Tirei isto de uma nota do Wikipédia:
" Embora o clube utilize a palavra Clube em português por questões de simplificação, o seu nome de fundação é Sporting Club de Portugal, como presente em todos os seus símbolos, nunca tendo sofrido alterações formais em Assembleias-Gerais do Sporting."
Sem o “e” no “clube” fica melhor. Podiam começar por aí.
Dourado = O que tem cor de ouro… Não percebo essa correção. Os símbolos de clubes de futebol que eu saiba não são brasões e não têm de respeitar as regras de heraldica. Por acaso o leão que tiramos era de um brasão mas fica por aí a ligação não? Estou mesmo a perguntar se há algum motivo muito óbvio para o cuidado que estás a ter que eu não saiba ou não.
Por mim, o essencial do emblema do Sporting é um brasão antes de qualquer outra coisa… Em sentido restrito, o termo brasão refere-se apenas à descrição do desenho inserido no escudo de armas.
Quando digo de ouro apenas quero dizer que a leitura técnica é “de ouro” ou de “prata” e não dourado ou prateado… Se podemos dizer corretamente por que não fazê-lo? Não custa nada… e soa melhor.
Claro que o termo brasão sempre se aplicou às mais diversas entidades ao longo dos séculos… Hoje muitos emblemas revelam bem a sua raiz heráldica, outros não.
Fiz esta experiência, mais uma vez de forma muito amadora e com arestas por limar, mas até gostei do resultado. Como conceito, acho que poderia funcionar bem: simples, moderno, mas com ligação ao passado.
Com muito respeito a todos. Mas pelo amor de deus, não queiram mudar o nosso (belo) símbolo. Não precisamos de um clube ainda mais comercial. Nem devíamos ter mexido em 2003… Se for para fazer alguma alteraçao ao atual, ao menos usem o antigo com pequenas alterações
Supostamente os estatutos também dizem, ou ouvi dizer que dizem que os equipamentos (camisola) principal tem de predominar as cores verde e branco, e este ano tem lá preto M.q.B.