que acima de qualquer presidente está o Sporting!
Obviamente que os resultados serão negativos e teremos, como todos os clubes portugueses, que vender bem e comprar melhor. Não há novidade aqui.
Se não tivermos novamente uma crise financeira, acredito que o Sporting apresente contas positivas no ano 2021/2022 porque tem muitos jogadores com mercado e valorizados (Palhinha, Nuno Mendes, Matheus Nunes). A somar a isso temos as receitas da LC (35M€) cujo valor equivale aproximadamente às vendas que o Sporting fez na época 2020/2021. Isto para dizer que, na minha opinião, para termos saldo positivo teremos que vender 1 jogador bom (Nuno Mendes se ficar no PSG) e despachar alguns excedentários com algum valor (aquelas vendas de 4/5/7 M€).
O ano passado fomos campeoes, e bem mais importante que 30 ou 40 milhoes de prejuizo que sao facilmente recuperaveis so pela Champions e consequente valorizacao nesta epoca. Tambem nao foi feito qualquer investimento louco, portanto parece-me que o racional financeiro e adequado para no geral nao ser muito deficitario.
Tenho poucas preocupacoes aqui, o que me preocupa realmente e a performance desportiva pois e isso que realmente afeta as financas.
Não é nada dissimulada, é assumida.
Esta gestão não é sustentável a médoo-longo prazo. Por alguma razão a dívida a fornecedores mais do que duplicou em 3 anos. Isso é uma novidade. O que vão escrever no RC não sei, mas que estamos a cavar um buraco financeiro perigoso, estamos!
“Não se esqueçam é que acima de qualquer presidente está o Sporting!”
E em 2018, também não estava?
Apontar factos não é desejar coisa alguma.
Em 2019-2020 já se escrevia aqui o seguinte:
Passes de compra hiper inflacionados
Vendas mal feitas
Salários muito altos.
Comissões completamente desfasadas.
Fomos campeões. Sim, e? Os problemas ficaram automaticamente sanados? Não. Desde aí gastou-se ainda mais dinheiro, muito mais até. Não é uma questão de especular ou desejar, mas os gastos da época passada ou estarão no top 3 da história do Sporting, ou será mesmo o TOP de sempre. Com algum do maior prejuízo alguma vez apresentado, também. Desejo? Nenhum. São factos.
E quais os problemas de fundo que levam a isto? A gestão de roleta russa que andamos a fazer desde 2018, portanto, sim, é personalizado o ataque, porque os problemas agravados financeiros do Sporting advém das mesmas pessoas há 3 anos. Não foram inventados ou desejados por nenhum sócio.
Repito, estamos igual ao primeiro ano. Ao segundo. Ao terceiro.
Passes de compra hiper inflacionados
Vendas mal feitas
Salários muito altos.
Comissões completamente desfasadas.
Para agravar isto:
As receitas estão quase todas a:
Crédito e adiantadas.
Há EO para pagar com novo EO (mais crédito)
Há o dobro de dívidas a pagar a curto prazo
Há o dobro de dívidas a fornecedores
Há, efetivamente, passes partilhados numa parte substancial do plantel, de jogadores que ainda por cima têm os agentes mais caros do mercado.
Isto são factos, não desejos. E já estão nas contas anteriores.
Quando vier as anuais logo se vê o tamanho do buraco e se fizeram algo diferente e surpreendente que não estejamos à espera.
@courela não me vais dar lições de 2010 (se calhar nem sabes do que falo), 2012, 2014 ou 2018. Sou pró BdC e sempre fui. Chamado terrorista em várias AGs quando ainda eramos 10% a votar contra. Bocas para mim, não obrigado.
Quanto ao que quis dizer é que… o Sporting tem um EO para renovar. Convém que o mercado veja com bons olhos o estado do Sporting, sob pena de irmos pagar, novamente, taxas acima do mercado, penalizando… o clube, o Sporting.
Que esta gestão é esquisita e nos pode colocar em maus lençois? Sim, mas também ninguém esperava que fossemos campeões e fomos. Se tivermos a sorte de ser novamente no curto prazo o panorama financeiro pode melhor (no pressuposto que os nossos ativos aumentam de valor).
O Sporting tem hoje ativos que contabilistamente valem perto de 0 (os jovens da academia). A grande dificuldade será manter os capitais próprios positivos.
Já os outros artistas como compram tudo fora, têm ativos de milhões. Aumentam passivo mas mantêm-se com capitais próprios positivos.
Concordo com tudo o que dizes, excepto nas vendas mal feitas (este ano e mesmo o Wendell o ano passado). Manter Palhinha e Matheus, vender Nuno Mendes por 47M€ (se for verdade…) não me parece um mau resultado.
Até a venda de Max, na minha opinião, não foi má mas isso depende da expectativa que cada um tem dos jogadores. Se realmente comprarmos Virginia por 3M€ ai sim… podemos falar num negócio menos positivo. Veremos.
apagar
Na vida normal comercial isto chama-se trocar dinheiro por mercadoria. E só os tótós o fazem.
Pois, é um “se”. Amanhã o PSG implode num escândalo qualquer e… Byebye “se”. E já agora, eu valorizava o NM um bocadão mais, além de ter ano de mundial em 2022.
Provavelmente tens mais dados que eu, mas daquilo que sei não há obrigatoriedade de compra de Virginia. Já te disse que se assim o for talvez será um mau negócio (depende do valor que vamos pagar).
Quanto ao PSG, estás a dizer que havia clubes a darem mais que 47M€ e que nós é que não aceitámos? A minha interpretação é que o mercado este ano esteve uma merda, poucas compras e muitas trocas. Não acredito que tenham sequer dado mais que isto que o Nuno Mendes. Posto isto continuo a afirmar que dado o panorama mundial não foi má venda, se realmente for vendido. Se voltar… foi um empréstimo de 7M€ e voltamos a ter um super jogador no plantel.
RA custou 12M€ + juros. Gostava de saber a vossa opinião dem Janeiro 2020 e em Maio 2021.
Em Jan/2020, para mim foi brutalmente caro. Hoje acho que foi barato porque ele é O projeto. Tenho é medo quando ele sair. Nunca pensei dizer isto de um lampião no meu clube mas é o que penso.
Não estou a dizer coisa do género. Estou a dizer que não se soube vender bem. Eu não acho 47M nada de especial por um jogador com as características do NM, que tem tudo para ser o melhor lateral dos próximos anos. Potência física, técnica, leitura de jogo, stamina. O puto tem absolutamente tudo a favor dele.
Não se soube vender. Nem futuras clausulas de desempenho há em rumor.
Além disso a sua “venda”, ao contrário do Wendel (sim, também achei boa esta - aliás a melhor desta direção provavelmente), indica uma coisa muitíssimo simples Pasteur.
Não vai entrar dinheiro líquido algum de momento, ou seja, lá vamos pedir mais crédito para ter liquidez para pagar as despesas do ano.
Fez parte da mesma análise que tenho feito. Roleta russa. Só que a bala não estava na câmara quando dispararam a pistola contra a cabeça.
Não vou, nem quero.
Mas deste a entender que quem critica esta gestão deseja mal ao Sporting.
Ou que temos de aceitar a má gestão porque fomos campeões, não percebi bem.
Se for até 31 de Junho temos até à eternidade para pagar. ![]()