[member=19350]i0tech , para quem dizia que o relatório do Q1 era inútil, afinal parece que não é bem assim. Ainda bem que temos esta informação, utilérrima para quem se preocupa com o clube.
O resultado apresentado é em linha com o previsto, ja foram feitos os alertas e identificados os perigos. Temos um défice anual de 60M (ou seja sem considerar vendas de jogadores nem receitas UEFA), logo precisamos de fazer esses 60M em UEFA e jogadores. E quem compara com os outros, os outros têm um défice de 95-100M cada um, ainda é um diferença jeitosa.
Significa isto, para quem defende que deviamos ter um orçamento sem risco, pagar 40M em salários. Impossivel se queremos ser campeões.
Oxalá o nosso problema no final do ano sejam os prémios a pagar aos jogadores. Pegares nisso não faz nenhum sentido.
[member=23713]Tarântula , há uma coisa que dizes que penso que está errada, o ano passado no Q1 os custos com Pessoal foi 15M, extrapolando daria 60M, no final deu 64M. Mais concretamente foi 15,1; 15,5; 16,8; 15,6. E sim o i0tech está certo, se o risco (défice) do Sporting são 60M, com 25M de lucro ficam ainda a faltar 35M. Mas com as parcelas da UEFA que ainda faltam, calculo que só fiquem a faltar uns 25M em jogadores.
Enfim, tudo esperado, não é um all-in porque temos alguma folga que vem de trás, mas o risco está lá.
[member=3466]Strikerr , não é linear, é isso que o Tarântula quis dizer e embora com números errados está certo. O 1ºQ é dificil de controlar porque vens com jogadores da época anterior que só são vendidos em JUL, AGO (1, 2 meses de salários) e já tens que comprar os novos jogadores, durante JUL/AGO andas a pagar a mais uns 10 jogadores do que seria necessário. Depois disso (Q2), baixa um pouco e em Q3 tens uma espécie de reset, pode subir ou pode descer dependendo do investimento. O ano passado não houve desinvestimento no Q3 (ver os números que apontei atrás).
Estamos no limite em termos de investimento, o que eu defendo caso se veja que tal é sustentável, e para ser sustentável precisamos de ganhar o titulo e, obviamente, de receitas extraordinárias. É uma dinâmica na qual todas as equipas vencedoras ou que se querem vencedoras acabam por entrar. Agora que estamos a investir como nunca, estamos.
Nada do que eu disse é falso.
Cuidado com essas bocas.
Nada nos garante que até ao final da época os prémios e as rescisões não possam até aumentar.
Eu até espero que aumentem porque isso só pode ser é bom sinal.
E não está igual ao ano passado que teve um valor total nesta rúbrica de 64ME no ano e de 15ME no trimestre contra os 19ME deste trimestre que obviamente não são inteiramente compensados (nem perto - 50% sim) por estes 2 valores.
Repara também na falha da regra de 3 simples aqui em nosso desfavor que sugere que o mesmo pode bem acontecer este ano também pela questão da sazonalidade (64> 4*15).
Prevejo que esta rubrica vai ficar bem acima da tua previsão de 70ME.
Aposto entre 75 e 80ME.
Mas lá está. Esta é daquelas coisas em que não estou nada interessado em ter razão…
PS:
O Carlos Vieira acaba agora mesmo de falar sobre isto e nem sequer tentou tapar o sol com a peneira.
Assumiu o aumento do investimento nesta rúbrica em relação ao ano passado justificando que para sermos competitivos temos que ir buscar os melhores. Esses custam dinheiro, não vêem de graça…
Ponto.
Bom isto hoje com os E-mails as baterias foram-se mais do que 1 x
[member=111]alemid o [member=19350]i0tech falava AINDA faltar Mais 40M MAIS-VALIAs , mas já corrigiu para vendas.
Aliás com 60M necessidades ano nunca daria mais 40 quando já fizemos 25+17. Mas siga.
Os números são os esperados , mesmo na massa salarial que extrapolando dá-me cerca 4M-1,4-0,8=1,8x4=7,2+1,4+0,8= +9,3M vs ano anterior incluindo (essa a dúvida 3 meses de vencimentos de jogadores que saíram só em final Agosto como Zee, Schelotto e Adrien , só aqui 1M que não se repetiriam para os restantes trimestres.)
Ou seja , sejam 73 ou 70 é aumento significativo mas Necessário e Ainda calculado para este ano.
Prémios deverão ser de objectivos ano anterior , e não estou nada preocupado com prémios por campeonato no final do ano, já explico porquê.
Receita Ainda não contabilizada
1,5M
0,5M
0,3M
0,5M. 2,8M (LC+LE) garantidos para 2T. Total Receita + 5,2M
Receita tb previsível +2M (750M acesso oitavos e 1M bilhetica) na prática conto com total acréscimo receita de 7M
Custos +11,8M
+0,6M FSE x 4 = 2,4M
+9,3 CP (total 73/74M , sem acréscimo nos prémios)
Ou seja +7M receita e +12M custos = aumento custos não suportamos em 5M
Amortizações +2M
Total +7M em custos no ano
77-35=42 +7 = 49 para zerar dos quais já fizemos 25 faltam 24M ou 21M (se contar os 3 dos Ordenados) Um Mané e pouco mais. É mais ao menos o que prevíamos.
