Racismo em Portugal e no mundo

Plenamente de acordo.

1 Curtiu

Eu já disse quando aconteceu que o cota é/deve ser racista mas o crime não é motivado por racismo. Esses relatos que tu viste tem o mesmo nível de credibilidade que os que disseram que o ator se estava sempre a meter com ele e com o cão a atacar pessoas.
São relatos, meramente isso.

Agora custa-me a querer que alguém com aquela idade vá matar uma pessoa somente por ter uma cor de pele diferente. Ainda por cima na zona que foi, onde o que não falta é pessoas de várias cores de pele diferentes.

As pessoas estão a entrar numa espiral do exagero, o que só leva à banalização daquilo que defendem. Daí eu ter colocado a agressão ao segurança e perguntar se agora também não era racismo.
Relembro que para o status-quo, agressões a um motorista que não deixou entrar uma pessoa de outra cor de pele foram legimitados pela atitude racista daquele.
Relembro que numa situação onde uma gaja passou a frente de meio mundo na fila do autocarro no São João também era racismo o segurança que a travou.

Agora, por um senso de coerência, também é racismo um Gajo que agride um segurança por não usar máscara :joy:
E para mim não houve racismo em nenhuma das últimas 3 situações relatadas, simplesmente se expõe a falta de coerência quando se cai no exagero de considerar tudo racismo.

1 Curtiu

Assim como, para mim, também não foi o “racismo” que levou à morte de Floyd, como eu já dissera em 7 de junho

1 Curtiu

Última nota, o comentário sobre ter matado vários como ele não foi relatado por vizinhos ou família, foi feito à entrada da prisão e ouvido por várias testemunhas. Fará seguramente parte do processo de julgamento, não tem credibilidade nula como alegas.

Não é isso que legitima que seja um crime motivado por racismo.
Também não sei se será elemento probatório em sede de julgamento, mas criar um nexo de causalidade a volta disso é tão ou mais rebuscado que BdC ser o autor moral.

1 Curtiu

Pergunta sincera: o que seria, para ti, um crime racial? E apenas poderia ser provado se o criminoso gritasse a alto e bom som “eu sou racista”?

É um crime motivado, de forma principal, pelo sentimento de ódio racial, onde a sua consumação deriva precípuamente em função de uma ideia de inferioridade do outro indivíduo somente pela sua cor de pele/origem/género/escolha sexual (aqui já a alargar o leque ao resto de discriminações ) ou outro tipo de preconceito supérfluo.

A lei dedica-se sempre do crime principal, de tal forma que o racismo pode agravar, ou melhor, tornar qualificado o crime principal, mas o crime de racismo em si tem uma moldura penal reduzida.

2 Curtiram

Óbvio que a fotografia não é do Adolfo… E também lembrar que, poucos dias antes, Salazar se tinha deslocado pessoalmente à embaixada dos detestados americanos para apresentar condolências pela morte do presidente Roosevelt, o que não faria no caso de Hitler…

1 Curtiu

É a nova moda…, sempre se falou de espécie humana e não de raça, mas parece que agora pode dar jeito politicamente falar antes de raça humana…, fica a questão de saber então como é que fica a questão do racismo… Se não se pode falar de raças decerto que deixa de fazer qualquer sentido falar de racismo… Qualquer cidadão acusado de racismo pode simplesmente mostrar a maior indignação perante o acusador e alegar que esse acusador não passa de um ignorante que desconhece não haver raças… Alguém achou que seria bem engendrado e não se apercebeu de que a nova teoria poderia advir um pau de dois bicos… (além de que o ADN dos demais grandes primatas também acabou por se revelar bem próximo do humano do que se esperava, será que também estão na mesma “raça”?).
É uma decisão meramente política, será melhor manter o conceito de raça ou não? O que será melhor para a questão do racismo ou racismos? Não se trata de uma decisão baseada na ciência, embora alguns façam de conta que é…

3 Curtiram

Por acaso tinha visto hoje isto…
O Mayor da cidade já mandou vir a Guarda Nacional apenas por precaução… mas estes americanos não aprendem…

O gajo está preso depois de um claro abuso policial… o pais entrou em ebulição por causa das ações dele… e o que fazem logo agora que os ânimos estão a acalmar?
Reduzem a fiança de 1,25 milhões para 1 milhão e aceitam que a mesma não seja depositada… ou seja, a fiança não foi paga… o que aconteceu foi que uma empresa deu o seu “aval” em troca da libertação deste gajo…
E pronto… viva o sistema judicial altamente capitalista onde além de se poderem “comprar” crimes (quem tem dinheiro pode comprar a liberdade, quem não tem fica preso), agora até já nem é preciso comprar… basta ter um “amigo” com dinheiro e esse “amigo” nem precisa de emprestar o dinheiro… basta dizer que “garante” a boa conduta.

