3 atletas já oficiais para reforçar 2011
Duarte Gomes (ex-EFBO)
Nicolás e Jacobo Afonso (ex-Vitória), filhos do Nuno Afonso
3 atletas já oficiais para reforçar 2011
Duarte Gomes (ex-EFBO)
Nicolás e Jacobo Afonso (ex-Vitória), filhos do Nuno Afonso
São boms jogadores?
Dizem que os filhos do Nuno Afonso sim. O Duarte Gomes nao sei, mas tem jogado alguns torneios com a nossa equipa principal
Jogou no da Pontinha e este fim de semana no do FC Marinhas
Martim Lume (2012, Estoril) é estupendo. Beneficiaria ficar mais uns anos onde está a ter muito jogo e habituar-se a assumir-se como estrela, mas é obrigatório termos o miúdo controlado
Hoje em dia os nossos rivais chegam mais rápido aos miúdos! No meu distrito onde a qualidade não abunda, qualquer miúdo que seja melhorzinho é logo chamado a treinar e fica “controlado”. Soube hoje que um miúdo de 8 anos do Estrela de Almeida assinou pelo Benfica.
Neste caso o tema é outro. Um miúdo de 8 anos não vai assim para Lisboa sem mais nem menos…
Se assinou pelo Benfica é porque vai para o CFT deles de Viseu. Problema? O Sporting não tem AFS nessas zonas - temos em Coimbra, Aveiro e Porto.
O Benfica tem em Viseu, em Vila Real… E nessas zonas limpam quase tudo
Problema é que eles nem sequer são sinalizados embora saiba que aparecer aqui alguém diferenciado seja muito difícil mas… Em tempos tivemos um protocolo com um clube de Viseu (muito antes das AFS) e de pouco adiantou. Eu sei qual é o problema mas pronto
O problema é não estarmos a investir o suficiente para expandir essas infraestruturas. Eles estão.
Pensa, para um miúdo dessa idade, dessa zona, os pais metem-no no Benfica em Viseu ou no Sporting em Coimbra/Aveiro? É óbvio…
E assim, todo o talento que aí aparecer eles apanham-no facilmente. Esse é o problema.
Nós é o contrário… já suprimimos uma AFS, vamos ver se fica por aqui…
Falas de Braga ou??
Braga já foi, vamos ver se não vamos acabar com mais
Braga compreende-se. Não fazia sentido ter Braga + Porto.
Se vamos acabar com Aveiro… Mau sinal.
Já confirmado há uns tempos, inclusive andava a vir a torneios connosco - Nadilson Silva (2013), reforço vindo da EF D. João I
O problema são os coordenadores de zona que só assobiam.
O Benfica tem levado a treinar os melhores de cada clube e nós?
E os coordenadores de zona é que assumem a decisão final por inteiro? Ou é um parecer partilhado com maior peso do “poder central”?
Não tenho grandes dúvidas que os coordenadores de zona fazem o trabalho de referenciação, e provavelmente até lhes dava jeito que miúdos fossem fechados, era um reconhecimento do trabalho deles.
Agora outra questão importante é as tais infraestruturas como o @PedroP falou.
A grande maioria dos pais vai sempre optar por o mais conveniente e com menos custos e que mais ajude a logística familiar.
Portanto tendo mais espaços espalhados por território nacional, invariavelmente fará com que “fechem” mais miúdos.
Isto resulta da diferença de investimentos, que apesar de estar a ser reduzida ainda é um “gap” assinalável entre SCP e slb.
Outra questão é fecharem um miúdo de 8 anos;
Que garantias consegues nessa idade de prever um futuro ao miúdo? Se terá nível Sporting ou não daqui a 2/3 anos? Se valerá a pena o investimento feito no miúdo?
Vou te dar um realidade da formação nacional, o slb tudo o que sabe dar um pontapé na bola vai a captação.
O Sporting é mais criterioso nesse processo, até porque é uma coisa lógica, e a tendência demonstra-o, é impossível saber com alta exactidão o que vai dar um sub 8, 9, 10, ou 11.
Depois a questão que se tem de fazer é:
Desses CFT’s a mais que o Slb tem em relação a nós, que miúdos chegaram à equipa principal e geraram mais-valia?
Será que vale a pena o investimento?
Nem tudo está bem no Sporting a nível de formação, mas ainda assim gosto e identifico-me mais com esta ideia de não, fechar por fechar, talento precoce.
Imagina que é o teu filho e com 8 ou 9 anos, entra no mundo do clube e depois passados 2 anos correm com o miúdo.
Como fica o miúdo? Será que tem equilíbrio suficiente para lidar com a rejeição? Ou como acontece com alguns até querem desistir do futebol?
Tudo isso deve ser ponderado antes de tomares a decisão de “iludir” uma família e um menino de 9 ou 10 anos.
Muito isto que queria dizer, obrigado
Claro que vale. É possível identificar certas características desde muito cedo e é por isso que os jogadores o fazem. Além disso, nestas situaçãoes não são investimentos propriamente enormes.
Opa, olha, assim de repente tens o Gonçalo Ramos, António Silva e João Neves - todos de caras. Quanto a nós, as AFS são mais recentes, portanto ainda ninguém.
Não sao investimentos enormes é vdd, mas o que digo é que por vezes é dificílimo prever numa idade tao jovem com exactidão o futuro de um jovem.
E por vezes msm esses com características diferenciadas e que apresentam maior performance imediata são, normalmente, os que menos conseguem tornar se profissionais.
A pergunta do CTF’s é exatamente para comparar
No algarve, de onde é o Neves e o Ramos, temos.
De vila real que acho que é onde é o Tó Silva acho qjs não.
Mas isto terá sempre q ser visto de uma maneira mais aprofundada.
@PedroP explica-me lá uma coisa porque certos assuntos não domino porque me escapam algumas peças do Purzzle.
Li uma matéria penso que no tópico Academias Formação do Sporting, em que os treinadores da AFS do Algarve é que tinham gastar do seu próprio bolso em despesas como a gasolina, fazer transporte de miúdos usando a sua própria viatura, acho também material desportivo como as bolas(aqui sem certezas).
Em vez gastar os milhões no Polo EUL não era melhor gastar na melhoria condições das AFS de todo o país evitando gastos e desgaste que treinadores têm ou criar novas AFS em regiões onde não existe ‘Marca Sporting’ digamos assim ?
Visto que a nível de selecções jovens estamos a formar em grande quantidade e qualidade, não era melhor chegarmos a um meio termo do que @Scp95 descreveu?
Ou seja a nível de recrutamento de miúdos.
Tudo o que sabe dar um pontapé numa bola representa o 8
Recrutar um misto jogadores que dão uns toques com jogadores mais técnicos representa 40
Critérios mais apertados no recrutamento representa o 80
Fazendo paralelismo no Ministério da Saúde , onde existe falta de médicos em todo país , mas as faculdades insistem na média 18,6 e se calhar baixassem para 17 ** ( o tal meio termo) **o problema da falta médicos ficava resolvido.
O Sporting insiste em recrutar jogadores de 18,6 valores que podem gerar Vendas de dezenas de milhões.
Mas existem jogadores de 14 , 15 ou 16 valores que podem gerar boas vendas, dou sempre o exemplo do Tobias Figueiredo por 6 milhões para o Nothigam Forest, permitindo esticar o orçamento para contrataçōes na Equipa A de Séniores.
Se isso for verdade é um bocado grave. Vê se consegues confirmar mesmo se é assim, mas acho que devia ser o clube a estar encarregue disso…
Claro, mas para todos os efeitos as AFS já são uma extensão do Polo EUL. A meu ver era essencial não só melhorar condições (porque isso é crucial para atrair miúdos) e expandir a rede.
Fazendo aqui um aparte - as coisas não funcionam propriamente assim. As faculdades têm x vagas, digamos, 500 para exemplificar. Candidatam-se 1000 alunos a esse curso, mas só ficam colocados os 500 melhores. As médias que se ouvem falar é a nota do 500º colocado. Não são as faculdades que decidem estas médias…
Sobre o recrutamento, eu não acho que haja falta de jogadores - pelo contrário, há cada vez mais praticantes. O Sporting, como as outras grandes Academias fazem, deve focar-se em em recrutar aqueles que podem chegar à excelência e por isso é que os jogadores são identificados desde muito cedo. Se fores a ver, que jogadores portugueses é que singraram com um bom nível no futebol profissional, quantos não passaram pelo formação de um Sporting, Benfica, Porto ou Braga? Muito poucos…
Claro, eles existem, mas aqui trata-se de analisar as coisas olhando para as probabilidades. Dentro desses “jogadores de 18,6 valores”, já só uma pequenina parte é que vai singrar a um bom nível. Outros serão o tal meio termo. Provavelmente o Tobias seria um desses de 18,6 valores! Mas nem todos vão chegar lá - só uma pequena parte vai!