Preparação da Época Desportiva 2021/2022

Um bom planeamento/preparação começa por uma sintese e analise de:

O que correu bem?

• Plantel A com 20/22 atletas com ligação às equipas de formação para contexto de treino ou opções de recurso (grupo ficou coeso e a adopção de uma cultura de exemplo para e ADN Sporting)

• Recrutamento e aposta no campeonato nacional de perfis de atletas de bom potencial e carácter ambicioso e com noções de coletivo (matriz do jogador do norte que até os come mas que respeita o lider e o grupo)

• Identificação de jogadores em fim de contrato com experiência internacional, maruridade e carácter que não foram estrelas mas com qualidade (mathieu, coates, neto no passado, Adan, Feddal, João e Antunes)

• Jogadores provenientes da formação que tenham qualidade igual ou superior a contratações medianas fora é para ser aposta mesmo que haja riscos de um percalco ou outro (Inácio e TT são o melhor exemplo) , vantagem - trazem e recordam o sentimento de paixão pela profissão, pelo clube e colocam jogadores batidos a sonhar como eles.

• A força dos valores e comportamentos da equipa e a forma como eles se relacionam entre si e como respeitam a liderança e para isso para além de carácter e personalidades boas, o compromisso com o trabalho, o querer vingar e triunfar e principalmente a língua é fundamental para todos formarem uma família (portugueses, jogadores que dominem espanhol, jogadores brasileiros nativos que estejam adaptados á cultura e ao futebol europeu)

Quais aspectos a melhorar ?

• A maior rotação entre alguns jogadores entre jogos e competições e para isso duas coisas sao relevantes (1. Hoje jogadores como Bragança, os Matheus, tabata e até Jovane estão mais maduros, mais preparado, mais solidos e serem opção. 2. Refrescamento com saidas e entradas pontuais nalgumas posições)

Saida de Antunes / entrada de 1 trinco para disputar lugar com palha.
Saida de sporar e entrada de um avançado móvel
Empréstimo de plata e entrada de 1 extremo com golo.

Olhar para formação e cobrir 3as posições (essugo para 3 opção, joelson na luta para oportunidades e talvez alas direitos da B para o caso de João P. Fazer mais 6 meses como todos queremos)

• Recrutar um avançado mais velho que não se importe de sair do banco mas que seja bom para jogo de autocarro onde fisico, jogo de cabeca e ratice faça a diferenca na ultima meia hora, mesmo que não caiba no sistema normal do RA

Avaliar os riscos e oportunidades com que fomos confrontados?

Mais frentes a disputar vai colocar novos desafios, menos tempo de recuperação, fadiga das viagens, saturação competitiva e pouco tempo para treinar, pelo que desbloqueadores de jogo como foi o Pote este ano são fundamentais (marcadores de livres, jogadores de bolas paradas e um modelo tatico alternativo para uma melhor gestão de esforco e resultado e ter intrepertres no plantel para ajudar)

Oportunidades quase óbvias é o apetite que os jogadores da nossa formação e jogadores jovens de outros clubes tem por um projeto como o nosso onde existe um apoio , uma liderança, um grupo que ajuda a afirmação de um atleta e isso poderá permitir que jogadores se transcedam e acelerem o seu processo formativo para estarem onde sonham estar desde miúdos.

Pelo que como prioridades para 2021/2022

1 - Plantel optimizado mas refrescado com mais qualidade em posições chave com contratações específicas por contra ponto a saidas e empréstimos nos jogadors com menor rendimento e também complementandoncom recurso á formação (Essugo, Joelson, Rodrigo F, Heverton e Nazinho)

2 - Recrutar com base em competência e personalidade optando por jogadores latinos e que entrem bem no grupo (seniores experientes e com impacto no jogo, jovens potenciais que se queiram afirmar, jogadores chave da nossa liga)

