Estocolmo, 2 de Julho de 1984: O dia em que o Fernando Mamede fez a melhor marca de sempre nos 10000 metros e que o Carlos Lopes - segundo classificado - fez a segunda melhor marca de sempre, foi o dia em que vi o símbolo do Sporting voar mais alto.
José de Alvalade é para mim o maior símbolo do Sporting Clube de Portugal, foi ele que fundou e criou este nosso grande amor que perdura há mais de 100anos e isso é demasiado importante.
Temos figuras importantes na nossa história (muitas nas mais variadas modalidades) mas nenhuma dela pode-se sequer considerar símbolo ou acima de José de Alvalade.
E queria só acrescentar que discordo totalmente de quem considera o CR o maior símbolo do Sporting da actualidade. Não digo que não mereça destaque, mas não merece tanto como o Liedson, e isto para não dizer um nome que choque o pessoal todo(sim, o Judas :mrgreen:). Este ultimo(leia-se, o Liedson) sempre deu/contribuiu para duas taças e duas supertaças. O Cristiano por mais que goste dele apenas prestigia a nossa academia, pouco mais.
Eu nunca inclui o nani num dos simbolos do clube. Tirando a parte de ter sido a maior venda de sempre (que não é nada mais que números) nada fez pelo sporting, mas é um bom exemplo da qualidade da nossa formação. Simbolo? Para mim, não é…
O Benedito é um símbolo do Sportinguismo, sim. E acredito que o seu contributo para a causa ultrapassará em muito a carreira que fez como atleta do SCP. Uma lenda viva. :arrow:
Conquistou muito mais títulos do que o Liedson ao serviço do Clube. Como deves calcular, será difícil ao Benedito bater records de golos marcados…
Não é o Liedson que tem a mão gravada no Mundo Sporting dizendo, quando saiu para o estrangeiro, dizendo algo como “Esta mão pertence ao Sporting. Um dia estarei de volta.”. O João é o melhor guarda-redes da história do futsal português.
E para além disso sente o Sporting tanto quanto nós. É um verdadeiro adepto, sócio, detentor de gamebox, tudo… é uma lenda viva do Sportinguismo.
Acho ofensivo que se diga que o João Benedito não fez história no Sporting como o Liedson.
O João Benedito tem mais Sportinguismo numa mão, do que o Liedson no corpo todo.
É impossível dizer-se que exista um símbolo, num clube tão grandioso como o nosso. Daí concordar com a sugestão de José de Alvalade, sem ele nada teria sido possível.
Com respeito por quem opta por Liedson, o que dizer de Damas, Manuel Fernandes, Oceano, Carlos Xavier e Sá Pinto? Transpiravam Sportinguismo, dentro e fora de campo!
Indo apenas por qualidade futebolística, atrever-me-ia a “pôr” Balakov na lista. Ainda hoje “visualizo” esse craque a entrar em campo com a verde-e-branca!
Dessa honorável lista de Sportinguistas há um nome que, quando o leio, “vejo” esforço, dedicação, devoção e glória: Mário Moniz Pereira!
Não consigo escolher apenas um: Manuel Fernandes, Hilário (como é tanta gente se está a esquecer deste soberbo homem/jogador/Sportinguista?), João Benedito, Carlos Lopes e Moniz Pereira.
De sempre?
Também me é complicado escolher apenas um, pelo que deixo aqui dois: Fernando Peyroteo e Francisco Stromp. Eu nunca apoiaria a eleição do mais importante símbolo de sempre do SCP. Seria injusto para alguns, justo para outros. Temos vários, felizmente, e o enorme número de candidatos (verdadeiros, isto é, não tretas como Liedson, etc) apenas vem confirmar o quão grande é esta instituição desportiva.
Este clube vestiu a camisola a vários melhores jogadores de várias modalidades: de futebol, Peyroteo, Ronaldo e Vítor Damas; de hóquei, António Livramento; de ciclismo, Joaquim Agostinho; de andebol, Manuel Brito; de atletismo, vários; de basquetebol, Carlos Lisboa; de futsal, João Benedito.
Sabem qual é, além do clube que todos representaram, o outro ponto comum entre estes nomes: são todos Sportinguistas, não apenas desportistas que vestiram a camisola do Sporting.
O que é querem mais, caraças?
Sobre o Sporting Clube de Portugal isto eu sei: não há clube em Portugal, e talvez até lá fora, que tenha uma galeria de símbolos tão vasta desportivamente como nós. E é isto o Sporting Clube de Portugal. Aos mais novos, que se refugiam na ignorância, não ofendam este clube e façam um favor a vós próprios: ler um bocadinho, para que possam perceber em que momentos foi construído o sentimento Sportinguista.
Cristiano Ronaldo? Figo? Liedson? chiça penico!, cortesã que pariu!
Se é novo, tem solução: pega num livro de história do SCP. A idade não é desculpa! Muito cedo o meu pai me ensinou a história do Sporting Clube de Portugal. Cedinho na vida fiquei a conhecer os 5 violinos, o Damas, etc.
:arrow: :arrow: Nem mais.Comigo foi o meu avô , porque o meu pai passava muito tempo no estrangeiro , mas com 10 anos já conhecia Carvalho , Azevedo , Jesus Correia , Albano , Travassos , Peyroteu , Vasques , Alexandre Baptista , Pedro Gomes , Osvaldo Silva , Soeiro , Pireza , Seminário , Hilário , José Carlos , Morais , e nem vou falar em Francisco Stromp e no José de Alvalade.
A história do Sporting é grande demais , dá-me pena que nem todos a honrem e respeitem…
Felizmente no nosso clube o que nos pedem neste tópico é uma tarefa impossível.
E não querendo tentar sequer iniciar-me nessa tarefa deixem-me apenas registar que para mim é impensável referir o José Alvalade num tópico destes e não falar dos irmãos Gavazzo, os principais impulsionadores da criação do Sporting.
A propósito, fica este texto do @chirola, num tópico de leitura obrigatória, com o detaque para a parte sobre os Gavazzo: