Preparação da Época Desportiva 2021/2022

Um colega meu mandou me agora um print do fórum lamp com um user qualquer la a dizer que o Sporting é mesmo opção para o Ronaldo Camara… seria muito interessante

Lá está, um dos grandes problemas em teres uma equipa B a competir contra Rabos de Peixe no CNS, todo e qualquer jogador mesmo que se destaque parece não chegar para os A, acho um erro grande.

Nao só acho que o Oliveira tem nivel de 1 liga como muitos outros desta equipa B e que ganhariam espaço com naturalidade em muitas das equipas da liga, sendo que até podiam surpreender e revelar serem grandes jogadores, algo que no CNS fica complicado, até em termos de motivação e superação, espero que consigamos meter esta malta a rodar para o ano, cá ou noutras ligas mais competitivas.

No tt muitos lamps têm batido nessa tecla. Começa a ser muito fumo mas contínuo a não a achar muito provável.

O Gonçalo Paciência, bem fisicamente, seria ótimo. Acho-o muito bom jogador

1 Curtiu

@namondor1 confirmei que sim há lá um user que diz isso mas não me parece extraordinariamente credível.

De resto hilariante ver lá a azia de alguns por o RA ter dito aquilo que disse à cerca dos miúdos indecisos… eu recomendava que fossem confirmar de onde é que o Camará veio antes de lá ir parar!

https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/varandas-amorim-e-viana-preparam-a-proxima-epoca-os-dossies-em-cima-da-mesa?ref=HP_Ultimas

‘Agitador’ no topo da lista: os planos do Sporting para 2021/22

Estrutura de futebol já projeta a nova temporada. Prioridade é contratar um ‘lança-chamas’ capaz de dar criatividade e poder de fogo ao ataque

Guarda-redes:

Equipa principal → Antonio Adán (34a), Contratação, André Paulo (24a)

Equipa B → Diogo Almeida (19a), Gonçalo Pinto (21a)

Entre B e Sub-23 → Diego Callai (17a)

Equipa Sub-23 → Vasco Gaspar (18a), Hugo Cunha (19a)

Equipa Sub-19 → Diogo Pinto (17a), Francisco Silva (15a)

Sugestões de contratação A: Krytciuk (B-Sad), Beto (Farense), Jordi (Paços de Ferreira), Léo Jardim (Boavista), Giorgi Makaridze (Almería), Marafona (Alanyaspor)

Laterais-direitos:

Equipa A → Pedro Porro (21a), Rafael Camacho/João Oliveira/Contratação

Equipa B → Hevertton Santos (20a), Loide Augusto (21a)

Equipa Sub-23 → David Monteiro (17a), Rafael Moreira (19a)

Equipa Sub-19 → Rafael Lopes (18a)

Entre Sub-17 e Sub-19 → José Silva (16a), Leonardo Barroso (16a)

Sugestões de contratação A: Alan Mozo (Pumas), Fabricio Bustos (Independiente), Fernando Fonseca (Paços de Ferreira), Sergi Palencia (Saint-Etiénne)

Defesas-centrais:

Equipa A → Gonçalo Inácio (20a), Eduardo Quaresma (19a), Sebastian Coates (30a), Luís Neto (33a), Zouhair Feddal (32a), (M. Reis)

Equipa B → João Goulart (21a), João Ricciulli/Cont, Rafael Fernandes (19a)

Entre Sub-23 e B → Chico Lamba (18a), Rodrigo Rêgo (19a)

Equipa Sub-23 → Frobenius (18a), Alex Mendes (20a), Emanuel Fernandes (18a)

Equipa Sub-19 → João Pereira (17a), Ricardo Piedade (17a), Marlon Júnior (16a) (David Moreira)

Sugestões de contratação B: Bernardo Vital (Estoril U23)

Defesas-esquerdos:

Equipa A → Nuno Mendes (19a), Matheus Reis (26a) (N. Santos)

Equipa B → Gonçalo Costa (21a), Babacar Fati (21a)

Entre Equipa B e Equipa Sub-23 → Flávio Nazinho (18a)

Equipa Sub-23 → Adriano Almeida (18a)

Equipa Sub-19 → Martim Marques (17a), David Moreira (17a)

Sugestões de contratação (se N. Mendes sair): Juan Miranda (Barcelona), Rúben Vinagre (Wolverhamtpon), Sergio Akieme (Almería), Diego Laxalt (Milan), Ayrton Lucas (Spartak), Gerardo Arteaga (Genk), Adriá Pedrosa (Espanyol), Guilherme Arana (A. Mineiro), Kévin Rodrigues (Real Sociedad)

Médios-defensivos

Equipa A → João Palhinha (26a), Matheus Nunes (23a)

Equipa B → João Daniel (19a), Edson Silva (20a), Roberto Laurel (20a)

Equipa Sub-23 → Renato Veiga (18a), Gilberto Batista (17a)

Entre Sub-19 e Sub-23 → Dario Essugo (16a)

Equipa Sub-19 → Tiago Octávio (17a), Samuel Justo (17a), Tiago Sousa (17a)

Médios-centro ofensivos

Equipa A → João Mário/Contratação, Daniel Bragança (22a)

Equipa B → Bernardo Sousa (21a), Duarte Carvalho (19a), Samuel Lobato (20a)

Entre Sub-23 e B → Daniel Rodrigues (19a)

Equipa Sub-23 → Lucas Dias (18a), Gonçalo Batalha (19a), Miguel Menino (18a), Tiago Augusto (18a)

Equipa Sub-19 → Guilherme Santos (16a), Mateus Fernandes (17a)

Sugestões de contratação A (se J. Mário não ficar): Evander (Mitdjylland), Igor Gomes (Sâo Paulo), Lucas Robertone (Almería), Denis Suárez (Celta), Carles Aleña (Barcelona), Jean Pyerre (Grémio), F. Soares (Moreirense), Ugarte (Famalicão), Monchu (Barcelona)

Extremos

Equipa A → Pedro Gonçalves (23a), Bruno Tabata (24a), Joelson Fernandes (18a), Jovane Cabral (23a), Nuno Santos (26a)

Equipa B → Tiago Ferreira (19a), Bruno Tavares (19a), Geny Catamo (20a), Diogo Brás (21a)

Equipa Sub-23 → André Gonçalves (18a), Diogo Cabral (18a), Tiago Santos (19a) (R. Moreira)

Entre Sub-19 e Sub23 → Isnaba Mané (17a), Rodrigo Marquês (18a)

Equipa Sub-19 → Lucas Anjos (17a), Luís Gomes (17a), Diogo Travassos (17a)

Entre Equipa Sub-17 e Sub-19 → Saná Fernandes (15a)

Avançados

Equipa A → Paulinho (28a), Tiago Tomás (19a), Luiz Phellype/Pedro Marques

Equipa B → Tiago Rodrigues (21a), Paulo Agostinho (19a)

Entre Equipa B e Equipa Sub-23 → Nicolai Skoglund (18a)

Equipa Sub-23 → Youssef Chermiti (17a), Tristan Hammond (18a)

Equipa Sub-19 → Rodrigo Ribeiro (16a), Pedro Sanca (16a), Danilo Luís (18a)

Saídas a título definitivo → Renan Ribeiro, Tiago Ilori, Valentin Rosier, Bruno Gaspar, Lumor, Battaglia, Misic, Eduardo Henrique, Diaby, Sporar, Leonardo Ruiz

Jogadores emprestados → Luís Maximiano, João Oliveira/Rafael Camacho, Rodrigo Fernandes, Idrissa Doumbia, Bruno Paz, Tomás Silva, Gonzalo Plata, Nuno Moreira, Dimitar Mitrovski, Elves Baldé

1 Curtiu

Preparar 21/22???

Que tal, começar pelo presidente…?
De facto, os sportinguistas têm o que merecem. Não tem discussão. Tanto lhes faz ter um Godinho como um Varandas, perdem-se é em jogar FM…
Olhem para a árvore que está a minar a floresta!!!

1 Curtiu

Estamos a desesperar por extremos e avançados que façam a diferença. Não podemos ir com os mesmos no próximo ano. Mesmo o Matheus Nunes para médio defensivo neste sistema, acho que devia vir mais alguém para aí… mas na frente tem de haver reforços.

Tal como nos outros anos, para mim é mais importante definir quem será a base do plantel.

Também considero importante saber qual a competição europeia que será disputada, embora não seja apologista de investir muito mais só por se entrar na Champions quando há tanto buraco financeiro para tapar.

Começo por deixar duas notas soltas:

• Na próxima época, gostaria de ver emprestados na Liga e a jogar com muita regularidade João Oliveira, Bruno Paz, Pedro Marques e, caso se considere que não tem espaço no plantel, Eduardo Quaresma.

• No mercado interno, vejo alguns nomes interessantes para dar profundidade ao plantel, dependendo também de saídas que possam ocorrer: Rúben Vinagre, Fábio Cardoso, Stephen Eustáquio, André Almeida e Ryan Gauld.

Era só isso que ía comentar, entrar na próxima epoca com o mesmo leque de soluções ofensivas é suicidio, o 3º PL na verdade terá de ser alguém fortíssimo, que se lixe o facto do Paulinho ter custado 16, andar a ter varias soluções muito mais fracas não vale a pena, por isso Sporar, Luiz Phellype é para despachar, Pedro Marques infelizmente se vier não vai ter tempo de jogo suficiente, e como disse a 3ª opção tem de ser fortíssimo e diferente do Paulinho, e a meu ver pelo campeonato onde estamos inseridos um 4º PL era necessário até pelas 4 competições, pelas caracteristicas do Paulinho e pela juventude do TT, sendo que continuaria a ser aposta mas com menos responsabilidade.

Extremos é um bico de obra, visto que precisamos claramente de 1/2 craques, e neste momento temos: Nuno Santos, Pote, Jovane, Tabata e Plata, sendo que para mim o Nuno Santos ficaria como alternativa ao Mendes, acho que pode render muito a ala esquerdo e o Pote desce para medio centro onde tem mais bola e até por ser forte na recuperação e inteligente a posicionar se e a fechar linhas de passe, podendo ocasionalmente ambos jogarem mais á frente, apesar de na minha opinião precisarmos de claramente extremos explosivos.

Sendo assim ficariamos com 3 extremos Jovane, Tabata e Plata, e se o Tabata não dá para rentabilizar financeiramente, terá lugar garantido para a próxima epoca, o Jovane cheira me que será vendido, gosto muito dele, mas será por aqui que farão algum dinheiro, ficando o Plata que tem tudo para explodir se lhe derem importancia, é um craque e não tenho duvidas que pode revolucionar a nossa frente de ataque.

Plata, Tabata e 2 contratações + Joelson ocasionalmente, e fechava a frente de ataque com 4 PL e 4 ext, sendo que o Pote ocupa a vaga do JM e o Nuno Santos alternativa ao Mendes.

Alternativa ao Palhinha é necessária, assim como ao Porro que para mim temos em casa, JP para adjunto ou sub23, Antunes igual, Neto para sair, e ir buscar 1 DC fortíssimo é para mim o que será necessário para subirmos de nivel, em resumo:

• 2 PL
  • 2 EXT
  • 1 MDF
  • 1 LD ( Loide, Hevverton, Oliveira )
  • 1 DC
1 Curtiu

Manter a base deste plantel nos próximos dois anos seria o principal, mas irá existir necessidade de promover a saída e a entrada de alguns atletas por forma a termos um leque de opções mais sólido a preparar saídas dos melhores valores dentro de 2 anos dando tempo a emergir substitutos da nossa academia e a avaliar boas oportunidades no próximo ano que ainda é de crise no futebol mundial

No decurso desta época não despontou nenhuma solução na formação tipo Matheus, TT, etc e olhando para o contexto B e Sub 23 e com a ausência de competição de juniores talvez não esteja ninguém totalmente preparado na próxima época (incluído Joelson) pelo que deveremos calibrar plantel com inteligência sem fechar as portas aos talentos que podem emergir em dois anos

Saídas já no final desta época:

• Antunes / João Pereira / Neto (irá procurar fazer um último contrato nas arábias)
  • João Mário (se Sevilha entrar na corrida, sporting não pode nem deve fazer loucuras)
  • Max (deverá ter mercado para empréstimo com opção de compra)
  • Jovane (para fazer dinheiro e porque não dá garantias ao RA por alguma razão)

Emprestados deveriam ser usados como moeda de troca em aquisições ou vendidos pois não terão futuro no Plantel (Ilori, Eduardo, Ivanildo, Doumbia, Pedro Mendes e Diabi e principalmente Rossier, Sporar e Camacho que podem ter algum mercado) e resolver os problemas de vez de Renan, Lumor, Misic e Luiz Philipe e pressupondo que não há surpresas com Bruno Gaspar e Bataglia)

Emprestaria com objetivo de retornar na época seguinte:

• Plata / Pedro Marques

Emprestaria com objetivo de partilhar passe com parceiros ou como moeda de troca:

• Bruno Paz / Rodrigo F a dois anos num contexto exterior com possibilidade de recompra do passe e Tomás (? situação contratual a terminar?) e João Oliveira num clube de 1º ou 2º liga com aspirações de subida

Na B manteria Guarda redes Joelson/Loide/Nazinho/Geny/Nuno M. e Goulart, Tiago R. e Braz (pq tem contrato até 2022) Restantes atletas B a solução será não renovar (João Ricciuli, Mees, Bernardo Sousa, Elves, Mitrovski, Fati e tentar vender partilhar % de passe do Edu Pinheiro e algum dos guarda redes com menos potencial pois Calai vai se afirmar.

Entradas - nova época :
Trazer alguma experiencia pois participação de Liga dos campeões como campeão nacional poderá ser sedutor para jogadores a terminar os seus contratos em clubes em campeonatos fortes

1 DC direito /centro para aposta de futuro - Bernardo Vital (Estoril) jogando entre B e A
1 Lateral Direito para o banco e que faça 8/9 jogos e que tenha experiencia e que assegure bem a função mas que não seja para desenvolver pois Porro será titular mais dois anos - Bruno Peres (a terminar contrato da AS Roma)
1 Avançado Centro mais experiente com características diferentes (jogo aéreo, oportunista) e que a vir do banco traga coisas diferentes para desbloquear jogos - Fábio Abreu / Mário Gonzalez

1 Avançado/Extremo Móvel Direito ainda jovem mas já com golo para titular - Marc Edwards (um joker nas mãos de 1 RA - apostaria as fichas aqui)
1 DC Central e Direito para disputar a posição de titular com capacidade de passe e boa leitura de jogo - Aïssa Mandi (Betis em fim de contrato - já conhece feddal)
1 Jogador para disputar o lugar a jogar na posição 8 - Herrera ( a um ano de terminar o contrato e poder assinar em janeiro de 2022 - At. Madrid)

Scouting de Jovens no CN, Revelação e B´s juntamente com mercados de oportunidade na américa latina que sejam jovens e com potencial em posições chave para entrarem na nossa B (1 Ponta de lança, + 1 defesa central, 1 Médios Centros e 1 Trinco dentro do perfil que RA gosta)

E muito importante também é consolidar talento que temos dentro do plantel (Inácio, Tabata, Bragança, Matheus e Edu) e avaliar dar oportunidades ás entradas de Joelson, dos laterais da B e outros jovens com potencial de despontar quando os jogos e o adversário assim o permitir.

SL

1 Curtiu

O TT, que referes, passou a época anterior a esta a jogar… nos sub-19. Tal como o… Inácio.

O Joelson estará menos preparado? Pode ter menos qualidade, é outra história (por acaso discordo, é uma pérola). Mas menos preparado?

Pois, eu discordo. Pote não sai do 11 e entre Nuno Santos, Tabata, Jovane e Joelson temos jogadores de qualidade para jogarem no vértice oposto. Com características diferentes mas com bastante qualidade dentro daquilo que é o Orçamento do Sporting e o trabalho de valorização e crescimento de ativos.

Não estou a ver nenhum sair (sairia o Jovane se estivesse valorizado e valesse algum dinheiro… depois desta época não vale) e portanto não estou a ver ninguém entrar. Mas não estou preocupado. Manter a base da equipa e deixar os miúdos crescer: já me dava por muito, muito satisfeito.

Nao estou a por em causa o Pote no 11, mas o resto é muito curto para os jogos que vamos ter no próximo ano. Mas, são opiniões claro.
Também falar no leque de avançados. Precisamos de alguém muito bom para juntar ao Paulinho e ao TT. Porque eu acredito na Champions.

Como sabes acredito até mais que RA aposte em miudos moldaveis dos juniores e juvenis e em atletas até aos 20 anos do que nos consagrados mas que não são tão flexiveis em adquirir novos comportamentos no seu jogo e por isso quando todos falavam no Jojo, no João Silva ou no Pedro mendes para serem promovidos, eu tinha mais certezas no kandimba, num nazinho a prazo ou no Inácio , só a aposta no TT foi meia surpresa pois é numa posição complicada para um miudo de 18 anos

Inacio como referi logo no início estava mais preparado que edu por via da sua mentalidade forte e resiliente e de ter nervo e ser um underdog que agarrou oportunidades por mérito proprio

TT no modelo RA é unico, calça 46 , explosivo e quando bate contra os centrais não abana e tem uma compleição física sobredotada para a sua idade e isso é fundamental.

Este ano joelson provou que a sua evolução fisica foi muito importante para sustentar toda a sua qualidade e imprevisibilidade no 1 para 1 e nas mudanças de velocidade mas também ficou demonstrado que com defesas durinhas que vão ao choque ainda não tem 100 % de bagagem (perna grossa, centro de gravidade que lhe permita prosseguir a jogada sem ir ao chão e ganhar a falta) , isso vem com o tempo de maturidade do seu físico e com o trabalho bem feito que tem realizado, deve ir treinando com a A 2 a 3 dias por semana e jogar na 3 liga sempre e aí irá evoluir muito e acredito que ai sim estará melhor preparado para atacar a segunda fase da época.

Não estou a discordar que é uma pérola mas ainda tem que ser trabalhada para quando for o monento agarrar o lugar sem pestanejar e afirmar-se com um dos grandes extremos do nosso clube em muitos anos.

Só acho é que é um processo e precipitar o mesmo não lhe tratará benefícios e têm tempo.

SL

Eu aqui vou discordar. Aquele ataque necessita de jogadores que façam a diferença.

Até o Sporting ter orçamento para fazer alguma coisa na Champions - não significa que antes não possa surpreender - precisa de ir lá 2 ou 3 anos consecutivos, ou em 3/4 anos em 5 existentes. Como acontece com o Porto.

Até lá não me parece e não me parece que contem com o TT como 3º avançado para o ano, o treinador acredita nele e o clube quererá valorizá-lo, renovando e aumentando-lhe o vencimento (para subir a cláusula).

Não creio de todo que a solução passe por voltarmos a fazer o que fazíamos, que era considerar os miúdos como reservas, que serviam para os treinos, para jogar nas Taças e para ir ao banco umas quantas vezes. Se se acredita no valor deles, é apostar, aguentar as dores de crescimento e trabalhar num projeto com futuro.

Não se trata de o TT ser 3º, trata-se de ter 3 opções bastante válidas. Vemos bem a frente de ataque do Porto e Benfica e eles têm isso. E no caso do Porto nem foi preciso grande orçamento. Mas urge aumentar as opções disponíveis com qualidade, e ficar o Pedro quando já temos o TT não faz sentido, o Luiz também não chega. É mesmo preciso ir buscar alguém.
Este ano saltamos cedo da Europa League e relativamente cedo da Taça e já faltam opções. Temos obrigatoriamente de aumentar o leque. Tivéssemos um avançado no banco no ultimo jogo com o Famalicão ou mesmo em Moreira e podíamos ter tido um golo como o Porto marcou no ultimo fim de semana mas andamos a por o Coates a avançado. Basta olhar para isso para ver que faltam opções de qualidade. É impensável o Coates estar sempre lá na frente como bombeiro.

O Benfica e o Porto jogam com 2 avançados e não apenas um.

É por isso que têm mais opções.

Sendo que no caso do Benfica têm 3 (Luca, Darwin, Seferovic) + 1 um miúdo (Ramos) para 2 lugares.

Tomara que fosse assim tão simples, mas não é.

Aliás alguns dos jogos que conseguimos ganhar nas últimas foi pelas melhorias na construção em zonas mais recuadas (mudanças na defesa e no meio-campo), não no ataque.

Tínhamos um avançado no banco em Moreira e fizemo-lo entrar, contra o Famalicão jogou os 90 minutos… já é perfeito? Não é, mas tem muita qualidade, potencial, talento e já nos deu alegrias esta época. Foi ele o avançado que contra o Gil em casa, por exemplo, saltou do banco para fazer o golo da vitória. E vai fazer isso ainda mais regularmente. A solução não passa por passar a contar menos com ele do que com o que contamos agora, mas sim os adeptos terem paciência e darem-lhe margem para jogar, errar e crescer.

Do Paulinho não falo porque é outra situação, custou 16 milhões, tem de jogar, render e fazer boas exibições como titular.