Racismo em Portugal e no mundo

Há racismo em todo o lado.

Mas é um pinheiro no meio de 100 eucaliptos não faz daquilo um pinhal.

É assim que vejo a situação em Portugal.

Mas acho o racismo uma questiúncula.
A Isabel dos Santos era preta e quando chegou cá com a pasta teve os brancos todos a lamber o chão que ela pisava

3 Curtiram

Sim, em Portugal felizmente também acho que é assim… aliás, nesse aspeto Portugal é um “paraiso”, onde as situações são esporádicas… Por vezes fala-se mais, mas é porque está na moda “empolar” essa situação.

Agora nos USA (que é o pais que estava em questão) a coisa é completamente diferente… Custa é muito, a muita gente admitir isso, apenas e só por “politiquices” e o que é engraçado é que muitos desses, nem os USA conhecem (a não ser o que vêm nos filmes).

Mas, 2 pessoas, exatamente “iguais” em todos os critérios financeiros, profissionais, etc… pedirem um empréstimo ao mesmo banco no mesmo montante para compra de casas iguais e a uma das pessoas ser oferecida uma taxa de juro de 3% e a outra ser de 4,5% é estranho… mas quando vais a ver a “ficha de cliente” notas uma diferença, na de 3% diz “white” e na de 4,5% diz “african-american”… assim já não é estranho, assim já é racismo, certo?
Para nós “tugas” isto parece impensável, mas nos USA tens os maiores bancos (Wells Fargo e JPMorgan por exemplo) que já foram obrigados a pagar diversas vezes, centenas de milhões de dólares em coimas por discriminação racial quer na concessão de crédito quer na captação de poupanças ou mesmo na cobrança de comissões (ainda recentemente a WF foi condenada em 2018 a uma coima de mil milhões de dolares por cobrar comissões baseadas na raça, levando até à descoberta de outras práticas ilícitas).

E depois há pessoal a dizer que nos USA não existe racismo sistémico e que movimentos como o BLM, etc… são só produtos criados pela imaginação da esquerda americana (?) para beneficio dessas minorias.

1 Curtiu

Isso pode parecer racismo… Mas é a matemática a ser racista. Os modelos de risco são fodidos :stuck_out_tongue:

Não, é mesmo racismo e vou dar-te um exemplo simples:

O seguro automóvel tem por trás uma formula que analisa o risco e de entre os diversos fatores tens por exemplo a zona de residência do segurado (o mesmo carro pode ter 2 prémios de seguro diferentes consoante o local de residência do tomador do seguro), ou até mesmo o sexo (na formula existente, os homens são mais penalizados que as mulheres). É este calculo que te dá o “risco”.
Ora, se depois desta análise, o segurador resolve aumentar em 20€ os seguros feitos por mulheres, só porque sim, então ele estaria a ser sexista, pois a ponderação pelo sexo, já tinha sido tida em conta na análise de risco. No fundo, não havia qualquer justificação para ele aplicar aquele custo extra de 20€.

No crédito habitação é igual… é calculado o risco (dai eu ter dito no exemplo que cumpriam os mesmos critérios financeiros :wink: ) mas se depois disso resolvem aplicar mais 1% só com base na raça, então sim, estão a ser racistas.

Isto interessa aos portugueses porque… :thinking:

Se lesses o titulo do tópico onde estás a comentar, evitavas fazer observações idiotas…

De acordo. Mas nao creio que e efetivamente isso que acontece de forma sistematica. Nao e a minha area de expertise (modelos de risco financeiro ou modelos de risco para segurados), mas no caso dos modelos de risco financeiro ate sei uma coisa ou duas por ter estudado sobre o assunto, ter interesse no mesmo e porque a minha mulher trabalhou na banca uns anos.

Em Portugal, por exemplo, devido a questao de protecao de dados nao e possivel registar a raca/etnia e utiliza-la num modelo de risco financeiro. Ja nos states isso nao acontece. Por isso e bastante comum a maior parte dos modelos incluirem a raca/etnia nos seus calculos. E por essa perspectiva, o proprio modelo dara sempre um score de risco superior a um individuo de etnia afro-americana ou hispanica pelo unico motivo de que existe um bulk de literatura (nao atual mas antiga, que atualmente e o tipo de estudos que seria morto a nascenca so por alguem se lembrar de fazer a questao - eles devem continuar a existir para alimentar estes modelos mas longe das publicacoes) que demonstra que ajustando para todos os fatores, a probabilidade de os afro-americanos e os latinos tomarem decisoes financeiras com um grau de risco substancial e superior aos brancos. Ou seja, nao seria de todo correto olhar para os numeros e dizer que um latino tem mais dificuldades em conseguir um emprestimo ou consegue em piores condicoes por racismo. Isso acontece em primeiro lugar apenas por uma questao de risco - e nem sempre os modelos sao justos porque se baseiam em previsoes e nao no individuo. Agora, no final de contas variando de banco para banco, mas muitas vezes a decisao humana pesa na aprovacao destes emprestimos e nas suas condicoes, dai que obviamente existam casos em que alem do julgamento que o modelo faz, ainda tens um julgamento adicional de cariz humano. Num Pais de 300 milhoes e normal existem casos aqui e acola. Mas nao acredito que seja um problema generalizado, mas algo mais pontual e, conhecendo a cultura dos States como conheco, provavelmente mais regional.

E que nos temos o “habito” de nos referir aos States como um pais quando na realidade estamos a falar de varios Paises sob a egide de um governo comum. Um americado de Wisconsin e uma pessoa completamente diferente de um americano do Texas ou de um americano da California, e nao e apenas no sotaque. Da mesma forma que quando se fala no racismo nos States, nao se pode generalizar para um pais, aquilo que muitas vezes e um problema regional.

Que eu saiba nos USA é proibido discriminar financiamento de casa com base na raça (fair housing act) O que algumas pessoas se costumam queixar é que os modelos usam proxys para raça… mas isso é um bocado como chamar racista à matemática.

1 Curtiu

Aqui ó burgesso sem maneiras. Chamares idiotas aos outros não torna o que escreveste mais relevante, para mais quando não tem qualquer base factual.

Não te chamei a ti idiota… disse sim que a observação foi idiota… porque factualmente o foi…

Quanto à relevância do meu comentário não ter base factual, uma vez mais sais com uma observação idiota, pois o meu comentário foi baseado num acontecimento real… queres maior facto que esse??

Como não há 2 sem 3… será que a tua próxima observação também irá ser idiota??

PS: Essa expressão:

És algum touro???
Se queres desabafar acerca de algum peso que sintas na cabeça, podes sempre ir ao tópico “Converseta - Engates, Coisas épicas e assuntos de conversa Parte 2” esse será o melhor local para desabafar e não no presente tópico

Pensei que tivesses alguns neurónios para estabelecer um raciocínio lógico, afinal estava a escrever com uma criança, uma criança que não é capaz de estabelecer um diálogo construtivo.

Quanto aos teus insultos, não tornam a tua observação sobre seguradoras mais relevantes e mais verdadeiras, muito pelo contrário quanto mais releio a causa que originou os insultos mais desfasado da realidade me parece o teu texto. Os teus urros e gritos, não me impressionam mesmo nada puto.

Eles não podem descriminar, mas não podes alegar que um modelo matemático é descriminador quando se limita a fazer análise de dados. É como dizer que o sexo não pode contar o teu histórico de crédito não pode contar…

A questão é que em Portugal é proibido recolher a raca/etnia dos sujeitos a priori, portanto mesmo que queiras incluir esse dado no modelo… Não dá porque não o tens

@anon9149635 graças à vitoria do Sporting, estou mesmo bem disposto, por isso, vou “perder” tempo a responder e a esclarecer-te, já que me parece que estás algo baralhado com a discussão neste tópico :wink:

Eu fiz um comentário acerca do racismo endémico nos USA, com base na noticia do cemitério que não aceitava sepultar negros. Algo enquadrado no tópico, já que este tópico é de “racismo em Portugal e no mundo”.

Entretanto eu e o @Reavstone fizemos algumas observações acerca desse racismo endémico nos USA.

Do nada surges tu a dizer:

Ora, se isto é um tópico que fala de racismo em portugal e no mundo, é normal que se discuta acerca do racismo nos USA por exemplo… dai eu ter dito que a observação foi idiota.

Repito… disse que a observação foi idiota tal como podia ter dito que era uma observação estupida… isso não significaria que te estava a chamar de estupido a ti… percebes isso??

Agora, se te baralhas na leitura (que pode acontecer) não podes partir para provocações do género:

porque senão sujeitas-te a levar troco… que foi precisamente o que aconteceu :wink:

Quanto a este teu ultimo comentário, o mesmo não faz qualquer sentido, muito menos quando dizes que ando aos gritos e urros :rofl: mas bom, quero acreditar que isso sejam excessos provocados pela extraordinária vitoria de hoje.

Agora, aceita a minha sugestão de leres a conversa desde o inicio e vais perceber efetivamente o quão idiotas foram as tuas observações… e repito, as observações, não tu…

@Reavstone percebo o que dizes, aliás percebi logo desde o inicio… mas como já te disse e repito, o que aconteceu na banca dos USA, não se trata de modelos matemáticos…
O que havia no Wells Fargo por exemplo, era simples…

  • cliente pedia credito habitação
  • a WF fazia análise de risco, etc… e a análise dava uma proposta de credito de por exemplo 2%
  • depois ao comunicar ao cliente faziam: se fosse branco, comunicavam os 2%; se fosse afro-americano ou nativo, aplicavam “um extra” que em média era +1,5%

ora, aqui não há qualquer formula ou indicador… há apenas discriminação baseada na raça.

