Preparação da Época Desportiva 2020/2021

Esses, o resto deste CD, o Rogério e os mancos todos que trouxeram para a equipa A.
Basicamente precisamos de uma máquina de viajar no tempo, um back to the future Verde :wink::grinning:

1 Curtiu

Isso era o ideal. Limpeza geral.

1 Curtiu

Por menos quase que conseguias ser campeão com o Leonardo Jardim se não fossem aqueles dois empates em casa a zero num jogo com um golo anulado que e escandaloso.

E o Sérgio Conceição não foi campeão com uma contratação um guarda redes.

Agora não podemos desperdiçar jogadores como Demiral, Domingos Duarte, Mateus Pereira

Agora com incompetentes sim até agora gastaste 10M e no ano passado gastaste quase 40M em entulho.

Eu digo lutar pelo título

Se não fossem dois empates em casa a zero com nacional e académica tinhas ganho o campeonato e com o Nacional o Slimani marca um golo limpo.

Os últimos dois jogos nunca perdias se tivesses a lutar pelo título

Isso são excepções… a regra é: melhores jogadores (e mais caros)=melhores resultados. E, neste momento, no mercado, jogadores que dêem garantias (mínimas) andam nos 20 milhões de euros.
Não quer dizer que não se consigam achados a preços mais baixos, mas são sempre jogadores que representam risco… Aliás os 40 milhões gastos em entulho são bem representativos disso… são 40 milhões gastos em jogadores com valor de mercado abaixo dos 10 milhões, logo, são jogadores de (muito) risco. Isso do scouting descobrir pérolas que mais ninguém conhece, não existe. Qualquer miúdo que dê dois pontapés na bola na conchichina é conhecido por toda a gente. O que depois se coloca em cima da mesa é o valor, o risco e o interesse/capacidade do empresário. Agora dizer que se conseguem arranjar 3/4 jogadores diferenciados a menos de 10 milhões cada um não é uma questão de competência mas casos excepcionais…
No entanto, também já tenho defendido aqui, o problema do Sporting está longe de se esgotar no scouting… tão ou mais importante é o trabalho que se faz com os jogadores, e nesse aspecto acho o Sporting um péssimo formador. Acho que já passaram pelo clube jogadores que com outro tipo de acompanhamento e trabalho (sobretudo ao nível mental) poderiam ter sido bem mais úteis. Mas também ajuda ter os tais 3/4 jogadores diferenciados que hoje, pelo menos no meio campo ofensivo e ataque, não temos. São jogadores que conseguem levar a equipa para um patamar competitivo superior e aumentar os índices de confiança de todos os colegas. Ajudam aqueles que não são tão bons, a parecerem melhores. E desses não arranjas a 7/8/10 milhões (a menos que tenhas uma boa dose de sorte).
E quando me refiro a subir de patamar nem sequer me refiro a ser campeão; simplesmente, garantires que tens uma qualidade de plantel tal que não te arriscas (em termos de probabilidades) a ter que andar a lutar com o braga pelo 3º lugar. Neste momento não tens essa garantia, e com 3/4 jogadores de valor inferior a 10 milhões também não tens.

Sem os tais 3 jogadores diferenciados, não tenho grandes expectativas. Realisticamente, vai ser uma dura luta pelo 3º lugar… com o actual plantel não espero mais do que isso.

Treta, não faltam óptimos jogadores a serem contratados por 10 milhões ou menos nos últimos 2/3 anos que seriam aqui uma imensa mais valia

Sim concordo contigo sem três a quatro jogadores diferenciados não temos a mínima hipótese até digo te mais nem para o terceiro.

Agora o porque de não arriscar nesta época e investir um bocado mais nesta época em três a quatro jogadores diferenciados. Num central num ala direito de qualidade um extremo top é um avançado top.

Por exemplo Callejon era um jogador que já vinha dar valor a equipa e caro tem comissão os jogadores bons são caros.

Não vai dar rendimento futuro já temos muitos miúdos para dar rendimento futuro precisamos de jogadores que dêem rendimento no presente.

Se não arriscar mos está época e andar mos a brincar arriscamo-nos a atrasar nos até em relação ao Braga.

Se repararem no calendário do Braga da primeira volta o Sporting tem tudo para dar um grande fosso em relação ao Braga agora se andarem a brincar na primeira volta na segunda esquece.

O Braga na primeira volta joga fora com Porto
Guimarães
Benfica
Boavista
Sporting

O Sporting que brinque na primeira volta e vamos ver onde vamos parar.

Claro que há… até por 5… Mas por cada 1 desses há 9 (para ser simpático) que são apenas banais. E basta olhar para este fórum e para o tópico das sugestões… já foram sugeridos centenas de jogadores: quantos desses jogadores se tornaram jogadores realmente “diferenciados”?

A integração do Palhinha - e que demonstra o quão amadora esta direcção é - pode acabar por ser o melhor reforço do defeso, se jogar aquilo que jogou em Braga. Mais, permite-nos não ir ao mercado naquela posição por necessidade pura, mas apenas se o treinador quiser.

O Palhinha de 19/20 é claramente titular ao lado do wendel, e finalmente ficamos com um meio-campo mais capaz em todos os momentos do jogo.

3 Curtiram

No meio campo não mexia mais… Apenas colocava o Rodrigo, o Eduardo Henrique e o Miguel Luís.
Não gosto muito da ideia de continuar com o Doumbia, mas ele pode perfeitamente jogar 20 minutitos e um jogo ou outro para a Liga Europa (se lá chegarmos) ou taça.

Palhinha/Doumbia
Wendel/Bragança/Nunes

Mas vamos basear-nos no fórum? Que eu saiba aqui ninguém é profissional…

É uma questão de ter olho para a coisa… e isso no Sporting não existe, nunca profissionalizamos o futebol do clube, e isso nem é problema de agora, que antes também andávamos com Geraldes e Otávios por lá.

1 Curtiu

mas nesse ano nao tinhas liga europa , o que faz muito diferença.

Não te preocupes que este ano também vamos ser corridos rápido da Europa e depois vamos ficar em segundo por causa de não termos Europa.

Aliás o ano passado até saímos mais cedo da taça de Portugal para termos mais hipóteses de ficar em 4

Não é desculpa ficamos em segundo porque fomos mais competente que o Porto.

Descobre as diferenças

Foi numa época ficar em 2 lugar e na outra ficar em 4 Lugar.

De certeza na que gastamos menos de 3M ficamos em 4 e na que gastamos mais de 30M ficamos em segundo mesmo com mais seis jogos de liga Europa.

Espera fizemos mais jogos na Taça e perdemos no prolongamento 4-3 na luz ou perdemos 2-1 em Alverca

Não é uma questão de ser profissional ou não mas sim de perceber que não há génios de scouting… bons jogadores, fiáveis, custam dinheiro… não há cá atalhos nem truques… o resto é ter um bocadinho de sorte, às vezes ter uma fezada…
o que não quer dizer que não haja pessoal com mais olho para a coisa que outros… mas depois também depende muito do ambiente que os jogadores encontram, da confiança que lhes é dada, do trabalho e planeamento que há para eles… por exemplo, acho que jogadores como o slavchev ou o gauld podiam ter dado muito mais ao Sporting… hoje em dia são vistos como flops. Eu acho que o problema não esteve no scouting mas sim na falta de plano para os jogadores… tal como acho o ilori ou o camacho muito mais interessantes do que aquilo que a maioria acha.

Quanto à profissionalização, concordo contigo… mas até acho que essa falta de “profissionalização” se reflecte bem mais no tal trabalho feito com os jogadores do que no scouting… o facto de haver clubes que parece que “acertam” mais que outros, na minha opinião, deve-se mais ao trabalho feito com os jogadores quando já estão no clube do que propriamente a grandes descobertas de scouting… aliás, o ambiente (e trabalho) no clube é tão importante que tens jogadores que pareceram grandes descobertas e que depois de serem transferidos não voltam ao nível que tiveram nesse clube.

O nosso plantel é horrível.

2 Curtiram

Falta ainda um mes para esta janela de mercado fechar… diria que so apos o dia 15 vai ser mexido para os nossos lados. Primeiro em saidas e so depois com entradas.
Ate lá vai andar tudo a desesperar.
Callejon continua sem clube…

O atalho é ter uma estrutura profissional, com pessoas competentes, com currículo e que sabem o que fazem…

Raio, na primeira época do J investimos 10 milhões e lutamos pelo título até à última, só não o ganhamos porque fomos roubados.

Não me faças pôr aqui uma lista de contratações nos últimos 2 anos por menos de 10 milhões que teriam sido claras mais valias cá, ou dos jogadores dispensados pelo Sporting nos últimos 2 anos que seriam mais valias cá…é que seria uma lista enorme. :sweat_smile:

E sim, eu acho que o Sporting tem que investir mais, mas com competência, com um projecto, com critério… se é para investir como temos investido prefiro que não invistam nada, nem 1 cêntimo.

Raio, amanhã provavelmente vamos passar a ter um treinador de 16 milhões…

O Palhinha foi integrado, mas duvido que seja para ficar.

Não, o nosso plantel é apenas mau. Horrível é o nosso presidente.

“Um homem sonha e a obra nasce!”
Há-que sonhar.

É verdade, mas acho que é daqueles sonhos em que falta pouco para acordar.

E talvez nem seja assim tão negativo. Porque eu ainda não percebi se a ideia é jogar com 3 avançados ou com 2 médios ofensivos e 1 avançado centro, se uma mudança para outra ideia. E dependendo disso, ele pode ou não encaixar. Se é para ir para o banco, vendam já.