Eu fui fumador na adolescência quando a cabeça não tem juízo, mas já deixei essa estupidez faz agora 21 anos e em relação a esta lei devo dizer que ela só peca por vir tarde.
Acho inadmissível e duma falta de civismo inqualificável que se fume em restaurantes e finalmente parece que me vou ver livre dos fumos no local de trabalho.
E quanto aos estádios o que é que acham? Parece que só nas bancadas é que se vai poder fumar, mas um dia destes li que o FCP ponderava alargar a proibição a todo o recinto.
Eu fumo e não vou deixar de fumar por causa esta lei, quando muito fumarei menos. Uma coisa é não permitir que se fume em locais fechados para não prejudicar os não fumadores. Com isso eu concordo, mas acho que com esta lei se está a passar das marcas com a estigmatização dos fumadores. É uma hipocrisia esta sociedade ser cada vez mais fundamentalista em relação ao tabaco e permissiva em relação às drogas. Não há crime organizado por causa do tabaco. Não há criminalidade por causa da adicção da nicotina. Mas enquanto um tóxico-dependente (já não se pode dizer drogado) hoje em dia é uma “vítima”, um fumador passa a ser o mau da fita. Isto é uma perfeita palhaçada e dá cada vez mais vontade ser do contra e não deixar mesmo de fumar. >:(
Quanto ao Porto, o Pinto da Costa que esteja mas é calado e olhe para o uso de drogas (recreativas e doping) no clube dele e depois que venha falar no tabaco. Mas isso ele está fartinho de saber e até incentiva, principalmente o “cházinho”…
Lionheart, o que tem uma coisa a ver com a outra? Como não fumo, tenho de levar com o fumo dos outros, com as drogas não, é uma coisa interna que não passa de corpo para corpo. O fumo é incómodo, vagueia pelo ar e cheira mal. Por favor, não me obriguem a fumar, os não fumadores têm direito a não fumar e eventualmente não terem cancro do pulmão. Já vi uma reportagem em que os fumadores passivos eram mais susceptíveis de contrair cancro do que os fumadores activos, por causa dos outros vou ter cancro? Por amor de Deus! Esta lei peca por tardia. Esta falta de respeito pelos outros irrita-me profundamente, é preciso ser-se muito egoísta para estar a fumar ao pé de pessoas que não fumam. Para além disso, o fumo não vai para o fumador, vai para o “palerma ingénuo” que está ao lado, que por acaso até é não fumador.
Um dia tive uma discussão no Colombo porque uma gaja fumadora estava na zona de não fumadores a fumar, com esta falta de respeito disse-lhe das boas. Disse-lhe que ela não tinha direito de me atirar com o fumo, estava numa zona de não fumadores, mas por parte de certos fumadores não há qualquer respeito. Uma pessoa que não respeita isto, não respeita ninguém, nem nunca há-de ser feliz na vida.
Outra cena que me incomoda profundamente, pais serem os 2 fumadores e terem os filhos ao pé, crianças pequenas e nem sequer terem respeito pelos próprios filhos. Fumem mas longe dos filhos, ou então tentem parar de fumar.
O facto de viver com pais que fumam, para além de uma grande parte dos meu amigos, fez-me nutrir um ódio quase extremo por esse vicio. Uma coisa que tenho vindo reparar é que os fumadores em regra geral são egoístas de uma maneira inconsciente, no que respeita a não terem qualquer tipo de cuidado para o onde mandam o fumo e portanto não saberem o mal que estão a fazer aos outros (atenção digo isto baseado na minha experiência pessoal, não estou a querer de certa forma generalizar as coisas). É por isso que foi com muito bons olhos que vi a chegada dessa nova lei.
Contudo segundo me disseram, o governo através da ASAE não está a ser o suficiente explicito em relação às obras que os estabelecimentos tem que fazer, os empreiteiros que irão fazer essas obras tem que assinar um papel de que estão de acordo com as normas no entanto como ninguém sabe o que é preciso os empreiteiros recusam-se a assinar esse papel.
Não sou fumador nem nunca tive curiosidade relativamente a isso.A verdade é que incomoda estar a comer decansado num restaurante e haver sempre algum “vizinho” que se lembra de acender um cigarro o que é bastante desagradável.Quanto ao facto de os cafés terem de criar espaços próprios para fumadores, pelo que tenho constatado na minha região ainda não vi NEM UM café a fazer obras para isto e penso que nem vão fazer, pois iriam gastar dinheiro i isso não os iria beneficiar muito…
É uma boa lei e espero que seja levada a sério, e estando nas mãos da ASAE penso que assim irá acontecer, aqueles gajos não brincam (e até exageram). Não tenho nada contra quem fuma, mas que o façam onde não prejudiquem e incomodem os outros.
É pena que tenha que ser a Lei a mudar a situação e não o civismo das pessoas, é inaceitável que em espaços fechados existam fumadores, pessoas que causam incomodo a outros. Eu também adoro ouvir musica em altos berros, mas não o faço por que sei que vou incomodar os outros.
Poder jantar tranquilo e tomar o pequeno almoço sem ser empestado com aquele cheiro nauseabundo será optimo!!
PS. Lionheart, desculpa lá mas acho que a máfia do tabaco, num nível muito superior, será pior que a das drogas.
Em minha casa, moro eu e a minha namorada, ambos fumadores, mas está expressamente proibido por mútuo acordo que se acenda um cigarro que seja dentro de casa - Só ao ar livre! Acho nojento fumar em casa, mesmo que não existam não-fumadores por perto. Ajudamo-nos a não poluir a casa com fumo e mau cheiro e evita que fumemos uns quantos cigarrinhos-extra.
Na prática, esta Lei alargará a “nossa” regra caseira aos outros espaços fechados, sendo que, já evitava fumar em cafés sem zona própria para fumadores, ou esplanada. Não imaginam o número de vezes em que rapei frio em esplanadas, unicamente para proteger as outras pessoas do meu vicio.
Só acho que vai ser chato quando sair à noite e tiver, eu, ou os meus amigos, que sair de um bar para fumar um cigarro, tivermos que trocar o copo de vidro pelo de plástico, interromper conversas e afastarmo-nos por uns minutos. Mas acho mais difícil que a Lei funcione bem à noite.
Totalmente de acordo, já mais que uma vez vi-me obrigado a vir para a rua, por não conseguir manter os olhos abertos com o fumo. Quando há muita gente que não respeita os outros só assim. Não sou contra os fumadores, até porque tenho amigos que fumam, mas que o façam com respeito pelos outros.
Faz dia 11 de Janeiro 5 meses desde que deixei de fumar. De facto 14 anos a fumar já são muitos anos, e muita parvoíce junta!
Felizmente cheguei à conclusão que fumar era ridículo e para além de não me trazer nenhum beneficio que não consiga de outras formas mais saudáveis, ainda chateava os outros, principalmente a minha mulher que vivia com o meu hábito e vício.
Esta lei, que já estava a ser discutida antes de eu deixar, sempre me fez sentido. Sempre fez porque acho que de facto não devemos incomodar as outras pessoas com os nossos vícios, principalmente vícios que são prejudiciais para a saúde. Raramente fumava em restaurantes ou cafés, e por isso para mim teria sido uma mudança normal.
Aliás quando mudei de emprego, a nova empresa onde estou proibe o fumo dentro das instalações, e isso fez com que naturalmente deixasse de fumar 2 maços por dia para fumar 1 maço por dia! Protesteiu como ser humano que sou, mas aceitei, e agradeci posteriormente.
Percebo quem fuma, e que não aceita estas mudanças, como percebo os que não fumam e abraçam estas mudanças, mas de facto nestes casos, é sempre preferível atacar-se, aumentar-se, proibir-se o que nos faz mal, e deixar tudo aquilo que nos faz bem existir!
“…proibir-se o que nos faz mal…” Diz o Avantix.Comecem ja por o sal passem para o açucar e quando acabarem com tudo o que nos faz mal vão ver que somos todos muito felizes.
Pena que eu tenho de ter que viver num mundo como este.Ha uma cidade no estado da California em que ja não se pode fumar em casa(mesmo que seja a propria).
Vamos ver onde isto vai parar,primeiro as drogas (sim,sou a favor da legalização) e por enquanto andam satisfeitos com o tabaco,vamos ver qual sera o passo seguinte.Talvez se mobilizem as forças puritanas contra a mostarda no bife sempre muito preocupados com aquilo que os outros fazem,tentando assim mostrar aos loucos dos fumadores o conscientes que são e que tudo isto sera para nosso bem.
Antes que venham com perguntas cheias de self righteousness(desculpem o Ingles mas não me consigo lembrar como se diz em Portugues) nunca na vida fumei a mesa ou em areas para não fumadores.
Vivo em Inglaterra e aqui passaram a mesma lei,resultado, agora os pubs em vez de cheirarem a fumo,tem um cheiro a cerveja entornada na vespera que ate revolta o estomago :rotfl:
Se quiseres ir pelo caminho da parvoíce e da falta de informação, podemos ir, mas penso que o que se pretende aqui é discutir assuntos com inteligência!
Sal nunca fez mal a ninguém. O que faz mal é o excesso de sal, tal como o excesso de açúcar, tal como o excesso de carne, de peixe, ou de legumes!
Agora gostava que me dissesses um dos benefícios do tabaco no corpo humano, e então poderemos partir para as parvas comparações entre tabaco, sal, e carne vermelha!
A partir de terça-feira a vida dos fumadores portugueses vai mudar com a entrada em vigor da nova lei do tabaco, que genericamente proíbe o fumo em todos os espaços destinados a utilização colectiva.
Passa a ser proibido fumar nos serviços públicos e nos locais de atendimento directo ao público, nos locais de trabalho, unidades de saúde, lares de idosos, estabelecimentos de ensino, museus e centros culturais, salas e recintos de espectáculos, nas zonas fechadas das instalações desportivas, nos recintos de feiras, nos centros comerciais, nos estabelecimentos hoteleiros, restaurantes, bares, cafés e discotecas, nas áreas de serviço, nos aeroportos e nos meios de transporte.
A lei prevê contudo algumas excepções, permitindo a criação de espaços próprios para fumadores desde que cumpram os seguintes requisitos: as áreas estarem devidamente sinalizadas e separadas fisicamente das restantes instalações ou disporem de dispositivos de ventilação adequados e a existência de um sistema de extracção de fumo directamente para o exterior.
Em relação aos restaurantes, a legislação prevê que os estabelecimentos com mais de 100 metros quadrados possam criar áreas para fumadores, dentro destes requisitos, e que não excedam 30 por cento do espaço total.
As multas para quem puxar de um cigarro em espaços fechados e fora das zonas previstas para fumadores oscilam entre os 50 e os 750 euros e entre os 50 e os mil euros para os proprietários de estabelecimentos privados e órgãos directivos dos serviços da Administração Pública que não cumpram a legislação.
Os valores mais elevados, entre os 30 mil e os 250 mil euros, correspondem a infracções devidas ao incumprimento da lei no que respeita à composição e medição das substâncias contidas nos cigarros comercializados, à rotulagem e embalagem dos maços de cigarros, à venda de produtos de tabaco, à publicidade, promoção e patrocínio de tabaco.
A nova legislação proíbe ainda a venda de tabaco a menores de 18 anos e deixa de autorizar que as próprias máquinas de venda automática façam publicidade aos cigarros.
Estas máquinas têm ainda de estar munidas de um sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos.
A lei determina ainda que sejam criadas em todos os centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde consultas especializadas de apoio aos fumadores que pretendem abandonar o vício.
O impacto da nova lei ao nível do consumo de tabaco será acompanhado pela Direcção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde terá de entregar a cada cinco anos um relatório à Assembleia da República com dados estatísticos e epidemiológicos do consumo de cigarros em Portugal.
O primeiro relatório deve ser entregue quando passarem três anos sobre a entrada em vigor da nova lei.
Diário Digital / Lusa
Sou a favor. Aliás, por mim acabavam com o tabaco de vez :twisted:
Sou fumador ocasional, mas estou de acordo com a Lei. Em casa quando fumo só fumo na marquise, e acho óptimo que se deixe de poder fumar em espaços fechados e não ventilados.
Sempre quero ver é como é que corre a aplicação da Lei. Há uns bons 10 anos que não se pode fumar nas Estações de Metro, mas todos os dias se vê alegremente bestas quadradas a fingir que não sabem ou a cagar para o assunto.
Acho contudo que a Lei não se devia aplicar a discotecas. Nestas devia ser permitido nos espaços ao ar livre para as que têm e quando são utilizáveis. Nas que não têm, devia deixar-se a opção de que continuassem a permitir o tabaco, tendo um bom sistema de extracção de fumos, e proporcionando aos empregados um subsídio de risco que deveria ser obrigatório segundo a Convenção Colectiva de Trabalho.
Beneficios ou nao so a mim me diz respeito se fumo ou nao fumo,desde que nao te atire o fumo para cima.isso e que esta em causa,mais vale a pena banir ja o sal e o acucar.
e nao me venhas com a historia do “moderadamente” fazem mal e mais nada
Desculpa lá mas não sabes do que falas. Por acaso sei que o Avantix tem fontes que lhe permitem estar relativamente bem informado sobre assuntos de nutrição. Mas não é preciso ser nutricionista para saber que o organismo precisa de açucar - não quer dizer que tenha de ser “o açucar” produto - e já agora de gordura, devendo alguma desta ser de origem animal, e que o sal consumido moderadamente não prejudica o organismo. A sua substituição por outros temperos visa precisamente evitar o excesso de sal, que tem efeitos negativos, nomeadamente aumento da tensão arterial.
Fumo nas estações de metro, fumo nos restaurantes, fumo nos cafés, fumo em todo o lado, lógicamente vou continuar a fumar onde me apetecer.
Só tenho uma ressalva, não fumo ao pé de crianças, nem de pessoas a comer.
De resto, salta cancro para mim, para os passivos, para tudo o que me rodeia.
Eu não como batatas fritas, pizzas, McDonalds, Burguer King, etc, o facto de ver pessoal comer isso, dá-me náuseas, também vai haver lei para o impedir?
É que às vezes não é só náuseas, é depressão por não poder comer daquilo, a depressão pode levar um gajo ao suicidio, por isso salta lei a proibir “fast food” já…
Há uns meses(?) lançou-se um tópico para falar do tabaco e lembro-me na altura ter dito que estava a tentar parar de fumar e que até ia muito bem encaminhado mas desde que comecei a trabalhar a sério [sim, porque até então não tinha a quantidade de porcarias que me chateiam a cabeça que tenho agora] foi uma questão de tempo até voltar a fumar activamente. No sub-consciente fica a imagem de que eu consigo abster-me da nicotina mas essa “abstenção” terá de ser feita num período calmo sem que nada me leve a olhar novamente para os cigarros.
Agora em relação a esta lei, concordo em absoluto porque enquanto estava no meu curto periodo de desintoxicação passava-me com os fumadores que se sentavam ao meu lado num espaço fechado, não que tenha nojo ou que não gosto do cheiro, simplesmente ficava com alguns “ciúmes”. No entanto, parece-me lógico que a maioria dos espaços destinados a utilização colectiva não vão nem de perto nem de longe investir em dispositivos de ventilação ou em sistemas de extracção do fumo para satisfazer as necessidades de algumas pessoas [principalmente se não venderem tabaco no estabelecimento], logo a lei é demasiado severa e duvido muito que alguém a utilize em casos extremos como [meios de transporte, centros comerciais, bares, feiras…]. Acho ridiculo que num centro comercial onde as pessoas estão constantemente em movimento não se possa fumar porque o fumo pode entrar nos pulmões de alguém, mas alguém julga que basta respirar uma pequena porção de fumo durante 2 segundos [passo normal] que vai ficar com cancro nos pulmões? Que não se fume dentro das lojas [já era proiibido] e que não se fume na zona dos restaurentes tudo bem, afinal de contas as pessoas encontram-se demasiado próximos do tabaco durante algum tempo mas no meio de um corredor num centro comercial em que está tudo a andar?
Os meios de transporte é outra parvoice, quando se fuma num táxi abre-se a janela [sim, eu sei que parte desse fumo fica retida no carro mas isso não mata ninguém, e ás vezes nem chega a incomodar ninguém]. Isto para chegar aos ditos cujos bares, isso seria matar uma das principais essências da maior parte dos bares [eu não sei a que bares é que vocês vão mas de certeza que encontram fumadores em qualquer um, e não falo somente de nicotina], nem sequer os donos vão protestar contra quem está a fumar segundo as novas leis. Está o pessoal a beber um copo, eu quero fumar vou lá para fora e depois volto novamente [é que é mesmo isso, em quais bares é que fazer isso é saudável? espero que entendam esta pergunta]. Em relação a todos os outros estabelecimentos [cafés, restaurantes, lares, hoteis, áreas de serviço, aeroporto, hospitais, trabalho…]. Agora façam uma coisa, ninguém aqui assassina ninguém nem muito menos é a respirar uma vez por mês o fumo do tabaco que se fica com cancro. Estar a culpar os fumadores de assassinos. :o
Já em relação ás drogas e neste capítulo sou um pouco como o Incy no que toca a consumo. Houve uma vez que eu disse para atirarem a primeira pedra quem nunca se meteu nisto [nem que seja uma vez] e levei um enxerto, por isso já nem digo mais nada.