Esta lei já existe há muito tempo em outros paises, mas em frança por exemplo, há 3 anos que não deixam fumar mesmo em lado nenhum a não ser na rua, nem há hipoteses de locais fechados terem espaço para fumadores.
Aqui ainda vai haver essa hipotese, dependendo de quem gere esses espaços e da sua clientela. Mas parece-me muito obvio que os fumadores vão estar enganados quando dizem “vou continuar a fumar e vamos ver quem me proibe”. As multas de quem gere o espaço são altissimas, e também são altas para o fumador, se bem que os espaços é que comem com uma bela fatia. Basta alguém pedir o livro de reclamações devido a estar alguém ao seu lado a fumar, quando é contra a lei, para por tudo em sobressalto e haver coimas bem graves.
Eu não fumo, mas dou-me com bastantes amigos que fumam. Frequento assiduamente pubs e alguns restaurantes que se fuma, nos restaurantes que habitualmente vou não vão ter espaço para fumadores, mas esse pub vai. Uma coisa é certa, e isso incomoda-me. Depois de uma noitada, no outro dia quando vou entrar no meu carro sinto que realmente “fumei muito” e detesto ter o carro a cheirar a tabaco. Lá estou de volta dele, a areja-lo, a limpa-lo e a por o ambientador a trabalhar. Outra coisa que detesto é depois de uma bela madrugada, chegar a casa, colocar a roupa na cadeira e no outro dia quando me levanto, vou-me lavar e quando volto a entrar no quarto é um cheiro a tabaco insuportável e aí é que vi que “fumei de mais ontem”, lá tenho de por a roupa a lavar ou a apanhar ar, lá tenho de arejar o quarto e limpa-lo. Incomoda-me é um facto e ainda bem que isto vai acontecer, porque os locais que frequento têm habitualmente muitos fumadores e lido com bastantes. Estando cá fora com eles certamente que não vou ter o fumo que tinha até aqui e não irei “fumar com eles” como era obrigado a fumar até aqui.
Quanto à “inspecção” em restaurantes não custa nada e os patrões não vai arriscar, tenho a certeza disso. Em cafés e discotecas também me parece muito obvio que isso não irá acontecer, pois há muitos frequentadores não fumadores também e basta uma reclamação, aliás, os próprios patrões não vão deixar. Na minha cidade a ASAE tem andado mesmo em força, e nem quero imaginar nas grandes cidades do país se a minha tem sido “inspeccionado” como tem sido.
Para começar, nem os patrões vão arriscar ou querer que alguém arrisque, nem os fumadores a meu ver vão ter o à vontade de fumar, todos sabendo que há esta lei e que lhes pode sair do bolso bastando fumar um cigarro. Gostava de daqui a uns dias que o incy por exemplo contasse as suas experiencias nos restaurantes ou cafés, visto que ele já assumiu que vai continuar a fumar nesses locais.