Risco total= 73M
Anos seguintes , Com aumento em 10M TV e LC (novos valores passamos para 25M/30M garantidos +10M do habitual) sem Stress mas já arriscado sem LC. Mas estamos bem no limite como diz o [member=3466]Strikerr , agora é otimizar , otimizar Scouting e cortar gorduras passadas. Maior aproveitamento/potenciar valores tb.
O aumento no risco sendo necessário para competir e atingir os objectivos contando com receitas da LC tb é o que os rivais estão tb a QUERER muito… vai ser fratricida pelos 2 lugares .
No verão precisamos de fazer 2 Boas Vendas para poder manter a dinâmica e acertar como este ano na compensação/reforço do plantel !
O que é verdadeiramente assustador deste R&C é pensar no cenário de não nos termos apurados para a LC.
O valor salarial é altissimo, e não é nada que me supreenda, tendo em conta o investimento feito, e sem se conseguir consumar as saídas de Bryan Ruiz, Douglas e Petrovic, que têm salários consideráveis (em conjunto os três deverão ter valores a rondar os 5 -10% do total da massa salarial, o que não é brincadeira). O que vale é que, ao contrário do ano passado, o crescimento da massa salarial foi ultrapassada pelo incremento da qualidade do plantel, e é isso que se pretende.
Outra nota é que para o ano, acho que não precisaremos de subir ainda mais a massa salarial, pois temos um plantel com uma grande base para os objectivos propostos, que apenas precisa de pequenos retoques, a começar pela saída dos 3 jogadores que referi anteriormente.
Quero acreditar que a eventual venda de Carlos Mané / Alan Ruiz / Iuri, assim como uma boa prestação na Liga Europa (que este ano é mm mto complicada de ganhar, pois tem adversários pouco habituais por estas bandas), nos permitirão chegar ao lucro sem venda de grandes pérolas da equipa. Pelo menos até ao fim do Mundial.
Espero para o ano novo folego com o contrato da NOS em pleno, e com o mto ambicionado Naming do estádio.
Eu disse 70, tu é que me citaste com correcções que estão erradas e disseste 75. Como as coisas estão são… 70.
Até pode haver rescisões. Pois pode, como no ano passado houve rescisões e que até desceu. Não podes dizes que vão necessariamente haver rescisões e vai subir. Sabe-se lá o que vai acontecer. Eu espero que suba…
Mas até essas coisas acontecerem a extrapolação para o ano são 70. Não são 75. Portanto andar aqui a dizer que são 75 é espalhar informação falsa. Não sei porque razão o fazem, mas ficou a correção. 70. Número redondo.
O resto, se há risco demasiado ou não, não foi sobre isso que eu comentei.
Repito que não disse nenhuma informação falsa. Mas que lata.
Tu é que disseste que estamos como no ano passado nessa rúbrica.
Isso sim, é comprovadamente falso.
Ao fim do 1ºtrimestre onde temos valores reais e já executados, eles são diferentes e não se justificam pelos valores que referiste.
Quanto aos valores futuros, estamos a falar de previsões, não são verdadeiros nem falsos.
Repito: São previsões. Não são 70 e nem deixam de ser.
E se a ideia fosse comparar com o ano passado onde a regra de 3 simples falhou por 4 ME, certamente que não era esse valor que eu punha. Mas isto sou eu que gosto de ser conservador.
Veremos o que acontece e já expliquei porque é que faço a previsão que faço…
Tu podes dar as voltas que quiseres,mas a matemática é clara. Como as coisas estão são 70. Nem mais nem menos. 70.
Não são 75 como disseste. Para isso acontecer é preciso que aconteça x, y, z. Quando x, y, z acontecer logo falamos. Até lá são 70.
Se queres prever que x, y, z vai acontecer para teres 75, força. Agora dizeres que por extrapolação vai ser 75 é falso. Calculando com o que sabemos são 70.
São 70 assumindo uma regra de 3 simples pura e dura que não se tem verificado e assumindo ainda 0 nos variáveis .
Ou seja, não são 70 coisa nenhuma.
E nem deixam de ser. É o futuo que dirá e cada um usa o método que preferir para fazer a previsão.
Tu vais cegamente pelo 3 simples. Eu, para além disso, dou algum peso a outrs dados históricos.
Penso que é inteligente…
Percebes agora?
Penso que é fácil de perceber isto.
Mas ainda mais fácil do que perceber isto é perceber a esterilidade desta conversa e o facto de que, até agora, as coisas não estão como no ano passado. isto sim, facto já confirmado ao 1ºtrimestre no R&C.
Para termos uma equipa competitiva temos que andar sempre à volta destes custos com pessoal. Temos é de aumentar ainda mais a qualidade sem passar destes valores.
Para isso há que ter taxas de acerto nas contratações similares à desta época, ir colocando alguns excedentários e ter muito cuidado com a duração dos contratos de certas contratações.
A verdade é que temos um Douglas, um B. Ruiz e um Petrovic que não acrescentam nada e têm ordenados altíssimos. Já para não falar do A. Ruiz que esta época tem sido uma miséria.
No final da época se não renovarmos com o Bryan e conseguirmos colocar mais 2 já podíamos enriquecer o plantel. Não esquecer que iremos ter dificuldades em colocar o Castaignos que está a fazer uma época miserável