Rebranding do Sporting

Vinha aqui postar isso

Podíamos tão bem fazer o mesmo

https://www.instagram.com/p/DCePfB0i7Xa/?img_index=1

O 433 fez uma publicação no instagram com algumas alterações de símbolos ao longo dos anos. O do Ajax honestamente não gosto muito, mesmo sendo o antigo, parece-me estranho. Preferia o anterior.

Péssima mudança

1 Curtiu

também não sou grande fã da mudança, mudar só porque é “antigo” nem sempre faz sentido.

1 Curtiu

No caso do Sporting, e na minha opinião, seria um upgrade. Reverter para o anterior ao actual.

Já passaram mais de 20 anos e ainda não me habituei

1 Curtiu

nem que fosse uma mix do anterior com um toque moderno no leão. gostei também de ver o simbolo utilizado nesta especie de stromp

3 Curtiram

Cagaram no minimalismo

Concordo. Aliás em ambos os casos seria um regressão sem sentido.

Entende a nostalgia de alguns e claro que os gostos são pessoais (eu faço parte da minoria do forum que gosta do logo actual e prefere o leão dourado.) mas em termos técnicos não faz qualquer sentido essas regressões saudosistas.

1 Curtiu

São casos completamente distintos, esta imagética do Ajax que vão recuperar é muito mais pesada. Mas o historial deles é fraco a este nivel.

Pouco de nostalgia, quando o emblema actual é em tudo inferior (lá está, opinião).

Mais cedo ou mais tarde vão ter de mudar este emblema. E já vai com 20 anos de atraso

Mas alguém sabe quando voltam a tocar neste tema?

Estamos de acordo que é uma questão de gosto/opinião.

Primeiro não gosto do antigo. Segundo até gosto bastante do actual.

Tecnicamente em termos gráficos acho que também é muito mais eficaz. De qualquer das formas acho que qualquer alteração deve ser sempre para a frente e nunca para trás.

:slight_smile:

Esta é a parte em que discordo mais.
E digo isto como Designer Gráfico de profissão.

O emblema actual, à imagem do estádio actual, surgem da mesma sequência trágica de eventos. Da mesma realidade trágica na história recente deste clube - O Croquettismo.

Mas sim, no fundo é tudo uma questão de gosto.
Dito isso, o tal “andar para trás” nem sempre é sinal de regressão.
Bom exemplo disso é como algumas marcas automóvel, muitas delas centenárias, optam exactamente por fazer esse caminho, de ligação ao passado recente (ou distante).

Se és designer tenho algumas perguntas sinceras.

Propunhas um regresso ao logo anterior integral ou algo “inspirado” mas actualizado?

Achas a tipografia do logo antigo bonita? Confesso que para mim é o pior mas há vários elementos no logo que além de não gostar me parecem "datados ".

Ao contrário de ti não sou designer, na minha vida profissional e artística sempre tive que trabalhar com muitos e a verdade é que sempre fui uma grande dor de cabeça para eles. Parece haver um padrão :sweat_smile:

Não me chocaria regressar ao anterior, sem alterar.
Mas admito que seria muito mais produtivo mexer no escudo.
Podia ser o escudo (e leão) a sofrer um face-lift.

Adoro.
É para mim toda a essência do emblema anterior.
Única e apenas nossa. Mítica sigla do SCP.
Ao contrário do lettering usado no actual - uma font completamente corporate, sem um mínimo de identidade ou carisma.

Quem decidiu acabar com o Sporting antigo, quer emblema quer estádio, foram os croquettes, gente sem um mínimo de gosto ou tacto. Malta do mais yuppie e corporate que pode haver. Tudo amigalhaços que queriam transformar o SCP numa cash-cow para a grupeta do compadres…e ai de quem se insurgir.
Ganhou a ignorância.

@shore

já aqui tinha deixado este. ^^^^^
Mas apenas coloquei esta font na sigla a pedido de alguém.

Para mim seria sempre este

10 Curtiram

Mais uma a mudar (qualquer coisita)

Acho que nos próximos anos não irá acontecer por cá… Espero estar enganado.

Não deve faltar muito para este tema voltar a surgir na agenda mediática…

1 Curtiu

Eu fazia um rebranding de treinador.

4 Curtiram