Já eu não o acho nada bem conseguido, em vez de evoluir paulatinamente ao longo dos anos dentro da mesma matriz, como fazem o Barça ou Real, fez-se uma ruptura sem grande lógica, e a história de andar anos a fio com o símbolo incompleto sem as letras irritava-me particularmente. É claro que todo o processo à volta da sua criação criou um gosto amargo que o ajudou a inquinar.
Ainda sonhei que com BdC o tema voltasse à baila, tenho ideia de ele ter falado disso em 2011 e/ou 2013, ou que com o pavilhão se aproveitasse para relançar a marca, mas claramente o tema caiu. Agora, é obviamente uma questão de opinião de cada sócio e adepto.
Tenho de discordar e alertar para o seguinte: olhando para a história do emblema vemos que ou se colocaram as três letras da sigla ou se optou por Sporting e Portugal por extenso… Os dois é que vai contra a lógica, a história, e o bom gosto (excesso absurdo de letras e de palavras)… Veja-se o precedente de 1913. O que se fez agora já tinha um precedente bem antigo, não foi uma inovação total (exceto o duplo escudo).
O emblema de 1913 também seria bem bonito, se não fosse o desenho do escudo em vez de terem colocado o Leão a ocupar toda a oval interna verde. Estes escudos “rocócos” são feios.
Há época, lembro-me de ter lido que terá havido pressões para impor a sigla por parte de setores que invocaram os estatutos, mas já não me lembro dos pormenores… Isso foi feito, e alterou-se o desenho inicial que era sem sigla. Curiosamente, o grande emblema pintado nos azulejos no exterior do estádio tem a sigla a verde, o que também não corresponde aos estatutos (deve ser a branco)…, mas enfim… Talvez alguém aqui possa precisar o que aconteceu, mas lá que houve uma questão com a sigla houve…
A grande maioria das representações do símbolo aparece com a sigla a verde, aliás desconhecia essa disposição estatutária. A representação mais estranha foi num anúncio do Campo Pequeno sobre a corrida Sporting, com metade do símbolo a branco:
Lê-se no “Site oficial do Sporting Clube de Portugal, no título Ambição e Dinâmica de Vitória” que:
“Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting… Não de oiro armado de vermelho em campo azul, como nos Pombeiros, mas de prata armado de negro, em campo verde,… O verde fora de facto sugerido pelo Visconde de Alvalade…”(sic)
Assim, a História revela que o Leão rampante do SCP foi concebido, logo de início, de prata e com garras negras… O pormenor das garras ficou rapidamente esquecido…, mas só este século houve a ousadia de transformar a prata em ouro e, assim, se contrariou a vontade e decisão original, que, deliberadamente, mudava o ouro em prata e o azul em verde… Só espero que amanhã não se transforme o Leão rampante noutro tipo de leão heráldico…
Fantástico, nunca tinha visto o brasão original. E esse desrespeito à passagem do símbolo para prata em fundo verde é outro dos motivos que me irrita no símbolo actual.
Nem mais. Há que evoluir em certos aspectos mas respeitando os nossos pergaminhos. Há pequenos pormenores que nos conferem mística e identidade. O Leão de Prata com garras negras em fundo verde é o nosso real símbolo! Recuperemo-lo brevemente!
Muito bem observado, como se pode querer preservar as origens do emblema retirando a sigla?
Quando a alteração seguinte foi feita a sigla converteu-se na nomenclatura, portanto embora “diluída” continua lá, “desaparecendo” para dar lugar ao nome completo.
É só essa incongruência que aponto, de resto muito interessante o tópico e também nunca tinha visto o brasão matricial.