Proíbido fumar

cala-te mas e os tomates ? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

que ridiculo e que nao tem razao es tu que ate a minha ja ofendes-te em msg privada tudo isto porque nao tens resposta.cala-te mas e os tomates hahahahahahahahah que parolice nunca na minha vida ouvi coisa sem sentido.se isso tem algum nexo.
e continuas a CENSURAR fazes bem, eu continuo a vir ca dizer o mesmo
e nao te esquecas de CENSURAR tambem a imagem como fizeste antes

Mod edit: sempre disposto a prestar serviço.

Pensa bem…quem foi o primeiro a mandar calar o outro ???

Eu sou o único Admin que ando por cá nos úlitmos dias e juro que não chutei nenhuma velhinha. :shifty:

Acredito. a velhinha ,coitada ate era minha conhecida,esta muito mal a senhora.passou o ano novo no hospital com uma perna partida e saiu de la com um superbug.Parece que ja nem chega ao verao. ;D

É evidente que as comparações com sal açúcar e coisas do género não fazem qualquer sentido porque se alguém comer 50 bolas de berlim ou despejar um quilo de sal nas batatas fritas, apenas estará a prejudicar a sua saúde e não a dos outros e nem sequer estará a impingir qualquer tipo de mau cheiro que possa incomodar alguém.

Infelizmente o Incitatus não está sozinho na intolerância e falta de respeito pelos outros de muitos fumadores, eu já convivo com isso há muito tempo no meu trabalho onde já se adivinham algumas resistências à lei.

Esta lei já existe há muito tempo em outros paises, mas em frança por exemplo, há 3 anos que não deixam fumar mesmo em lado nenhum a não ser na rua, nem há hipoteses de locais fechados terem espaço para fumadores.

Aqui ainda vai haver essa hipotese, dependendo de quem gere esses espaços e da sua clientela. Mas parece-me muito obvio que os fumadores vão estar enganados quando dizem “vou continuar a fumar e vamos ver quem me proibe”. As multas de quem gere o espaço são altissimas, e também são altas para o fumador, se bem que os espaços é que comem com uma bela fatia. Basta alguém pedir o livro de reclamações devido a estar alguém ao seu lado a fumar, quando é contra a lei, para por tudo em sobressalto e haver coimas bem graves.

Eu não fumo, mas dou-me com bastantes amigos que fumam. Frequento assiduamente pubs e alguns restaurantes que se fuma, nos restaurantes que habitualmente vou não vão ter espaço para fumadores, mas esse pub vai. Uma coisa é certa, e isso incomoda-me. Depois de uma noitada, no outro dia quando vou entrar no meu carro sinto que realmente “fumei muito” e detesto ter o carro a cheirar a tabaco. Lá estou de volta dele, a areja-lo, a limpa-lo e a por o ambientador a trabalhar. Outra coisa que detesto é depois de uma bela madrugada, chegar a casa, colocar a roupa na cadeira e no outro dia quando me levanto, vou-me lavar e quando volto a entrar no quarto é um cheiro a tabaco insuportável e aí é que vi que “fumei de mais ontem”, lá tenho de por a roupa a lavar ou a apanhar ar, lá tenho de arejar o quarto e limpa-lo. Incomoda-me é um facto e ainda bem que isto vai acontecer, porque os locais que frequento têm habitualmente muitos fumadores e lido com bastantes. Estando cá fora com eles certamente que não vou ter o fumo que tinha até aqui e não irei “fumar com eles” como era obrigado a fumar até aqui.

Quanto à “inspecção” em restaurantes não custa nada e os patrões não vai arriscar, tenho a certeza disso. Em cafés e discotecas também me parece muito obvio que isso não irá acontecer, pois há muitos frequentadores não fumadores também e basta uma reclamação, aliás, os próprios patrões não vão deixar. Na minha cidade a ASAE tem andado mesmo em força, e nem quero imaginar nas grandes cidades do país se a minha tem sido “inspeccionado” como tem sido.

Para começar, nem os patrões vão arriscar ou querer que alguém arrisque, nem os fumadores a meu ver vão ter o à vontade de fumar, todos sabendo que há esta lei e que lhes pode sair do bolso bastando fumar um cigarro. Gostava de daqui a uns dias que o incy por exemplo contasse as suas experiencias nos restaurantes ou cafés, visto que ele já assumiu que vai continuar a fumar nesses locais.

A mesma lei é posta em prática em França a partir de hoje. Que grande alívio. Poder beber cervejas à noite e voltar à casa sem o cheiro dos cigarros no casaco e no cabelo :beer: Só isso justifica a lei. Era uma questão de respeito.

