Prospecção de treinadores

Mas alguma vez um Tuchel ou Sarri vinham se enfiar em Portugal? Mesmo que se oferecesse o salário de Jesus provavelmente recusariam.

São treinadores com uma certa dimensão e estatuto( muitos profissionais do meio inclusive elegem o Sarri como o melhor técnico do mundo actualmente, já não deve ficar muito mais tempo em Nápoles), nunca viriam se meter na nossa pobre liga.

Ps : O Bielsa seria melhor começar logo a preparar a época seguinte mal chegasse ao clube :mrgreen:

O facto de haver cada vez menos estrangeiros nas últimas 2 décadas e chegarmos às últimas épocas e ser como é, lava-nos à ideia de que é preferível apostar nos nacionais e que os estrangeiros que temos capacidade de atrair (seja o clube que for) não rendem. Se os melhores do mundo teriam sucesso? Pois, mas não estamos a falar desses.

Não, o que dizes permite concluir que os poucos estrangeiros que vieram não renderam. Só. Por exemplo, estão a falar do Sarri aí acima, neste momento era impossível obviamente, mas quantos anos andou ele por baixo à espera de uma oportunidade? Eu só o conheci como treinador quando o Empoli dele subiu à Serie A, e mesmo nessa altura acredito que seria possível tê-lo trazido, já que ainda houve um período mais ou menos largo entre ele anunciar que não ficava no Empoli e o Napoli se interessar nele. Noutro exemplo, o actual treinador do Barcelona só não assinou pelo Sporting há uns anos porque o génio do Godinho não lhe quis dar mais que meio ano de contrato. Acho perigoso generalizar da forma que leio aqui, para mim a escolha de um treinador deve ser altamente contextual e não generalizando a um factor. Traça-se o perfil, de forma completa e lógica claro, e depois procura-se todas as possibilidades que encaixem, e escolhe-se a melhor. E se aceito que a nacionalidade possa ser um factor de desempate depois disto tudo se sobrar mais que um, excluir à priori por causa dela parece-me excluir boa parte do lote de possibilidades parece-me arriscado.

Como já disse várias vezes aqui, é uma questão de saber procurar. Podem é dizer que não confiam na capacidade do Sporting em ir lá fora e escolher o treinador certo, de entre os possíveis. E eu até concordo com isso, mas isso não implica que seja impossível de o fazer…

Eles querem é €€€€. Provavelmente já não conseguimos seduzir uns quantos porque têm La Liga e Premier League à perna, e aí há visibilidade e dinheiro, mas se calhar há outros que ainda são apostas arriscadas para essas ligas e que podem cá fazer uma escala.

Se a urgencia não fosse tanta arriscava. <3

Estás a dizer o mesmo que eu. O Valverde, digo-o desde que entrei para o fórum, é o melhor treinador espanhol. Ou seja, está no top. É a excepção. O Sarri igual. Não sendo o melhor italiano, está no top. Se o Valverde já tinha na altura capacidade para treinar cá, o Sarri teve a vantagem de subir num contexto familiar. Não sei se há 5 anos não dava buraco.

Eu não pretendi dizer que todos os estrangeiros falhariam. Nem tem lógica, porque todos é gente a mais e porque até me estaria a desdizer, pois coloco nomes de estrangeiros. Mas a normalidade é os estrangeiros terem maiores dificuldades. Até por causa disso, defendo que qualquer treinador, tirando aqueles que por natureza se adaptam facilmente ou os de topo no treino, tem vantagens em chegar durante uma época mal sucedida.

Face às vicissitudes do campeonatos e a chico-espertice natural na Liga e nos treinadores nacionais, quando a qualidade é semelhante, o estrangeiro anda meses a apanhar bonés.

Concordo com quase tudo o que dizes (só não concordo com a parte de dizeres que o Valverde é o melhor treinador espanhol e que o Sarri não é o melhor italiano, acho que é ao contrário :stuck_out_tongue: ), a questão é mesmo eu não ver quase ninguém português e de qualidade para assumir o cargo neste momento e, exactamente por isso, não me parecer prudente excluir a possibilidade de ir lá fora buscar um gajo como o Giampaolo. Virando a questão, e tirando o Paulo Fonseca (que seria interessante mas bastante complicado neste momento), que treinador português escolhias para o lugar do JJ? Não vejo nenhuma escolha que me satisfaça, sinceramente. Aliás, nem sequer se fosse possível, por hipótese, ir “roubar” o treinador a qualquer um dos nossos rivais (noutras palavras, acho que o SC e o RV iam flopar à grande aqui).

Treinadores do nível e reputação do Tuchel e Sarri é para esquecer.Não são possíveis, estes tipos nunca se vão meter na nossa liga.

E treinadores desses não sendo possíveis vais ter de baixar o nível de exigência, e baixando o nível vais ter de procurar algum tiro no escuro. Um técnico up and coming, ou então alguém que outrora esteve na mó cima e hoje praticamente não gera interesse algum.

São sempre escolhas complicadas porque vão enfrentar algumas das dificuldades que enumerei anteriormente.

O nosso campeonato actualmente come e cospe técnicos estrangeiros.

Por isso é que continuo a defender que um treinador estrangeiro só em último recurso.

O Bielsa entra no lote dos tais que referi que hoje em dia pouco interesse geram…esse acredito que seria um técnico perfeitamente ao alcance do Sporting.

O problema é o track record do indivíduo em clubes…são histórias que acabam sempre mal (e já são demasiados casos para ser uma coincidência).

O Inácio no Sporting 160(um podcast) curiosamente contou uma história que o Bielsa era a primeira escolha dele e do BDC nas eleições de 2011(antes do Basten).Pela história que contou duvido que alguma vez volte a ser equacionado pelo BDC.

O melhor que o Bielsa fazia era voltar a treinar selecções, á muito que já deveria ter optado por esse caminho na sua carreira.Quando abandonou o comando do Chile, a decisão certa na altura teria sido optar por um projecto mais ambicioso.

Não tem perfil para treinar clubes neste momento imo.

Eu até nem me importava de arriscar no Bielsa na proxima época, mas seria um risco, um grande risco mas quem nao arrisca nao petisca.

Treinadores Nacionais vs Estrangeiros:

Existem neste momento varios argumentos a favor dos nacionais: um deles é que os nossos estao entre os melhores do mundo, a escola Portuguesa de treinadores tem pouco aprender neste momento com os de fora, outro argumento importante é o conhecimento da liga Portuguesa e como adaptar a tactica de uma equipa que joga para o titulo contra um Moreirense ou um Desp. das Aves.

Por outro lado um treinador estrangeiro pode trazer uma filosofia nova à equipa e nao ter os vicios ou os pre-conceitos dos nacionais por exemplo na escolha do 11 antes dos jogos.

Se olharmos os mais recentes reinadores estrangeiros (que foram poucos) na liga existe um pouco de tudo:

O Maritimo na epoca passada teve um Brasileiro com curriculo razoavel no Brasil e foi um grande fiasco - Paulo César Gusmão que hoje treina o Madureira

O Maritimo uns 6/7 anos atras teve outro brasileiro, Sebastião Lazaroni, este muito conceituado e experiente mas outro fracasso.

O Belenenses teve o Julio Velasquez que hoje esta na segunda liga Espanhola e sinceramente pareceu-me bom, saiu por divergencias com a direccao, coisa normal no Belem

O Estoril teve o Fabiano na epoca passada, Brasileiro com experiencia na liga Espanhola nos anos 90 e experiencia de treinador nas divisoes secundarias de Espanha, outro fracasso

Passando aos tres grandes:

O Benfica teve uma fase com varios treinadores estrangeiros e conceituados: Koeman, Heynckes, Quique Flores (que poucos anos atras em Espanha qd estava no Valencia era considerado o Mourinho deles) e Trapatoni. Destes so o Trapatoni teve sucesso.

Porto: O Lopetegui foi um fiasco (agora selecionador de Espanha) e antes disso teve o Luigi Del Neri, Victor Fernandez e Co Adriansee, destes todos com um certo renome so o ultimo escapou mesmo assim despedido no inicio da sua segunda epoca. Antes disso houve o caso de grande sucesso Bobby Robson mas eram outros tempos.

Sporting:
O ultimo foi Vercauteren, tinha no curriculo o facto de ter sido campeao recente com o Genk na Belgica mas viu-se que era carne para canhao, pouco apoiado pela desastrosa direccao de Godinho, mesmo assim via-se que andava às aranhas. Antes disso tivemos o Boloni que foi o nosso ultimo campeao mas nao era o melhor treinador do mundo apesar dos seus meritos principalmente a nivel de lancar novos jogadores.

Tragam o Tuchel que está desempregado… 8)

O Tuchel não vai para o Bayern?

Tinha visto algures que sim.

Se for para mudar é para melhor. Vou dizer treinadores que admiro actualmente e outros que não sei onde andam mas sempre mereceram a minha atenção:

• Tuchel
  • Antonio Conte
  • Zinade
  • Felix Magath
  • Ottmar Hitzfeld
  • Juan Antonio Pizzi

Algum fã do Mauricio Pochettino por aqui?!? :mrgreen: :mrgreen:

Esse sair do Tottenham nunca na vida :lol:

Porque não? Não me digas que o SCP e a Liga Tuga não o poderia atrair?

Sim. Como não se vinha enfiar aqui na tugalândia, está bem onde está. :mrgreen:

Mas a escola de onde saiu tem muita gente.

Quem é o Zinade? :think:

Não :lol:

Possivelmente o meu treinador preferido na actualidade.

Podemos sempre ir buscar o professor da escola…

:twisted: