Prospecção de treinadores

Há sonhos que nunca vão deixar de ser. Esse é um deles.

Era bonito de ver dois egos enormes à frente do futebol. O treinador e o Presidente. Ambos extremamente apaixonados, à sua maneira, pelo futebol. Ou era a união perfeita ou nem um mês duraria. Estou pela segunda.

Não é só uma questão de feitios, o Bielsa fez um trabalho péssimo no Lille. :sick:

Não sei porquê. Basta dar uma olhadela neste tópico e é só sugestões de treinadores de topo, por isso Pochettino pode ser também uma possivel solução, totalmente realista. Lê-se com cada coisa por aqui, o ceu é o limite para alguns!

Eu ia para outros. Os alunos da tal escola.

O Schelotto, que tem os seus problemas com o Bielsa e tenta fugir desse modelo o mais possível (tanto que acaba por em alguns aspectos ficar ligado a ele), disse de Bielsa que é um tipo brilhante, tremendamente profissional, honesto e franco (às vezes demasiado franco e directo), fiel às suas ideias ofensivas e ao espectáculo. Mas demasiado complicado. De tão complexo na sua filosofia, é muito complicado aos jogadores perceberem o que quer. E é frio. Demasiado frio para que os jogadores simpatizem com ele e o sigam. E ditador. Quem não faz o que ele quer, sai fora. Treinam até sair bem. Se for preciso, noite dentro.

Agora saindo do que dizem, acho que a parte do fiel às suas ideias, embora tenha mudado um pouco na Europa, por vezes deixa de ser fiel e passa a ser refém. Todos os seus “seguidores”, até os mais fiéis, acabam por ver a filosofia, dinâmica e a ideia subjacente como uma ponte para o objectivo. O Bielsa não. O objectivo é a dinâmica em si. O objectivo, por muito que ele negue, não são os 3 pontos. O que ele quer é a equipa a jogar daquela maneira. Os outros mudam, simplificam, modelam. Adaptam-se. Ele não. E quando o tenta, ainda complica mais.

[hr]

Já agora, o Schelotto, um biachista assumido, cada vez está melhor treinador. Já o Gallardo, quanto mais se afasta da escola, mais se enterra.

Eu não duvido do brilhantismo do Bielsa, duvido é muito das suas probabilidades de sucesso ao comando de um clube. Venham os problemas de onde vierem. O Lille do Bielsa jogava mal e porcamente, se por incapacidade dos jogadores de compreenderem as ideias do treinador e as traduzirem em campo? Provavelmente, pode ser parte da questão…mas em termos efectivos aquilo foi fraco e feio.

Isto para não falar da rábula com a Lazio…dois dias… :lol:

Lazio essa que até está a fazer um campeonato bastante digno e não tem um plantel nada mau.

A acrescentar a isso, o contacto que a Direcção teve com ele, queria despachar o Cedric apenas porque era demasiado baixo… :lol:

Continuo a achar essa coisa da altura do Cedric muito estranha… Não sendo propriamente estranho um treinador relegar jogadores por questões dessas (ou outras ainda mais parvas), acho esquisito nele face ao seu historial.

A cena na Lazio concordo com ele. Eu faria o mesmo. Aidna por cima, tendo acontecido o que aconteceu em Bilbao e em Marselha. Que curiosamente acho que já não aconteceu em Lille.

Eu não sei qual é a veracidade daquela famosa lista de jogadores que ele queria…mas que clube, para além dos milionários do futebol, é que lhe podem garantir que contratam os jogadores x, y e z? Se garantiram fizeram mal pois claro.

Sim, a história do Cedric é estranha, mas o Bielsa tem as suas pancas e não estou a ver porque é que o Inácio ia inventar uma história dessas.

O Bielsa é um tipo que pode afastar um jogador pelo cabelo. Salvo o exagero, é para percebermos o tipo de detalhe que o Bielsa vai, o homem é doentio, em Lille vivia num cubículo, só com o essencial e completamente vidrado no futebol. Horas, horas e mais horas a ver treinos, jogos, acompanhando jogadores. É um nível de dedicação que se pudesse eram 25h. Por acaso, adoro este tipo de comportamento, o da dedicação a 100%, a contínua procura da perfeição e jamais abdicando das suas ideias. Nem a perder por cinco a zero. Falta-lhe ser um bocado versátil, outra capacidade de adaptação ao meio que o rodeia e mais moldável a determinadas ideias. Quererá sempre adaptar o futebol, a equipa, os jogadores às suas ideias, do que propriamente o inverso. É tão apaixonado pelo meio, que por vezes se esquece pelo fim.

É um óptimo professor. É um tipo muito teórico. Influenciou e influência imensos treinadores. É um estilo, uma ideia, uma forma de estar em campo, que com uma melhor capacidade de evolução, de adaptação e inovação, é realmente uma excelente base de trabalho.

Por isso, é que provavelmente fará mais sentido contratador um aluno, um seguidor da filosofia, que propriamente o filósofo. Vamos vendo a espaços que o homem é intratável em determinadas questões e cai facilmente no exagero, no extremo, que hoje em dia fica difícil aceitar e mesmo trabalhar. Ficará sempre aquele sentimento agridoce em relação ao Marcelo Bielsa. Sempre.

Aceitaram as listas em Marselha e em Roma. Mas mais do que as listas, foi o facto (nunca desmentido) de virem jogadores sem lhe perguntar o que fosse.

Acho estranho porque o Bielsa não é propriamente um treinador que não meta tipos baixinhos na defesa. Teve Isla, Medel, Jara. Sempre privilegiou a rapidez e a marcação, até por causa do sistema que usava. Acho que houve aí qualquer mal entendido. Que não o quisesse, acredito. Por causa da altura é que acho estranho.

[hr]

Em Lille e em todos os lados por onde passou. É completamente obcecado. Quando foi contratado pelo Athletic, pediu todos os jogos da temporada. Para ver num espaço de uma semana, até se reunirem de novo para ultimar detalhes. E como não podia contratar jogadores, começou logo a tratar ao mesmo tempo dos jogadores da formação ou possíveis contratações de bascos.

E que tal o Sergio , pode ser que fique livre no final da época. :twisted:

Se o Leonardo Jardim ou o Jorge Jesus ficassem livres, seria bem provável que se arranjasse uma desculpa qualquer… :whistle:

Mesmo antes da reunião com o Presidente e o Inácio já sabia tudo sobre o Sporting, é um obcecado sem duvida.

"Subimos ao quarto do Bielsa, que tinha uma secretária e um sofá. Todo esse espaço estava cheio de coisas do Sporting. Ele sabia tudo: academia, calendário, jogadores, vitórias, derrotas, plantel. "

Por acaso disso aquilo nesse sentido,em jeito de brincadeira e é mais do que óbvio que neste momento o Pochettino não se iria enfiar na Tuga, ainda por cima estando em altas.
Mas só a titulo de curiosidade quanto ganha o JJ no Sporting anualmente? :think:

Mauricio Pochettino- Tottenham £5.5m year (signed 5 year extension till 2021 season)

Estou a ver o Eibar-Barça e estou impressionado com o futebol atacante da equipa da casa, até a jogar com menos um mantiveram a bitola, este Mendilibar é bom mister ou quê?

Vinha aqui falar disso. Bom mister claramente que é, ninguém dava nada pelo Eibar e conseguem sempre boas classificações.

7º lugar à condição para já.

Mas não é só isso. Ano passado foram 10º e há 2 anos foram 14º

Também valoriza muito os jogadores.

O meu único problema é que em Alvalade não ia ter um campo tão pequeno como aquele que tem no Eibar. Eles também beneficiam um pouco disso mas é um nome bastante interessante e que penso não ter sido mencionado

Acho que se quiser pode ter o campo mais pequeno, é só mudar as marcações :lol:

Depois parecia a Mata Real :lol:

Equipas grande jogam todas em campos grandes. Não pode ser coincidência.