Incrível…
E depois ainda se admiram de haver manifestações…

Nota final:
A empresa em causa é uma empresa de “seguros”, cuja atividade é apenas esta, a de afiançar presos que não têm dinheiro para pagar fiança e sair em liberdade.

1 Curtiu

Bom esclarecimento, @leão-rampante.

Calma, também acho nojento mas a fiança funciona para ele não ter prisão preventiva e ir para casa. Vai ser julgado à mesma e há de ser preso a seu tempo (espero).

Ahhhhh! Assim faz sentido.

Confesso que estava intrigado como é que um polícia com o ordenado que ganha, ainda que seja nos states, tinha dinheiro para pagar esse valor de fiança…

Pensava que havia aqui marosca.

Nem sabia que existiam empresas a prestarem esse tipo de serviço.

Killing in the name of

Some of those that work forces
Are the same that burn crosses
Uh

Killing in the name of
Killing in the name of

Now you do what they told ya
And now you do what they told ya
But now you do what they told ya
Well now you do what they told ya

Those who died are justified
For wearing the badge
They’re the chosen whites
You justify those that died
By wearing the badge
For wearing the badge
You justify those who died
By wearing the badge

Uh

Killing in the name of
Killing in the name of

And now you do what they told ya, now you’re under control

For wearing the badge
By wearing the badge
For wearing the badge
By wearing the badge
Come on

Uh
Yeah
Come on
Uh

Fuck you, I won’t do what you tell me
Motherfucker
Uh

2 Curtiram

Imprensa romena a noticiar que pode ter havido provocações do istanbul basaksehir aos árbitros romenos e até insultos xenófobos de chamar aos romenos “ciganos” que ao que parece foi o que resultou no cartão vermelho para o membro da equipa técnica pierre webo. Este caso é uma autêntica vergonha a ser verdade essas provocações do basaksehir. E já agora, o que árbitro Sebastian Coltescu disse foi a que “foi o preto ali”, e “negru” é a palavra romena para pessoa negra que não insulto racista, para ser racista seria algo como “ciora”, ou seja, ele apenas identificou o membro da equipa técnica pela raça dele pois é mais fácil pois ele estava no meio de turcos. Esta palhaçada toda só podia ter sido originada pelo clube do erdogan e pelos nojentos do p$g.

O John Barnes e o Micah Richards merecem o meu respeito pela sensatez dos mesmos.

2 Curtiram

Aqui já foi discutido se há ou não racismo em Portugal e no mundo.

Não pretendo abrir novamente a discussão até porque de um lado e do outro caem-se em exageros que considero inúteis…

No entanto já houve aqui alguns membros no fórum a negar que hoje em dia exista racismo declarado em países como os USA que aqui tanto se discutiu.

Pois bem, deparei-me com uma noticia que comprova exatamente o contrário e apesar de haver artigos em inglês que detalham melhor este caso (e referenciam outros) coloco aqui o link da noticia em português para compreensão de todos…
Enfim, até na morte a cor da pele importa :frowning:

1 Curtiu

Bem, se o trump pode ser banido de tudo o que é plataformas eletrônicas porque são negócios privados e eles é que decidem a quem são serviço ou não então este caso será igual penso eu

Espero que estejas a brincar, porque só uma mente muito “coiso” conseguia comparar as circunstâncias…

Mas bom, como há gente capaz de processar tamanha comparação, até digo que a mesma até poderia ser um argumento de discussão se o cemitério fosse uma empreitada completamente privada como são as plataformas eletrónicas, que não o é.

Mas não pretendia eu discutir este caso em particular, mas sim mostrar “preto no branco” a existência de racismo endémico nos USA. Racismo esse que aqui tantos negam/negaram.