Aliás, a WF é prodiga nisso…
O CEO ainda recentemente (em 2020) esteve envolvido numa polémica porque quando criticado por não contratar negros, ele disse que gostava de contratar, mas não podia porque não havia negros com capacidade…

Isto entre outras “perolas”. :wink:

1 Curtiu

Eu fui amável e disse, isto não é relevante aos portugueses, quando o que deveria ter dito era isto não é verdadeiro.

O seguro automóvel tem por trás uma formula que analisa o risco e de entre os diversos fatores tens por exemplo a zona de residência do segurado (o mesmo carro pode ter 2 prémios de seguro diferentes consoante o local de residência do tomador do seguro),

2 prémios de seguro no mesmo carro? Onde e em que estado? Eu não me recordo de ver isso nos EUA.

ou até mesmo o sexo (na formula existente, os homens são mais penalizados que as mulheres). É este calculo que te dá o “risco”.

Descriminação de género? A maioria dos estados usa o sistema por pontos, quantos, qual o teu histórico de acidentes, há quanto tempo conduzes, quantos anos tem o carro, etc. Enfim, coisas mensuráveis e com sentido.

Ora, se depois desta análise, o segurador resolve aumentar em 20€ os seguros feitos por mulheres, só porque sim, então ele estaria a ser sexista, pois a ponderação pelo sexo, já tinha sido tida em conta na análise de risco. No fundo, não havia qualquer justificação para ele aplicar aquele custo extra de 20€.

Isto é uma fábula, sem pés nem cabeça, completamente divorciada da realidade americana. O segurador decide isto porque é mulher, decide aquilo porque o sexo, porque tal… O quê?! :face_with_raised_eyebrow:

No crédito habitação é igual… é calculado o risco (dai eu ter dito no exemplo que cumpriam os mesmos critérios financeiros :wink: ) mas se depois disso resolvem aplicar mais 1% só com base na raça, então sim, estão a ser racistas.

No crédito habitação, como em qualquer outra instituição bancária em todo o mundo os bancos analisam o teu salário, o teu património como a tua capacidade de pagar ao banco, como falou outro forista, existe legislação implementada (fair housing act)

Fazer algo a 100% perfeito, quando estamos a falar de pessoas é impossível…Mas uma coisa eu digo a sacar dinheiro as seguradoras americanas funcionam melhor que ninguém sem olhar a cor, género ou tendência sexual. Eles olham só ao verde das notas.

Ficamo-nos por aqui, porque já é tarde. E não me merece perder tempo com quem não quer aprender com os mais velhos.

@anon9149635 acho que tens mesmo problemas de leitura e/ou interpretação de português… já são demasiadas “confusões”…

Lê bem o que escrevi…
Eu disse “o mesmo carro pode ter 2 prémios de seguro diferentes consoante o local de residência do tomador”, que é bem diferente de dizer que o mesmo carro tem 2 prémios de seguro.
Ou vais dizer

Aqui também está errado… sim faz-se discriminação pelo género e na atividade seguradora isso não só não é ilegal como é comum em diversos seguros (automovel, vida, etc…), quer em Portugal quer nos USA (podes confirmar AQUI).

Most states allow insurers to rate on gender since crash statistics are different for males and females.

Não é uma fabula, é real tal como já te mostrei acima…

Exactamente… isso foi o que eu disse… aliás, se lesses o que eu escrevi (tal como te recomendei) tinhas visto que eu até tinha dito que o wells fargo em 2018 teve de pagar uma coima precisamente por fazer discriminação racial na conceção de credito habitação.

Não sei se és mais velho, mas se o fores então a idade não é mesmo sinonimo de mais conhecimento…
Aliás, isto é um excelente exemplo pois terminas o comentário a dizer que devo aprender contigo, precisamente num comentário onde demonstras não ter conhecimentos (por exemplo no caso dos prémios de seguro dependerem do género)…

Comprova-se assim, que se há aqui alguém a aprender alguma coisa és tu :wink: e o melhor é aproveitares que não estarei aqui para sempre :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 Curtiu

@Hayek

?

2 Curtiram

Cada vez mais malucos os radicais de esquerda, tenho cada vez mais medo deles, pois nota-se que, para eles, agora o Homem branco é o culpado de todos os males deste Mundo, mesmo que não esteja envolvido em muitos deles.

Hoje em dia é cada vez mais difícil seguir todas as tendências :laughing:

Aconselho a visita a esta conta do twitter ( conta sarcástica) se quiserem ficar a par das novidades

2 Curtiram

Os BLM bem meteram no seu manifesto que queriam acabar com o capitalismo e com a “família nuclear” para criar todo um novo sistema econômico e de vivência. No fundo querem queimar todo o progresso feito nos últimos milhares de anos e criar uma nova sociedade utópica (faz lembrar uma certa revolução vermelha que aconteceu num país do leste)

1 Curtiu