Rebranding do Sporting

já discuto a mudança do emblema há muito tempo, aqui no fórum. há anos, até.
porque acho o atual uma aberração.
SCP, Sporting Portugal, listas adidas, escudo sobre escudo, enfim… uma aberração.
também não voltava ao anterior, porque se o objectivo é modernizar a marca, tornando-a mais “moderna”, apelativa, internacional, whatever, não é certamente adoptando um logo criado em 1945 que lá vamos.

e acho que este rebranding vai muito além da mudança do emblema.
isto vai mexer com temas mais fracturantes, como a questão do equipamento principal. as listas, transformadas em semi barras nos últimos anos, vão cair e teremos um equipamento principal verde liso, aposto.

depois a questão do nome, a insistência no Sporting Clube de Portugal vai ser reflectida no emblema, certamente. o que raio é o SCP para um asiático de 20 e poucos anos? ou para um americano doido por soccer e pelo CR7?

a minha sugestão? é velha conhecida do tópico onde esta conversa do emblema tem anos.
uma modernização do emblema de 1913 que, para uso na camisola do equipamento principal ou em outros contextos específicos poderia ser reduzido ao escudo interior com o leão rampante, apenas.

5 Curtiram

Ainda dizem que a perfeição não existe…

Que coisa mais linda.

1 Curtiu

O rebranding já começou na cabeça de Varandas, quando ofereceu a um lampião uma camisola com a frase:

"Jamais seríamos grandes sem um grande rival"

https://www.instagram.com/p/CicWRSVoxwQ/?utm_source=ig_embed&ig_mid=B21FC162-D5FC-47E9-8AE9-48E5E73FD92C

Portanto o passo lógico seguinte é o de eternizar esta ligação umbilical ao rival mudando o símbolo para um híbrido entre águia e leão, nada mais do que o mitológico grifo:

:ok_hand:

No mínimo, rampante e fundo verde… :innocent:

1 Curtiu

Na questão do Leão rampante ser de prata ou ouro, seria talvez de recordar que, na origem, apenas foi pedido que o campo azul fosse mudado para verde, nada se disse sobre mudar o Leão de ouro (dos Castel-Branco).

2 Curtiram

Esqueceste te dos colchões, como és capaz?

1 Curtiu

Simples e lindo. Nunca devia ter deixado de ser esse…

E esse é o único motivo pelo qual não vejo uma mudança de símbolo como um ultraje, mas a minha posição sobre o assunto é voltar ao símbolo anterior, sem qualquer amarelo…

Imperdoável…
Tentarei não repetir.

Por falar em brincar ao Photoshop, foi o que fiz.
Nem sequer sou grande fã do que eu próprio fiz em poucos minutos mas acho que neste estilo é bem melhor que o actual.
Peguei no escudo que anda aí a circular que para mim é a solução perfeita, inspira-se no de 1945 mas menos elaborado e mais moderno.
O leão terá de ser bem melhor que este que encontrei no google e mudei ligeiramente.
Eu adoro o nosso leão actual mas acho que não se enquadra bem com os emblemas de 1945 e 1913.

2 Curtiram

Conseguias colocar uma circunferencia tal como a exterior a cercar apenas o simbolo apagando aquele fundo branco e colocar aquelas “bolas” a entre o nome e a data»

Assim? Já agora fiz outra com o leão actual.

4 Curtiram

Acho que ficaria melhor sem o escudo dentro do círculo

1 Curtiu

Símbolo aliás de várias cidades italianas.

O escudo é um elemento muitíssimo mais interessante que o círculo.

3 Curtiram

Por mim era só o Leão e a sigla SCP

3 Curtiram

Ideia arrojada para uma “nova era”, seria um leão rampante com uma pata traseira a pisar um dragão e uma pata dianteira a agarrar uma águia pela goela.

3 Curtiram

Não há escudos redondos?

Ficou nice :clap: :clap:

Em termos militares, então não há. Como brasão de armas, não tenho ideia de ser assim tão comum, além de na discussão sobre esta proposta em concreto escudo descrever a forma interior à volta do leão.

A ideia não me parece nada má…, só não vejo necessidade em manter o círculo branco interior que sobrecarrega o escudo com “linhas a mais”… e sem ele até se poderia aumentar um pouco o escudo propriamente dito. Talvez ficando CLUBE DE um pouco entre as duas pontas superiores do escudo (ficando SPORTING e PORTUGAL um pouco mais afastados e portanto um pouco mais próximos de 1906 recuando também ligeiramente os dois pontos) e a ponta inferior do escudo um pouco entre o 9 e o 0 ou pelo menos muito mais próxima …