Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

Tem lá paciência.
Quando se utilizam Neto, Feddal, Reis e depois Esgaio na defesa, jogam com Paulinho, Tomás e depois , Nuno Santos, Jovane e Tabata no ataque, a sério que se acha q não há um problema de qualidade gritante?

E não, não se quer comparar a coisa com um Dortmund.

4 Curtiram

Sempre a conversa do treinador e da táctica, como se um Tuchel não ganhasse uma Champions a jogar assim ou um Conte não limpasse premiers e Serie A’s a limpar rabinhos a Guardiolas, Mourinhos e Klopps a jogar assim.

A grande diferença é que nós temos o Paulinho e o TT para marcar golos e o Nuno Santos, o Jovane e o Tabata para entrar e mexer com o jogo. Não há milagres quando se está na Champions e se enfrentam os melhores do mundo.

Eu também quero que o Amorim de vez a vez altere o sistema e experimente coisas novas mas muito mais importante que isso é darmos ao treinador jogadores a sério, principalmente um atacante desequilibrador e um PL. Sem Pote ninguém sabe rematar. Na defesa e com Neto, Feddal, Matheus Reis já muito organizada meteu ele a equipa.

4 Curtiram

Neto foi o nosso melhor jogador, melhor do que qualquer um que deixaste fora do leque dos “sem qualidade”, desde Coates a Palhinha, por isso…

Se fosse somente uma questão de qualidade, não te superiorizavas ao Porco como nós fizemos em Alvalade e eles iam empatar ao Metropolitano e nós levávamos 5 do Ajax :joy:

Então há qualidade para ganhares ao Porco, Carnide e depois levas 4 do Lask e eles ganham à Juventus ?

Há aqui algo que me ultrapassa.

A equipa tem carências, mas ontem não foi pelas deficiências individuais que se perdeu. Basta ver que até o Pote muitas das vezes pouca intervenção tem no jogo. O problema é coletivo e tático.

O problema não é o sistema, é a falta de qualidade e em muitos casos de características dos intérpretes…

3 Curtiram

É verdade. O Sarabia não tem qualidade nenhuma. Ele não toca na bola o jogo todo não é por ter andar constantemente compensar o meio campo ou o ala, é mesmo por falta de qualidade.

Já ninguém presta.

Quando o Porco vai ao Metropolitano jogar melhor do que jogou em nossa casa foi aselhice deles, nós não temos qualidade nenhuma.

Imagina é ontem, onde o Neto foi o MVP e o Feddal e Matheus Reis tiveram exibições sólidas, continuar a bater nos mesmos :joy: ontem quem teve falta de qualidade foi o Coates e o Palhinha, mas desses não se fala. Pelo menos a pensar como vocês.

Vou renegar que o Palhinha teve em constante desvantagem numérica, sozinho a cobrir um espaço pra aí pra 4 jogadores adversários. Cinjo-me a dizer que teve falta de qualidade. Se é pra ser assim, é para ser no todo.

1 Curtiu

Sim isso é vdd o Mendes como foi corrido de cá, e com razão, pelo BDC, ficou “melindrado” então agora acontece isto.

Mas atenção eu quando falo em catálogo não quer dizer que sejam maus jogadores.

Eu acho o Ugarte um bom jogador e desde que jogue vai render quer desportivamente quer financeiramente, o preço que se paga por o jogador já é outra conversa.

O Vinagre tbm o é, mas parece que ele, desde o jogo do Famalicão, que ficou no banco, a partir daí parece que ficou sem confiança nenhuma e depois o jogo com o Ajax acabou com o resto.

O problema é que nós olhamos para o Vinagre e lembramo-nos do Nuno e isso não pode acontecer porque como Nuno dificilmente haverá outro igual.

Eu em relação as questões das contas admito que não sou das melhores pessoas para falar sobre isso porque é algo que me passa um pouco ao lado, mas continuo a achar que os valores que se diz que pagamos nao são verdadeiros, acho que o Mendes tira dali para aqui e daqui para pagar ali.

Aliás o negócio Ugarte parece me um bom barómetro, porque tanta insistência do Fama com um valor de mais um 1M menos 1 M se depois pode receber 20 ou 30M? É por isso que acho que desses 50% o Fama nunca recebera um valor sequer próximo disso, mas é a minha opinião.

Não bati neles, no Neto raramente bato aliás…jogador útil ao plantel.

O Sarabia no Sporting mostrou zero, o Paulinho é um jogador banal, registo de golos então abaixo do banal, o TT é um miúdo esforçado, o Nuno Santos é um bom jogador de plantel, um meio campo a 2 precisa de outro perfil de jogador (olá João), apesar de o Matheus Nunes ter sido o único a criar espaços, em transporte mas criou, o Matheus Reis esteve certinho, mas não atacou, o que num sistema como o nosso é uma foda, o Feddal jogou como sempre, o Coates falhou algumas mas limpou outras tantas…do banco vem um Jovane mais desmoralizado do que sei lá o quê para os últimos 15 minutos, o Bragança não teve tempo para nada, Tabata também não mas este é daqueles que não se compreende sequer o que está a fazer no plantel, o Esgaio para poupar um bocadinho as pernas do Porro.

Continuas com o problema na frente de ataque, nos pontas estás na mesma, no meio campo perdes qualidade, na ala esquerda perdes qualidade e muita, continuas com poucas soluções para o eixo central da defesa… das contratações para o 11 só o Sarabia emprestado e porque não tens Pote…e o espanhol não fez diferença nenhuma até agora, aliás, faz…joga bem pior que o Pote…

Dar minutos (e titularidade) ao Dani.
Treinar mais processo ofensivo (para ter a qualidade brutal que o processo defensivo tem)
Largar a teimosia de que Paulinho e TT são suficientes para o bicampeonato.

É só isto Ruben. Continuas a ser o Homem certo no lugar certo, mas há que corrigir rápido os 3 pontos acima.

O Neto foi o melhor jogador para ti. Na TUA opinião.

Mas nem é relevante.

Vou colocar as coisas de outro modo e em forma de pergunta:

Andamos a “endeusar” ( e bem, eu também o faço) Amorim porque, mesmo?

É que eu não me desvio relativamente ao ponto central de avaliação que fiz do seu trabalho.

Fez do Sporting uma máquina competitiva com um plantel cheio de lacunas, fez de alguns jogadores medíocres e banais, úteis, de alguns jogadores com algumas potencialidades, nucleares.

Portanto repito a pergunta. Porque tanto elogio a Amorim?

1 Curtiu

Não sei se percebeste, quero acreditar eu sim, mas o que eu ando a dizer há horas é que a culpa dos resultados da Champions é da estratégia do Amorim, não de qualidade individual.

Olha que não é bem assim… vai ver o R&C, e repara na divida a fornecedores no curto prazo

Vamos por partes.

Compras porque até tens de comprar. Sim, que os Thierrys desta vida têm de ser pagos. Não é apenas porque queres comprar e não tens dinheiro (mesmo que precises muito de alguns jogadores). É também porque há dívidas que têm de ser pagas. E sim, são pagas com juros muito elevados.

Eu recordo que às tantas fui um dos que andou aqui a criticar determinadas vendas/negócios. Hoje é muito bonito falar do Paulinho, do Vinagre, do Ugarte, etc. Mas essa merda não começou agora. Companheiro, tu és um tipo que não se despediu do cérebro e já andas aqui há algum tempo. Sabes bem que se recebes dinheiro em troca do corpinho, mais cedo ou mais tarde vais ter de baixar as calças. Não é preciso passar por isso, é apenas lógico que assim seja.

Portanto, não vale a pena andar aqui com o treinador, o Paulinho, o Ugarte, etc. Eu acho que há muita malta por aqui que tem de abrir os olhos. Ou levam com um Vinagre por 10 ou com 5 Wangs por 2 cada. Agora, o dinheiro voa na mesma.

Por outro lado, podemos sempre dizer “ok, aceito a inevitabilidade dessa cena, mas isso não explica todos os reforços”. E que não há dinheiro, não há crédito, vamos a outros clubes e quando abrimos a boca sobre contornos do negócio levamos com o dedo espetado, ok, não compramos. Se formos a jogo com o Gonçalo, com o Quaresma, com o M. Reis, com o Nazinho, com o Essugo, com o TT e com o Plata, sem problema. É o potencial e tal. Mas isso é na terra da fantasia. Isso é simples na terra do teclado. Em campo é diferente. Nem dois meses depois, andariam bater tecla sobre o despedimento do treinador.

Não estamos necessariamente com um plantel mais fraco. Não temos é o plantel que deveríamos ter, isso não. Falta um bom central direito e um avançado centro. Já faltava antes. Mas mais fraco, nem por isso. Perdemos um excelente jogador, certo, mas temos algumas lacunas melhor cobertas.

Agora, não temos, nunca tivemos nestes dois anos, um plantel capaz de dar cartas na Champions ou de aguentar 4 competições. O treinador aproveitou bem a queda na Liga Europa e ganhou o campeonato graças a isso. As pessoas têm de ter cabecinha e pensar nas coisas. É claro que beneficiámos disso e agora não o temos. Treinar a semana toda é uma vantagem do caraças! Dizê-lo não é um drama. Fez o que tinha de fazer.

Para mim, nem o treinador, nem os jogadores têm de levar com determinadas frustrações. Uma coisa é dizer “x tomou a decisão errada naquela substituição ou naquela equipa” ou “y não jogou nadinha no jogo z”. Outra coisa é o que vejo (e sim, estou a sair do âmbito do comentário ao teu post) é atribuir determinadas responsabilidades ao treinador ou aos jogadores.

A ala esquerda resolve-se bem.

Esqueceste que esta estratégia tem 3 anos. Usando o mesmo modelo, embora em “lojas” diferentes, compraste tipos de uma qualidade elevada, como Ilori, Borja e etcs. E ainda se poderiam falar de outros fornecedores. Seria giro ver essa rubrica detalhada. Não foi detalhada, pois não?

Conclusão que muitos defendem e outros iludidos não querem chegar:
Nunca, em tempo algum, ser parceiro de negócios do Mendes e entrando no carrocel, seria solução para o Sporting!
São presentes envenenados, anda-se e anda-se e nunca se sai deste ciclo que nos aperta e faz garrote.
E não me digam que não é possível contratar certos jogadores e fazer boas vendas também sem este sujeito. Já o foi, por isso existe mais mundo além do porco Mendes!

2 Curtiram

Se o Amorim tivesse um Luis Diaz e um Rafa(só para dar exemplos de rivais), jogadores capazes de galgar terreno, de criar desequilibrios, de rasgar o jogo e finalizadores a sério, muitos dos nossos problemas ficavam meio resolvidos, porque em termos de organização a equipa esteve bem. Agora tu mexes com o jogo com Tabata, Nuno Santos e Jovane e tens um TT e um Paulinho para marcar golos, amigo, não há milagres. Na nossa liga dá, mesmo contra rivais, agora na Champions não chega.

Se quisermos dar o próximo passo temos de trazer gente criativa e finalizadora para a frente. Gente que mexa com o jogo. O Ajax gastou muito no Antony e no Haller. Nós se queremos dar esse passo temos de investir e bem num extremo e num PL que façam a diferença. E contonuar a fazer crescer os Matheus, os Braganças, os Inácios, os Potes etc.

A táctica só por si não é o problema. O Chelsea ganhou a Champions assim e até tinha um PL perdulário(já resolveu isto este ano). Mas tinha Havertz e Mount para criar perigo e depois dois médios centro para fechar e controlar o jogo.
Mesmo o próprio Chelsea antes de Tuchel e com Conte jogava assim, mas com Hazard e Willian/Pedro nas alas.

Ora eu até concordo que sem Pote, se podia variar o sistema, mas o problema está muito naquilo que a este nível os jogadores valem. E eu sou defensor do nosso plantel, não é porque a Champions corre mal que agora nenhum presta, prestam sim, gosto da maior parte deles, mas para o “nível Champions” temos de juntar dois ou três de outro nível. Temos de substituir aqueles que pouco contam por craques. De resto é manter e deixar crescer. Não são criticas, eu até sou bastante defensor quer do treinador quer do plantel, são apenas manifestações de frustração de que para este nível é preciso mais qualquer coisa, gajos que saquem coelhos da cartola.

1 Curtiu

Começo logo pelo fim, a ala esquerda resolve-se bem mas não com o que temos no plantel, podem olhar para a B mas não anda por lá nenhum Nuno Mendes para sacar da cartola, e no mercado já temos a obrigação de 10 milhões pelo Vinagre, podes dizer que se desenrasca se o Vinagre aprender a defender…ou se o Matheus Reis se fizer de repente jogador, se, efectivamente perdemos qualidade na posição…inevitável dadas as necessidades ? Ok, aceito. Muito difícil contratar igual? Ok. Podiam no entanto gerir a perda de qualidade na posição, para não ser tão grande.

Quanto ao plantel na globalidade, manténs 3 problemas, tu vês 2 mas eu vejo três, e acrescentamos mais dois. Tínhamos que ter um central direito para o 11, um avançado centro para o 11, um ponta com outra capacidade individual no desequilíbrio…mantivemos esses problemas, acrescentamos um na ala esquerda e outro no meio campo. Por isso falo em perda global de qualidade no plantel.

Quanto ao primeiro ponto, sim, temos que pagar certos favores, o Thierry já vai com juros que parecem eternos, temos agora a “brincadeira “ do Rodrigo Fernandes também. Mas o facto de nos termos colocado nessa posição não me impede de a criticar, até porque dentro desse sistema existem classes de cliente vá…e nós estamos numa muito baixa…

1 Curtiu

O que se passa na Champions é apenas mais visível, pela diferença de qualidade brutal. Porque o Sporting tem um plantel recheado de banalidades, principalmente em posições chave.

Nada de novo e nada que não se tenha dito. Mas o título e coiso, tudo o que parece luzir transformou-se em ouro.

O Sporting é a equipa colectivamente mais forte do campeonato e daí o sucesso da época finda e a competitividade da actual.

Daí, por exemplo, a superioridade no jogo com o Porto, q tendo mais soluções, está a anos luz de ter um plantel de grande qualidade.

Daí se calhar novas gracinhas com os vermelhos, quem sabe, que pelo menos no ano passado aquilo era tudo menos uma equipa.

Agora contra equipas funcionais E com qualidade individual?

É isto.

Nem falo dos resultados. É a evidência da falta de qualidade. E não é porque os banais ou medíocres X ou Y não enterraram e os nucleares Z ou W sim, que essas evidências… o deixam de ser.

3 Curtiram

É verdade indiscutível que o Sporting tem falta de qualidade, em Portugal com plantel e orçamento lowcost conseguimos derrotar os rivais e este ano, não sabendo o desfechos, parece que continuamos igualmente competitivos e fortes (a nível interno) e continuando com plantel de qualidade e orçamento lowcost (comparado com os rivais). Obviamente fazer o mesmo milagre de mais com menos na Europa, quando as diferenças dos mais para os menos são maiores e onde encontramos equipas com outra estaleca… é muito mais difícil.

Então qual a solução?

Para mim só há uma. Sermos cada vez mais fortes internamente para estarmos cada vez mais vezes na roda dos milhões e em consequência investir mais (e BEM) para sermos mais fortes e competitivos. Temos de começar pelas paredes, não pelo telhado.

Ainda ontem o Abel voltou a envergonhar o amor dele.

1 Curtiu

O Sporting está a gastar, mais coisa menos coisa, 100M por ano. Salários + contratações.

Uma coisa é o desperdício dos rivais ou o rendimento desportivo vs custos e a coisa tende claramente para o Sporting.

Mas dificilmente este é um plantel low cost se olharmos para a qualidade individual do mesmo.

Nem me parece que a coisa tenha evoluído ( com excepção de 19/20 para 20/21 e mal seria, face o miserável ponto de partida). Isto falando apenas e só da qualidade individual.

1 Curtiu