Preparação da Época Desportiva 2021/2022

Acho que não é difícil perceber, o objetivo não é de todo prescindir do TT até porque tem um potencial gigante, é sim ter mais opções e fortes, e como dizes e bem ter o Marques com o TT e Paulinho não faz sentido.

Nem falaste nas lesões, que se acontecem ficamos neste caso com 1 opção apenas, que é inadmissível, 4 competições, 5 substituições por jogo, e se há posição importante é PL, minimo 3 opcções e com o Paulinho como “titular” que acho curto tem mesmo de vir uma bomba, na minha opinião.

Extremos é outra questão, gosto muito do Nuno e do Pote mas para outras posições, Pote a 8/10 mais interventivo, todo o terreno, até porque é muito inteligente e com capacidade de recuperação de bolas e de fechar linhas de passe, Tabata fica assim como o Plata que espero que se afirme, e deve sair o Jovane, portanto acho necessário 2 bombas para as alas, mesmo que o Pote e o Santos possam ocasionalmente fazer a pocição e que o Joelson seja um craque, pode ir aparecendo com paciência.

Mais opções com muita qualidade é o que este Sporting merece, todos contam mas precisamos de mais e tanto o Sporting como os jogadores saem beneficiados quanto maior competitividade houver.

1 Curtiu

Vamos ver se vocês estão certo. Eu duvido. Acho que não vão querer pagar migalhas aos miúdos, vão valorizá-los, apostar neles e tentar que estejam felizes cá. Veio o Paulinho. Mais, não creio. O TT tem qualidade para ser o segundo avançado do plantel do Sporting. Mas veremos o que acontece.

Também se dizia que o Amorim não contava com o Jovane, que não gosta dele, e no último jogo mete-o em campo antes do Nuno Santos. Não tem craques mas parece-me gostar das 4 soluções que tem ao dispor para avancados laterais. Se estiver melhor o Jovane, joga o Jovane. Se estiver melhor o Nuno, joga o Nuno. Se estiver melhor o Tabata, joga o Tabata. E se o Joelson der sinais de que a qualidade é enorme, será aposta como o Nuno Mendes foi, como o Inácio e o Bragança estão a ser, como o Edu será.

Para mim no próximo mercado só peço 3 contratações cirúrgicas, a saber:

• Um avançado top para titular de caras, possante e agressivo;

• Um avançado top para titular de caras, criativo;

• Um avançado top para titular de caras, rápido;

Uma coisa deste tipo… Raphinha… Matheus Pereira… Slimani…

SL

1 Curtiu

Não tem haver com estar certo, também estou a prever um fraco investimento no ataque para a próxima epoca, especialmente depois dos ridiculos 16 no Paulo, mas não querer elementos diferenciadores na frente mesmo tendo alguns elementos com qualidade é não querer subir de patamar e atacar a época com força, na minha opinião, e estou a falar especificamente no ataque, porque 8 temos Pote, Bragança e Matheus que são top, laterais estamos ótimos falta o suplente do Porro que temos em casa, 1 MDF suplente do Palhinha é necessario e um 1 DC diferenciado contando que o Neto salta fora, de resto faltam pelo menos 3 elementos na frente, 1PL e 2 EXT, na minha opinião claro, mas não acho de todo que vá acontecer.

Malta, foquem se em apoiar a equipa no que falta desta época, depois de festejarmos o tão desejado podemos começar a pensar no bi :slight_smile:

Mas não tem só a ver com o que se quer e não quer; tem a ver também com o orçamento que se acha que faz sentido ter ou não (de salários); e se calhar com o valor que se entende que os atuais jogadores têm e com para onde deve ser canalizado o dinheiro.

Há sempre opções. Contratar o Porro já, sim ou não? Contratar um bom médio para se juntar a Palhinha, Matheus Nunes e Daniel Bragança, sim ou não? Já são dois reforços que implicarão somas avultadas depois de um grande investimento em janeiro no Paulinho. Aparecerão propostas pelos jogadores que vocês acham mais dispensáveis (como o Jovane) que permitam cobrir o que se gastará com os tais jogadores de qualidade “diferenciada” que veem chegar? Vêm ganhar o mesmo? Face ao início da época, houve jogadores a renovar para ganhar mais e mais serão aumentados até ao final da pré-época do próximo ano (talvez o Palhinha, talvez o Pote, talvez os miúdos, provavelmente o Joelson que só tem contrato por mais dois anos). Haverá margem, folga e receitas para ir contratar esses jogadores de qualidade “diferenciada”? Veremos. Quem o ditará é o mercado.

