R&C 3°Trimestre 2016-2017 Sporting SAD: 35 Milhões de lucro

O normal seria escrever o resultado do trimestre. A forma como o tópico está escrito é que neste trimestre tivemos 35 milhões de lucro.

Não, não é o normal. Que a nomenclatura por todos praticada possa induzir algumas pessoas menos atentas a estas coisas em erro e se pense que estes valores são apenas de 1 trimestre, sim.

É exatamente esse o meu ponto. :great:

Eu não disse vender os 6 :rotfl: . Eu disse vender à partida William e Adrien + Semedo, e se houvesse uma proposta excecional por um dos outros 3/4, deixava ir. Não os ia vender todos, queres ver que sou maluco.

:great:

Nos 2 primeiros anos, os resultados operacionais (sem vendas) estavam equilibrados. Um boa venda permitia resultados bons. No fundo gastava-se pouco e ganhava-se pouco.
A entrada de JJ mudou completamente o paradigma: custos operacionais subiram muitíssimo, sem acompanhamento das receitas (apesar de subirem bastante). A boa notícia é que passámos a conseguir vender à grande, com uma forte contribuição das valorizações individuais que o treinador consegue fazer.
Conclusão: perdemos o equilíbrio sem vendas mas creio que atingimos um potencial de ganhos que não existia.

Acho, por isso, injusto que se diga que o salário exorbitante do JJ se perde por não ganhar no campo.
A prova é que mesmo numa péssima época desportiva, conseguiu valorizações individuais suficientes para bastante retorno em venda. Mesmo descontando os custos altíssimos dos seus devaneios com jogadores que resultaram em total fracasso.

De qualquer forma, parece-me conveniente reduzir uns 5 a 10 milhões em ordenados por ano. Ineficiências que, olhando para o plantel, me parecem perfeitamente possíveis sem perder qualidade futebolística.

Isto. Estou farto de referir isto. Que me importa que se pague 6M€ ao JJ por ano, quando o homem tem uma capacidade de retorno em vendas de jogadores absolutamente fora-de-série?
No ano passado foram 70M€ + 10 M€ de objectivos, a que se poderia facilmente juntar o Adrien por 30M€ (bastaria ter dado o sim no fecho do mercado). Sim, ao fim do primeiro ano o Sporting podia encaixar 100M€ + 10M€ em objectivos só com vendas de jogadores!!!
Segunda época de JJ, ainda nem entramos no Verão, e já vendemos o Ruben por 14M€, um puto que andava encostado antes de JJ vhegar. Vamos lá ver o que aí vem até Setembro, tenho a impressão que Gelson não fica cá, com mta pena minha.
O homem consegue tornar receitas extraodinárias em receitas normais, é muito bom a este nível.

A componente desportiva sim, é muito mais discutível. Mas mesmo aí, no Sporting mostrou tb boas capacidades, ao ponto de ter igualado o record de um dos maiores fenómenos do futebol português: o porto de Mourinho.

Ao contrário de um sentimento que parece ser mais ou menos generalizado, aqui, de que é aceitável estar no vermelho, em termos operacionais. É precisamente aqui que temos de ser fortes. Controlo de custos, investimentos certeiros extra-futebol [marketing, merchandising, academias, etc]. As vendas de jogadores e a sua valorização são boas, mas dependem de muita coisa e obrigam-nos a vender. Ter lucros operacionais dá-nos ainda mais margem para negociar, permite-nos investir noutras áreas do clube ou abater dívida, directamente. Imaginem 10 anos de lucros operacionais. O Sporting até conseguia um ou dois títulos nacionais - ou mais, pouco importa para o caso - e tinha um pé de meia para investir - a 3-5 anos - numa conquista europeia. Haveria dinheiro para manter os melhores e ir buscar algum reforço de peso. Não dá frutos? Mais uns anos a amealhar, para depois fazer um forcing. Um poco como fazem as equipas da NBA, mas com um tanking que seja o equivalente a lutar pelo título - e, se possível, ganhar - em Portugal. De tantas vezes que vai o cântaro à fonte, algum dia haveria de partir. Nem que fosse a Liga Europa. Ou chegar longe na Champions. Para se ser grande à séria e tentar uma conquista destas, é preciso estar lá e aparecer mais vezes. Não digo que esta seja a única estratégia, só digo que seria a que eu adoptaria.

SL

Uma desgraca desportiva e financeira. Resumo da época.

