R&C 1°Trimestre 2017/18 Sporting SAD: 24,75 Milhões de lucro

Estive a dar uma vista de olhos rápida, já que nos tempos que corremos não me preocupo muito com as contas como antigamente. Algumas notas:

Passivo corrente superior em 80 milhões ao Ativo corrente, o que significa que vamos ter um ano “apertado” em termos de financiamentom sendo o mais relevante o reembolso de 30 milhões de euros em Obrigações não convertiveis. É preciso ter noção que esta onda de “juro baixo” Não se vai manter ad eternum e que esta forma de financiamento pode deixar de ser atrativa em 2021, pelo que espero não ver um aumento muito grande no pedido de financiamento. 40 milhões seria o meu “target” aceitável.

Em relação aos gastos, era algo expectável quando se decidiu trazer jogadores como Doumbia ou Mathieu, de rendimento imediato mas de ordenados elevados. É preciso ter noção da importância desportiva desta época. Uma não ida à UCL (o que no nosso caso visto não sermos cabeças de série, é quase o mesmo que dizer não ser campeões) terá um impacto gigante nas contas e terá como consequência o despedimento do jorge jesus e de vendas de valor significativo.

Esta época é “a época” que vai definir o sucesso desportivo do Sporting nas próximas épocas. É a época mais importante dos últimos 20 anos.

Eu vejo. Há algum entulho no plantel a ganhar barbaridades, aproveitar melhor a formação do Clube, e claro, o salário da equipe técnica. Eu acho o J um treinador do cacete como sabes, mas não acho sustentável e médio-prazo este custo. Temos é de GANHAR rapidamente!!

Tu é que disseste que calculaste o teu valor por a regra de três simples quando me tentaste corrigir. Cito: “19,1ME no 1ºtrimestre. Numa regra de 3 simples, daria 76,4ME no ano.”

Mas agora eu é que estou mal por usar uma regra de três simples. :lol: Aliás o que eu fiz não é possível de fazem num cálculo em proporção. Portanto nem regra de três simples podia ser. Mas fica a falta de coerência apontada.

Pois os 70M€ são sem variáveis. Já o tinha dito. Se realmente houver mudanças, vai mudar. Outra coisa que já tinha dito também. Mas é o que temos neste momento. São 70M€, esta é a carga salarial ao ano. Não são 76M€.

Pessolmente, até espero que aumente para bem mais, é sinal que nos livrámos de ou peso morto, ou fizemos boas vendas, ou ganhamos alguma coisa. Que suba. Agora a carga salarial são 70M€. Ponto.

O problema é que nao ha nenhuma equipa que consiga evitar a compra de ‘entulho’. Seja A ou B ha sempre um ou dois que escapam. E sem arriscar um bocado, nesses jogadores, nunca teras a oportunidade de contratar um Slimani ou um Liedson.

Pra mim a resposta esta nas nossas receitas ordinarias.
É preciso faze-las crescer 10% para podermos comprar mais um bom jogador por ano. Ou pelo manter uma base salarias mais elevada com menos dependencia de CL /vendas de jogadores

Mas é bem complicado.

:mais: Bom resultado

:menos: Urgente parar o aumento dos custos com pessoal. Atingimos o ponto máximo de investimento (sem existir aumento dos RO). Temos de rentabilizar melhor os ativos e contratar de forma mais certeira.

Pessoalmente não fico confortável com estes custos com pessoal. Os salários dos bons jogadores são cada vez mais altos e portanto, sim, temos que acompanhar a tendência, não havendo grande margem para cortar.

Mas ainda há espaço para isso e já o falaram aqui. O Sporting tem, urgentemente, de reduzir o número de excendentários. Não é economicamente viável ter quase um plantel de jogadores excendentários, entre os que estão no plantel principal apenas a fazer número, os que treinam à parte e/ou na B apenas para fazer número e os que estão emprestados.

Simplesmente não pode ser aceitável e já o fazemos há alguns anos, sem conseguir reduzir, e por dois motivos: incapacidade de colocar em definitivo os excendentários e a elevada quantidade anual de contratações, que se reflecte depois no aumento de excendentários.

Aqui o Sporting tem margem para reduzir. Pode cortar no número de jogadores do plantel principal, que é mais uma vez elevado, e pode cortar gradualmente nos restantes excedentários, colocando em definitivo uns quantos, assumindo para isso o prejuízo com a aquisição de determinados jogadores.

Sporting paga créditos sobre os direitos televisivos Valores dos contratos assinados com a NOS foram adiantados pelos bancos

O Sporting já recebeu créditos de cerca de trinta milhões de euros do contrato de venda dos direitos televisivos, através de um contrato de factoring realizado com os bancos.

Basicamente o Novo Banco e o Millenium BCP adiantaram um valor próximo de 30 milhões de euros que o Sporting iria receber no futuro do contrato com a NOS, sendo que a SAD está a devolver esse valor aos bancos, mas com juros.

Refira-se, de resto, que a 30 de setembro de 2017 o valor em dívida aos bancos deste contrato de factoring era de 26,2 milhões de euros, sendo que a 30 de junho era de 29,9 milhões, pelo que o Sporting já pagou parte dessa dívida.

Vale pena sublinhar, de resto, que o relatório e contas da SAD leonina indica uma dívida bancária total de 125 milhões de euros, sendo que 116 milhões dizem respeito a financiamentos bancários e nove milhões a locação financeira.

Mais Futebol

Tudo dito.

O nível dos custos c/pessoal está agora ao nível dos rivais, mais coisa menos coisa e não se ganha ou não se tem condições para ganhar de forma consistente sem investimento similar à concorrência, mas parece-me evidente que estão desajustados face ao valor desportivo do plantel.

Excedentarios ou jogadores de segunda e terceira linha a ganhar milhões, por sistema, não são comportáveis.

Exacto. Excendentários todos têm, é praticamente impossível não os ter… Mas a compreensão e tolerância têm que ser complementadas com alguma exigência.

Olhando para o plantel, temos jogadores que praticamente não contam para o treinador e que têm salários consideráveis, como Petrovic e Mattheus. Ainda há Douglas a treinar à parte. Havia Bryan Ruiz, que foi agora reaproveitado, embora mais por carência pontual do que por óptica planeada de optimização de recursos internos.

Mas depois ainda olhamos para os emprestados, onde há vários jogadores com salário significativo onde o Sporting paga a maior parte do salário, se não a totalidade: Rosell, Héldon, Castaignos, Jefferson, Spalvis, Slavchev… É aqui que temos condições para melhorar e reduzir o nosso investimento com pessoal.

Porque craques precisaremos sempre e esses custam dinheiro.

Há muita gordura para cortar e como tal dá para baixar os custos mantendo a competitividade. Estamos mais dependentes de boas prestações financeiras e vendas avultadas para equilibrar as coisas, mas todos sabemos que investimento tem riscos, esperemos que valha a pena.

Isto começa a parecer uma conversa de crianças mas cá vai…

Numa regra de 3 simples pura com variáveis é o valor que eu tinha dito: 76,4ME no ano para a rúbrica que era isso que estava a ser discutido.
Penso que era fácil de perceberes esta…

Numa regra de 3 simples com variáveis só no 1ºtrimestre que é o que estás a fazer (critério como outro qualquer) dá 70ME.

Numa regra de 3 simples com variáveis só no 1ºtrimestre mas com 4ME a mais pela sazonalidade como no ano passado já dá 74ME.

E ainda poderíamos tomar mais abordagens para termos outros valores. Várias até…
Por exemplo, eu, olhando para o que se passou no ano passado, acho que este ano vais ser entre 75 e 80ME pois acredito que não vai haver poupanças como houve no ano passado e espero o efeito da sazonalidade.

Mas tudo isto são apenas previsões.
Não são ainda factos.
Tu falas de um valor resultante de um critério de previsão mais do que discutível como fosse facto. Isso é só parvo.
Facto é o 1ºtrimestre. Esse já aconteceu.
Que dúvida podes ainda ter sobre isto?
É que eu já entendi a tua ideia.
Tu é que pareces não entender a minha…

Achas que descobriste um critério deus de previsão onde fazes fé em 4 trimestre iguais e em zero de variáveis em 9 meses (LOL) e não gostas do meu critério?
Não me podia tar mais a cagar para isso. Desejo-te boa sorte e até sou sincero nesse desejo.
Veremos é no final do ano quem tem razão nas sua… aposta.
É que neste momento não é mais do que isso…
Aí sim, no final da época, teremos um facto (ver no dicionário o que é) para avaliar.
Agora, neste momento, valores como 70, 75, 80, 90, 100ME são todos apostas que cada um pode fazer com o critério de previsão que achar melhor. Não são obviamente factos. Aliás, até é um bocado ridículo e petulante considerá-los como tal.

Pergunta filosófica:
Como é que uma coisa é sem ainda ter sido?
É que se tens para aí alguma máquina do tempo, também quero experimentar…

Porque é que ignoras os 800k que estão expressamente referidos no relatório como não repetíveis?

Se tiveres paciência, lê os meus posts seguintes sobre isto, nomeadamente aqueles onde falo sobre as várias formas/pressupostos para formular uma estimativa. E atenção que nenhum é o certo. O melhor até seria analisar o que se passou nos últimos anos, o que se pensa que vai acontecer este ano e extrapolar.
Não fiz isso, confesso que fui mais grosseiro.

Também confesso que já não tenho paciência para explicar outra vez (e melhor) a minha ideia.
Não é culpa tua.
É culpa minha que sou calão e pouco paciente… :wink:

No final da época veremos o valor… :idea:

Confesso que não vi os teus posts seguintes.

Mas apesar de poder em teoria concordar ctg sobre a questão dos prémios, sobre a questão dos encargos com as rescisões parece-me que não há nenhum indicador que mostre que isto pode ser uma despesa recorrente. Sob nenhum ponto de vista.

Gajos como Petrovic e Douglas, por exemplo, estavam muito bem era fora do SCP.
Vai ser difícil não perder dinheiro com eles, principalmente, com o zuca…

Continuas a dar-lhe na salada russa.

A malta estava a falar em CARGA SALARIAL ANUAL NESTE MOMENTO. Portanto para avaliares tal coisa, tens de somar os 19,1 aos restantes três semestres, sem as variáveis não repetíveis como prémios pela Champions (1,2M) e os salários de jogadores que saíram (0,8M) para os restantes trimestres. A CARGA SALARIAL ANUAL do Sporting são, neste momento, 70M€.

Essa conversa do vamos ver quem está certo, podes deixar à porta. Os cálculos que eu fiz são os correctos e não precisamos de saber mais do que já sabemos. Não sei quanto será depois do mercado de inverno, mas neste momento são 70M€. Até pode acontecer aumentar ou diminuir, porque jogadores podem entrar ou saír, mas a questão não era o que pode ser, mas sim o que é NESTE MOMENTO. E neste momento, são 70M€. Não são 76M€ como disseste.

Podes usar os cálculos que tu quiseres, com os métodos que quiseres. Podes fazer as precisões e as estimativas que quiseres. Não podes é corrigir os outros com (e cito) “(…) 19,1ME no 1ºtrimestre. Numa regra de 3 simples, daria 76,4ME no ano (…)” e depois mandares vir comigo porque supostamente estou a usar regras de três simples (quando nem fiz) e isso é muito básico para fazer previsões. Já agora eu não falei em previsões, falei em factos. E o facto é, se nada mudasse, o Sporting ia pagar 70M€ no final do ano.

Tens uma grande lata para me falar sobre “tens para aí alguma máquina do tempo, também quero experimentar”, quando eu estou a falar nos factos que o R&C nos diz. O que eu disse é que a CARGA SALARIAL ANUAL À DATA é 70M€. Não estou a falar de previsões, ou do que vai acontecer até ao fim do ano. E quando tu falaste em 76M€ não estavas a falar sobre valores mais variáveis, estavas a falar de CARGA SALARIAL ANUAL.

Não lhes vais pagar mais do que eles iriam receber (e que já está contabilizado. Se fosses pagar mais, mais valia ficarem cá a pastar. Indiferente para as contas do fim do ano.

