Qual o maior símbolo de sempre do nosso clube?

Para mim:

-Cinco Violinos;
-Francisco Stromp;
-José de Alvalade;
-Manuel Fernandes;
-Joaquim Agostinho;
-Moniz Pereira;
-Carlos Lopes.

Mas acima de tudo, diria que os maiores símbolos do Sporting são o Peyroteo, José de Alvalade e Francisco Stromp.

Tenho muita dificuldade em aceitar como símbolos jogadores como Ronaldo, e principalmente, Liedson e Figo.

Ronaldo, Figo e Nani, são sem dúvida simbolos, mas da nossa Academia. Não são simbolos do Sporting Clube de Portugal.

Chev Chelios:
Completamente de acordo.

Então eu escrevi uma bojarda de todo o tamanho na última página, quando troquei o nome do Manuel Brito por Joaquim Brito, e ninguém deu pelo erro?

Mekie, pessoal?!?

Perdoa-me, Manuel Brito. Foi um erro causado não sei bem pelo quê, mas é quase indesculpável!

E não foi a primeira vez, por acaso.

O Leão … representa tudo o que um Sportinguista deve ser

Sei lá, são tantos, tantos.

José Alvalade
Francisco Stromp
Jesus Correia
Vasques
Albano
Travaços
PEYROTEO
Toda a equipa que ganhou a Taça das Taças
Hector Yazalde
Joaquim Agostinho
Manuel Fernandes
Prof. Moniz Pereira
Carlos Lopes
Vitor Damas
Armando Marques (ganhou 1 medalha de prata em Montreal, nos JO 1976, em fosso olímpico, numa altura em que não ganhávamos nada)
António Livramento
Chana (injustamente esquecido)
Mário Albuquerque
João Benedito

Mas pela mística, pelo simbolismo de ter sido quem esteve na génese do Clube e do estabelecimento dos seus ideais, tenho que escolher José Alvalade.

Nisso não tenho qualquer duvida, José de Alvalade ;).

E actualmente a maior figura do Sporting e a que melhor representa os Valores do Sporting, é João Benedito. Um exemplo a todos os Niveis.

Gêbêeme,

Acho que nunca ouvi falar deste senhor. Quem é o Chana?

ex-jogador de hóquei…penso que fez parte da “equipa maravilha”. corrijam-me se estiver errado :wink:

Já encontrei quem é o Chana Mike, obrigado ;). É o senhor da imagem do Farinha Amparo.

Grande Curriculo o dele :). Conhecia o Antonio Livramento, mas este Chana era-me desconhecido.

http://www.wikisporting.com/index.php?title=Chana

Nome Vítor Manuel dos Santos Carvalho
Data de nascimento 6 de Dezembro de 1952
Naturalidade Estoril - Portugal
Posição Hóquista

O popular Chana iniciou-se nas escolas da Juventude Salesiana e aos 18 anos integrou pela primeira vez uma Selecção Nacional, sagrando-se campeão europeu de juniores.

Avançado que ficou conhecido no mundo do Hóquei em Patins como “Chana”, evidenciou-se devido à sua magnífica técnica, grande agilidade e pelos dotes de goleador, atributos que lhe permitiram chegar ao Sporting em 1972, para durante dez anos conquistar 5 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, a Taça das Taças e a histórica Taça dos Campeões Europeus de 1977, na altura em que formava com António Livramento uma dupla de avançados imparável naquela que ficou conhecida como o a “Equipa Maravilha do Hóquei em Patins”.

Jogou 117 vezes pela Selecção Nacional ao serviço da qual marcou 226 golos e foi três vezes Campeão da Europa e duas Campeão do Mundo.

Ler mais: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Chana#ixzz1z02Ovsr2

:arrow: :arrow: :arrow:

Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento…

Esta era a “Espanha” do Hóquei em Patins, nos anos 70-80, esta equipa ganhou tudo o que havia para ganhar em clubes (Sporting Clube de Portugal, pois claro) e em Seleções.

Nem os espanhóis faziam farinha com esta equipa, jogavam para perder por poucos…

Chana e Livramento, os melhores jogadores de hóquei que alguma vez tive o privilégio de ver jogar (a par de Cristiano e Leste, dois lampiursos mas que eram grandes, enormes jogadores).

