Ele esta a fazer um trabalho maravilhoso no red bull gosto dele como treinador,seria uma excelente opção quando o ruben sair…
estou muito satisfeito com o rúben.
mas na escolha do seu sucessor, que espero que ainda demore, é bom que o Sporting tenha algumas considerações em mente.
nos últimos anos temos assistido a dois perfis de treinador a dominar completamente o panorama; por um lado os ex jogadores de clubes de topo (guardiola,zidane,xavi, arteta, kompany, simone inzaghi) que com 15/20 anos de treino com os melhores treinadores do mundo e a jogar ao mais alto nível dominam facilmente os mais diversos conceitos táticos; ao mesmo tempo que oferecem um perfil de liderança ótimo( facilidade relacional com os jogadores, pela pouca diferença etária e por pertencerem á mesma geração, e ao mesmo tempo respeito imediato pela reputação intocável que têm no mundo do futebol); e por outro lado por elementos da equipa técnica de treinadores de topo que alinham na sua própria aventura( arteta curiosamente também entra neste capítulo).
23/24 traz-nos três nomes( e já nenhum terá enquadramento de Sporting claramente) que enquadram num destes perfis e que têm sido as três maiores revelações da época a meu ver: xabi alonso no leverkusen, franceso farioli no nice e enzo maresca no leicester.
xabi enquadra no primeiro perfil; farioli( ex pupilo de roberto de zerbi) e enzo maresca( de guardiola) no segundo.
compete ao Sporting estar atento a esta tendência; e como mero adepto de futebol há jogadores que dão toda a perceção de, caso seja a sua vontade, têm condições de ser de topo. vejo um modric como vejo um toni kroos, um thiago silva, um sérgio ramos, um thiago alcantara, um jordan henderson; e á escala nacional um bruno fernandes daqui a uns anos.
Sobre o Xabi Alonso, mais depressa estará no Real Madrid a curto prazo, do que virá para Portugal.
Mas sim, bela lista.
Há um treinador, Roger Schmidt, que está muito perto de ficar livre. E o Filipe Çelikkaya nunca me convenceu…
Bem depressa mesmo… se confirmar o bom trabalho no Leverkusen, para o ano está em Madrid de certeza.
Qual é o salário do treinador da Real Sociedad alguém sabe? Asking for a friend.
Futebol espectacular ontem, bola no pé, sair a jogar da defesa, mas com assertividade, sempre em progressão, rendilhado e objectivo. Masterclass!
Conheco um treinador que acha que joga assim. Só que não.
E uma pressão muito boa. Não era fácil o Benfica sair de trás a jogar.
Gostei muito de ver a Real Sociedad jogar.
Este amigo não desceu o schalke?
Carinha de tanso artolas, fdx!
claro, deixei bem claro que não eram aqueles 3, porque chegarão rapidamente ao topo, mas sim o perfil.
nop. está agora a ter a primeira experiência como treinador principal. foi adjunto do pellegrini e mais recentemente do guardiola
Alright, realmente parece que aprendeu bem então!
Já não é de agora. A Real Sociedad está com um futebol muito interessante nos últimos anos. Deixou novamente de ser uma equipa do meio da tabela de Espanha para ser uma presença assídua nas competições europeias.
Falando do Enzo Maresca, o Leicester também tem um plantel absurdo para o contexto Championship. Mas também posso estar a falar de borla, não vi nenhum jogo completo deles, só highlights mesmo.
O Treinador do Estugarda, Sebastian Hoeness, será um purple patch de início de época (juntamente com a forma surreal do Guirassy) ou terá mesmo qualidade para mais? O ano passado entrou já para o fim da época e safou-os da despromoção e este ano estão em 3º na Bundesliga.
isso tem. é um plantel com qualidade para vencer a liga.
não me parece muito longe da qualidade individual do leeds e do southampton ainda assim. se é que é superior. e em relação ao plantel que desceu o ano passado perdeu as principais figuras como maddison tielemans e harvey barnes. não diria que é um plantel avassalador ou com uma discrepância brutal para o nível da liga. a discrepância existe pela qualidade coletiva da equipa, que é superlativa.