Esta lei já existe há muito tempo em outros paises, mas em frança por exemplo, há 3 anos que não deixam fumar mesmo em lado nenhum a não ser na rua, nem há hipoteses de locais fechados terem espaço para fumadores.
Onde e quando é que te disseram isto ? Curioso, porque não é verdade... :naughty: A lei Evin, que foi votada em 1991, proibe de fumar no local de trabalho e em locais fechados colectivos (sendo que os bares e restaurantes não se incluem nesta categoria). Nos locais de trabalho, a lei raramente é respeitada ; nos bares e restaurantes, só a partir de agora é que vamos ter a tão desejada entrada em vigor da lei de agosto de 2006. (Uma nota triste no entanto : a lei não tomou conta dos cafés árabes onde se vai precisamente para fumar o [i]narguilé[/i], e nesses casos, ou os cafés fecham, ou entram na ilegalidade... :think: )

Pois, nesta história toda sempre foi essa a coisa que mais me preocupou, pois também sou adepto duma boa “narguilezada” aos fins-de-semana com os amigos. Suponho que nesses bares passe a haver uma zona exclusiva para fumadores. Se não, terei que finalmente pôr a uso o meu próprio narguilé que o meu irmão me trouxe de Marrocos, embora isso implicasse fumar em casa. ???

miguel, foi precisamente hoje que me falaram disso.

Então em frança, a partir de hoje deixa-se de poder fumar em locais fechados e zonas para fumadores não existem, é isso? Então percebi mal, ou a ressaca de quem me falou disso ainda estava a pairar.

Isso mesmo : a partir de agora, em França, nem zonas para fumadores são autorizadas (até agora ainda as havia). Só mesmo lá fora. :slight_smile:

Então foi isso mesmo que me foi explicado :wink: … um pequeno lapso meu então.

E esta lei, não será um primeiro passo para proibir beber umas cervejas à noite. E que elas tem álcool. Que ao volante potenciam acidentes. E o álcool faz mal ao coração e aumenta a probabilidade de sermos obesos. E alem disso potencia a violência.

Alias ir a um bar e não ser importunado por um gajos com uma cervejita(por umas gajas ainda vá) a mais pode ser uma questão de respeito.

Nota: Não sou fumador e não gosto de cerveja (prefiro o vinho :D). Sem ofensa, foi apenas uma reflexão, Miguel.

Aleluia. :slight_smile:
Já estou farto de chegar a casa com o fumo entranhado na roupa e de levar com o fumo. Daqui a um ano está tudo habituado e ninguém reclama.

Prosseguindo essa linha de racicoínio, interdiríamos os carros, já que se eles não andassem ninguém morreria em acidentes automóveis.

Pode argumentar-se com a necessidade dos carros do ponto de vista económico, enquanto a necessidade do álcool não existe. A do cinema também não, fecha-se a indústria por decreto, ou guarda-se só porque não se consegue provar que nunca prejudicou ninguém (e daí, aquelas mulheres que se suicidaram quando morreu o Valentino…)?

Álcool, tabaco, cinema ou indústria automóvel são negócios que criam riqueza e que produzem determinados bens e serviços cujo uso pelas pessoas pode ou não ter efeito sobre os outros. A regulamentação que está associada à sua produção e ao seu uso visa (de modo abrangente) proteger os consumidores deles próprios (o que pode parecer paternalista, mas é explicável e justificável do ponto de vista da teoria económica), diminuir despesas com problemas de saúde, e proteger outros que possam ser afectados pelo seu uso ou produção. E aí não me parece que a nova Lei seja descabida, embora haja alguns pontos de exagero.

Não dispenso o meu cigarrinho, enquanto bebo um café.

Hoje, feriado, estando fechados grande parte dos cafés da minha zona, fui beber um café a uma área de serviço com a minha mais-que-tudo. Pedimos os dois cafés em copo de plástico e fomos bebê-los para o carro, onde acendemos o nosso cigarrinho descontraidamente. Amanhã, dia profissionalmente útil para os cafés e para nós, não sei como será. Provavelmente irei rapar frio para uma esplanada. ??? Vício maldito! :wall:

Penso que a comparação é exagerada. Primeiro porque eu me referi à cerveja como mero exemplo : por acaso, também gosto mais de vinho (é que cá temos muito e bom vinho :mrgreen: ), e também se aplica a restaurantes : gosto de comer um cassoulet toulousain ou uma fondue bourguignonne sem ter que aturar o fumo do vizinho. Segundo porque, se o álcool pode conduzir a certos efeitos de falta de respeito, pode não constituir o factor predominante, ao contrário do fumo dos cigarros que constitui 100 % das faltas de respeito relativas ao acto de fumar. Terceiro porque as proibições vêm num contexto já carregado e não recente, cada vez mais favorável à proibição em certos lugares/certas condições ; não é o caso do consumo de álcool, que constitui, diga-se de passagem, a actividade dos bares, sendo por isso mesmo improvável alguma regulação neste domínio. Visto à nossa escala de tempo, a evolução da lei contra o tabaco não me parece anunciadora de uma evolução semelhante no que ao álcool diz respeito, e ainda menos em países como a França ou Portugal, produtores de vinhos em grande quantidade.

A questão para responder a ti a ao Angel Lion não tem a ver com a natureza económica, mas com a questão da liberdade individual. A minha preocupação é esta: o Estado condicionar a nossa liberdade de modo abusivo.

Esta lei quanto a mim em certos aspectos vai muito para alem da minha liberdade acaba quando começa a do próximo. Para mim a proibição da liberdade em certos sítios é normal, principalmente quando não existem alternativas.
Não é caso de pubs, restaurantes e afins. Devia a liberdade de escolha, restaurantes, cafés para fumadores e para não fumadores. Quem queria escolhia o que lhe interessava. Também nas escolas as salas de professores para fumadores e não fumadores me parecia uma solução acertada.

Quanto a tua ideia de que em relação ao álcool nunca acontecerá o que aconteceu em relação ao tabaco tenho as maiores duvidas. Em relação ao tabaco começou com o tabaco pode prejudicar a saúde nos maços à 20 anos (eu fui pregão da semana no Blitz com : o tabaco adverte que o uso do governo pode prejudicar a saúde - os meus segundos de gloria :lol:). Parece que vai acontecer o mesmo com o álcool em breve.

Em relação ao meu colega de curso :slight_smile: (Em sentido lato, Angel Lion), acho que estás a levar o caso para a área económica (o que é sempre muito importante :)) mas não é essa a minha preocupação.

Alguns fumadores dizem que isto é bani-los dos espaços públicos e dos seus direitos de fumadores…mas então será mais justo que estejam 30 pessoas num espaço a ser prejudicadas pelo fumo de um fumador??não estou a dizer que alguém aqui disse isso…

Eu sou fumador ja ha bastantes anos , e concordo com a lei, eu compreendo as razoes dos nao fumadores, como e obvio ir a uma discoteca e vir de la a cheirar a fumo por toda a roupa e cabelo nao e nada agradavel!!

Como ja disse sou fumador mas nao fumo dentro de casa, e tenho 2 filhos de 11 e 8 anos respectivamente , e sao muito poucas as vezes que eles me veem a fumar, sempre tive essa preocupacao de nao fumar a sua frente, apesar de eles saberem que fumo!!

E tambem concordo que fumar num sitio onde haja criancas nao e de facto agradavel, por 2 aspectos, primeiro pelo facto que o organismo das criancas nao estao suficiente apto para o combate das impurezas!!
E segundo ao fumar em frente as criancas estamos como que a incentivar mais um possivel fumador, e uma coisa que eu gostava era que os meus filhos nao fumassem!!
Eu bem queria deixar este vicio , mas e muito dificil, ja nao sei o que fazer!!
Porem gostaria que se pudesse fumar dentro dos avioes em viagens de longa duracao, para quem gosta pouco de andar de aviao como eu , seria uma forma de tentar minimizar o tempo que se la vai ,e algum terror !!

É bom saber que a próxima pizza Mediterrânica que comer vai saber bem melhor porque não terei duas chaminés na mesa ao lado a prejudicarem a minha refeição. :arrow:

para mim é um dia histórico para Portugal, mas que sempre duvidei que pudesse acontecer, mais pelos lobbies e pouca coragem para mexer com hábitos de muitos Portugueses.

a introdução desta lei só peca por tardia. Gosto de estar em espaços limpos de qualquer anormalidade ambiental. Quem não gosta de tomar um bom pequeno almoço, sem mandarem fumo para cima de nós? Quem não gosta de ir comer um bom bacalhau com broa sem ter alguém que nos importune a degostação de tão apreciável prato? A qualquer lado que vá, saio com um cheiro a fumo que não pedi.

Visto que as pessoas não têm civismo nenhum, há que obriga-las.

ah, e o mais importante de tudo, a saude daqueles que trabalham em sitios fechados…um dos fundamentos da aplicção da lei