Isto tem paciência mas é um desaforo.
Jamais haverá um igual
Isto tem paciência mas é um desaforo.
Jamais haverá um igual
Isso é outra coisa, e é onde ele fica bem.
Ficou extremamente datado. Quase que se sente o cheiro a mofo, de tão velho ar. Para nos representar na modernidade, não é o melhor. Tem espaço nas edições retro, mas não mais do que isso. O nosso primeiro símbolo envelheceu muito melhor.
Nesse caso teria merecido um redesign, como aqui:
Fazer o que fizeram, apresentar o actual, foi um atentado. Apenas a minha opinião.
Esses redesings do antigo acabam sempre por ter o mesmo cheiro a velho, muitas vezes com ar meio “amador” de filial, como já aqui se escreveu. Para isso, não vale a pena.
Opinions…
Exacto
Ao contrário da maioria que se expressou aqui. Gosto muito do símbolo actual e considero que foi um grande upgrade visual.
Gosto das riscas brancas em alusão a nossa camisola (estou me a cagar para a adidas)
É também gosto bastante mais do leão dourado do que prateado.
Já no símbolo antigo não sou fã do escudo com tantos contornos. Não gosto da língua vermelha e acho o lettting muito muito mau.
Respeito quem prefira o primeiro até porque foi o logo da nossa infância (tenho 41) mas sinceramente acho o actual um grande upgrade e não mexia.
Claro que este é um daqueles assuntos impossíveis de consenso pois cada um tem os seus gostos…
Para mim esses rebrandings que se vê em clubes como a juventus, inter Milão e mais uns quantos seguem a linha dos rebrandings das grandes corporações que têm vindo a recriar os seus logótipos para ficarem mais estéreis, com menos detalhes. Fazem isso para extender com o mínimo possível de informação o reconhecimento das suas marcas pelas pessoas. São alterações meramente para vender, mas não direccionado aos fãs dos seus clubes mas sim aos compradores casuais. Para mim os clubes não são empresas nem deviam abdicar de tradições em troca de uns cobres a mais.
Radical change of the FC Nantes logo may have had negative reactions from their fans, but it must have boosted the sales of their products
Para mim estas alterações são a continuação de alterações que o futebol tem sofrido ao longo dos anos que o tem tornado mais merdoso. Os clubes têm a sua história, os seus adeptos, já cansa que todas as alterações que estejamos a assistir seja sempre focadas em maximizar lucros, mesmo que em troca destruamos aquilo que nos fez gostar deste desporto ou clube em primeiro lugar. Os brasões servem originalmente para contar um pouco da história da sua casa e não para servir como marca, isso foi um efeito secundário que nunca deve passar a ser o principal uso. Eu olho para o brasão do Barcelona e vejo:
A influência inglesa na fundação do clube, as cores da terra, as cores do clube e o desporto que levou à criação do mesmo!
Já o Nantes, que não conheço a história deixou de ter um brasão com símbolos, agora quem olha para aquilo nunca se irá questionar porque raio um navio possa fazer parte da entidade do clube, etc.
Os adeptos acima de tudo devem de lutar contra a comercialização excessiva dos clubes, para a maioria dos dirigentes os clubes só servem para encher os bolsos mesmo que à custa dos mesmos e dos seus valores.
Tem muito que ver com a Americanização do desporto. Li aqui há uns anos num artigo que tentava explicar os motivos pelo qual o futebol não pegava muito nos EUA, e davam esse exemplo. Os americanos têm esta forma de tornar tudo “fast food”, inclusive o desporto. Basta olhar agora para o que são as imagens gráficas de todas as equipas quer seja NBA NFL MBL… São sempre a mesma merda. Um emblema o mais estilizado possível, de preferência que tenha uma possível mascote de maneira a “over-simpifly” todas as possíveis aplicações.
UX design on steroids.
Mas na Europa não funciona. Funcionamos de forma diferente (thank fuck!!), e dá-se muito mais valor à tradição, e a coisas que nos EUA seria visto como “colonial”.
Os poucos exemplos que existem na Europa foram sempre recebidos com mais desdém do que com ares de inovação: i.e: Juve, Roma, Inter… (curiosamente tudo italianos)
Na Inglaterra por exemplo nunca funcionaria pq os clubes nunca aceitariam ir por esse caminho. Em Portugal há ultimamente uma tendência a querer copiar os EUA em muita coisa, (coisa que não entendo)… mas tb dificilmente se perderá a nossa tradição.
Detesto o escudo atual com as letras, SCP, por cima. Acho que o símbolo só resulta, senão tiver as siglas. Como de 2001 a 2011:
Gosto muito desse concept, do seu design, acho que é o ideal. Escudo (próprio) com o leão e as iniciais em cima. No entanto, acho que o lettering não pode ser o mesmo do símbolo antigo, está ultrapassado, teria que ser atualizado para algo mais moderno e simples. Sobre o Leão a mesma coisa, é importante ter um símbolo com menos detalhes, mais simples. Assim sendo, vi este concept por aí e parece-me uma versão melhorada daquele que partilhaste. Gosto muito mesmo, e dos que se já vi por aí, é para mim o melhor. Consegue aliar identidade própria (recuperação do escudo do símbolo antigo e do seu design) a uma imagem moderna, que se pede nos dias de hoje.
Vou deixar aqui uma postazinha de pescada; será que funcionava, em vez do SCP a coroar o escudo (seja ele qual for, vemos aqui vários exemplos muitp fixes), estar escrito simplesmente SPORTING?
Só uma ideia
Leão sem língua não dá.
Já esse lettering está muito fixe, em alternativa ao clássico. Difere o suficiente mas ainda dá aquele toque à nostalgia.
bem nice!
gosto quando se olha para a frente e não para trás.