Não seria das piores coisas.
Mais bonito que o actual.
Do primeiro que eu e tu nos lembramos como é obvio
Eu fui contra a mudança… Mas os idiotas que lá estavam mudaram sem dar cavaco a ninguém
Não acredito que vá existir melhor que essa proposta e sendo melhor que o símbolo atual… gosto!
Concept feito em 2019.
Não gosto nada, parece o Sporting da Covilhã.
Eu por acaso gosto muito do nosso símbolo, agora claro comparando ao anterior…
Admito que seja melhor do que o atual…, mas fico sem perceber qual a razão (em termos heráldicos não vejo nenhuma) para o bordo do escudo a branco ser logo seguido de um outro bordo a verde… Reparem que a bandeira do SCP é já ela verde o que anula completamente essa segunda borda verde e até anula a sigla também a verde!.. Ora, antes de tudo, o emblema deveria ser concebido tendo em conta que será inserido numa bandeira oficial verde…, isso parece ter passado (incrivelmente) ao lado de quem o concebeu (ao contrário do representado, já o símbolo “passado” não tinha as letras a verde mas sim a branco).
Gosto do facto de que o Leão fica maior nesta proposta.
gosto da proposta, ainda que possa ser ligeiramente melhorada.
Nunca gostei do simbolo actual. Aquelas listas à adidas, enfim…
O simbolo quer-se simples, em forma de escudo, apenas branco e verde e com destaque para o leão.
No limite estilizar para uma forma mais moderna o anterior, mas simples…
o tempo muda, as coisas avançam. gosto imenso de coisas vintage, mas mal de nós se vivêssemos constantemente agarrados a conceitos datados.
odeio o emblema atual porque acho que contém uma série de erros (aos meus olhos) e tem demasiada informação.
ao mesmo tempo, não voltaria ao passado porque, à imagem de tudo o resto, não quero um Sporting eternamente agarrado aos anos 40/50 (por muito bons que tenham sido… e foram). quero um Sporting virado para a frente e não para trás.
vivemos em tempos muito diferentes. onde a informação corre à velocidade da luz e o primeiro impacto é fundamental. onde não há tempo ou espaço para o não essencial. daí o disparo que conceitos como o minimalismo tenham dado nos últimos anos (ainda que venham de trás).
por tudo isto, acho que este falado rebranding estará associado a outras mudanças. sim, falo do equipamento principal, por exemplo. cheira-me…
quanto ao emblema, sou suspeito, continuo agarrado a esta opção… na qual insisto até me mostrarem outra que ache melhor. é que continuo a ver muitas, mas sempre de tracção atrás. sempre de olho no retrovisor.
este clube precisa de visão, de pessoas e ideias que, respeitando o passado, arranquem definitivamente para o futuro.
tb gosto sim sr.
relativamente ao equipamento, não me chocaria se o o principal voltasse a ser o stromp.
Sei que é o teu favorito de outros debates, e com todo o respeito já escrevi que não me agradam os símbolos circulares, que acho de uma grande banalidade. São gostos, como está claro. Outra coisa é debater o papel fundamental do símbolo de 1945. Conversas boas, de qq forma!
Por acaso gosto muito deste. Gosto do verde mais escuro e gosto do escudo em si. Não me incomodava nada que fosse algo nesta linha
OK…, pensei que fosse já a proposta da “vanguarda iluminada”… Afinal ainda não se sabe nada de concreto da ideia peregrina…
compreendo.
o problema dos emblemas com o “escudo apenas” é que se o escudo é muito simples (como essa proposta aí em cima) fica pobre e parece que fica a faltar ali alguma coisa.
outra ideia que gostaria de ver explorada é simplificar tudo ao máximo e manter apenas e só o leão rampante.
já usámos isso numas edições vintage dumas camisolas e/ou noutros produtos.
Então não gostas do atual emblema por excesso de informação e apresentas esse que além do nome completo do clube tem ainda o ano de fundação além do escudo com o leão? Não me parece que faça muito sentido…
Não sendo propriamente fã do atual símbolo, também não gosto nada desta modinha minimalista de querer simplificar tudo, como se a sociedade fosse composta por pessoas limitadas.
Prefiro os emblemas mais clássicos, vide os emblemas dos nossos rivais, ambos têm emblemas clássicos e ao que consta estão satisfeitos com eles, não sendo prejudicados no marketing. Aliás, aqui ao lado em Espanha o Real Madrid, Barcelona e Atlético (além de outros clubes) têm também emblemas complexos e todos eles funcionam muito bem no mercado global.
Esta proposta, que não consigo concordar, está em linha com a da Juventus, Inter ou Man City que estragaram completamente os seus símbolos. O formato do escudo mantém-se igual, mas a forma como está preenchido no novo caso parece que o símbolo está “gordo”, isto porque precisamente contém muito pouca informação. O atual emblema não sofre desse problema, porque o formato do escudo é das últimas coisas que uma pessoa repara quando olha para o emblema.
Assim, a menos que proponham mais algum emblema, para mim é para manter o atual.
não gosto do emblema atual porque não tem coerência de design e aquelas listas adidas tiram-me do sério. é apenas uma tentativa bacoca e falhada de ir buscar a referência da camisola listada.
a somar a isso para que raio quero eu a sigla SCP se já lá tenho o Sporting e o Portugal?
estas duas questões são a informação a mais.
no emblema que defendo está o nome completo e o ano da fundação (que, admito, está ali apenas para preencher o anel, dando-lhe equilíbrio. ou seja, é um excesso assumido). simples e direto.
quanto ao design desse emblema, são gostos.
mas não sou fechado ao tema e daí sugerir também a adopção do leão rampante apenas. um pouco à imagem do que os Spurs fizeram.
quanto às “modinhas do minimalismo”, o minimalismo não tem a ver com o facto de se considerarem os interlocutores limitados. bem pelo contrário, eliminas o não essencial e obrigas os olhos a procurar a informação eliminada duma outra forma.
aliás esse comentário sim, é limitado e revela um profundo desconhecimento do tema.
finalmente, dar o exemplo dos emblemas dos rivais como algo a seguir… fds! são simplesmente dois abortos de emblemas que ali estão. horrorosos!
Espero que não tenham a “brilhante” ideia de substituir o Leão Rampante por um croquette com dois “t”.
Gosto imenso desse simbolo minimizava apenas o nome tirando “clube de” colocando Sporting em cima e Portugal em baixo à la man city.
Esse problema remete para os emblemas pré-1945, em que muitas vezes os equipamentos tinham apenas o leão.
A propósito a camisola do Sporting que vesti no estrangeiro que de longe meteu mais gente a olhar e perguntar por ela foi a Stromp centenário (sem patrocínio):
O que o @PauloSCP quis dizer foi que não é por um emblema ser antiquado, complicado e de gosto duvidoso que a marca deixa de vender. E isso é tanto mais válido quando o core-business de um clube de futebol é o desempenho desportivo.
O que é que interessa se um clube tem como emblema uma galinha empoleirada numa roda de bicicleta? Se a equipa ganha e leva multidões aos estádios, é a galinha empoleirada que vai ser reconhecida no mercado, é a galinha empoleirada que vai “vender”.
Um símbolo é uma construção arbitrária que serve para a marca ser identificada e reconhecida e eventualmente servirá também para projetar uma expetativa de identidade (queremos ser fortes como o leão, então o nosso símbolo vai ser um leão).
Depois o que se pode fazer é explorar comercialmente a imagem criada (se o símbolo é o leão, vamos vender peluches de leões, se a cor é o verde, vamos fazer uma parceria com empresas “verdes”, etc).
Mas de que adianta escrever estatutos a dizer que “o leão representa a força, a destreza e a lealdade”, quando o representante máximo do clube é um banana a discursar e a negociar e chegou à presidência através de uma golpada em que retirou o apoio ao antecessor num momento de crise institucional? De que adianta ter símbolos e conceitos comercialmente exploráveis, se depois não houver uma equipa de marketing competente para os explorar com sucesso? E de que adianta, num clube de futebol, ter um emblema apelativo e em linha com os mais sofisticados cânones estéticos, se os resultados desportivos não aparecem e os adeptos já não enchem o estádio?
Portanto podem fazer o que quiserem com o emblema. Porque se o presidente do clube não tem voz nem carisma e diz que o clube não tem obrigação de ser campeão, se os administradores não têm capacidade nem competência para o cargo e se os adeptos aplaudem voltas olímpicas após descalabros humilhantes, será sempre à mediocridade, à incompetência e à resignação que o emblema (e portanto a marca e o clube) vai estar associado, seja ele bonito ou feio, antiquado ou moderno, minimalista ou barroco.
A marca não vende porque não ganha, a direção não cria entusiasmo, pelo contrário, dizem coisas como não temos obrigação de passar a fase de grupos da Champions, não temos dinheiro, blablablá…
Podem mudar o símbolo, o equipamento, o que quiserem, não é isso que vai mudar seja o que for