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Eu sei que o fórum está maioritariamente dividido entre o 8 e o 80 e que a vertente financeira não está a ser perfeita mas dai a classificar como desgraça, não achas que é um pouco exagerado? Foi um trimestre no vermelho mas no acumulado estamos ainda no verde. Se isto é desgraça, então como classificar outros anos com resultados bem piores? Claro que queremos sempre melhor e é para isso que devemos trabalhar mas ao mesmo tempo também queremos títulos e não se fazem omeletes sem partir ovos.

Não podemos negar que fizemos um investimento em salários que está ao nível de Benfica e porto para ficar a 12 pontos do 1o lugar. Portanto, com o nível de investimento que se fez, não podemos negar que foi uma desgraça financeira. Estamos a gastar operacionalmente mais do que recebemos para ter resultados desportivos desastrosos. Se acham que é normal num ano em que se recebem 55 milhões em transferências acabar com 25 milhões de lucro e a 12 pontos do primeiro… porque se pelo menos nós tivéssemos classificado diretamente para a champions ainda…

Skadoooosh!

https://youtu.be/gRYk6yiwIcU

Fixed! :great:

O investimento e custos desta época não tiveram rentabilização a nível desportivo, é uma evidência.

Chegamos a esta altura e podemos chegar perfeitamente à conclusão que para o que se fez dentro de campo, com menos uns 20M em salários e outro tanto em aquisições, bastavam e sobravam.

E teríamos agora recursos financeiros que não temos.

Mas foram custos mais que cobertos por dinheiro gerado pelo clube e que decorreu do bom trabalho de valorização de activos do ano anterior.

Não se hipotecou o futuro do clube.

“Desastre” é ter 40, 50, 60M de prejuízo num ano, activos nas mãos de terceiros, dívidas vencidas, mesmo que acedendo directamente à Champions.

Mesmo num contexto de “desastre” desportivo ( esse sim ), o Sporting acaba a época com pelo menos 2 activos com valorização exponencial, como Gelson e Dost. Ou outros que subiram e muito a cotação ( Coates ), mantendo no processo e para já, valores seguros ( desportiva e financeiramente) como William e Adrien.

Usam-se superlativos om demasiada ligeireza.

Com este resultado parcial e com a venda do Semedo, é muito provável que o resultado anual final vá ficar acima dos 35ME de lucro.
À partida, poderá ser o melhor resultado de sempre de uma SAD em Portugal!

Vamos ver o que fazem os lamps.
Dependendo das vendas, podem fazer melhor ou pior.
Mas também é quase certo que terão um resultado positivo.

Já o FCP, depois do cataclismo do ano passado, tem 23 dias para evitar bater mais um record…
… E positivo é que ele não é. Sem vendas neste período, podemos estar a falar de um prejuízo na ordem dos 70ME! :xock:
Nenhum clube português aguenta 2 cataclismos consecutivos desta dimensão sem ter que se reformular profundamente.
Para aquelas bandas, o desespero em vender é absolutamente total!
E não é assim que se costuma fazer boas vendas…

Esta é uma situação a acompanhar com muito interesse nos próximos dias…
Vamos ter o resultado do vários all-in’s seguidos.
Há uma bomba prestes a explodir no Dragão!
A situação é explosiva!

PS:
As palavras do Fernando Gomes a responsabilizar o NES pelos resultados eminentes que resultam de uma estratégia que é a SAD que tem que definir foram de um ridículo e de uma falta de carácter que só visto…
Que líder, que estratega ali têm… :venia:
Que miséria e que falta completa de vergonha na cara!

Onde estão rc do porto e do benfica?

Mas choca-te como? Foram 30M€ de “buraco”. Mas…

12 - Bas Dost
8 - Alan Ruiz
5 - Coates

Quando se vende também se compra.Slimani foi-se, ninguém aqui queria o Gutierrez. Só aí estão logo 20M€.

Que caiam bem fundo,

Mas nao acho que vai haver descalabro total, ainda ontem noticiaram que o EO teve ua procura de 10M superior a oferta. Se nao venderem, vao começar por absorver essa procura no EO em oferta, e depois fazem outro de 40 ou 50M.

E assim vao andando.

Nos realmente lutamos com pauzinhos e fisgas contra armas nucleares. Eles nao teem qualquer problema em enterrar os seus clubes no lodo, se corer mal, quem la estiver daqui a 5 anos que se amanhe.