Racismo em Portugal e no mundo

Mas eu não disse que tu (ou alguém aqui) era racista. Até porque, na verdade, até somos todos um bocadinho - e machistas, xenófobos, etc (porque crescemos com muitas mensagens que nos tornam assim).

Felizmente, espero, será em coisas menores que não se transformam em coisas maiores. Mas, mesmo assim, são coisas que acho que devíamos mesmo tentar que não existissem. Ao dizer-se que Portugal é um país racista, está a dizer-se que é um país que tem dinâmicas e estruturas racistas e que, pelos vistos, não está disposto a falar do problema porque é uma grande ofensa. Ninguém está a dizer que Portugal é o país mais racista ou que a vida de uma minoria por cá seja equivalente à de uma minoria no Médio-Oriente.

Tu não podes? O que é que te vai acontecer? Tens medo que alguém te diga que a piada é racista (e que, além disso, nem sequer tenha piada)? Oh, mas que grande golpe no ego do contador de piadas. E snowflakes são os outros, isso é que tem mesmo muita piada.

Eu ainda sou do tempo em que um homicidio era um crime barbaro, violência policial era um crime barbaro, agressão era um crime barbaro…

Agora tudo isso passou a ser secundário e um homicidio normal já não choca ninguém, afinal há tantos portanto que se foda, mas se for um branco a matar um preto e antes do tiro gritar “Preto de merda” já dá direito a capas de jornal, manifestações e indignação generalizada.

Triste povo este em que se sabe que fomos enrabados à grande pela nossa classe politica na venda do Novo Banco e nobody cares, mas um homicidio (que é um crime hediondo) gera toda uma revolta e manifestações e indignações e pedido de ação politica quando de acordo com a lei portuguesa, o autor do crime vai morrer antes de cumprir a totalidade da pena que lhe será aplicada.

5 Curtiram

Não sei, mas se não é devia ser. Não existem limites ao humor, racista, machista, feminista, religioso etc etc… humor é humor, ou se acha piada ou não. No big deal.

5 Curtiram

Ok.

Um preto e um cigano vão dentro de um carro, quem vai a conduzir?

A polícia…

1 Curtiu

Talvez venha a ter isto apagado, e entendo.

O que faz uma menina judia no baloico?

• Testar a paciencia do sniper nazi

:expressionless:

Não ouvia essa desde os anos 80. Continua surpreendente, de facto.

Tenho uma pior.

O que faz um miúdo judeu ao pé de uma chaminé?
Está à espera dos pais.

Não existe um tópico de anedotas ou piadas secas para irem ?

Gostaria que tivessem respeito e encarassem este tema neste caso este tópico com seriedade,e aqui debatermos um tema que consome a nossa sociedade com cada vez mais violência.

Relativamente ao humor “negro” :thinking: que tanto gostam recentemente tive uma discussão com um amigo que ele estava a falar para irmos um espectáculo do Sinel de Cordes ou o Batáguas não me lembro,e depois ele disse que eu não iria gostar pois ele goza com pessoas que morreram de cancro ( acho que até um destes “comediantes” perdeu um ente querido á mercê da doença,eu tive e vários e decerto não iria gostar).
Mesma coisa quando rebentou o corona havia um vídeo a circular dum “comediante” português a encarar o próprio vírus e os seus gostos eram idosos,estádios e que odiava sabonete e ventiladores.

Falou também dum grupo brasileiro de comedy chamado Porta dos Fundos uma polémica que houve com Jesus ser retratado como homossexual num filme.

Eu falei do exemplo do Charlie Hebdo e toda a violência que gerou.

Aplica-se aqui " A tua liberdade termina quando começa a do outro" ?

1 Curtiu

Eu diria que em 90% das piadas alguém vai achar ofensivo… não podemos levar o humor tão a sério senão deixa de ser humor… obviamente à humor mais light e outro menos… mas só papamos aquilo que achamos que é de qualidade , ninguém é obrigado a ouvir o cordes, eu não ouço porque acho que ele tem zero piada, mas isso sou eu…
Como está o mundo hoje em dia não se pode dizer porra nenhuma, não vamos no caminho certo.
O humor, mesmo o negro, não é direcionado para alguém em especial… e mesmo com tragédias podemos rir… quem nunca pensou “vou para o inferno de estar a rir desta piada”? Não levem tudo a sério sempre !

É preciso ter em atenção que os “grandes homens” da História, o foram no campo estrito da sua atividade que teve impacto histórico, e que não há nenhuma razão para esperar, e muito menos exigir, que tivessem sido “superiores” à generalidade dos humanos nas demais áreas de sua vida. Podemos respeitar e até celebrar os seus “feitos históricos” sem que tenhamos consideração, ou até tenhamos aversão, por outras ações da sua responsabilidade. Por exemplo, pessoalmente, não gosto nada de Colombo enquanto pessoa e governante, mas tenho de reconhecer-lhe mérito na sua determinação e feitos enquanto navegador… Dentro do possível, talvez devêssemos tentar sempre “separar as águas”… Eu, pelo menos, tento.

1 Curtiu

Sim há muito mais brancos sem arma a serem mortos por polícias nos USA do que pretos sem arma. Vai ver os números.

E então? Sabes quantos pretos morreram o ano passado sem arma em confrontos com policias? 7. Fazem nos acreditar que é todos os dias e aos magotes.

Agora vai ver quantos morreram na mesma situação de várias outras etnias.

Vais ter uma surpresa.

3 Curtiram

Então como o primeiro era um gajo branco não é assim tão importante, mas o segundo que morreu da mesma maneira que o primeiro, já passa a ser importante porque é negro?

@Veks Não fales desses dados, não sabes que o que vai contra a narrativa é inconveniente?

Normalmente quem impõe as narrativas são as maiorias que mandam, mas se querem impor a narrativa de quem manda no fórumscp, estão no fórum errado.

Por exemplo, em relação aos Estados unidos, o que interessa para análise não é o número de quem morre mais, é o rácio entre o número de mortes numa etnia e o número total de indivíduos pertencentes a essa etnia, e depois sim, podem estabelecer-se comparações e retirar conclusões com evidência. Aguardo que quem fez afirmações de morrerem mais indivíduos numa etnia em relação a outra etnia, que coloque aqui os rácios, para que possamos discutir, tendo como base factos e não afirmações sem qualquer sustentação factual/documental.

Se consultarem os dados estatísticos do link seguinte, podem ter uma noção do problema real que representa o racismo estrutural nos Estados Unidos da América.

1 Curtiu

Essa é muito má

Eu, pessoalmente, não consigo lidar/aceitar

1 Curtiu

Também vale meter rácios de criminalidade violenta por etnia ou isso já seria racista?

É uma fantochada e os números provam isso.

Querem fazer os idiotas acreditar que os polícias brancos são racistas mas só contra os pretos e porque sim.

Já contra os latino americanos que são bem mais que os pretos, nada. São os melhores amigos…

É porque sim. Porque os brancos odeiam pretos.

Por acaso é a única que eu conheço, já nem me lembro onde a li

Vale… podes fazê-lo?

https://www.ojjdp.gov/ojstatbb/crime/ucr.asp?table_in=2&selYrs=2018&rdoGroups=1&rdoData=r

Última coluna.

1 Curtiu