Rebranding só faria sentido se houvesse algo de substância para apresentar em conjunto… sei lá, um investidor, petróleo debaixo do estádio, enfim, algo que justificasse uma nova imagem para marcar um ponto de viragem (para a frente, preferivelmente).
Sendo como é, fica na cara que é para inglês ver… uma mão cheia de nada… busy work… areia para os olhos… Ainda por cima, um rebranding feito por estes artistas tem tudo para dar merda.
Enfim… é apoiar e re-eleger esta dream team de dirigentes!
Espero que os iluminados não se lembrem de, depois de darem cabo da equipa de futebol e das modalidades, arranjarem maneira da imagem e identidade do Sporting Clube de Portugal ficar irreconhecível.
Alguém vai ganhar muito dinheirinho com este processo e não vão ser os Sportinguistas nem, mais importante, o Sporting.
Tava a olhar para o símbolo e exatamente a pensar nisso.
Não é horrível só bastante diferente… acho que nunca aconteceria porque o futuro dos logos é a simplificação e quanto menos “informação” melhor(isto tendo em conta o que se tem visto no panorama internacional).
Como designer não gosto dos logos da grande maioria das equipas em Portugal - para ser honesto nem da Europa. Simplesmente estamos habituados ao que temos.
Mas preciso de mais informação para saber qual a necessidade de alterar a imagem nesta altura.
Preferia muito mais uma requalificação do exterior do estádio.
Daí a parvoíce de andar com ideias de rebranding, só pelo rebranding. Então andamos sempre com o discurso de que somos diferentes (até o André Bernardo refere isso) e agora vamos fazer o mesmo que os outros?
Há coisas bem mais importantes em que investir na vez da palhaçada do rebranding… Enfim, cosmética para entreter os tolos… Era perfeito um rebranding total desta direcção como já disse um forista logo no início!
Eu antevejo quererem fazer uma alteração ao simbolo de forma a tentar associar ao Leão presente da Premier League, já que é o mercado que faz mais dinheiro a nivel mundial.
Na verdade, o conceito de rebranding envolve muito mais do que a mudança do emblema. Mas eu leio a entrevista do André Bernardo e só lá vejo banalidades e palavreado oco que depois de espremido não dá em nada. A única coisa objetiva que lá está é a referência a uma assembleia-geral para colher a aprovação dos sócios.
Por isso, sim, o que está em causa parecer ser apenas a mudança do emblema. Ou seja, não passa de maquilhagem para distrair os sócios.
Enquanto andam entretidos a discutir se é melhor leão branco ou leão amarelo, não discutem as coisas que realmente interessam: o desempenho desportivo é aceitável ou não é aceitável? A época foi bem ou mal planeada? As finanças estão a ser bem geridas ou mal geridas?
Por amor da Santa. Se há coisa que não há necessidade nenhuma de gastar dinheiro (e arriscar sair dali uma valente borrada) é em mudança do símbolo. Quanto muito devia apostar-se numa estratégia de atrair mais pessoas ao estádio e ao pavilhão. Mudar o símbolo não serve para nada.
a não ser que o rebranding seja em todas as vertentes e não apenas em termos de “logotipo”, gostei imenso do trabalho que a agência dixon baxi fez com o ac milan sem mudar o simbolo!