Foi assim quando mudamos para este…
Parece que não te lembras…
Nos 2 ou 3 primeiros anos da mudança de símbolo ainda tinhas imensas coisas com o símbolo antigo…
Eu lembro.me de ser puto e querer qualquer coisa com o símbolo novo e era difícil encontrar, até os jornais e as Televisões levaram algum tempo a mudar, as vezes saia o novo outras o antigo…
Na pratica é como tu dizes, mas sabes bem que assim funcionaria sem os tais aclamados custos
Uma coisa é haver material feito com o símbolo antigo. Camisolas e merchandising e outros produtos. Claro que ninguém vai deitar isso ao lixo e vai ter que se vender tudo, deixando que os novos produtos fabricados já surjam com o novo símbolo. É óbvio. Mas nada disto tem a ver com a coexistência de dois símbolos como tu dizes. A partir do momento em que um símbolo novo sai, o outro deixa pura e simplesmente de ser usado.
Quando uma empresa com boa saúde financeira muda de imagem, pode dar-se ao luxo de substituir produtos que achar por bem por versões com o novo logo. Não é o caso do Sporting.
Os custos são INEVITÁVEIS. Toda a decoração do estádio e academia tem que ser alterada e todo o material de comunicação tem que ser alterado. Sem contar com o elevado custo da própria criação da nova marca.
Na cor do leão. O resto é quando muito desadequado ou redundante.
Não tenho pressa. Não acho que se tenha de resolver já este problema. Mas também não percebo o que há de errado em se debater a questão. Não percebo a necessidade de se estar sempre a escrever que há coisas mais importantes a discutir, parece que se está a tentar varrer o assunto para debaixo do tapete.
[hr]
Edit: Já agora acho que seguindo o clube um trajecto ideal de recuperação financeira e desportiva, 5 a 10 anos é um prazo realista e desejável para resolver o assunto.
Joaommx, já vi que és a favor da mudança do símbolo, ou do regresso ao símbolo antigo. Como já deves ter percebido eu não sou. Não quero esconder este assunto, apenas não vejo interesse em se fazer tal mudança.
Não quero camuflar este problema com outros problemas, apenas não acho que este é um problema.
Acho bem haver diálogo sobre o tema, nem que seja porque existe um Sportinguista que vê-o como sendo um problema.
O símbolo, mal ou bem, está associado ao Sporting, nunca a quem o geriu. Posso acreditar que quem geriu mal o Sporting foi por puro aproveitamento, mas será mais fácil acreditar, a meu ver, que foi por pura incompetência, e por não saber o real valor do nosso Sporting. O símbolo nada tem a ver com isto.
Obviamente que o símbolo nada tem a ver com isso. E já o disse no passado: sejam os próximos 10 anos altamente vitoriosos e os Sportinguistas irão esquecer esse rótulo manhoso e irão olhar para o símbolo com olhos positivos. Não é por mudar que o futuro vai ficar mais risonho.
Quanto à questão de debater ou deixar de debater o assunto: ninguém impede absolutamente nada. O Miguel Paím e o André Patrão iniciaram, por eles próprios, uma revolução no clube. Se alguém está assim tão contra o símbolo, pode optar de livre vontade por um caminho semelhante.
Só que eu já sei o que a casa gasta (e por casa entende-se “mentalidade portuguesa”, não Sportinguistas) e sei que temos tendência a tomar opções precipitadas quando embalados pelos outros. E dinheiro mal gasto, agora não precisamos.
Mudança, nada de regressos que o outro já teve o seu tempo. Quero é um emblema coerente com todos os anteriores e sem acrescentos redundantes ou descabidos.
Não estando em causa tudo o resto que disseste, por acaso não foi isso que aconteceu. Os equipamentos desse ano tinham o emblema antigo ou o novo à venda, ou seja, podias optar. Eu tenho um com o antigo.
Correcto, mas isso não é a mesma coisa que coexistência. O Sporting deu a oportunidade a quem ia comprar algo “antigo” a ficar com algo já modernizado. Provocou a mudança e a habituação à nova imagem.
(nem sou muito destas coisas de apenas bonecada, mas aqui nada a acrescentar - é isto mesmo, há prioridades!)
[hr]
Mesmo assim, uma coisa quanto a esta coisa dos emblemas: para mim, esta coisa do “o antigo é que é!”… É para quem viveu e cresceu com ele. Esse é o único motivo! Ou vão-me dizer que é porque existiu durante mais tempo? Ele é mais Sportinguista que os outros? Para mim não. Os sócios decidem o seu emblema.
