Olha exatamente igual ao que penso, não sendo possível o Paulo, preferia trazer o Luis Castro em vez do Miguel Cardoso, já treinou uma equipa grande (de forma temporária), e trabalhou e bem a equipa B do Porto.
Ainda tem o bónus de ter trabalhado este ano com 2 jogadores da nossa formação, além disso não sei se jogaríamos pior futebol do que jogamos atualmente com este treinador, o problema seria depois em termos de politica de contratações em que se calhar não teria qualquer poder de decisão em termos de recrutamento.
Não quero por mais gasolina para a fogueira, até porque quero a continuidade de BdC, mas está ficaria mais garantida se trocasse JJ por Laurent Blanc, associado a um esforço financeiro que era a vinda do Nasri.
Nunca teve propriamente esse trabalho. Eu é que gostava de ver o que ele poderia fazer como “mentor” de um projecto desportivo, pelas capacidades e boas ideias que tem.
Ele saiu do Swansea porque tentou controlar o clube juntamente com o empresário. Queria mandar em tudo. Trazer o staff que queria e os jogadores que queria. O presidente da altura (ainda é o mesmo) não aceitou, e acabaram por se incompatibilizar. Bem visto agora, se calhar o mau da fita não era o Laudrup.
E claro, o Futre. Comigo, estaria sempre dentro do clube e teria grande peso dentro do futebol. Para além de ser alguém do futebol, que sabe verdadeiramente o que tem valor e o que não tem dentro do campo, é também alguém que se mexe como ninguém nos bastidores, e que tem amigos em todo o lado.
Pior que os resultados é a completa falta de ideias apresentadas e a insistência nos mesmas erros, vezes e vezes sem conta. Péssimo líder e revela uma total incapacidade de mexer na equipa para agitar com o jogo caso o esquema táctico inicial falhe. Refugia-se constantemente na suposta falta de condições quando estoura milhões em jogadores aos quais dá 0 oportunidades. Gestão física do plantel inexistente. 0 compromisso com o clube. Já não tenho mais pachorra para isto
O Inácio é para mim a combinação perfeita para com a actual direcção e para além disso o futebol não mudou assim tanto como se apregoa nos últimos 20 anos. Basta rever alguns jogos a doer das fases finais das competições europeias do início do século, para se ter essa noção.
O Sporting precisa urgentemente de reestruturar o departamento para o futebol e isso inclui a equipa técnica. Mandar embora e contratar/estruturar melhor, por antecipação, é essa a tarefa da direcção.
É agora, não a dois ou três meses da próxima época começar, que se tomam decisões pragmáticas e reestruturantes, numa das indústrias mais competitivas do mundo!
Não me parece que as equipas dele sejam muito equilibradas, embora no primeiro ano na Fiorentina jogassem bom futebol, e se viesse para cá quase de certeza que era para jogar com 3 defesas, posso estar enganado claro.
É um treinador ofensivo, pensador do jogo e inovador, e aí distingo-o um bocado do PF que me parece ser mais de “copiar” ou beber assim ideias de vários treinadores, conjugando-as no seu modelo, e que para mim faria mossa no tugão e com os nossos miúdos, porque aposta sem medo da idade.
Experimentou o modelo dos 3 centrais mas é flexível é isso, foi só na passagem por itália.
O basileia dele jogava com 4 defesas por exemplo
Acho que o Paulo aperfeiçou as ideias dos treinadores que andou a “copiar”, acredites ou não o JJ influenciou algumas delas, recomendo que vejas os jogos do Shaktar contra Napoli e City, já para não falar dos jogos do Braga no último ano em que esteve cá.
Posso estar enganado, mas pelo menos a nível de Champions quando estava no Basel contra o Porto e Liverpool jogou com 3 defesas, sendo até bastante elogiado pela forma como abordou o jogo em Anfield.
O último ano dele na Fiorentina aquilo terminou muito mal, lembro-me de um jogo desastroso com o Gladbach do Hecking que treinava o Wolfsburg do Dost e De Bruyne quando nos eliminaram.
De qualquer forma ele e o Vitor Pereira estão na China, o Paulo se não renovar com o Shaktar deve ir para uma liga do top 5, olhando aqui para dentro até já ficava satisfeito com o Luis Castro, pelo menos deve perceber o que é coordenar uma equipa B com a principal.
