mas isso é uma faca e dois legumes.
Sem vender para lucrar não se conseguiá segurar…
É complicado, mas sim o facto é que temos uma mina de ouro, conseguimos metê-los a brilhar, mas usá-los ao pescoço é mentira…
Penso que o caminho é apostar nos jogadores das camadas jovens, o mais possível. É daí que vêm as nossas grandes contratações e é aí que vamos buscar jogadores de grande categoria sem termos grandes encargos. Emprestados, temos o Pedro Celestino, o Zezinando, o David Caiado, o André Marques, o Bruno Pereirinha e o André Nogueira como talentos a aproveitar. Nos juniores que para o ano serão seniores temos jogadores como o Rui Patrício, o Tiago Pinto, o Daniel Carriço, o João Martins, o João Gonçalves, o Fábio Paim, etc. como exemplos de grandes talentos a aproveitar. Estas sem dúvida que são as nossas melhores contratações possíveis. Depois se quisermos contratar mais alguém só se for um jovem talento emergente de categoria, ou um emprestado de um colosso europeu, caso contrário o melhor mesmo é apostar nos jovens vindos do nosso tesouro, a Academia.Concordo,
e sem querer melindrar, muito tempo antes de nos presenteares com as tuas excelentes intervenções neste fórum, já o defendia, comecei a faze-lo no ano em que venderam Ronaldo, mas mais uma vez realço, É PRECISO TER CORAGEM DE DIZER A MASSA ADEPTA que uma equipa feita nesses moldes não tem ambições de maior, a não ser tornar-se um poderio a medio-longo prazo, não é possivel ser campeão com uma equipa por exemplo assim:
Ricardo
Abel-Polga-Tonel-Caneira (T.Pinto)
--------Zezinando (J.Martins)---------
Paím--------Moutinho-----------Nani
--------Liedson--------- Djaló…
É uma boa equipa, mas e tu que estas mais por dentro da formaçao e seus valores sabes bem melhor que eu, não dá para discutir titulos.
E mesmo que so se recorra ao mercado para comprar outros jovens, tb nao vao acrescentar estaleca ou experiencia.E depois, ha o elemento fulcral da questão, que é mesmo a direcção querer vender pelo menos um por época.
Imagina que esta época vai Nani (anda tdo a dizer mal, mas é o verdadeiro desequilibrador do plantel), para o ano Moutinho, depois Paím, a seguir Djaló… Got my point? A Academia trabalha bem, mas será que aquilo é a mina dos 7 anões, fonte inesgotável de diamantes?
Não me parece, tanto Ronaldo (jogador que nao sou fã), como Quaresma, passando pelo proprio Simão, se estivessem neste momento no plantel, fariam do SCP, uma das melhores equipas europeias e provavelmente teriamos dividas, sim senhor, mas que poderiam ser pagas em sucesso desportivo…Mas isto sou eu (e se calhar tu também) que sou um lirico…
Olha que não.
Não sei se na altura acompanhavas o futebol brasileiro, mas aí para o início da década de 80, houve uma equipa apelidada de “meninos da Vila”? Sabes qual? O Santos, com uma equipa praticamente formada na sua cantera.
Com essa equipa o Santos foi campeão Paulista, que na época era um dos mais competitivos do Brasil. Aliás foi dessa equipa que saiu o Juary.
E não tenhas dúvidas que com o FSF, MRT, JEB & Cia, a nossa Academia não passa da mina dos 7 anões (acertaste em cheio na definição).
E não, não és lírico nenhum. Antes és um realista com visão de futuro
, coisa que os gajos citados antes definitivamente não são.
A gestão exemplar é reduzir despesas, mas a criatividade para se criar e aumentar receitas… tá quieto…
OOOPPPSSS!!! :oops: Desculpa lá, que injusto fui…vende-se património e pronto… lá temos um “criativo” e “talentoso” aumento de receitas para abater a dívida…
:roll:
O Diego quando veio para o Porto era conhecido como “O Maestro da Vila”
Penso que o caminho é apostar nos jogadores das camadas jovens, o mais possível. É daí que vêm as nossas grandes contratações e é aí que vamos buscar jogadores de grande categoria sem termos grandes encargos. Emprestados, temos o Pedro Celestino, o Zezinando, o David Caiado, o André Marques, o Bruno Pereirinha e o André Nogueira como talentos a aproveitar. Nos juniores que para o ano serão seniores temos jogadores como o Rui Patrício, o Tiago Pinto, o Daniel Carriço, o João Martins, o João Gonçalves, o Fábio Paim, etc. como exemplos de grandes talentos a aproveitar. Estas sem dúvida que são as nossas melhores contratações possíveis. Depois se quisermos contratar mais alguém só se for um jovem talento emergente de categoria, ou um emprestado de um colosso europeu, caso contrário o melhor mesmo é apostar nos jovens vindos do nosso tesouro, a Academia.Concordo,
e sem querer melindrar, muito tempo antes de nos presenteares com as tuas excelentes intervenções neste fórum, já o defendia, comecei a faze-lo no ano em que venderam Ronaldo, mas mais uma vez realço, É PRECISO TER CORAGEM DE DIZER A MASSA ADEPTA que uma equipa feita nesses moldes não tem ambições de maior, a não ser tornar-se um poderio a medio-longo prazo, não é possivel ser campeão com uma equipa por exemplo assim:
Ricardo
Abel-Polga-Tonel-Caneira (T.Pinto)
--------Zezinando (J.Martins)---------
Paím--------Moutinho-----------Nani
--------Liedson--------- Djaló…
É uma boa equipa, mas e tu que estas mais por dentro da formaçao e seus valores sabes bem melhor que eu, não dá para discutir titulos.
E mesmo que so se recorra ao mercado para comprar outros jovens, tb nao vao acrescentar estaleca ou experiencia.E depois, ha o elemento fulcral da questão, que é mesmo a direcção querer vender pelo menos um por época.
Imagina que esta época vai Nani (anda tdo a dizer mal, mas é o verdadeiro desequilibrador do plantel), para o ano Moutinho, depois Paím, a seguir Djaló… Got my point? A Academia trabalha bem, mas será que aquilo é a mina dos 7 anões, fonte inesgotável de diamantes?
Não me parece, tanto Ronaldo (jogador que nao sou fã), como Quaresma, passando pelo proprio Simão, se estivessem neste momento no plantel, fariam do SCP, uma das melhores equipas europeias e provavelmente teriamos dividas, sim senhor, mas que poderiam ser pagas em sucesso desportivo…Mas isto sou eu (e se calhar tu também) que sou um lirico…
Concordo convosco, mas deixo uma questão!
Jogar no escalão principal é outra coisa … se os putos se safarem, é uma maravilha … ganham experiência, o Sporting lucra! Mas e se falharem ? E se falharem por serem atirados ás feras cedo demais ?
Não corremos sérios riscos de perder alguns bons jogadores por causa de um “danoninho” ?
Uma coisa é lançar 1 miudo numa equipa de graudos … ele aprende, integra-se, joga, ganha o lugar, etc … Outra coisa é lançar uma equipa de miudos e esperar que sejam graudos …
Não sei … deixo á reflexão!
Mas eu gostava de ver!
Não sei o que é mais ridiculo: se desprezar um talelento de 20 anos como o N´doye ou querer o Roca ou o Julio Batista no Sporting.n sei pq consideras ridiculo querer roca ou batista mas são jogadores com qualidade reconhecida internacionalmente sobre se tinhamos condições financeiras para os contratar n faço a minima ideia mas principalmente o roca acredito q sim. agora faz 1 bocado de confusão tanto barulho pelo n'doye, eu dps de ler tanta gente falar dele tive com atenção aos jogos da academica frente ao porto e braga e ele n me pareceu melhor q o varela :roll: abraços
... Uma coisa é lançar 1 miudo numa equipa de graudos ... ele aprende, integra-se, joga, ganha o lugar, etc ... Outra coisa é lançar uma equipa de miudos e esperar que sejam graudos ...Não sei … deixo á reflexão!
…
Eu acrescento algo a reflexao, na decada de 80 o Manchester City decidiu formar um plantel carregados de miudos, eram vistos como talentos muito acima da media e toda a gente esperava maravilhas presentes e futuras, reultado? 2ª divisao e nenhum desses miudos alguma vez aquilo que toda a gente apontava como sendo possivel. E um caso extremo eu sei, nunca o Sporting descera de divisao em Portugal, mas serve de exemplo que nem sempre uma boa teoria resulta numa grande practica.
O que é certo é que não podemos confiar no outro tripeiro…
Por isso não vejo outra opção para alem do investimento na Academia (que me pareçe bastante fiavel).
... Por isso não vejo outra opção para alem do investimento na Academia (que me pareçe bastante fiavel).
Nao o discuto do ponto de vista economico, do ponto de vista desportivo… hmmm, o que nos mostrou a historia recente? Quem tem lucrado desportivamente com o que a Academia forma? :?:
E que tal se o Paulo Bento dizer ao Cácá, que quer o jogador X, o jogador Y e o Z.
Poderia ser que assim ficassemos melhores. Penso que compreendem o que quero dizer.
Paulo Bento não tem esse poder. Assim, eu se fosse treinador pedia este e aquele. Imagino que existem referências [que na verdade nunca o são] e Paulo Bento depois emite o seu parecer, nunca um treinador pode e deve por razões de ética pedir jogador x ou y sobretudo se atendermos à capacidade financeira quase nula do Sporting.
E que tal se o Paulo Bento dizer ao Cácá, que quer o jogador X, o jogador Y e o Z.Poderia ser que assim ficassemos melhores. Penso que compreendem o que quero dizer.
Era bom mas infelizmente o dinheiro nao abunda e o Cácá só conhece o Gilmar Veloz (pois deve ser o unico que lhe arranja comissões).
dinheiro é coisa que não abunda no Sporting…
Ora aí está uma coisa que ainda me faz alguma confusão. Somos o clube que talvez mais dinheiro fez em venda de jogadores nos últimos anos.
Somos o clube com mais lugares anuais vendidos. Somos o clube da elite.
No entanto somos os mais pobres do 3 grandes. Mas onde pára o dinheiro? Ou então, se o Benfica e Porto conseguem imaginar meios de fazer capital, porque os nossos não conseguem??? É que essa falta de capital, faz com que tenhamos um plantel mais limitado. Porque não tinhamos disponibilidade financeira, deixámos o Simão ir para o benfica.
Porque não tinhamos disponibilidade financeira, não ficámos com o Hugo Viana. mas ficamos com o Romagnoli e com o João Alves. Só os oredenados destes 2 juntos, devia dar para pagar o ordenado do Viana.
Como não tinhamos disponibilidade financeira também não ficámos com o Rochemback. Enfim… é preferivel, gastar menos e tentar a sorte em jogadores que não têm sucesso noutros países (Bueno, Pinilla, Motta, Deivid, etc…
Eu acho que o SCP deve ter um plantel de 25 jogadores, entre os quais pelo menos nove vindos das categorias de base. Isto iria permitir-nos poupar uns trocos em salários, aumentar a fidelidade e a estabilidade da equipa e estimular um maior número de jogadores formados em Alcochete. 18 vão para os jogos, os outros fazem tribuna ou banco, quando há lesões. Isto não invalida o empréstimo de outros jogadores formados por nós acerca dos quais se presume que possam vir a jogar na primeira equipa (mas não a troco de nada: deveríamos pedir opções sobre miúdos e graúdos).
No caso de não haver dinheiro (como parece ser o de agora), sanear incompetentes e substituí-los por formandos: continuo a dizer que Felgueiras, Zezinando e Varela fariam melhor ao/no clube do que Tiago, Custódio e Bueno. Marques, Celestino e Pereirinha são outros exemplos. Não percebo como é que o SCP não gere melhor as suas relações brasileiras: não há época em que não haja um ramalhete de brazucas comprovadamente iguais ao litro (Alecsandro, Labarthe e Wender, por ex.) que não pudesse ser trocado por um único tipo experiente e com vontade de se estrear na Europa.
O único jogador que ainda não rendeu do qual se pode esperar alguma coisa é Romagnoli. Eu mantinha-o até ao fim do empréstimo. Para fazer dinheiro/reforçar o plantel temos duas boas hipóteses: Ricardo, o quanto antes (e arranjar um GR menos conhecido que não tenha sido queimado, nem tenha concitado a ira dos adeptos, Benaglio, por ex.); Nani, no fim da época (que poderia ser vendido por menos do que os absurdos que se lêem se isso servisse para resgatar Viana, por ex.) Compras só em mercados secundários: África negra, América latina, Leste da Europa. O mercado nacional é inenarrável e não devemos sequer cunfia à mas eu tentaria trocar Alves por Teixeira, da Académica.
Com o cacá, nada de isto passa de miragem.
Paulo Bento não tem esse poder. Assim, eu se fosse treinador pedia este e aquele. Imagino que existem referências [que na verdade nunca o são] e Paulo Bento depois emite o seu parecer, nunca um treinador pode e deve por razões de ética pedir jogador x ou y sobretudo se atendermos à capacidade financeira quase nula do Sporting.
Jardax, mas foi precisamente isso que fez o Mourinho nos tripas! Enquanto os Caldeiras queriam era carroças de sul-americanos, o Mouras nem pensar! Sou eu o treinador? Eu é que faço as contratações. Dinheiro? Não há problema que eu escolho dentro do orçamento, mas sou eu que escolho! E o resto é história…
Continuo a dizer, este é(foi) o único erro do Paulo. Mas lá está, os comissionistas nunca permitiriam…
... Jardax, mas foi precisamente isso que fez o Mourinho nos tripas! Enquanto os Caldeiras queriam era carroças de sul-americanos, o Mouras nem pensar! Sou eu o treinador? Eu é que faço as contratações. Dinheiro? Não há problema que eu escolho dentro do orçamento, mas sou eu que escolho! E o resto é história...Continuo a dizer, este é(foi) o único erro do Paulo. Mas lá está, os comissionistas nunca permitiriam…
Estas a partir de uma coisa da qual nao tens qualquer prova, que o PB tem capacidade para escolher jogadores da mesma forma que o Mourinho… :arrow:
Pois o problema é que como o Paulo Bento subiu dos juniores para o seniores por aposta dos dirigentes que arriscaram nele, sente-se em cheque perante eles para se impor perante a direcção do clube.
O Paulo Bento sente-se assim: “epá, eles fizeram-me um favor e ajudaram-me a singrar como treinador, porque treinava garotos e por causa deles agora estou a treinar o plantel principal de um grande. E quem sou eu agora para chegar ao pé deles e dizer-lhes que quem manda aqui sou eu, ou vou-me embora.”. Eu compreendo a situação dele que está meio entalado perante aqueles que lhe fizeram vários favores, primeiro porque lhe permitiram ser treinador, e depois porque lhe permitiram chegar à alta roda em pouco tempo.
