Rebranding do Sporting

Coisas como as que o @bukowski diz são aquelas que me fazer ser só tipo 80% a favor de voltar ao emblema anterior, e não estar convicto a 100% de que esse seria um melhor caminho. Isso, e não termos esse precedente de regressar a um emblema anterior.
Eu acho o emblema de 45 o melhor de todos, e até posso dizer que, aquando da mudança de emblema (eu teria cerca de 10 ou 11 anos na altura), eu até fiquei contente, pois achava o emblema novo bem mais bonito. Mas o tempo foi passando, também comecei a achar mais graça ao “retro”, e também ajudou o facto de termos passado tanto tempo na miséria com o emblema novo. Mas reconheço que os miúdos possam já estar demasiado acostumados a este. E com estes dois campeonatos “novos” então…

O actual estava tão na cara que ia correr mal… Das coisas mais genéricas de sempre, formato redondinho e letras do nome chapa 5, leão virado para trás contra-intuitivo - um absurdo heráldico.

Eu gostava do símbolo dos anos 90 com as riscas grenás e azuis, bastante distintivo.

1 Curtiu

A diferença é que, além das décadas de registos históricos, tem existido vários equipamentos que utilizam o equipamento de 1945, conheço tanta gente dos 30 para baixo que preferem esse símbolo. Dizer que ninguém dessa faixa o conhece ou tenha preferência… simplesmente não é assim.

Ainda não cheguei aos 30 e prefiro 1000x o símbolo antigo a este “novo”.

1 Curtiu

Eu pessoalmente só acredito que devemos sair do emblema atual. Se for para voltar para algo mais próximo ao anterior, que seja. Se for para algo mais ousado, que respeite o clube, que assim seja. O Man City mudou o seu emblema em 2016 para algo muito parecido ao emblema que usavam antes, e acabou por funcionar bem. O Tottenham tirou todo o excesso do seu emblema, voltando para a simplicidade que tiveram algumas décadas antes, e continua a funcionar perfeitamente. Penso que a geração atual iria apoiar qualquer coisa bem pensada e bem feita.

Vejo 4 opções com bons olhos:
1- Modernizar o nosso emblema anterior. Escudo verde, leão branco, borda branca e SCP acima. Simplificar os detalhes clássicos na borda e no leão. Talvez trazer a língua vermelha.

2- Tirar o excesso do emblema atual. Deixar apenas o escudo interior com a sigla acima.

3- Mudar para apenas o leão e a sigla, acima ou abaixo. Caso necessário, usávamos o ovo para ajudar na aplicação.

4- A mais ousada, mudar para apenas a cabeça do leão, como já foi sugerido por aí há muito tempo, com a sigla a acompanhar.

As primeiras duas opções provavelmente seriam as mais fáceis de serem aprovadas em assembleia, as outras duas seriam mudanças maiores na marca.

2 Curtiram

Concordo no geral. Tenho menos de 30 e gosto bastante do símbolo atual (apenas metia o Leão amarelo de outra cor). Gosto também do antigo, mas lá está, por exemplo, o meu pai tem muito mais afinidade com o antigo que com o atual. Eu o contrário.
E neste caso em específico, acho que o nosso atual está bem conseguido (comparando com casos atuais como Juve, City e outros)

Eu estou a chegar aos 40, mas não me choca a modernização das coisas. O símbolo atual não me choca minimamente e é um sinal da evolução gráfica dos tempos.
A história não se apaga por usarmos um novo símbolo. Cada coisa no seu devido lugar.
Bem como alguma “fuga” no design do merchandising. Há uma máquina e necessidade de fazer dinheiro. Tudo sempre igual desmotiva à compra.
Nunca se vai agradar a todos e nestes tempos tão heterogéneos ainda menos.
Se no fim o clube sair a ganhar, ótimo.
Juntando uma imagem moderna, de galvanização, a um crescimento desportivo e financeiro sustentados, é win-win situation.

1 Curtiu

Eu gosto do antigo e não desgosto do novo. A alterar o símbolo, diria que ficava só com o leão (removia o escudo).

como vês pelas outras respostas, nem aqui que é só geeks da coisa (a começar por mim), essa tua opinião é consensual. aliás, está muito longe disso.

WTF?

Claro que está desproporcional… é um leão estilizado. :sweat_smile:

Been there, done that

:slightly_smiling_face:

8 Curtiram

Como já tinha referido. Esta para mim, é a melhor versão de todas, do emblema antigo. Emblema mais “gordo”, com o leão mais encorpado e a preencher bem o escudo. A
Moldura do escudo fina e não uma linha super espessa. Só falta a parte inferior mais bicuda.

Reparem que o SCP mais gordo na parte de cima e mais fino na parte inferior, dá uma harmonia ao emblema.

Pronto, é pegar nisto e fazer no pc, mais perfeitinho.

Ps: Nas camisolas, o emblema devia ficar sempre dentro do ovo verde. Foi assim durante 60 anos e deveria continuar.

3 Curtiram

Tenho 27 anos e o símbolo antigo tem, para mim, uma simplicidade e imponência incomparáveis.

O símbolo atual é, na minha humilde e muito pouco informada opinião, uma modernização daquela era falhada das modernizações com demasiado ruído que foram feitas durante os anos 2000-2010…

O meu irmão, que à data tinha 14 anos, achou o equipamento de 2018/19 como o mais bonito de que se lembra apenas por conter aquele símbolo.

O novo equipamento branco esgotou em poucos dias, creio que por muita influência do uso do símbolo antigo. Acredito que muitos dos compradores tenham sido jovens não-geeks.

Posto isto, não discordo que um rebranding passaria por aquele que circula por aqui, com o formato do escudo antigo e o leão novo a branco com uma fonte ligeiramente modernizada em cima com o “SCP”

4 Curtiram

Não é consensual essa, nem a oposta. E não se divide por linhas geracionais.

1 Curtiu

Para novos e velhos, a menos que sejam do tacho, o símbolo actual é a representação de tudo o que está de errado no clube.
O expoente máximo da croquettização do clube.

1 Curtiu

conversa da treta. também é o emblema das fases mais “tituladas” da história do clube, em todas as modalidades. cada um associa ao que quer…

Para mim “conversa da treta”, é chamar isto de conversa da treta.

Tb o Alvalade XXI viu grandes noites, e conquistas, e não deixa de um estádio feio.
Este não deixa de ser um emblema trágico.
Mal concebido, nem sequer foi dado a apreciar aos sócios, e sem qualquer tipo de fundamento nas tradições do clube.

Até a FONT usada no emblema é uma FONT da moda dos 00s.

Está para o clube, como o estádio está para o conforto dos adeptos.
Serviu durante uns anitos, mas em nada nos representa.

primeiro fazes uma associação que foi o que rebati, acabas a discutir o design do emblema (que odeio, por sinal)… ok.

como já disse, cada um associa ao que quer.

por mim, muda-se apenas porque é muito feio.
preferia algo mais simples na linha de algumas propostas já aqui feitas. Leão e sigla, Leão e Sporting/Portugal, enfim algo condizente com o ano em que seria concebido.

Para mim, algo neste sentido era um rebranding perfeito. Menos é mais.
Vai buscar uma ligação ao símbolo que a maioria mais gosta, eu inclusive, e não deixa de ser uma modernização.

Novos tempos com orgulho no passado.

Malta , cada vez mais fico com a ideia que o rebrand foi apenas um tópico lançado para mudar o tópico de uma má época. Na presente temporada nunca mais se ouviu nada sobre o tema.