Eu não digo que não é necessária maior competência em todos os departamentos- A discussão começou porque escreveste que com 30 milhões e “competência” era possível pôr o Sporting a lutar pelo título… eu não concordo porque com 30 milhões não consegues trazer 3/4 jogadores que te garantam alguma qualidade e fiabilidade. E tal não acontece porque esses jogadores não existem por 7/8/10 milhões… se custam isso é porque não têm qualidade ou apresentam risco.
Podes fazer uma lista de jogadores que custaram menos de 10 milhões que seriam mais valias… mas quando o fizeres faz também de todos aqueles que custaram o mesmo e não seriam mais valias… a isso chama-se risco. por 10 milhões tens uma percentagem de jogadores que podem vir a valorizar e fazer a diferença; por 20 milhões essa percentagem aumenta… é assim que funciona o mercado. Como é óbvio há quem perceba mais do assunto e falhe menos mas penso que não há qualquer director desportivo que pegasse em 30 milhões e pusesse o Sporting a lutar pelo título, por duas razões:
porque estão sempre sujeitos ao mercado, e por muito bons que sejam na avaliação dos jogadores, o princípio mantém-se: jogadores mais baratos apresentam mais risco
porque o problema não se esgota no scouting… tão ou mais importante é o modo como os jogadores são integrados e trabalhados no clube… e nesse capítulo o Sporting normalmente faz um mau trabalho.
O exemplo que dás do primeiro ano do jj é um bom exemplo… então, se no primeiro ano fomos competentes para lutar pelo título o que é que aconteceu nos outros 2?.. ficámos incompetentes?
Este plantel não serve as pretensões de sermos campeões nacionais. Não estejamos iludidos (sei que muitos não estão) e muito menos esperançados (sensação que vivemos sempre que se inicia um campeonato)! Não importam as lacunas do plantel, porque não as vamos ver suprimidas pela incapacidade financeira que temos no presente(apesar dos modelos de negócio aparentam ser começar a pagar em 2021).
Lutarmos pelo terceiro lugar penso que seria a realização do quarto milagre de Fátima.
(Em maio de 2021 estarei cá para morder a língua caso alcancemos um dos três primeiros lugares). Isto não é ser pessimista, mas sim realista com o passado que vivo ao sofrer com o Sporting Clube de Portugal.
Arranjar um ponta-de-lança a sério é incontornável. Já cá devia estar. Precisamos de um grande jogador nessa posição e não temos, é muito simples.
Isso e um médio-defensivo melhor do que o Matheus Nunes. Nem pode haver discussão, ou o Palhinha fica ou se for vendido tem de vir um a sério. O Wendel precisa de um jogador de grande nível a jogar com ele.
Estas, para mim, são as duas grandes prioridades: ponta-de-lança e médio-defensivo (Palhinha ou reforço).
Depois há duas coisas que eram extras que me fariam acreditar em algo mais do que apenas fazer uma temporada digna:
Um defesa-central destro para concorrer com o Eduardo Quaresma pela direita, ficando o Neto ao meio. Não acho imprenscindível, mas seria bom vir.
Um extremo capaz de concorrer a sério com Vietto e Jovane, já que Plata neste momento não é solução e Nuno Santos só é suficientemente bom a fazer todo o corredor esquerdo. Erro crasso: contratação do Antunes, que faz com que tenhamos um jogador apenas a fazer número no plantel e que não possamos deslocar o Nuno Santos e comprar um extremo que fosse verdadeiramente uma truta
Nem digo o lateral-direito em vez do Ristovski, já…
Não sei como muita gente equaciona o Jovane não ser titular.
Com Pote a jogar à frente, se vier um ponta para titular, ou ele ou Santos vão para o banco.
Para mim Palhinha é titular de caras, aliás, nunca imaginei que o quisessem vender.