3 - Preparar soluções de plantel (jogadores foco da formação incluida) para sistemas diferentes e rotação mais elevada (jogos da taça da liga, taça e até alguns jogos do campeonato devem ser para rotação de atletas sem receio da sua qualidade ou condição fisica)

4 - No recrutamento ter como critério impacto individual no jogo (add in de golo em bola parada, marcador de livres ou ser o avançado com 1 golo de 2 em 2 jogos nos 20 minutos que faz) - jokers

5 - Gestão de saidas e entradas com tetos salariais equitativos (performance vs salario) e uma correta gestão de expetativas dos jogadores mais novos que não podem ficar presos e frustrados (compromisso de saidas na epoca 2023 do Numo Mendes, do Pote ou do Porro por exemplo, a opção ao Palhinha de fazer caminho em casa com nivel e premio de assinatura ao nivel de um Paulinho, melhorias gradativas e proativas nos salarios do matheus, Inácio, Bragança, etc), porque todos irão ser valorizados com o titulo, com a champions, o comboio as vezes não passa 2 × e naturalmente querem ganhar mais, viver experiências clubes nos top 5 da Europa e este fator acrescido a pressão de tesouraria e empresários e imprensa pode e vai mexer com a cabeca dos jogadores e ambiente no seio do grupo, pelo que agora sim é preciso dirigir desportivamente as pessoas, os profissionais e as suas expetativas para todos ganharem.

SL

À data de hoje temos a seguinte situação:

Saídas:

J.Pereira

Entradas planeadas, com 25M para gastar:

LE: Abdu Conté, 2.5M + L.Phellyppe ou P.Mendes
LD: Mama Baldé/ Mané, 5M (no máximo)
Avançado movel: Sarabia, Douglas Costa, CR7, outro qualquer, mas era aqui que apostava mais fichas.
Segundo Avançado: Gonzalez do Tondela, 4M.

O Abdu Conté para vir substituir o Candimba?

Foda-se!

Saidas:

J.Pereira

E mais ninguém

Queres ficar com Rosier, Camacho, Doumbia, Battaglia, Renan, Ilori, etc?? O que não faltam é saidas :sweat_smile:

Essas saídas ja foram compensadas. Estou a falar obviamente do grupo de trabalho que está à disposição do RA agora.

Vejo no Abdu um bom substituto para o Antunes. Se o N.Mendes sair por um valor entre os 50 e 70M, é claro que temos de reforçar o flanco esquerdo com outro tipo de jogador.

Abdu foda-se deixa tar que esta la tao tao bem.

Para gastares vaga com Abdu mais vale manter o Votorino.
P suplente ja tens o Matheus.
Saindo Nuno tens qur trazer um De de valor

Espero bem que não estejam a planear esses jogadores. Abdu, Mama, a ideia deve ser sempre melhorar. Não sendo possível, ao menos manter. Não sendo possível, mesmo assim há limites.

4 Curtiram

Despachar entulho. Rosier, Camacho, Ilori, Lumor, Battaglia, etc.

Contratar 3/4 jogadores (sem saidas): LD, Médio, Extremo/Avançado e PL

LD para alternativa a Porro. Um jovem por empréstimo (Dalot ou Thierry)
Médio para alternativa a Palhinha. Novamente um jovem por empréstimo, estilo Porro.
Extremo/Avançado, aqui temos de investir. Contratar um jogador capaz de ser mais valia. Um desiquilibrador.
PL, mais um jovem emprestado dos “tubarões” europeus.

GR: Adan, Max
LD: Porro, Contratação e Hevertton
DC: Neto, Quaresma, Coates, Feddal e Matheus Reis
LE: Nuno Mendes, Nuno Santos e Nazinho
Médios: Palhinha, Contratação, JME, Bragança, M. Nunes, Essugo e Rodrigo Fernandes
Avançados: Jovane, Plata, Pote, Contratação e Joelson
PL: Paulinho, TT e Contratação

Manter base do campeão, contratar de forma cirúrgica e manter aposta na formação. Um misto de juventude com mais experiência. E um plantel com mais opções.

O Abdu além de ter provado ser bom jogador, para o lugar do Antunes, é também a pensar no Budget. Preferia o Vinagre, mas deve custar o triplo, no minimo.

O Mama Baldé iria calar muita gente rapidamente. Capacidade fisica brutal, facilidade em passar pelos adversários no 1x1 e defensivamente cumpre. Acrescentaria uma componente fisica e polivalente que falta ao plantel. Além disso tem golo, nas bolas paradas seria a par do Feddal, Coates e Inácio mais uma arma. Por cerca de 5M seria um excelente negócio.
Tem o Bonus de conhecer o clube e ter provas dadas na liga tuga. Faz este ano 26 anos.
Sinceramente não entendo toda a aversão ao rapaz.

O defeso vai depender muito do mercado, haverá valores que não poderemos recusar.

Não é aversão, é que já que somos campeões aproveitávamos para deixar de comprar gajos com tijolos nos pés. O Mama fisicamente é mesmo brutal. Também o Zaidu, o Nanu, etc. Nenhum é bom jogador.

É Negro, tem caparro e velocidade = Tijolos nos pés. Contra estes preconceitos não tenho argumentos.

Não podemos ter só Braganças e JoMis no plantel. A Parte fisica é cada vez mais importante e o Matheus Nunes é a prova viva disso mesmo.
Além disso, falo no Mama como um tipo de Joker no plantel. Alternativa ao Porro em primeiro lugar, depois é um jogador para desbloquear jogos nos ultimos 15 minutos. Pelo físico, por ja ter jogado a pdl. Não pode ser sempre o são Coates e o Don Jovane.

Dependendo do preço, ia buscar dentro da nossa liga já o Gauld e o Filipe Soares. Perguntava também o preço do Mário Gonzalez e do Ugarte.

Não vejo outros nomes dentro da nossa liga que façam grande sentido e acho que qualquer um destes entram na política de contratações da temporada passada. Também acho que qualquer um deles vem dar profundidade necessária ao plantel.

Não entrava em loucuras pelo João Mário. Se viesse, vinha, se não viesse… não vinha. Gosto do jogador, acho-o importante, mas não o acho assim tãããão importante.

Acho que o Pedro Marques e o Pedro Mendes têm que fazer obrigatoriamente a pré-temporada. Mais o Pedro Marques do que o Pedro Mendes.

Descia até à 2.ª Liga e ia buscar o Guilherme Ramos. Dava-lhe oportunidade fazer a pré-temporada e, depois, ou ficava ou colocava.

Contratava já o Porro. Identificava alguns alvos para acautelar a saída do Porro, do Nuno Mendes, do Palhinha e do Pedro Gonçalves.

Fazia mais 2 ou 3 negócios semelhantes aos do João Mário e do Porro. Empréstimo, se possível, com opção de compra. Não me incomodava trazer um Gonçalo Guedes e/ou um Rony Lopes nestas circunstâncias. Empréstimos com opções de compra ali nos 10 ou 12M€.

Não mexia mais. Não vendia Jovane. Não deixava sair Neto. Não deixava sair Antunes, não deixava sair João Pereira. Não deixava sair Max. Não deixava sair o Quaresma. Vendia os excedentários que conseguisse vender. Se me aparecesse alguma proposta irrecusável… Lá teria que ser. Mas, de resto, dinheiro da Champions para reinvestir e o que conseguisse aguentar, aguentava.

Jogadores como o Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Eduardo Quaresma e Dani Bragança vão ter muito mais minutos nas pernas do que têm agora. Com certeza darão o salto, elevarão o nível e a equipa apresentar-se-á bem mais consolidada do que está.

3 Curtiram

Eu não sei o motivo pelo qual continuam a insistir no Mama Baldé como lateral direito. A determinada altura tentou fazer-se dele lateral-direito na equipa B. O jogador teve desempenhos razoáveis, mas não foram por aí além. Foi emprestado ao Aves e rapidamente se percebeu que a posição dele não é essa. Pegaram nele e colocaram-no na frente. Em França também tem jogado como avançado.

Eu não desgosto do rapaz, mas não é como lateral direito, posição que poderia fazer, numa situação de recurso, mas que não me parece talhado para tal!

Se me dissessem que o iam contratar porque o Dijon vai descer, é possível ir buscá-lo por meia dúzia de trocos e colocá-lo ali na frente de ataque a fazer mossa pelo caparro que tem e pela pressão que exerce sobre os adversários… Ainda é como o outro. Agora a lateral-direito? Porquê?

Estaremos na presença de um SJW?
Conheço o jogador, não são precisos preconceitos nem highlights.

Também tenho aqui, tijolos de muito melhor qualidade:

Filipe Soares, não havendo parte do passe ou recompra do Carnide, é um dos mais interessantes.

Ryan Gauld também seria uma das minhas prioridades. Guilherme Ramos também seria para readquirir, ainda que não ficasse já no plantel.

A partir daí vejo mais um ou dois nomes interessantes em Portugal. Admito que gosto do Rúben Vinagre e que acho que seria interessante tentar se o Nuno Mendes saísse.

Mas eu posso discordar que ele tenha provado isso? É que sinceramente não vejo onde tenha provado isso. É um touro, no bom sentido. Para além disso, não vejo muito mais. É que não estão a falar sequer de um central, estão a falar de um ala. Um tipo que terá de subir aquele flanco e desequilibrar defesas contrárias, de assistir os colegas, de perceber o jogo.

Eu não tenho nenhuma aversão. Se eu estivesse numa equipa que luta para não descer, tem 40 metros de terreno aberto à frente ou pode dar total liberdade ofensiva, eu apostava nele. Mas não tenho essa equipa. A facilidade em passar adversários em defesas fechadas? Em que jogo posso ver isso? Defensivamente cumpre? Em que jogo posso ver isso. Eu vi o Mama jogar a defesa pelo Aves na primeira liga. Foi um buraco.

Os campeonatos ingleses estão cheios de jogadores que vieram de França, onde davam cartas e depois encontram defesas mais combativas e a coisa vai abaixo. Ou é mesmo bom e há lá alguns assim, são mesmo bons e cá seria como navegar em manteiga ou é um futebol rápido, muito dentro do que o Conceição imprime na procura da profundidade, mas o Sporting não joga assim. Para mim não é um ala, não é jogador de amarras tácticas ou que consiga enquadrar-se numa dinâmica colectiva exigente, logo não concordo que fosse boa ideia. Acho que até por esse dinheiro ou por empréstimo, se consegue bem melhor. Lá na frente precisamos de tipos muito inteligentes na leitura do jogo, bons em espaços curtos e com golo. Imagino o Mama no fcporto, neste Sporting não.

1 Curtiu

Pelo 3-4-3 em que jogamos. Passamos grande Parte do Tempo ao ataque e aí, como bem dizes, é que o Baldé tem os seus pontos mais fortes. Tem pulmão e cumpre a defender.

Se jogassemos com uma linha de 4 defesas, a história era diferente.

Esqueço-me sempre do Rúben Vinagre que, efectivamente, é um jogador muito interessante para substituir o Nuno Mendes.

De jogadores jovens, portugueses, há uma sugestão que também gosto muito, mais para acautelar a saída do João Pereira e Antunes e dar alguma margem ao Porro e ao Nuno Mendes que é o Diogo Dalot. Há outro, mais velho e mais batido, para a frente de ataque que também gosto que é o Gonçalo Paciência. Estes aqui seriam jogadores que tal como o Gonçalo Guedes e o Rony Lopes, seriam bastante interessantes caso viessem num empréstimo com opção de compra.

1 Curtiu