Gosto bem mais dessa estilização do Leão do que da atual… Embora não das letras dentro do escudo oval.
Devido à sua origem histórica, o nosso segue o dos Castelo-Branco que é virado à esquerda (sinistra)…, é uma tradição centenária.
Gosto bastante
muito bom trabalho!
Se puder enviar um feedback da bancada é que poria o escudo mais pequeno e as letras fora do mesmo.
Por mim as letras ficavam melhor fora do oval ou entao de outra forma porque acho muito vazio e se calhar demasiado simples
Gosto muito dessa versão! Moderno, fiel à história, simples ao olhar, uma boa forma de trazer o passado para o presente.
Não vejo o problema de ter o leão virado à esquerda, até porque nunca o tivemos virado para outro lado, e desconheço as motivações para o virar à direita.
Em forma de teste, uma versão com as letras fora do oval, preferencialmente com uma fonte que fosse uma modernização da fonte do emblema anterior ao actual, seria sempre bem vinda. Não sou designer, por isso careço das capacidades para fazer esse teste.
A mudar, eu gostava que mudassem o leao, na minha opiniao era giro ter um leao em 4 patas em vez de em pe. Tambem gostava de ver Esforco, Devocao, Dedicacao e Gloria no escudo, mas isso se calhar ja e pedir muito.
Preferia com o leão ‘‘atual’’.
Esse parece-me ‘‘pobre’’ de mais.
De resto, parece-me bem conseguido.
O outro leão está melhor penteado.
Vai ser a escolha dos croqs.
Significaria que o Leão Rampante deixaria de ser o símbolo do Sporting…!
Mas é verdade que os estatutos estão tão mal feitos que referem o Leão como o símbolo em vez de Leão Rampante como deveria estar explícito!
Afinal só sendo o Leão Rampante é que se justificaria toda a história tradicional relativa à origem do símbolo, a conversa de José Alvalade com Fernando Pombeiro em Cascais, etc… Se era para adotar um Leão “qualquer” nada disto faria sentido… Não, era mesmo para ter um Leão Rampante idêntico ao da família Castelo Branco… Os estatutos esquecem este facto central da nossa história.
Confesso a minha ignorância em torno deste tema. O que é o leão rampante, é o símbolo do leão em pé, como temos? A mim faz-me mais lembrar um símbolo dos tempos medievais que um símbolo desportivo do século XXI.
É isso, o leão em pé, apoiado em duas patas. É assim que definem os estatutos.
CAPITULO II
SÍMBOLOS DO CLUBE
Artigo 7º
(Símbolos do clube)
Os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o leão, significando este a força, destreza e lealdade,
que devem constituir apanágio de toda a actuação do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Não vejo referência explícita ao Leão Rampante (uma das formas possíveis, mas não a única, do Leão de pé apoiada em duas patas - ex: o Chelsea não tem um leão rampante, mas sim resguardante).
o melhor que apareceu por aqui até agora
Sacrilégio tocar nessa font.
Vocês não percebem que a única razão* pela qual houve mudança de símbolo em 2003 (auge croquettes), foi por acharem aquela font do SCP muito plebe.
*isso e o facto de construirmos o estádio novo. Lembro-me perfeitamente de venderem a ideia que o Sporting com um estádio novo não poderia continuar com um “símbolo ultrapassado”… fomos comidos por todos os lados. Símbolo a condizer com o estádio. Que azia me dá…
Isso foi portanto foi quando fizeram um estádio de futebol e demoliram um estádio olímpico.
Fdx…. Tira-me esse gajo daqui.
Que ser insuportável
O antigo Alvalade não tinha condições para ser mantido. Chegou a falar-se na altura duma restruturação, mas não era viável.
Passaria sempre por um estádio novo… mas vejamos:
• projecto desenhado por um lampião (Taveira), foi-nos prometido um estádio réplica do Arena Amsterdam (nunca percebi pq), o resultado ficou a milhas disso.
• A obra gerida pela grupeta do Godinho Lopes (já tinham vindo à baila as falcatruas que fizera na Expo98 - desviou quase €50M).
Resumindo - a construção do Alvalade XI acabou por custar quase o dobro do previsto. (Imaginem as luvas que não foram pagas à croquettada).
Desde a abertura que o resultado final foi polémico, até hoje.
Foi uma desgraça na minha opinião.
Serviu apenas para uma grupeta de amigalhaços meter uns valentes trocos no bolso.