12 vitórias em 13 jogos, 7 golos sofridos e 27 golos marcados, melhor ataque e melhor defesa e um futebol brutal. tenho visto quase todos os jogos devido ao fatawu e é realmente incrível.
conseguiu tudo isto numa liga super exigente e a apostar em jovens como cesadei, fatawu, callum doyle e kasey mcateer. não está propriamente a ser carregado por jogadores como vardy ou iheaneacho que são claramente de outro nível.
tudo indica que vai subir( mantendo este ritmo com pontuação histórica) e logo aí é inconcebível pensa lo para o Sporting.
bem apanhado também. podia perfeitamente estar na lista de revelações.
pessoalmente vi apenas um jogo, por causa de uma aposta, e gostei muito. 13 golos em 7 jogos de qualquer avançado do mundo sobrevalorizam sempre o potencial da equipa mas por acaso os indicadores estatísticos apontam para que não seja apenas isso. em golos esperados e golos esperados contra fazem jogo igual com o leverkusen, superam dortmund e leipzig e não estão longe do bayern. a classificação não é mera ilusão.
fui pesquisar e descobri que o sebastian trabalhou muitos anos nos u19 de leipzig e bayern. em 2019 pegou nas reservas do bayern em 15° no natal e foi campeão da terceira liga alemã, subindo pela primeira vez na história uma equipa B. indicadores muito bons, possível que em breve esteja numa equipa com outros recursos
além disso tem um apelido hilariante portanto espero que chegue ao topo😂
Saindo o Amorim, continuo a achar que a aposta tem de passar pelo Franck Haise. O Lens começou mal o ano mas já esta a voltar ao normal.
Muito bom futebol, mais ofensivo que o Amorim e tambem joga em 3-4-3, por isso haveria alguma continuidade.
Não é conhecido pela aposta na formação, mas nesse aspeto o Lens nao tem muito onde apostar tambem. Mas trabalha bem com varios jovens.
Percebo que a malta diz e tentar encontrar um substituto que mantenha o 343,mas não faz sentido. O nosso plantel, para o ano, é mais fácil ser construído para 433 do que 343.
Com a possibilidade da saída de Inácio e Diomande, perdemos 2 jogadores fulcrais para a tática funcionar e podemos voltar a contar com um meio campo a 3 (minha preferência) e aí o plano táctico do futuro treinador ser o mesmo, já não é tão inflexível
Apesar de perceber isto, a verdade é que ainda temos estes 2 jogadores e a escolha do treinador (que pode nem ser este ano) não deve ser baseada na possibilidade de eles sairem, a nao ser que os negócios estejam de facto fechados. Alias, se formos à liga dos campeões, nao me acredito nada que saiam os dois.
Para alem disso, esta base de jogadores tem 4 anos de rotinas de 3-4-3 já e mesmo com treinador e dinamicas diferentes, isso e sempre um bom inicio.
E depois há jogadores como o Nuno Santos que são feitos para serem alas numa defesa a 3, e abandonar este sistema seria tornar um excelente ala num jogador mediano a lateral pu extremo.
E o Franck Heise ser um treinador que joga em 3-4-3 é apenas mais um fator. Dos treinadores que me pareçam possiveis para o Sporting, é o que mais gosto (dos que conheço naturalmente). Ainda este ano perdeu as 2 principais figuras da equipa e mesmo assim, com um plantel cheio de desconhecidos, esta a fazer boa campanha na Europa e está a recuperar na liga francesa
Não saindo os 2, de certeza que vai sair 1 - são os nossos jogadores mais cotados e assumindo o 11 titular mais “normal” :
Nuno Santos iria sofrer sim, mas fomos campeões com ele a extremo. Centrais facilmente se adaptam a sistema de 2,até porque têm mais experiência nessa forma de jogar. Fresneda e Morten também mais experiência a jogar meio campo a 3 e o mesmo para o Morita, portanto não há muita dificuldade.
Um treinador a vir, tem que implementar a sua ideia e táticas, que sim podem ter pontos comuns que a anterior, mas na minha opinião deve ser a sua tática, portanto seria indiferente
E nós que tínhamos o 433 implementado em todos os escalões de formação, seria mais uma vantagem