Estava a dizer aquilo porque parto do pressuposto que o círculo representa um escudo.
De qualquer forma, acho demasiado.
Estava a dizer aquilo porque parto do pressuposto que o círculo representa um escudo.
De qualquer forma, acho demasiado.
Não está mau… Mas o Leão está demasiado pormenorizado e estilizado, as garras não estão perfeitas. Podias dar um look e um ar mais imponente e agressivo relativamente à pose do Leão.
Militarmente houve escudos redondos em várias culturas e várias épocas. Já do ponto de vista da heráldica, há escudos para todos os gostos e feitios, mas redondo nunca vi:
Eu cresci apenas com o símbolo atual mas ao mesmo tempo tenho a sensação que o símbolo anterior é algo único e muito mais especial para mim que o atual.
Acho que talvez por ser uma forma de “moldura antiga” aquelas de madeira… acaba por me remeter para algo mais antigo e para a nossa história, história essa que me fez apaixonar pelo Sporting Clube de Portugal.
As histórias que o meu avô e meu pai me contava desde o velhinho Alvalade, à Nave de Alvalade, ao ouro do Carlos Lopes, ao 7-1 aos lampiões com os cabeçudos a rasgarem cartões de sócio e a queimarem cachecóis.
Não estava a remeter para a heráldica, nem percebo nada disso. Associo o círculo a um escudo, mais na onda nórdica, que a um mero círculo. Mas não sei a ideia por detrás dos primeiros. No centenário surgiu por causa dos iniciais.
Acho que essa escultura é uma distorção do verdadeiro brasão:
E se reparares, não se trata de um escudo redondo, mas de um escudo em ogiva, tem é um anel à volta.
Sim, mas pode ser deformado em círculo sem propriamente violar qualquer regra heráldica… , ou até se podem inventar formatos fantasiosos (caso do anterior emblema do Sporting e também o de 1930 e o de 1913). Um círculo perfeito é difícil encontrar, mas o escudo é apenas uma moldura (idealmente, um brasão é concebido para um quadrado perfeito, o que apenas se vê nos estandartes medievais)… pode “ler-se” escudo redondo…, não é um absurdo.
Aproveitando que este tópico esta movimentado. É possivel um sócio com gamebox indo ver o próximo jogo em casa com o Paços, dar o seu numero de sócio a outra pessoa para esta comprar um bilhete a preço de sócio?
E uma fivela!
Eu próprio tenho andado aqui a colocar isto e aquilo, que por mim até se fazia assim e assado, mas esqueci-me da coisa mais importante (e que nem é meu costume esquecer-me deles):
Artigo 12°
(Emblema)
O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.
E pronto. Eu até preferia “redondo”, com o nome do Clube por extenso e o leão em destaque (rampante ou não) ou algo com iniciais, mas simplificado, mas a menos que mudem o texto (e isso não é feito porque sim), tem sempre de passar por ali.
Assim sendo, como em tempos li do @bukowski (não sei se literalmente assim), agarre-se no escudo presente no emblema do centenário, mete-se as iniciais em coroa e siga!
Certo, mas para a direção já andar a falar em levar a questão a assembleia-geral, não era de admirar que eles quisessem mudar o texto dos estatutos para poderem alterar drasticamente o emblema.
Mas para alterar estatutos é necessária a aprovação por maioria qualificada de 3/4, não estou a ver isso a acontecer.
Nem eu.
Também não desgosto, embora a forma do escudo possa ser simplificada.
Gosto bastante.
Não creio que o dourado e prateado seja compatíveis dessa forma em heráldica e talvez fosse necessário ver isso, mas gosto bastante.
Não.
Concordo
As iniciais não estão bem. Está torto. O “P” devia estar mais para baixo.
Estou de acordo com @bukowski o melhor seria de voltar ao simbolo de 1913.
Aqui fica a meu que é muito parecido mas com cores diferentes:
E outro mais simplificado para outros usos: