Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 2

Continuação da discussão em Rúben Amorim - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1 - #15239 por setaverde.

Tópico prévio:

1 Curtiu

Futuro bi-campeão

5 Curtiram

Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi quase um desastre. Em 2020, ao segundo jogo, derrota caseira por 1-4; em 2021, logo na estreia, derrota caseira por 1-5 .

A vitória do Ajax em Alvalade, na primeira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões , contou com seis recordes, seis registos inéditos.

E o primeiro aconteceu logo aos 68 segundos , quando Sébastien Haller inaugurou o marcador. Foi o golo mais rápido de sempre sofrido pelo Sporting na Liga dos Campeões.

Aos 10 minutos o campeão português já perdia por 0-2: também nunca tinha acontecido ao Sporting, que nunca tinha estado a perder por dois golos de diferença aos 10 minutos de uma partida UEFA.

Ao intervalo, 1-3. E assim estava confirmado o terceiro recorde: nenhuma equipa estrangeira, num jogo oficial, tinha marcado três golos durante a primeira parte , em Alvalade.

Quando Sébastien Haller apontou o seu terceiro golo, juntou-se a uma lista restrita de 10 futebolistas que conseguiram um hat-trick na sua estreia na Liga dos Campeões. Marco van Basten, Wayne Rooney, Yacine Brahimi e Erling Haaland são outras das excepções.

Quando Sébastien Haller marcou pela quarta vez, atingiu um recorde que só van Basten havia conseguido: ser o autor de quatro golos no seu primeiro jogo na Liga dos Campeões (desde que se chama Liga dos Campeões).

O Ajax chegou assim ao quinto golo. Mais um recorde, este relacionado com a época actual: nos seis duelos anteriores o Sporting sofreu quatro golos – e só neste jogo sofreu cinco.

Foi apenas a segunda vez que a turma lisboeta sofreu cinco golos em casa, num jogo internacional.

E o sexto recorde: o Ajax foi a primeira equipa a conseguir marcar cinco golos ao Sporting de Rúben Amorim .

Uh Oh Oops GIF by 20th Century Fox Home Entertainment

4 Curtiram

Para cima deles Amorito.

Rever algumas teimosias e trabalhar nelas.
Se este não for a nossa salvação, muito menos vão ser os que estão acima dele.

Um dos treinadores mais promissores da Europa, diz-se, mostrou, ontem, o que vale neste momento.

Nos seus dois últimos jogos europeus tem um agregado de 2-9.
Nos palcos do Bayern e do Real? Do City ou do PSG?
Não, com o Lask (quem?) e o Ajax!
Sim, não foi na Áustria (onde?), nem na Holanda. Foi mesmo, aqui, no toupeiral de Alvalade!

Faltou a estrelinha, dirão.
Só sabemos que o problema não é o público (0 com o Lask e 50% com Ajax).

Por falar em público, Rúben: vê bem quem são os primeiros a virar-te as costas e a fugir de ti e dos teus

As elites pareciam a água a sair pelo ralo de lavatório no 4º golo. As portas atraíam tanto que até os chupavam.
A menos que fossem sócios com pressa, como alguém disse, para ir estudar o relatório e contas, o tal que citaste.
Ou que fossem os 500 funcionários do exército do nojo que o patrão contratou e, chamados de urgência ao gabinete de crise, lá tiveram de ir preparar a cartilha.
Não te esqueças disto, pf. Nem te deixes embalar pelos encantadores de serpentes. Se for o caso (e eu, apesar do cepticismo que a tua teimosia me causa e da perplexidade com a bajulação, com pés de barro, com que te rodeiam, espero, sinceramente, que não), serão os primeiros.
Ontem foi só pela calada. Mas eles ladram. E mordem. E qd mordem… é a doer!

Entretanto algumas perguntas:

  • quem te disse que o Gonçalo Inácio estava pronto para treinar e jogar? Se foi alguém da clínica do patrão, despede-o. O que acharam disso os famosos departamentos top (médico, performance, rendimento, colchões e rodapés, etc) com que trabalhas?
  • meio Vinagre vale mesmo 10M?
  • estás contente com o lote de centrais onde pontificam craques como Fedal, Neto, Reis… e Esgaio?
  • o que é feito de meio Ugarte a 6.5M? Ainda se está a adaptar ao futebol tuga? Anda à procura dos outros 50%?