Eu disse precisamente por isso.
A nível de organização defensiva, melhorou imenso, sendo quase uma cópia da do JJ.
Ofensivamente acho que é top.
É ver a valorização que deu a alguns jogadores no ano no Braga.
E é um gajo com uma filosofia muito própria, sem medo.
É ver o que fez ao Shitty do Guardiola.
Relativamente ao Paulo Sousa, gosto quase tanto dele como do PF.
A questão é mesmo o facto do primeiro ser mais “fiável” e o Sousa não se sabe muito bem o que pode sair dali, dada a sua criatividade a pensar o jogo.
Relativamente novamente aos 3 centrais, eu acho que ele chegou a usar em alguns jogos esse esquema, mas usava prioritariamente o 4 2 3 1 com o Streller na frente.
Da maneira que eu ando com este gajo que nos lidera já fazia uma festa se viesse o Luis Castro, esses nomes que citaste são bons, o problema é o Paulo já ter muito mercado, e o Sousa deve ter um contrato apetecível na China, seria sempre menos “seguro” do que o PF naquilo que poderíamos esperar, daí talvez ter de se dar uma vista de olhos por quem anda cá dentro.
Já que gostas do lateral esquerdo, não poucas vezes o Luis Castro é elogiado por aquelas bandas, embora por ali o JJ também seja muito elogiado também :mrgreen:
Luís Castro parece-me ser um gajo com boa ideia de jogo, se tiver uma boa equipa técnica é um nome que me agrada. Tem o bonus de ser um tipo que não dá barraca nas CIs e nas flash interviews.
Por acaso, o PSG teria sido um projecto ideal para o JJ. Carradas de jogadores de qualidade, dinheiro a pontapés para prendinhas e um plantel que, seja qual for a táctica, vira rolo compressor no campeonato.
E técnicos latinos? A opção por um treinador estrangeiro atrai-me, mas o período de adaptação (natural) de um técnico vindo de fora ao futebol / cultura nacional deixam-me reticente, não nos podemos dar ao luxo de termos um treinador ‘em aprendizagem’ vários meses. Com um treinador latino acredito que esse período fosse bastante mais curto, e é nessa óptica que sugiro Jorge Almiron
O que fez no Lanus em dois anos foi simplesmente fantástico. Pegou numa equipa média e com eles conquistou campeonato argentino e chegou à final da Libertadores. Criou uma equipa onde tanto houve espaço para projectar jovens com pouca experiência (Almiron, Moreno, Gomez) e dar uma segunda vida a veteranos que tiveram a melhor época das suas carreiras (caso mais notório foi Sand).
Além dos resultados, o que mais me cativou foi a forma de jogar (nota: só os vi jogar 2 vezes, ambas na libertadores, a final e vs Zulia em casa): um 433 estilo Barça, com um pivô defensivo a assumir a saída, interiores com liberdade para criar, flancos entregues aos laterais com os extremos a jogar por dentro. Mas sem tiki-takas ou uma obsessão por posse estéril, nada disso, futebol rápido e eletrizante, com os jogadores a decidir rápido e sempre com a baliza em mente. Ou seja, uma equipa que sabe e gosta de ter bola, mas que sabe meter a quinta e variar para apanhar o adversário desprevenido. Reação à perda de bola muito forte para recuperar em zonas adiantadas.
Resumidamente, um treinador moderno e de qualidade, que consegue conciliar bom futebol com resultados. Só não está na Europa (Las Palmas) por problemas burocráticos, entretanto assinou pelo Atlético da Colômbia, um clube de respeito mas não suficientemente atraente para o fazer recusar uma vinda para um clube europeu da dimensão do Sporting.
Se alguém o conhecer melhor agradecia que completasse / corrigisse alguma informação que esteja pouco precisa. Para quem não conhecer, deixo aqui dois vídeos interessantes que dão uma ideia de como jogam as equipas de Almiron
O Inácio é um gajo que faria sentido se a Administração se incompatibilizasse repentinamente com o treinador e quisesse um gajo para aguentar o barco até ao final da temporada. Chegava o Inácio, homem da casa, e aguentava o barco até ao final da temporada. Era gajo para injectar uma moral do ■■■■■■■ nos jogadores, mas no final da temporada assumia outras funções, completamente diversas. Basicamente, o Inácio faria aquilo que o Heynckes está a fazer no Bayern.