Parece-me que será mais ao contrário. Com tanta variedade de logos que vamos ter (normal, verde elétrico, etc) vamos ter de base um emblema flexível
com tanto equipamento, a cor ainda será verde? o leão irá se manter?
Circula nos novos jogadores, a foto ao lado do simbolo com led/leão branco que não sendo o simbolo reformado, fica bastante melhor.
Parece mesmo que o “rebranding” era o leão para branco e mesmo assim não mudou em todas as plataformas.
Folheando na Fnac, em “Emblemas em Campo” de Miguel Metelo de Seixas, este escreve que, na famosa conversa entre José Alvalade e Fernando Pombeiro (e mais duas personagens), este tinha “autorizado” o uso do Leão rampante desde que o campo passasse de azul para verde… e que o Leão fosse de prata.
Ora, em tudo o li até agora apenas vi referência ao pedido da mudança do campo do escudo de azul para verde. Em lado nenhum li que Pombeiro também tivesse pedido mudança no “metal” do Leão de ouro para prata.
Alguém tem informação sobre a veracidade do que escreve Seixas? José Alvalade também se comprometeu com o “metal” do Leão rampante? Ou foi decisão posterior?
Entretanto fiz mais umas brincadeiras… Mudança de escudo, para que a sigla possa ficar no interior de forma harmoniosa (não funciona tão bem com o actual).
Dá uns ares de Aston Villa ou não? Não desgosto mas também não adoro… não me importava nada que fosse algo do género do que temos na atual camisola “Stromp”, só não sei se metendo a sigla não ia estragar um bocado visto que o logo é redondo.
A 1ª opção já foi várias vezes aqui apresentada.
A 2ª, com essas risquinhas da Adidas, nem merece comentário. Big fat NO.
De resto, muito obrigado.
Até gosto da segunda, mas percebo que não seja “Nike”
A mim dá-me sempre mais ar de selecções, com a neerlandesa à cabeça… Mas é um caminho interessante e decidi experimentar. Tem alguns pontos positivos, como o uso da sigla dentro do escudo (que dá jeito), de forma simples e harmoniosa, se quisermos evitar as formas redondas/ ovais.
O da actual stromp tem muito do nosso primeiro emblema. E voltar lá também poderia ser interessante. De certa forma, continua actual e vai ao encontro da tendência para o regresso aos emblemas originais. A questão é que não funciona tão bem com uma simples substituição pelo leão actual (fica esquisito porque o leão é mais “direito e longo” como o de 1930) e o original talvez precisasse de uma nova cara.
Dentes e garras nesse Leão!.. Ou desdentado e desarmado é que é moderno, é que é Sporting…, quando nunca foi!
O termo correcto é: estilizado.
Tens de considerar todas as aplicações do branding do Sporting, neste caso o leão.
Tanto pode ser numa camisola (emblema ao peito), como numa parede (gigante), como num caneta ou num pin (minúsculo).
O leão do símbolo actual não parece “desdentado e desarmado”… apenas é um leão estilizado, condizente com aquilo que é necessário.
Se essas mudanças que propões fossem implementadas, não se detectariam em mais de metade das aplicações do Símbolo.
(Eu pessoalmente discordo absolutamente dessa mudança. Esse leão que postaste é feio que dói…. Mas lá está, gostos…)
Nesse aspecto é interessante ver a evolução do símbolo da Peugeot, acaba por ter várias semelhanças dado que o tema central é o leão. Na última evolução substituíram o leão inteiro pela cabeça. Ou seja todas as marcas evoluem não é necessário andarmos 100 anos agarrados ao passado.
Que o Leão Rampante seja um passado sempre presente… Conservar, continuar.
Epá, o logo da Peugeot até pode ser uma mudança, mas não é evolução coisa nenhuma. Ninguém disse que para evoluir tem que se desenhar apenas a cabeça do animal. Eu pessoalmente espero que o Sporting não vá por aí.
Dentro da modernidade que se tem visto, não me admira que o mudem para um símbolo redondo só com a cabeça do leão lá dentro
Se é para ser “menos é mais” então o simbolo da Stromp deste ano mais um “SCP” em cima está feito.
Lição…