Como é óbvio, a percepção de que o rapaz é catanado decorre de indícios, como a análise do seu crescimento físico, o facto de nenhum jogador dessa brilhante geração ter, até à data, qualquer aparência de sucesso, de relatos de miúdos que jogaram contra ele, etc…
Se estás a falar do Lukaku, há todas as certezas que ele tem a idade que tem.
Primeiro, ele nasceu na Bélgica, não é um rapaz africano que nasceu no Congo e foi registar-se de bicicleta. Segundo, na Bélgica eles são por demais rígidos em tudo o que toca a documentação pessoal e, nem ele, nem o irmão ele, nem o Mbokani, nem os irmãos Mpenza teriam hipóteses de escapar (referi estes porque são de origem congolesa).
Por último, e o mais forte de todos, tenho um amigo que morou 15 anos na Bélgica, e andou na mesma turma que o Lukaku, e que me confirma que ele realmente tem essa idade e que, apesar do tamanho, era um pouco imaturo. Mas conviveu de perto com ele e com a família dele.
Isso do tamanho acho que é pouco relevante,o wrestler Big Show com 12 anos pesava 100 kg e tinha 1.87m de altura :o :lol: Catananço do diabo :lol:
Agora o rabiu e muitos mais jogadores africanos de certeza que não tem a idade que consta no Bi.
O rabiu parece ter pa aí uns 25,27 em vez dos 21 no Bi.
É verdade que esses Nigerianos não singraram… mas também se pode dizer o mesmo de quem perdeu com eles na final… a Espanha (e ai acho que já ninguem vai dizer que são catanados).
Daquela equipa o unico que singrou foi o De Gea… tudo o resto…anda perdido por equipas B ou por escalões inferiores.
Foi simplesmente um mundial que acabou por não trazer grandes jogadores ao mundo do futebol.
Mesmo as restantes equipas, a Alemanha que ficou em 3º tinha o Toni Kroos e pouco mais
PS: O Bojan Krkic também esteve no mundial, mas falhou a final.
Este fim de semana foi-me garantido que o Zezinho tinha 25 26 anos. Foi numa maratona de futsal. Provavelmente a afirmação é falsa, mas quem mo disse parecia acreditar.
Como fui professor durante 15 anos de miúdos entre os 14/15 e 22/23 (esquecendo os mais velhos), devo dizer que desde sempre encontrei nas minhas turmas alunos de todas as raças que pareciam ter bastante mais idade do que realmente tinham. Portanto, não eram só pretos com maturidade física, mas também brancos e asiáticos. E como o foco no tópico está centrado sobretudo em indivíduos vindos de países africanos, devo recordar que existem várias raças em África. E entre outras características, existem várias raças que têm uma composição física bastante diferentes de outras raças. Umas raças com uma maturidade física muito superior e outras com maturidade física muito inferior.
Aliás, não só rapazes como e talvez até mais naturalmente raparigas. Aliás, e uma pergunta mais dirigida aos homens, quantas vezes vemos uma miúda de tal forma evoluída de forma física que nos parece ter 22 ou 23 anos e afinal tem 15 ou 16?
No entanto, dessas miúdas não dizemos que estão catanadas, nem dizemos isso de um miúdo que tenha nascido na Europa ou nos states.
Acaba por ser uma posição mais de desconfiança e desconhecimento por virem de países africanos do que propriamente baseada num olho científico. Aliás, hoje existem testes feitos na medicina desportiva portuguesa que conseguem com grande acuidade definir a idade aproximada de um atleta.
E garanto que nenhum desses testes se baseia se ele já tem barba cerrada ou não, cara de adulto ou não, ou se é um rapagão com 2 metros de altura e 100kg de peso.
Aliás, se essa estupidez fosse um parâmetro, então o Lebron James, o Yao Ming ou o Magic Johnson, quando tinham 16 anos seriam acusados de quê? De terem 40 anos?
O facto de o teu amigo ser negro e senegalês e dizer isso, significa que se aplica em todos os países africanos?
Então partimos do pressuposto que aquilo que se aplica em qualquer país europeu, aplica-se nos outros também (e, mesmo sendo falso, teria mais sentido visto que temos uma Comunidade Europeia).