Em termos puramente estéticos, preferia uma modernização do 1º ou, melhor ainda, sacar aquele escudo do 2º, usando ainda as cores verde+branco ou verde+prata.
Há muita coisa onde gastar o pouco dinheiro. Mudar de símbolo implica um investimento de algumas centenas de milhares de euros. Não é como mudar o logo de uma churrasqueira.
A meu ver, há coisas mais importantes 1º. Fosso, cadeiras, pavilhão, pagar salários, etc, etc, etc.
Tenham lá calma com o símbolo. É normal a maioria aqui preferir o anterior, porque viveram muito tempo com ele, e conheceram o Sporting com aquele símbolo. Há milhares e milhares de jovens que só conhecem este mais recente, e aposto que o atual será o seu favorito.
O novo símbolo é bonito e moderno. Vamos resolver coisas mais importantes primeiro.
Não podia estar mais de acordo, palavras certeiras a 100%.
As criticas que têm sido feitas (umas por aqui outras que vou ouvindo) ao novo emblema têm sido:
1 - Riscas: “mas o SCP é alguma adidas para ter no emblema riscas?”… Não, não é a adidas mas foi a adidas que inventou as riscas? Não. O Sporting equipa com um equipamento listado e as listas no emblema tornam-no mais moderno e com mais uma componente que une o emblema ao clube.
2 - Ter a palavra Portugal: “mais um elemento que enche o emblema” - A palavra Portugal vem tentar contrariar a tendência absurda de chamar ao Sporting clube de PORTUGAL de Sporting Clubde de Lisboa, isto acontece n vezes na europa.
3 - Emblema perdedor: “este emblema é do tempo dos croquetes, é um emblema perdedor” - Mas o emblema é que joga? O culpado destes anos não foi o emblema mas sim quem andou a roubar, perdão gerir, o SCP.
Não temos propriamente dinheiro para gastar em coisas menos importantes, caso existisse ainda concordava em se fazer um referendo para os sócios decidirem a melhor opção, mas estando nós ainda numa situação frágil vamos é gastar as baterias e o dinheiro em situações mais importantes e mais necessarias para fazer deste simbolo um simbolo vencedor
Bem verdade, mas há estilizações de um Leão rampante bem superiores, conforme referi noutro tópico
Desconhecia que os sócios não foram tidos nem achados sobre o novo emblema… O património simbólico é fundamental, se os sócios não são chamados a pronunciar-se então o SCP não é dos sócios… Tão simples quanto isto.
Com tanto assunto bem mais importante pra tratar, pk carga de água têm vir isto agora à baila? É assim tão ilegal? Opa há dezenas de brasões, muitos deles de juntas, que nem sequer cumprem as normas padrão e são ilegais a 100% e ninguém liga a isso!! Utilizam nos normalmente em oficios, editais, etc e a malta não liga a isso. São questões menores… Pintelhices…
Desde que o emblema esteja minimamente de acordo com os estatutos, que importa se o leão e branco ou amarelo, pequeno ou grande?
Totalmente de acordo, não percebo o porquê de querem mudar o símbolo, só vem enfraquecer a marca e cada vez mais dar a ideia de falta de identidade, somos dos Clubes que mais vezes mexeu naquilo que deve de ser a sua identidade fixa… o símbolo.
Já agora tanta “mariquice” como a estilização do Leão rampante, dando o exemplo de uma marca mítica no mundo automóvel… Quantas vezes a Ferrari mudou o símbolo ou “melhorou” a estilização do seu Cavalinho Rampante?
pois é… quando se fala em Ferrari o que vem logo à cabeça? Aquele símbolo que é assim desde 1932
Imaginem quando se fala em Sporting Clube de Portugal o que virá à cabeça…
Venham as vitórias e ninguém quer mudar o símbolo, fazer constantes mudanças de um símbolo logótipo é sinonimo de fraqueza, de marca sem grande inserção de mercado, e pior… falta de personalidade e união a nível interno numa empresa/Clube.
Já dei a minha opinião há 3 anos na primeira página do tópico e mantenho-a, o atual símbolo está muito bem conseguido, ainda tem pouco tempo e é para manter, para além de que não tem culpa de não ter apanhado boas épocas.
1907… Fica-se sem perceber para que serviram as alterações posteriores. Apenas 2001 trouxe mudança significativa com um escudo pequeno dentro de um maior… O emblema de 1907 com uma melhor estilização do Leão era quanto bastava de facto…