Quanto ainda àquela questão dos jovens, eu também não acredito naquela utopia dos 11 miúdos em campos. Por isso é que defendo que em muitos casos, excepto quando se tratam de talentos ao nível de um Cristiano Ronaldo por exemplo, que eles sejam emprestados uma ou duas épocas a clubes estáveis e de preferência próximos da casa. Vejam-se os casos do Miguel Veloso ou do Djaló que chegaram este ano ao plantel principal já muito maduros e que para lançá-los já não é preciso estar com aqueles complexos do ele é muito novo, ou ele não tem cabeça para isto, ou ele não passa a bola. Assim eles tiveram um ano de empréstimo num clube próximo que lhes permitiu evoluir e amadurecer, sendo observados e indo regularmente à Academia para cumprirem um plano físico de ginásio. Assim este ano chegaram ao Sporting e são quase como jogadores de 25/26 anos porque têm suficiente maturidade para chegar a um jogo com o Inter que era dos primeiros jogos oficiais que faziam, sem se notar minimamente a sua idade. E aí eu já acredito que o Sporting possa utilizar muito mais miúdos se eles tiverem o seu primeiro contacto com o futebol sénior e profissional noutro clube e depois regressarem à casa-mãe sem aquela necessidade/pressão de brilhar e se “mostrarem”.
Que dizem do Zé Pedro para médio ofensivo?É bom jogador.
Paulo Bento não tem esse poder. Assim, eu se fosse treinador pedia este e aquele. Imagino que existem referências [que na verdade nunca o são] e Paulo Bento depois emite o seu parecer, nunca um treinador pode e deve por razões de ética pedir jogador x ou y sobretudo se atendermos à capacidade financeira quase nula do Sporting.Jardax, mas foi precisamente isso que fez o Mourinho nos tripas! Enquanto os Caldeiras queriam era carroças de sul-americanos, o Mouras nem pensar! Sou eu o treinador? Eu é que faço as contratações. Dinheiro? Não há problema que eu escolho dentro do orçamento, mas sou eu que escolho! E o resto é história…
Continuo a dizer, este é(foi) o único erro do Paulo. Mas lá está, os comissionistas nunca permitiriam…
Eu também nunca permitiria. Num clube a sério quem decide essas matérias é a direcção, nunca o treinador, mesmo que se chame Mourinho.
A menos que a chefiar o departamento esteja alguém com conhecimentos e que saiba que, ao contratar 2/3/4 jogadores pedidos por um treinador especifico, os mesmos jogadores venham a servir para o futuro com outro treinador.
O que não pode acontecer é estar em Julho de 2005 a contratar extremos porque são necessários e um ano depois, com outro treinador, as prioridades serem outras e os extremos já não serem necessários.
O Paulo Bento sente-se assim: "epá, eles fizeram-me um favor e ajudaram-me a singrar como treinador, porque treinava garotos e por causa deles agora estou a treinar o plantel principal de um grande. E quem sou eu agora para chegar ao pé deles e [b]dizer-lhes que quem manda aqui sou eu, ou vou-me embora.". [/b]Eu compreendo a situação dele que está meio entalado perante aqueles que lhe fizeram vários favores, primeiro porque lhe permitiram ser treinador, e depois porque lhe permitiram chegar à alta roda em pouco tempo.
Um treinador tem um palavra a dizer, claro, mas nunca deve ser ele a MANDAR! Muito menos fazer ultimatos como no teu exemplo.
Isso de que cada treinador que chega escolhe- e compra- uns quantos jogadores ja nós tivemos com respectivas más experiencias. Quantas vezes nâo vimos acontecer que jogadores sâo postos de parte pelo treinador que vem a seguir?
Isso sâo situaçôes que nâo interessam a 1 clube, é puro desperdicio de recursos.
Nos clubes de mais successo do mundo nâo é o treinador a mandar, nâo é ele que tem a ultima palavra.
Faz-me confusão como o porto consegue ir ao Brasil e Argentina, e encontra Lucho, Ibson, Moraes e Anderson... Os nossos "profissionais" empenham-se em trazer apenas GRANDES barretes.
Podes crer!
Com esta ferramenta qualquer um encontra bons jogadores. Estranho é como o FCP os tem e o SCP não.