Apesar de se falar constantemente das selecções africanas, que eu me recorde, as unicas seleções que comprovadamente já apresentaram jogadores em mundials sub’** com idades falsificadas foram Portugal (Cao) e Brasil (Leandro Lima)…
aplica-se em quase todos os paises africanos e é normal, posso-te dar o exemplo do bambo, do toni e do gil que nunca deram nada nos séniores
Actualmente, o caso do Abdou que esteve no braga é o mais flagrante
mas existem muitos casos no futebol portugês de jogadores africanos que não têm a idade correspondente, nesses paises o registo não é obrigatório e se nascerem nos campos é mais dificil de se registarem.
existe um estado do brasil que também se passa isso
Eu referi “comprovadamente”, pelo que li dos links que postaste, são apenas acusações, nada comprovado.
Alias esse é um dos factores estranhos, porque se são todos jogadores catanados como é costume acusar e se só acabam as carreiras na mesma altura que os não catanados, isso quer dizer que eles jogam até aos 40 ou 45 anos?
Por exemplo o Nwankwo Kanu segundo essas acusações jogou até aos 42 anos! E o Taribo West até aos 50 anos!!!
Vamos ver com que idade o Obafemi Martins irá terminar, uma vez que é acusado de já ter mais 7 anos que o que declara.
Eu acho que há casos comprovados em selecções africanas também, tenho essa ideia. E essa é uma prática comum em vários países, estes boatos não existem à toa, nem me parece que sejam inventados só porque apeteceu a alguém.
Normalmente também se fala mais dos países africanos por causa das estrelas que aparecem nestes mundiais, a níveis bem acima dos outros (e com vários títulos, que depois simplesmente “desaparecem” nos séniores), e que acabam por fazer carreiras fraquíssimas (já nem estamos a falar de carreiras razoáveis/boas). Claro que não é só nos países africanos, e ao longo da história destes mundiais jovens há carradas de jogadores que prometiam muito e depois não deram em nada. A Espanha farta-se de ganhar Europeus e Mundiais em várias categorias e a maior parte dos jogadores não dá em nada. O Brasil também tem carradas de casos assim.
Uma razão para eles aparecem ainda novos a um nível superior por exemplo aos europeus, é a vertente física, e até pode nem ter nada a ver com a idade, mas também pode, e estou certo de que em alguns casos tem mesmo. Nesse mundial do Rabiu, quem foram dos maiores destaques do torneio ? O próprio Rabiu, o Chrisantus, que anda a fazer uma carreira razoávelzinha em clubes de divisões secundárias, o Ransford Osei, que brilhou neste e noutros torneios e que hoje não é ninguém. Aliás na lista melhores marcadores do torneio estão precisamente estes dois, e depois os seguintes são o Kroos (não é preciso dizer nada), e o Bojan, e este último, apesar de prometer muito mas de não se estar a esse nível, mesmo assim pode-se dizer que está a um bom nível, ainda mais tendo em conta que tem estado só em boas equipas.
No Mundial de sub-20 pouco tempo depois deste Mundial de sub-17 houve mais um grande destaque, o Dominic Adiyiah que também foi isolado o melhor marcador do torneio, e depois foi para o Milan, e hoje com 23 anos também mostrou pouco ou nada e anda a jogar na Ucrânia.
Também estou para ver o que faz o Souleymane Coulibaly (Mundial de sub-17 de 2011) no futebol sénior (esse ainda tem 18 anos), já que foi provavelmente o jogador que eu mais vi destacar-se em relação a todos os outros em torneios jovens. Nunca tinha visto nada assim, o gajo parecia que estava a jogar contra crianças, tal era o nível que apresentava, tão acima de todos os outros.
Naturalmente haverá casos em Africa, a ideia que pretendi passar é que isso acontece em todo o lado. Não se pode é tirar a seguinte conclusão Africano + não vingou = catanado.
Sobre as acusações postadas sobre os Nigerianos, elas partem da própria imprensa Nigeriana que até esta CAN (que venceram) criticava severa e constantemente a sua seleção pelos maus resultados.
Agora, acho que não devemos ser extremistas e colocar um rotolo…
Não acham estranho isso a ser verdade, que o Kanu e o Taribo West tenham jogado até aos 42 anos e até aos 50 e poucos, respectivamente?