Muita gente comenta finanças/contabilidade/whatever aqui sem nada perceber do assunto. Acho bastante piada à forma como falam e depois é só bacurada. A questão do passivo já tinha sido explicada há muito tempo nos R&C dos trimestres anteriores, tem grande parte a ver com as vendas (não tinhamos o passe todo dos jogadores e como ainda não recebemos do clube comprador todas as tranches do negócio, logo não podemos pagar à terceira entidade que possuia a tal % do passe) e com compras já que nunca se paga nada a pronto. Parece-me bastante simples.
Outra laracha é que não sabem que o SCP é obrigado, através da reestruturação financeira, a pagar no final de cada ano fiscal x% das mais valias realizadas com vendas de jogadores aos bancos, amortizando assim no ultimo trimestre de cada ano parte do passivo (alem de juntar uma y% para a recompra futura de VMOCs). Portanto essa treta da conversa do passivo só pode ser tida depois de apresentado o ultimo relatório trimestral do ano.
Não percebo porque é que o SCP quer anunciar as vendas dos jogadores, tipo Semedo, antes de 1 de julho. Não tem qlq tipo de necessidade, a não ser que necessite de fluidez para investir já neste mês em jogadores. Mas aqui temos o mesmo problema, n acredito que nos paguem valores elevados a pronto, a não ser o Leeds que accionou a clausula do contrato do Sacko.
Continuo a dizer que andamos a gastar demasiado em salários e que no próximo ano podemos ter problemas com o não apuramento para a Champions. O valor a receber pelo Semedo deveria entrar para o próximo ano e assim estariam minimizados os “problemas” contabilisticos. Se bem que isto conta bola para a sobrevivência do clube, apenas serviria para mostrar aos patrocinadores, adeptos, CS, investidores, etc. resultados positivos. Fica sempre bonito para os leigos que só comem os valores que lhes dão aos ouvidos.
Fdx…o pessoal ainda se queixa da nossa situação económico/financeira, para mim é o “exemplo” de um departamento.
Tivéssemos nós profissionais competentes, em várias áreas do clube, como temos o Carlos Vieira e estávamos nós muito bem.
Ou acham que, se fosse eu o Carlos Vieira, tinha voto na matéria na contratação do Petrovic, Baladas, etc etc…
O único ponto negativo deste ano é o…aumento de gastos com o pessoal sem nada ganharmos.
Fdx…eu como financeiro, faço um orçamento com “base” no que o meu departamento comercial espera atingir…eu como sou conservador, vou e baixo um pouco a expectativa de vendas e mesmo assim esse departamento só faz merda…comete erros, contrata maus comerciais, não motiva os comerciais, não dá a comissão “certa” ao comercial, etc etc e temos “problemas” económico/financeiros…sou eu o único culpado?
A própria reestruturação obriga a ter fluidez para investir.
Os acertos relacionados com a reestruturação tb estão relacionados com prazos de recebimentos e não com datas de negócios.
Aqui entre nós … quanto mais entrar e ficar retido em determinado exercício … melhor pq parte não será gasto/desperdiçado/investido.
“Esquecendo” a questão desportiva não me faz comichão nenhuma os terceiros maiores custos Salariais ou outros ou até défices operacionais quando estão cobertos desde início por Receitas Extraordinárias como neste ano.
Espero por isso (para além de Semedo) mais 2 vendas significativas em Julho/Agosto.
Espero tb que se continue a potenciar e desenvolver talentos …
Não sei nem me interessa se és Crente em Jesus !
Eu é mais números e
Aguardo apenas novas … Extrapolações … apenas meu caro !
Se… se…
de alguém que sabe do que está a falar…
JJLeónidas ***
Março 01, 2017, 01:51 am
A minha previsão para o R&C anual:
Rendimentos e ganhos operacionais ± 82M
Gastos e perdas operacionais ± (97.5 M)
Rendimentos operacionais das transações com jogadores ± 52 M
Resultados financeiros e imposto sobre o rendimento ± (12 M)
Resultado líquido ± 24, 5 M
Acho sensato equilibrar mais a balança entre rendimentos e gastos operacionais, nem sempre temos receitas extraordinárias como este ano.
Acho que não devíamos gastar mais de 50 M em gastos com o pessoal, este ano vamos passar a barreira dos 60 M.
Mas gerir tb é isto, é jogar com as receitas extraordinárias , desde que não se torne um vicio.
GASTO EM SALÁRIOS DISPARA
Aumento de 12,642 milhões de euros
Embora se proponha fixar um limite em função das “receitas estimadas”, nos primeiros nove meses deste exercício a SAD do Sporting registou uma subida de 32% nos gastos operacionais. Relativamente às remunerações do pessoal, de acordo com a informação à CMVM, “o aumento decorre essencialmente do investimento nas equipas técnicas e nos jogadores profissionais de futebol”.
A subida mais significativa verificou-se na componente salarial, que passou de 35,757 milhões de euros no período homólogo em 2016 para 48,399M€ no fecho deste 3º trimestre, ou seja, disparou 12,642M€. “Este investimento”, garante o conselho de administração, “é considerado vital e fundamental” para que a SAD possa recuperar a liderança do futebol, “sendo sustentado e compensado com um aumento de receitas”. E este foi, nos primeiros nove meses da época, de 8,565 milhões de euros.
Aumentaste os gastos com salários em 260 % desde que este treinador entrou no clube, e a melhoria da rentabilidade desportiva é igual a zero. Se achas isto normal e uma boa gestão força nisso.