É só olhares para o calendário e podes ver que este ano praticamente não haverá titulares e suplentes… principalmente nestas posições atacantes de grande desgaste e possíveis oscilações de forma acentuadas. É brutal a densidade de jogos… Coisa nunca vista em tão poucos meses… É muito rara a semana livre. Só para te dar um exemplo:o fim de semana da f4 da taça da liga tem jornada da liga e na 4a feira seguinte há nova jornada…
Jovane, Pote e Contratação + N. Santos, Vietto, Sporar
Para mim são estas as 6 opções para a frente… Com o Vietto e o Pote naquela função de pensar um bocadinho o jogo recuando no terreno… Às vezes aquilo é uma correria sem muito sentido…
Plata não dá neste sistema… É pena… Terá de ser emprestado…
Mais: neste sistema o Gelson Dala deveria ter tido uma hipótese de se mostrar
giro giro era o amorim cagar no seu sistema de merda. um sistema rígido e unidimensional com um leque de recursos ofensivos limitado, que não beneficia minimamente a grande parte dos jogadores do plantel. um sistema que a meu ver não é eficaz em grande parte das suas pretensões ( muito menos a criar os espaços que teoricamente pretende) nem é entusiasmante nem vistoso para o adepto comum. um sistema que qualquer josé viterbo da vida anula.
ontem no fim do jogo vimos uma espécie de 442/ 4231 que seria bem mais interessante.
adan
porro coates feddal/quaresma nuno mendes
x wendel palhinha jovane
pote/vietto y
além de potenciarmos as melhores qualidades de alguns dos nossos melhores jogadores, tipo pote, wendel, vietto, nem teríamos de ir ao mercado por outro central, nem por outro médio com a manutenção do palhinha( e pequeno easter egg, ainda havia utilidade no antunes que ficava como suplente do nuno mendes já que o nuno santos seria opção para médio esquerdo, que também é onde joga melhor),
com x e y a serem os melhores jogadores do plantel já era uma equipa minimamente aceitável. longe de ser algo que faria mas numa perspetiva de damage control era uma boa solução.
( dito isto claro que não vai acontecer, o amorim vai levar o 523 consigo até ao despedimento)
Sporting precisa de vender jogadores para equilibrar as contas e no topo da lista estão Acuña, Palhinha e Doumbia. Contudo, ainda há 14 jogadores que não entram nos planos de Rúben Amorim e procuram colocação e, neste lote, encontram-se Camacho, Tiago Ilori, Rosier, Miguel Luís, Ivanildo, Pedro Mendes, Bruno Gaspar, Lumor, Bruno Paulista, Misic, Mattheus Oliveira, Chaby, Diaby e Leonardo Ruiz.
O Sporting precisa de vender porque contratou entulho a dar com um pau e ofereceu salários absurdos a jogadores medianos.
O Sporting tem de comprar porque tem um plantel de merda, porque fez centenas de milhões em vendas com o BF, Raphinha, etc. e porque esta direção foi eleita depois de promessas de títulos e de uma gestão fácil fácil.
Se ninguém lhes exigir contratações dignas e toda a gente for na cantiga dos coitadinhos que precisam de vender, então depois não chorem.
No caso do Vietto percebo. No caso do Bragança parece-me que poderá ser uma solução na primeira fase de construção, no nosso meio campo defensivo. No meio campo ofensivo, creio ser ao contrário, mas os jogos irão mostrar qual a dinâmica. Em processo defensivo, penso que será mais ou menos em paralelo.
O que ali está é generalista. Obviamente, a coisa mexe-se. E claro, o Vietto pode bem aparecer na esquerda com o Pedro a fazer o mesmo papel que ali está na direita ou vice-versa. O ponto chave não era esse.
Aliás, duvido que o Antunes passe à frente do Nuno Santos na esquerda.
O meu ponto era perceber, partindo dos tais 22 a 24 jogadores falados, com o tal pano deles de dois jogadores por posição, no melhor cenário possível como as coisas ficariam. Sendo certo que faltam o Tomás e o Plata, embora este último não ande a jogar o que chegue para entrar numa lista.
Aquele será o modelo generalista (ou seja, partindo de um quadro branco de intenções)? Se sim, será aquele plantel, com apenas os tais acertos entre eles?
Bela coisa…
Eu olho para ali e fico com dúvidas se o Bruno Gaspar, o Diaby e até o Rafael Camacho não podem começar já a treinar com o plantel.
É escandaloso irmos para a época sem ter no mínimo + 2 contratações para titulares na frente de ataque.
Ok o pote é bom e pode jogar mais na frente.
Ok o Jovane não é mau…mas está longe de ser o craque que por aqui se fala.
Ok o Tomás é bonzito…mas tem 18 anitos.
O resto é pura
É ridiculo ridiculo.
Se oferessecem 40M pelo Wendel e Jovane e pudesse utilizar esse valor para ir buscar 3 gajos do meio campo para a frente que fossem realmente mais valias…era ja