Lê melhor:

Eis o meu 1ºcomentário onde é óbvio e claro que estou a falar da rúbrica de custos com pessoal.
Repito: Falo da rúbrica como é evidente.
Logo aqui, a tua conversa cai pela base.

Um concelho:
Acalma-te. Estás nervoso sem razão. Larga o caps.
Eu não tenho culpa que continues sem perceber o que eu escrevo.
Penso até que expliquei muito claramente e é óbvio onde divergimos na forma como fazemos a previsão.
Já eu percebo bem o que escreves e é por isso é que não concordo que essa seja a melhor abordagem.
E muito menos é nenhum facto por muito que grites ou chores.
Os gritos não dão razão a ninguém…
Podem é fazer rir…
Lamento.

Outra coisa:
Não percebo o teu desespero por te justificares.
Eu estou-me a cagar para o que tu pensas (mas completamente porque só dizes palha) e tu estás-te a cagar para o que eu penso (imagino que penses algo idêntico ao que digo de ti).
Ponto.

Bom meus senhores ,

Já todos percebemos e vocês tb já perceberam que a minha estimativa é que está correta , ok? :mrgreen: até pq fica no meio do vossos valores :lol:

Já chega!, ordem na casa… não se está a ganhar nada com…

O radical tem parte razão e o Strik tb a tem no final.

À “data” e só usando estes podia-se dizer que no final … Pode-se ESTIMAR em…
Não estando nenhum dos dois errados no exercício que fizeram.
Mas à data tb sabemos que apesar de alguns valores não serem repetiveis o histórico passado tb indica que os valores não são sempre iguais e tb facilmente se traçam cenários como um Mercado Inverno (sazonal) ou prémios performance , etc.
Um está a ser otimista e a contar com manutenção de todas as variáveis e outro como habitual pessimista/cauteloso. Um está só a ver o agora , outro está a tentar prever vários cenários . EU próprio fiz estimativa custos totais com margem de segurança de uns 3/5M totais e prevendo tb Janeiro. Contar com objectivos cumpridos e prémios tb é contar com maior receita

Extrapolar apenas de 1T não será o mais correcto. Ou melhor torna-se difícil Acertar Estimativa desde logo com várias movimentações que existiram de entrada e saída nos primeiros 2 meses do trimestre

Nenhum de nós pode afirmar peremptoriamente nada em definitivo. O Próprio CV afirmou que os prémios foram devidos ao acesso LC já neste trimestre …por ex. Mas tb podemos facilmente ter prémios … (cada vez mais os próprios contratos têm componentes por objectivos)…no 4T.
FALAR apenas em 70 é como o seu Lamps diziam extrapolando os seus resultados semestrais que teriam apenas 62M de CP… qd o Histórico demonstrava valores sempre de pelo menos 9M de prémios no último trimestre (e nunca foram só de títulos). Chegaram ao fim com ? 73M mt acima das afirmações .

Para já dificilmente o cenário indica que teremos custos Pessoal superiores aos rivais !
E o ano está dentro do que já se tinha estimado
e concordamos tb que apesar do aumento previsível de custos anuais tb existem aumentos de receita em compensação .

No final sou eu que terei razão :mrgreen:

Estou completamente alinhado com este teu post.
Captaste perfeitamente o espírito das intervenções que foram feitas.
E mais… Já percebeste que tendo a ser mais cauteloso.
Sim, é o meu perfil.

Mas tenho que te dizer uma coisa, sendo verdade que me considero tendencialmente mais cauteloso e pessimista, a verdade é que, normalmente, ainda assim, costumo falhar as minhas estimativas por pouco sendo que, ainda assim, a realidade costuma ser um bocadinho pior do que as minhas previsões.

Com este histórico, tenho mesmo que ser pessimista.
Raramente tenho uma boa surpresa.
É por isso que já me estou a preparar…

É isso tudo. E é por isso que acho urgente é reforçar quanto antes… a estrutura. Isto é, investir agora para termos progressivamente os mesmos custos alocados a jogadores de muito melhor qualidade. É aí que está a chave do nosso sucesso futuro. Os verdadeiros “craques” que venham primeiro para a estrutura. Depois eles sim ajudarao a conseguir os do relvado.