Não estou a ver o Sporting a receber “craques”, vedetas, estrelas, grandes jogadores ou a ganhar salários muito elevados. Estou a ver o Sporting a tentar segurar os jogadores experientes (Adán, Coates, Feddal, Palhinha, Paulinho e, mesmo que com bem menos minutos que este ano e mais para figura de balneário, o atual sub-capitão) e a tentar segurar miúdos (Inácio, Quaresma, Porro, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Bragança, Pote, Tabata, Jovane, Joelson e TT) que o treinador conhece, já pôs a render e acredita poder fazer evoluir ainda mais pela idade e margem de evolução que têm. Conseguir isto tudo já me deixaria feliz, mais do que vender um Nuno Mendes para financiar jogadores que cheguem e se juntem a este grupo.

Em termos de custo-benefício, olhando para o que representam mensalmente e anualmente em termos de custos, jogadores como o TT, Jovane, Nuno Santos, Pote, Bragança, Matheus Nunes, Palhinha, Porro, Nuno Mendes, Edu Quaresma, Inácio, Matheus Reis, etc) são jogadores muito interessantes do ponto de vista de Sporting. Mas alguns poderão ter de vir a ganhar o que esses jogadores “diferenciados” viriam ganhar se os quisermos segurar. Não me apetecia muito ver o TT regularmente na bancada ou a ficar de repente sem minutos por causa de jogadores “diferenciados” que cheguem para suplentes do Paulinho (portanto que já terão de ter um custo salarial bastante moderado). Não virá nenhum Seydoum Doumbia para ser suplente do Dost. Não virá nunca um jogador com esse cartel e com esse custo anual. Virá um jogador barato. Sendo um jogador barato, encontrar-se-á melhor do que o Luiz Phellype ou o Pedro Marques? Tenho muitas dúvidas.

Durante muitos anos o Jorge Jesus e alguns outros treinadores viram a formação como uma espécie de tapa-buracos barato do plantel: os miúdos que subiam subiam para treinar, fazerem parte do grupo, ganharem pouco e estrebucharem pouco por não jogarem. Não sei se isso faz sentido com os miúdos que temos. Este ano vimos atletas terem poucos minutos como o Edu Quaresma, o Bragança, o Matheus Nunes, o Jovane e o próprio Tabata (que é bem melhor do que se acha). Mas esses jogadores têm qualidade para entrar, ter mais protagonismo, render e ajudar o Sporting.

Fala-se de falta de competitividade nas alas quando a 4ª opção foi, durante largos meses, aquele que foi talvez o melhor jogador em Portugal na ponta final da época passada (Jovane). Terá a ver com ele, com a sua incapacidade, ou com o treinador preferir jogadores menos vistosos mas que talvez tenham outro tipo de comportamentos sem bola? O que o Amorim pede ao Nuno Santos, um jogador refinado mas mais de pedir a bola no pé, criativo e jogar com mais calma oferecerá?

Eu acho que este não é o plantel ideal para o Sporting. Mas acho que é o plantel ideal para um Sporting que nos últimos 3 ou 4 anos não foi à Champions e que precisa de se reerguer financeiramente antes de se pôr em grandes aventuras. Já a contratação do Paulinho me pareceu um capricho excessivamente caro do treinador.

Este ano conseguimos uma coisa muito desejada: encontrar jogadores que estão longe de ganhar fortunas (longe do que ganhariam jogadores que chegassem à Liga Portuguesa com outro cartel e outro “nome”) e ver que afinal valem mais do que a maioria das pessoas julgava no início da época. É por isso, e por contribuírem para um espírito raramente visto no Sporting em termos de grupo de trabalho, que são tão preciosos. É por isso que torço tão o nariz a jogadores “diferenciados” que releguem estes que cá estão para planos secundários de utilização. E que venham ganhar mais do que os que cá estão.

Podes dizer-me: há mais jogos e há mais minutos para todos. É verdade. Mas eu quero que esses minutos, que não são ilimitados (não podem jogar 20 de cada vez), possam ir para o Edu Quaresma, para o Matheus Reis (já que veio e tem contrato), para o Matheus Nunes, para o Daniel Bragança, para o Jovane, para o Tabata e para o TT. Para os atuais “suplentes” que já provaram que têm qualidade para ir lá para dentro e jogar bem futebol. Basta que lhes demos tempo, paciência, apoio e não cometamos o erro clássico (cometido por Jesus no final da sua primeira época no Sporting) de começar a olhar só para o lado e achar que a galinha da vizinha é muito melhor do que a nossa. Quando a nossa está cheia de saúde, juventude e margem para crescer.

Valorizar o que está fora, não valorizar nem tratar bem quem está cá a suar a camisola e mostra qualidade, poder correr o risco de estragar um grupo e um projeto pensado a 2/3 anos (porque o era, estes resultados já este ano são inesperados e acima das expectativas). É disso que tenho receio quando vejo pedidos para que venham de fora os jogadores de qualidade “diferenciada”.

Acredita-se ou não que o crescimento do Sporting se fará com o crescimento do Inácio, do Porro, do Nuno Mendes, do Eduardo Quaresma, do Palhinha, do Matheus Nunes, do Daniel Bragança, do Pote, do Tabata, do Jovane, do Tiago Tomás, do Joelson? Que se fará com a qualidade do Paulinho (estupidamente caro para o que vale, mas com qualidade), com a abnegação e espírito de sacrifício e de colectivo do Nuno Santos? Se sim, é tentar segurar as pedras basilares que já muito procuradas pelo mercado serão, depois de uma época destas.

1 Curtiu

Eu percebi logo o teu ponto e concordo, aliás o Jovane não vendia, acho que tem qualidade para ser titular, o Nuno Santos que gosto muito desde que jogava nos lampiões ( mas que acho que é perfeito para ala, podendo claro jogar no ataque), o Tabata que se crescer fisicamente e ao nivel da finalização será outro grande jogador também gosto ( negócio terrivel), e o Pote que é um craque mas não para extremo, gosto muito de o ver pegar o jogo mais atrás, no centro do terreno, ou seja a questão dos medios seria só mesmo um suplente jovem e barato do Palhinha, é para isso que temos scouting.

Quanto ao tempo de jogo, todo o talento jovem que temos nos A têm mais que qualidade para jogar, ser titular e alternativas fortissimas, com 4 competições e mais confiança em cada um deles podem e devem ter muito mais minutos do que esta epoca que basicamente jogaram sempre os mesmos 12/13 com as substituições a serem sempre as mesmas e os 11 muito repetitivos, o que se justifica por so termos 1 jogo por semana, e mesmo assim nunca concordei visto que poucos mantiveram o nivel e intensidade jogo após jogo.

Quanto à folha salarial, com tanto jovem qje temos que nem recebe nada de especial sou apologista de se aumentar quem rende e merece, Inacio, Mendes, Bragança, Pote, Jovane, TT não recebem balurdios, Tabata, Plata, Quaresma, Nuno Santos mesmo o Palhinha que deve ser renovado e aumentado não recebem nada que não possa ser aumentado se assim o merecerem.

Faz sentido ponderar os que recebem mais e podem ser substituídos por jogadores que acrescentem mais, mais jovens e que recebam menos, casos do Neto, JM, JP, Antunes que são saidas mais que obvias e necessárias.

Suponho que Coates, Adan, Feddal, Porro, Paulinho tenham um salário mais alto mas ficarão todos, e apesar de não concordar com alguns valores, é perfeitamente comportavel visto que são uma minoria e acrescentam qualidade.

Para mim seria isto:

Adan / Max

Porro / Loide

Coates/Feddal/Inácio/Quaresma/Reis + 1DC

Mendes/ Santos

Palhinha + 1 MDF

Pote/Bragança/Matheus

Jovane/Tabata/Plata + 1/2 EXT ( se sair alguém)

Paulinho/ TT + 1/2 PL ( 1 que possa jogar nas alas)

Max 25 jogadores sendo que tens Quaresma 18, TT 18, Plata 20, Loide 21, Max 22, Bragança 21, Matheus 22

São jovens a lutar pelo seu espaço, cheios de talento, ou seja iriam ter sempre tempo jogo, alguns sendo mesmo titulares alguns jogos, lesões, por isso não acho de todo 25 um plantel tão grande, mas sei que o Amorim não pensará da mesma maneira.

Nao coloquei o Mendes, Inácio e Porro na lista porque o lugar é deles, mas a ideia é ter um plantel competitivo, fortissimo e com possibilidade de alternar sem perder qualidade.

Isso é o Pote lol

Era preciso ter uns 3 com golo como ele, já que jogadores a marcar golos nesta equipa só por decreto.

A menos que essas entradas sejam jogadores da fina flor mundial, isso está fraquinho. É como na lateral direita.

fraquinho é deixar as coisas como estão, pelo menos 3 entradas para o ataque sem contar com saídas, saindo alguém 4, sendo que na lateral direita confio plenamente em Porro + Loide.

Espero que o Sporting não vá dar aumento de ordenado a esta vedeta…Só joga quando quer. O Sporting tem 50% do passe, espero que seja vendido.

Tem uma grande qualidade, mas é muiot vedeta…numa altura destas em que a equipa mais precisa dele, nem luta.

Este podia ser a TOP, mas ja se viu tem muitos gestos de vedeta.

Era o que eu dizia, ou as entradas são mesmo de gente grande ou isso é muito fraquinho.

Jovane, Tabata e Plata, isso obriga a entrarem 2, porque temos o Jovane, que até tem problemas físicos e depois… basicamente depois é pouco mais que nada.

Porto e Loide é o mesmo desta época. Tens o Porro e quando ele rebentar, continua a jogar porque não há mais. Não me parece que o Loide temha já pedalada para isto.

Claro e eu percebo isso, sendo que como sabes para mim o Plata tem um talento fora do normal e pode muito bem ser o craque que precisamos, falta lhe maturidade mas desperdiçar um jovem destes por ter amuado quando pouco contou é prejudicar o Sporting e por isso tem de ser trabalhado e claro que o Amorim mantenha a exigência em termos de dedicação nos treinos de cada atleta.

Assim como o Plata, o Jovane e o Tabata pouco contaram, sendo que no caso do Tabata tens de ficar com ele visto que o negócio que fizeste te impede de ganhar algo com ele, e como complemento é um bom jogador, tem margem de evolução.

O Jovane sempre gostei muito, espero que fique mas acho mesmo que o vão vender por 10 tostões, que é ridiculo a meu ver, nunca foi aposta consistentemente, mesmo quando andava a resolver jogos vindo do banco nos ultimos 10 min.

Portanto sendo que para mim o Nuno e o Pote são para descer no terreno, e no caso do Pote não fazes lucro nenhum de jeito em caso de venda, diria que 2 extremos seriam muito bem vindos, mas duvido e muito que tal aconteça.

Mesmo nos PL para mim vinham 2, que como dizem, que se lixe o rótulo 16 milhões do Paulinho, não os vale e tem de vir alguém melhoror, será um bom 3 PL, com o TT a puder ser a 4 alternativa.

O Loide acho que pode surpreender muito na só a LD e poupava se para posições cruciais como EXT, PL e DC de nivel.

Entradas:
DC: Diaz - River Plate
DL: Dodo - S. Donetsk
MC: Jean Pyerre- Gremio
AD: Tsygankov- Dínamo Kiev
PL: Beto - Portimonense

Não tem nada que saber o que fazer na próxima época, manter a maior parte dos jogadores chaves e investir na profundidade do plantel, se der para contratar um ou dois titulares, melhor.

GR: Se perspectivar-se mais minutos para o Max na próxima época não me importava que ficasse, mas penso um empréstimo lhe faria muito bem. Se tal acontecer, contratava-se um suplente aqui da liga do tugão. Kritciuk ou Passinato, por exemplo.
DC: Contratar mais um central, não precisava de sair ninguém, Matheus Reis ficava definitivamente como alternativa ao LE e Antunes saía. Já falei no Balbuena que acaba contrato, mas também do pouco que vi gostei bastante do Mikel Villanueva, é pena é ser esquerdino.
DD: Garantir o Porro em definitivo e arranjar alternativa. Esgaio é que não, mil vezes o Mané.
MDefensivo: Depois de garantir a continuidade do JM, uma alternativa para o Palhinha como deve de ser é necessária. Não sei se Eustáquio encaixa, mas um gajo diferente do Palha, um distribuidor de jogo calhava bem.
Extremo: Plata emprestado abria uma vaga nesta posição, há vária opções que gostava de cá ver: Gauld, Nani, Rony Lopes, Edwards, Angel Gomes, etc.
PL: Se o Amorim quiser outro jogador para jogar nas tabelas e atacar a profundidade, Mario Gonzalez parece-me uma excelente opção em termos de qualidade/custo. Se pretender outro tipo de jogador, Gonçalo Paciência também é boa opção.

Ou seja, GR, DC, DD, 6, EX e PL seriam as posições a reforçar.

1 Curtiu

Carrascal e dois laterais mais um trinco.

Agora sim é pensar na próxima época…

Chamem me de alucinado mas eu vendia o Jovane (por uns 20M) com a justificação de que prefiro ir buscar um extremo nem que seja do mesmo nível mas que seja mais consistente em termos físicos e qualitativos. A isto acrescentando os excedentários (Rosier+ Eduardo+ Doumbia+ Ilori (?) + Renan + Camacho+ Lumor+ Luiz Phellype+ Sporar) acho que conseguimos uns 50M em vendas à vontade sem perder as bases da equipa

Posto isto apostava na contratação de um defesa central destro (Lyanco) um suplente para o Porro; o Gauld (este é tão óbvio, estamos a dormir senão o sacamos); um trinco para suplente do Palhinha; esse extremo desequilibrador (Deve ser a nossa maior aposta) e um PL.

A acrescentar ainda acredito que alguns jogadores da formação possam ser uma bela surpresa para o ano - Joelson, Essugo, Hevertton, Gonçalo Costa, João Daniel à cabeça.

1 Curtiu

Eu acho que o Gil Dias era um jogador que se enquadra no Sporting, na mesma linha do Nuno Santos eu acho que o Gil Dias era capaz de se fazer melhor jogador no Sporting.