Vinkot, Diz o que pensas sem me citares. Estás a fazer um excelente trabalho a confirmar a velha máxima de Einstein. E colegas são as p. Utas.
É uma cena da tropa, topas?
Já percebi
A sociedade portuguesa está cada vez mais mesclada e heterogénea. Os casos de racismo que vamos tendo podem tornar-se cada vez mais frequentes, se nada for feito. Infelizmente, é o que vai acontecer, pois temos uma classe política que gosta de assobiar para o lado, até o problema lhes bater de frente. Uma classe política que só sabe remediar, e mal, os erros que comete, em vez de os prevenir. Para nossa desgraça, estou pessimista e espero que aconteça o pior, seja numa rua, numa escola, num prédio, seja onde for, pois, pela minha atividade profissional, posso dizer-vos que vem aí o caos , e posições extremadas nunca levaram a lado nenhum, a não ser ao agudizar dos conflitos.
O que interessa é aceitar que existe um problema, se é grande ou pequeno, pouco importa, pois estamos numa fase, ou deveríamos estar numa fase onde se procura idealizar uma solução, tendo em vista o melhoramento da vivência em sociedade. Parece fácil, mas escutar os outros é das coisas mais difíceis de fazer e colocar preconceitos de lado, que nos começaram a ser ensinados desde o berço ainda mais.
A verdade é que conto com a ajuda de todos para encontrar soluções de forma a tornar as nossas vidas melhores em sociedade. Grandes coisas têm pequenos começos.
No entanto, se nem no Sporting se consegue arranjar um consenso, imaginem a barafunda que está instalada na nossa sociedade?!
O covid-19 é como se fosse o planeta a dizer-nos que está farto de nós e que estamos a ficar sem oportunidades de provar que merecemos habitá-lo. Quando acontecer algo mais grave e fatal, já será tarde demais e, se nem numa altura de crise global nos conseguimos mobilizar enquanto povo, imaginem o que acontecerá na próxima crise?
O ponto sem retorno está prestes a ser ultrapassado, se é que já não o foi.
Tanta parvoíce junta. Sim, o Covid-19 é uma mensagem do planeta a dizer-nos para deixarmos de ser racistas. E mais especificamente, é uma mensagem para que nós portugueses nos penitenciemos devido ao nosso passado de Descobertas e Colonialismo.
Em cada cidade em que há infectados, é um claro sinal para se arrancarem estátuas e murais. O presente está nos graffitis coloridos.
Tantas causas válidas e o pessoal perde tempo com patranhas importadas. Brilhante.
Pá, sou um grandessíssimo parvalhão e estou a ser goleado com casos de estátuas, grafitis e de violência de africanos sobre jovens brancos indefesos.
Quem introduziu os temas descobrimentos e colonização é um senhor espertalhão. Parabéns pela descontextualização e pela ignorância total da minha mensagem.
Não tinha esses dados.
Mas volto a dizer que a mim o que me chocou foi a violência policial. Não me interessa a cor das pessoas que estão ali envolvidas.
No EUA há violência policial. Mais até que racismo. Porque se o gajo fosse branco ter lhe ia acontecido o mesmo, aposto.
Quando os há em maior número que qualquer das outras etnias…
A mesma coisa que viveres em Angola e nessa frase já terias que trocar o “brancos” por “negros”…
É como a cena do #blacklivesmatter… Ora porra, claro que importam, as deles e as de qualquer cidadão, eu sou mais apologista do #alllivesmatter e o simples facto de alguém achar necessário colocar uma cor no início desse mote, não será ele próprio uma manifestação de racismo?..
Pois é, que o racismo existe, só alguém muito ignorante poderia dizer que não, agora que ele não se manifesta só num sentido, ah isso nem pouco mais ou menos!..
Não era racismo, era como se ouviram alguns parasitas oportunistas a gritar nas ruas, “isto está a acontecer para que percebam o que acontece se outro negro voltar a ser assassinado”… Como se fossem brancos, hispânicos, asiáticos, etc e os seus estabelecimentos que tivessem de pagar pelos actos de 4 nojentos que envergonharam a farda de qualquer polícia à face do planeta…
Isso e a do “polícia bom é polícia morto” que virou moda. O que esta maltinha quer é legalize e anarquia pura e dura, estão-se bem cagando para o racismo, até porque muitos deles são mais racistas que a quem apontam o dedo, a começar no Mamadu Ba ou na Joacine, cuja cor de pele nada tem a ver com a falta de carácter que qualquer um dos dois tem…
A perda de familiares de meia idade e da terceira idade por causa da falta de cuidados de saúde no tratamento de infetados com covid-19 também potenciou a revolta na população mais jovem entre a comunidade afro-americana.
A pobreza e a desigualdade social serão sempre as fontes do mal em qualquer sociedade.
Lá como cá negligenciou-se o tratamento de pacientes com outras doenças Também fatais, com a deslocação de meios de saúde para o combate à pandemia do covid-19.
Sim, há brancos a serem assassinados pela política a torto e a direito. Sobretudo por suspeitas de crimes tão bárbaros como “eventualmente ter usado uma nota falsa”.
Já agora, e porque parece complicado de perceber, se eu (branco) atropelar um negro: não é racismo. É um acidente. Se eu atropelar de propósito enquanto grito “preto de merda, fode-te todo e ainda violar a ■■■■ da tua mãe e das tuas irmãs, seus macacos de merda”, etc… O caso muda de figura. Se eu for um polícia e, claramente, tiver nenhum respeito pela vida de um negro… E, estatisticamente, ser comum não o terem… O caso muda de figura.
E muda de figura independentemente da cor. A vida do negro é desvalorizada há já vários séculos. Não foi só em 1500 e agora já não há, já está tudo fixe. A polícia por cá, por exemplo, também só tem o azar de atirar e acertar (sempre sem querer, de resto) em negros e filhos de ciganos. E brasileiros. Vocês acham que é porque eles não respeitaram a ordem de stop… Mas também não deixa de ser fascinante que achem que, neste país, só negros e ciganos não parem em operações stop.
Eu sei, e vocês também, que se não pararem numa operação Stop, a probabilidade de vos encherem o carro de chumbo é ínfima. Mas se for um negro ou um cigano… É outra conversa. Seja honesto, seja ladrão, seja o que for. Há muitas razões para não parar ou não parar logo. Eu se fosse negro tinha bastante medo da polícia. Fosse honesto ou não. O mesmo se fosse cigano. Ninguém parte do princípio que o cigano é honesto. Tudo nesta sociedade está feito para lembrar que o cigano é ladrão, agressivo e vingativo. Até a linguagem mais simples. Sapos nas lojas (eles não têm medos de sapos, como é óbvio, eles sabem é que aquelas pessoas que metem sapos nas lojas não querem lá ciganos).
Já se ouviu vezes sem conta a léria de “eles é que não querem integrar-se” ou “eles não querem trabalhar”, “só querem roubar”, etc. É uma dinâmica ancestral: quem domina, quer que os dominados se entretenham uns com os outros. Por isso é que enganar alguém é ciganar, mas não é nenhum verbo relacionado com bancos, governantes ou patrões. Seria uma chatice que os dominados se entendessem e começassem a olhar para cima. Para quem explora.
É aqui que se pode fazer piadas racistas?
Desde que não seja com pretos e ciganos podes.
É sempre racismo, este homem deve ser chinês ou deve ter morto meia cidade para ter morrido assim.
E este morreu um ano antes do George Floyd, alguma vez ouviste falar do seu caso? É que aqui os agentes até gozaram com ele depois de o terem morto.
Sabes o que é mais engraçado? Dizeres #alllivesmatter é razão para seres chamado de tudo e mais alguma coisa nos EUA, e provavelmente em algumas partes da Europa. A lavagem cerebral já é tão grande, que se tu não beijas o cu, és considerado racista.
lol
Isto têm 0 a ver com raça e tudo a ver com o facto de que se tu não tiveres seguro de saúde nos EUA, estás literalmente fodido. Provavelmente ainda não se viu uma mortalidade branca tão grande, porque a população branca deve-se concentrar mais nos arredores das cidades e no interior do país. (Atenção que não tenho dados para esta parte)
Meu amigo,
Eu concordo ctg.
Estamos os 2 do mesmo lado.
Se há coisa que não me inspira minimamente são os EUA.
E no meu passado já fiz muita coisa que me pôs em contacto com pessoas de outras culturas, nomeadamente quando joguei futebol, quando dei treinos ou quando fiz voluntariado.
Já pus € do meu para ajudar crianças a praticarem Futsal.
Se há coisa que eu não sou é racista.
Ah, ok, já tinham matado um desgraçado branco, logo, não se pode falar em racismo e total desrespeito por determinadas vidas. Bastava um?