Prospecção de Treinadores

Tópico para debater sobre treinadores. Quais os que valem a pena acompanhar, analisar tendências e debater para futuras soluções para o comando técnico do Sporting, caso venha a existir essa necessidade. Análises técnico-tácticas de trabalhos que acham interessantes podem perfeitamente partilhar, tudo o que possa promover o debate, é bem-vindo.

[member=24344]Vylela, ora cá está o tópico que falavas. :great:

Com que então temos o ex-Pep Guardiola do Belém na Udinese. Interessante a escolha.

Bom tópico! Já fazia falta.

O Razvan Lucescu, treinador do paok e filho do Mircea, parece-me interessente. Fez-me lembrar o Belenenses do Silas.

Outro que gostava de acompanhar é o Marco Rose do Salzburg… e o italiano Marco Rossi. É pupilo do Bielsa e seguidor do Guardiola. Foi campeão na Hungria pelo Budapest Honved. Assinou pela seleção da Hungria neste Verão e também passou pelo FC DAC 1904 da Eslováquia.

:great: não sei porque foi bloqueado, mas talvez tenha sido sensato, com a instabilidade que se sentia (lol) aquilo era um atirar nomes como barro à parede, e as páginas iam passando com pouco ou nada que interessasse ler.

Quanto ao tópico em questão, diria que em Portugal vale a pena seguir o Silas, aliás acredito que o tenhamos ± reservado. É sportinguista, tem mostrado competência, valoriza o bom futebol e os bons executantes, e contrariamente a esta escola pseudo guardioliana monta uma equipa aguerrida e focada no resultado. Quando o Peseiro der para o torto (é certo, dúvida é saber se será antes do Natal ou não), será a escolha mais óbvia.

O outro treinador em Portugal que me desperta muita curiosidade é Luis Freire, que fez coisas fantásticas nos clubes do Oeste e chega agora ao Estoril para um projecto ‘à Vitor Oliveira’ na segunda liga. Pelo que li (nomeadamente um post do [member=16825]jl17 no fórum, que está sempre bem informado) este inicio dele aqui no clube da terrinha tem sido auspicioso e um regalo de ver, vou ver se arranjo tempo para ir à Amoreira ver um jogo.

Lá fora tenho acompanhado pouco, mas destaco dois nomes para já: o já muito citado Almeyda, com o qual não vou massacrar mais :mrgreen: ; e o treinador do Levante, Paco Lopez. Já 50 anos, carreira pouco mediática (até chegar ao Levante treinou equipas B e de divisões secundárias, mas o que ele tem feito no Levante tem sido simplesmente incrível. A sua entrada em Janeiro de 2018 foi de tal forma fulgurante que se apenas contassem os pontos ganhos desde o Natal em diante, o Levante seria terceiro classificado. Futebol fluido, dinâmico, o que os ingleses chamam liquid, e com resultados de estrondo, entre os quais os 5-4 ao Barça. Quem pensava que foi sol de pouca dura pelos vistos enganou-se porque entrou na nova época a dar 3-0 ao Betis fora.

Atenção, isto numa equipa sem grandes nomes. Alguns belos jogadores (principalmente Morales e Bardhi), mas nenhum ET, e a ter de retirar muito rendimento de tipos como o Emmanuel Boateng ex Moreirense (9 golos na La Liga do ano passado). Vale a pena ficar atento ao seu trabalho!

Estive a ver com atenção o jogo dos rabolhos ontem e gostei imenso da organização do PAOK. Treinador jovem com ideias vincadas, jogo apoiado, agressivos na pressão alta, calma na construção, chutão para a frente só quando necessário… só não conseguiu um resultado melhor porque não tem jogadores para isso.

Gostei!

Eh eh eh… .este ano começa cedo!

É mais sobre prospecção de uma forma generalizada, ao invés de estar já propor soluções para o comando técnico do Sporting. O outro tópico acabou por ficar inflamado porque decidiram somente escrever nomes, um pouco à toa, contribuindo em nada para a troca de ideias.

Treinador já o temos e por um ano. Aqui vamos debatendo sobre outros treinadores que eventualmente possam no futuro ter uma oportunidade cá, sem que isso seja para já o maior motivo para debater. Claro que se está nesta secção, pode vir a ter esse enquadramento, mas é mais que isso.

Na minha opinião, este tópico deveria estar sempre aberto. Não acho que sirva propriamente para sugerir um novo treinador para nós, mas sim para acompanhar o que há de interessante por aí.

Estou a gostar do Luís Freire, do Estoril, e do Silas.

Tenho grande interesse no Nagelsman e no Tedesco mas sei que nenhum deles é para o nosso bico (o Nagelsman até já está reservado pela Red Bull).

Adoro a escola alemã com a utilização forte de tecnologia e um futebol de pressão total.

Sim, o Luís Freire parece ser o projecto mais interessante de treinador em Portugal. Pelo menos dos que conheço embora ainda tenha visto muito pouco dele. Mas tal como era o objectivo primordial deste tópico, vale a pena acompanhar de muito perto.

Outro nome muitíssimo interessante e do qual já se falou muito ainda no tempo em que andava pela terceira divisão: De Zerbi. Finalmente à frente de um projecto estável e sustentável, com um plantel recheado de talento e de jovens com margem para evoluírem. Neste fim-de-semana fizeram frente ao Inter de Spaletti com uma vitória por 1-0 num jogo onde na primeira parte tiveram um domínio superior.

Deixo aqui um post que fiz sobre ele:
https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/21/de-zerbi-promete-uma-epoca-muito-interessante-em-sassuolo/

Deixo também aqui este post onde falei de várias equipas que vale a pena acompanhar por uma ou por outra coisa.
https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/08/semana-de-futebol-o-que-ver-algumas-sugestoes-fora-do-comum/

o Luís Freire tem um trajecto muito muito bom.
apesar de ser num patamar “inferior”, o que fez nos clubes do concelho de Mafra e Sintra não é para todos.

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

Gosto muito do Silas!

Veremos como se porta esta época, para ver se poderá ser considerado para nosso futuro treinador!

Sim, não conhecia muito bem o seu trajeto mas o que tenho visto/lido/ouvido indica tudo no sentido de ser um treinador com imenso potencial, boas ideias, confiante e convicto.

Está sem clube o Jorge Almiron, sugeri-o várias vezes quando Jorge Jesus saiu. Fico expectante para ver se finalmente vem provar o seu valor para a Europa.

https://www.atlnacional.com.co/noticias/jorge-almiron-deja-la-direccion-tecnica-de-atletico-nacional/

2 derrotas e 1 empate para o tanto aqui amado Miguel Cardoso. Que treinador brilhante.

Antes o Pezero :lol:

O Luís Castro na época passada começou bem pior.

Quando chegar lá o Rúben Ribeiro salva aquilo.

Sugiro o Claudio Ranieri.

E sugeres bem. O Madeira “nenuco” Rodrigues teve o mesmo pensamento :lol:

O tópico é sobre prospecção de treinadores, meras sugestões certamente ficam para outro tópico.