Já agora, obg por esclarecer uma dúvida com que ficara com o Porto: os putos vão só mesmo para encher chouriços e verem o jogo no banco (não vá algum deles querer ir para o meio da escumalha)

Para terminar,
Vamos lá a ver se a estrelinha volta na Amoreira. Já faltou com o Porto e ontem.
E bom que reapareça rápido. Na Amoreira e tb. para passar este grupo que, no papel, era acessível. Mas afinal…

9 Curtiram

Amorim teve mérito, independentemente das condições excepcionais ou não de ter feito Sporting campeão contra tudo e contra todos.
Mais mérito teve Amorim quando é campeão com um plantel cheio de vontade e garra mas tambem ele recheado de deficiências.
Aliado a isto, está rodeado de uma estrutura superior que é do mais inapta e incompetente alguma vez vista em Alvalade. Sim, não é o facto de terem sido campeões que a estrutura de futebol passou a ser competente de um dia para outro.

Apesar destas dificuldades Amorim consegue ser campeão, ter sucesso e muito, mas obviamente que não é ainda um treinador pronto e terá certamente algumas falhas nas suas competências que necessitam de ser limadas.

Não é por terem sido campeões que jogadores como feddal, neto, reis Nuno santos jovane ou Paulinho passaram a ser craques de primeira linha.

O plantel do Sporting é limitado, já o era e continua a ser e na Champions as limitações notam se bem mais.

Vinagre parece me uma boa opção para substituir Nuno mendes, má opção foi a cotação que lhe colocaram. Vai cometer erros mas parece-me ter margem para crescer.
Esgaio é uma alternativa jeitosa a porro, erro foi pagar o que se pagou por ele.
Paulinho deveria ser uma 3a opção quando muito, TT deveria andar a ganhar calo num outro clube.
Neto e Feddal somente para últimas opções como ontem demonstraram
Mas infelizmente estes jogadores e outros são opções para titulares e isto limita o trabalho também do treinador.

Amorim deve ser responsabilizado por o bem ou mal que faz mas nesta fase é o menor do nosso problemas.

Vejo muita gente preocupada que o esgaio foi a central, que o feddal é um buraco ou o vinagre dá as costas
Meus amigos problema do Sporting é muito maior que esta situação pontual!
O grande e grave problema do Sporting reside nos órgãos de topo e andam vocês entretidos a discutir pintelhices enquanto o clube afunda por detrás de uma cortina de um título nacional.
Acordem para a vida, apoiem a equipa mas tratem de resolver problemas de fundo onde residem os parasitas do clube…
Assobiar campeões enquanto os alicerces estão a ser rebentados não vai servir de nada!!!

4 Curtiram

O costume…os que batem no peito a falar dos valores e o camandro são sempre os primeiros a fugir e a c… No clube quando a coisa não está a correr mal.
Paralelamente acham se os donos do clube e fazem o favor de constantemente eleger os da mesma estirpe para brincar ao Sporting!

1 Curtiu

Malta dos 20 votos… é a democracia… é a democracia… cada um sai quando quer!

Sempre os mesmos, nem tem a coragem de apoiar a equipa até ao fim.
Isso é só para a “escumalha”.

O verdadeiro cancro neste clube, os eternos cata-ventos.

3 Curtiram

Eu não morro de amores pelo Amorim (o facto de ser lampião, mexe um pouco comigo :rofl:). E o que está acontecer infelizmente, já eu e outros membros do fórum tinham avisado. É o que dá o nosso treinador ser casmurro. Mas apesar disso tudo, ele tem todo o meu apoio. E acredito que vá aprender com os seus erros. Já aprendeu na época passada, quando não apostou inicialmente em “x” jogadores e depois deu-lhes mais minutos, depois foi o que se viu e vencemos! Esta época acredito que o mesmo vá acontecer. Mas a questão será: Vai a tempo de retificar e triunfar? O mercado agora só reabre em Janeiro, e o plantel precisa claramente de mais opções, independentemente de ficar fora ou não das competições europeias. Vamos Sporting! Somos Leões! Levantem a cabeça! E vamos à luta com toda a nossa garra! Eu acredito!

A malta que envie mensagens nas redes sociais para levantar a moral dos jogadores, porque é nestes momentos que eles mais precisam de nós! SL

Quando for para o Benfica? Provavelmente…

1 Curtiu

Agora vai demorar a perceber que tem de reforçar o meio campo nestes jogos, isto porque, no ano passado quando andávamos a jogar com 3 no meio campo, foi aquela fase de merd* em que começamos a perder pontos até ele mudar novamente.

Aposto que tem isso na cabeça na altura de meter 3 no meio campo e vai insistir no seu 5-2-3.

O jogo de ontem teve de facto vários fatores que fizeram com que aquele descalabro acontecesse… podemos falar de sorte/azar, podemos falar de vários jogadores em sub-rendimento, podemos falar da falta de profundidade da equipa e da má preparação na construção da mesma numa época em que teremos cerca de 50 jogos nas pernas, mas a meu ver o principal fator foi mesmo a totalmente errada preparação para o jogo (ou até falta de) por parte do treinador!

Ficou-se com a clara sensação de que não conhecíamos nem sabíamos como o Ajax jogava, como se movimentava, nada… ou ignorou-se tudo isso querendo ser mais do que aquilo que somos…
-Quisemos ir para um jogo com 2 centrais extremamente lentos e um lateral que defende mal contra uma equipa que é exímia no ataque rápido, nas bolas nas costas e principalmente a jogar no espaço entre linhas entre o meio-campo defensivo e a defesa adversária e mesmo assim achar que podíamos abordar o jogo a tentar pressionar alto;
-Quisemos fazer um jogo inteiro contra um adversário que nos estava a pressionar com 4 e às vezes 5 jogadores e tentar sempre sair a jogar curto pelos centrais e curto na construção, tendo depois apenas dois médios para o apoio e 2 alas/extremos ofensivos que pouco ajudaram na nessa fase de construção;
-Quisemos ignorar o facto de irmos jogar contra um adversário que nos ia deixar em inferioridade no meio-campo e jogar sem um dos alas/extremos a fazer de 3º médio (Pote, mesmo estando muitas vezes pouco presente no jogo, acaba por ser importante nesse papel), e deixar os dois médios completamente soltos e “abandonados” o jogo inteiro;
-Quisemos deixar o jogo inteiro um lateral fraco defensivamente conta um jogador exímio no 1x1 em grande parte do tempo sem apoios.
Entre outras coisas…

O próprio discurso, como já referi anteriormente, por parte do líder da equipa dava já indicações de que não se iria preparar devidamente para este jogo. Afinal de contas “a Champions são só apenas 6 jogos”. E se o discurso para fora foi aquele, nem quero imaginar o discurso para dentro…

Não se pode achar também normal ele vir no pós-jogo referir que pediu à equipa para mudarem para um sistema tático, e os jogadores terem decidido (porque queriam tentar ir atrás do resultado segundo ele), outra coisa.

Achava-se que Lask Linz já tinha passado e dificilmente se repetiria… só porque somos os campeões de Portugal e fomos superiores ao FCP uns dias antes deste jogo. Mas afinal RA, o teu registo na Europa pode ainda piorar e bem!

Eu pessoalmente não esperava de todo esta abordagem ao jogo. E mesmo sem Coates e sabendo das limitações da nossa defesa, esperava uma equipa capaz de ser defensiva competente, competência essa que foi o segredo para o sucesso da época passada. Mas Amorim decidiu ter outras coisas em mente.

O resultado até poderia ter sido um 5-3 ou um 5-4… bastava aquele falhanço do Feddal ter entrado ou aquele golo ridiculamente anulado (tecnologicamente é muito difícil provar de que o jogador está offside nestes lances tão perto) ter sido validado e a coisa até pareceria não desastrosa quanto foi. Mas foi… foi bastante desastrosa e só houve essa possibilidade de marcarmos um ou outro golo mais, porque do outro lado havia uma equipa que defensivamente é fraca.

Espero sinceramente que esta humilhação faça despertar um bocado o RA, faça-o perceber que efetivamente tem que mudar a sua abordagem nestes jogos e principalmente que tem que se esforçar e dedicar muito mais para os mesmos. Até porque um treinador que admite na CI que sabe das dificuldades financeiras do clube, tem que olhar para estes jogos como uma bela forma de ajudar o clube a passar essas dificuldades.

O foco percebo que seja no campeonato, mas o Sporting não pode ir para a Champions com postura de jogo-treino!

Vamos rapaz!

2 Curtiram

Conferência de imprensa aos sorrisos depois de ser a chacota da jornada…5 em casa?! Andas a brincar com isto só pode…

Ninguém quer menos Varandas no Sporting do que eu. Ninguém. Mas o que estás aqui a fazer, desde há muito, é desonesto, é injusto. E é asqueroso.

3 Curtiram

Eu também saí depois do 5º golo…e muitos mais, não sou elite nem nada, e agora? Não sou Sportinguista de nível elevado como tu aparentas ser?

O SHonrado depois de ontem:

pirate rub GIF

6 Curtiram

Uma pergunta, o Amorim ontem foi casmurro porque? Tinha quem para por na defesa, tirando quem já lá estava? Vejo muitos a bater nesta tecla, por isso gostava de saber.