Para mim … estes nomes quase se são sinónimo de SPC

• José Alvalade (fundador)
  • Francisco Stromp (fundador)
  • Peyroteo (O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional)
  • Hector Yazalde (Bota de Ouro europeu)
  • Morais (pelo cantinho que nos deu a taça das taças)
  • Joaquim Agostinho (nº 1 do ciclismo)
  • Prof. Moniz Pereira (o “Professor”)
  • Carlos Lopes (1ª medalha de ouro nos JO)

Destes todos saliento sem dúvida …

Tenho penas que estes também não sejam associados logo ao SCP … porem não podemos esquece-los:

• Futre (Bola de Prata ( 2º melhor jogador de Europa, 1987)
  • Figo (Melhor jogador Mundo em 2001)
  • Cristiano Ronaldo (melhor jogador Mundo em 2008)

O Figo, o Futre e o Cristiano são símbolos pelos troféus que ganharam? Amigo, nenhum destes fez história pelo sporting, como fizeram os da primeira lista que escreveste… O Cristiano, o Figo e o Futre estiveram pouquissimo tempo na equipa principal. São símbolos da qualidade da nossa formação.

capelis: Citação de: kiko99 em Hoje, 15:10

Para mim … estes nomes quase se são sinónimo de SPC

• José Alvalade (fundador)
  • Francisco Stromp (fundador)
  • Peyroteo (O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional)
  • Hector Yazalde (Bota de Ouro europeu)
  • Morais (pelo cantinho que nos deu a taça das taças)
  • Joaquim Agostinho (nº 1 do ciclismo)
  • Prof. Moniz Pereira (o “Professor”)
  • Carlos Lopes (1ª medalha de ouro nos JO)

Destes todos saliento sem dúvida …

Tenho penas que estes também não sejam associados logo ao SCP … porem não podemos esquece-los:

• Futre (Bola de Prata ( 2º melhor jogador de Europa, 1987)
  • Figo (Melhor jogador Mundo em 2001)
  • Cristiano Ronaldo (melhor jogador Mundo em 2008)

O Figo, o Futre e o Cristiano são símbolos pelos troféus que ganharam? Amigo, nenhum destes fez história pelo sporting, como fizeram os da primeira lista que escreveste… O Cristiano, o Figo e o Futre estiveram pouquissimo tempo na equipa principal. São símbolos da qualidade da nossa formação.

Não sou propriamente um fã do Figo, mas teve 4 anos na equipa principal e um dos 2 melhores jogadores ( e com rendimento em conformidade ) do melhor plantel dos últimos 30 anos do SCP, na minha opinião. Nada a ver com o grandioso CR e abécula do Futre.

concordo contigo …
eu disse “tenho pena que estes tambem não sejam associados ad SCP” por isso mesmo" …
Se eles tivessem conquistado os premios que referi com a nossa camisola faziam de certo parte dos simbolos do nosso Clube …

Um pequeno aparte, ainda que o considere um dos maiores símbolos do Sporting, não o consideraria pelo seu papel enquanto fundador. Convenhamos, o Francisco Stromp tinha 14 anos aquando da fundação do clube! Sim, fez parte do grupo de dissidentes do Campo Grande FC, mas era provavelmente um dos mais jovens entre eles.

Realmente também não entendo… Mais um bocado e ainda se consegue por o POLGA!

Francis Obikwelu

Comparar o Liédson com o Polga? ::slight_smile:

Visconde de Alvalade, 5 Violinos , Francisco Stromp , Peyroteo , Yazalde, Morais, Presidente João Rocha , Vítor Damas, Livramento, Ramalhete, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, entre muitos e muitos outros…

Actualmente: João Benedito, Luís Figo, C.Ronaldo, Futre (estes últimos três são jóias da nossa academia), Paulinho, Sá Pinto, Naide Gomes, Obikwelu, Aurélio Pereira, o leão que infelizmente partiu recentemente para os Céus - Manolo Vidal, entre outros também…

Penso que não existe apenas um símbolo do nosso clube, mas sim vários leões que tudo deram pelo nosso Sporting, pelas cores verdes e brancas, contra tudo e contra todos. :wink:

Figo e Futre da academia ??? …
se quiseres dizer “joias da nossa formação” ainda vai …

Jóias da nossa formação, corrigido :wink: