Preparação da Época Desportiva 2018/19

O problema do plantel para a próxima época é que precisávamos de um segundo avançado para jogar com o Dost, só que isso significaria recuar o BF para 8, posição que sinceramente nunca me convenceu para ele.

A questão é que o BF a jogar ao lado do Bas Dost a equipa fica sempre muito limitada. Para mim resulta melhor o Podence e acredito que o Rafael Leão que o BF.

Depende sempre muito do modelo que a equipa vai assumir mas o que é certo é que com Dost, JJ vai ter muito mais dificuldades em montar o seu 4-4-2. Será sempre mais próximo de um 4-2-3-1 que 4-4-2.

BF podia ser muito interessante na direita a fazer o que fazia o João Mário mas falta um lateral que fosse capaz de dar muito mais ofensivamente que dá o Piccini.

Em 3-5-2 o BF e o Geraldes podiam encaixar na perfeição nesta equipa mas havia o mesmo problema na direita apenas com o Ristovski e mesmo na esquerda apenas com Acuña.

Podence a 2av não dá, convinha ser alguém que marcasse uns golitos também, sempre gostei mais dele na direita. O Leão por muito potencial que tenha ainda não mostrou nada para estarmos a considerá-lo titular na próxima época (é mesmo pena ter-se lesionado).

Exato! E Apesar do seu tamanho, não é nenhum tosco, acho-o muito completo

Vendas cruciais: William e Dost.

O Dost prejudica a nossa forma de jogar, acomoda-nos, já não há lugar para um avançado deste tipo. Quanto ao William, tem de sair, a maneira como ele minou o balneário este ano diz muito, ele quer sair. Não acredito que o RP queira sair, é verdade que para um redes esteja no pico da carreira, mas também não joga muito mais tempo e não o vejo a dar o salto de uma equipa do meio da tabela de inglaterra para uma de topo.

Com essas vendas, no minimo, fazemos 60M. Chega e sobra para reinvestir e ter saúde financeira.

VENDAS OBRIGATÓRIAS

• Petrovic
  • Romain Salin - e contratar outro Gr com qualidade para vir a suceder ao RP , e não não temos nenhum na B que sirva
  • Slavchev
  • Douglas - ou rescisão de contrato
  • Heldon
  • Jefferson
  • Luc Castaignos
  • André Geraldes
  • Alan Ruiz - Espero que a claúsula de compra seja mesmo obrigatória
  • Ruben Ribeiro - porque não serve
  • Jonathan Silva - Espero que seja mentira e a claúsula de compra seja mesmo obrigatória
  • Doumbia
  • Ryan Gauld - porque já se sabe que não conta
  • Mama Baldé - porque não têm valor que chegue para o Sporting CP
  • Tobias Figueiredo - porque já terá sido accionada a claúsula de compra pelo Nottingham
  • Ary Papel - não têm valor para o Sporting CP
  • Kenedy Có
  • Ponde
  • Felipe Ribeiro - ninguém sabe o que veio fazer
  • Budag Nasyrov
  • Edú Pinheiro
  • David Sualehe
  • Diogo Sousa
  • Kiki Kouyaté
  • Ricardo Almeida

Manter emprestados

Domingos Duarte
Mattheus Oliveira
Leonardo Ruiz
Gelson Dala
Wallyson Mallman - precisa de jogar

EMPRESTAR

• Rafael Barbosa
  • Pedro Delgado
  • Ivanildo
  • João Palhinha

REGRESSAR

Chico Geraldes
Matheus Pereira
Carlos Mané - PRÉ-ÉPOCA ver como está das duas lesões graves que teve
Lukas Spalvis - Dar uma oportunidade para o lugar do Doumbia e que faça pré-época , se servir não era necessário mais nenhum pl

TENTAR MANTER

Fábio Coentrão

Chamar já o Chico Geraldes, o Matheus Pereira , o Domingos , o Oliveira , Dala e o Spalvis na digressão á China no final da època

Completamente de acordo. Precisamos de outro tipo de Avançado e o William se quer sair, haverá opções no mercado de qualidade…

O Slavchev e o Douglas ainda são nossos? :o

O que fazer com esta matéria prima?

Matheus Pereira
Rafael Leão
Francisco Geraldes
Podence
Raphinha
Elves Baldé
Dala
Wendel
Misic
Demiral
Lumor

Depende do treinador, se este se chamar JJ então é para desperdiçar.

Primeiro é preciso separar o trigo do joio. Porque nem tudo que reluz é ouro… e ainda não sabemos muito bem o que é o quê. Por exemplo, para mim neste momento, seria assim:

• Matéria prima que parece mesmo de 22-24 quilates: Rafael Leão

• Matéria prima que parece de 20 quilates: Podence

• Materia prima que parece pelo menos de 16-18 quilates: Geraldes, Raphinha, Matheus Pereira

• Matéria prima que ainda não demonstrou nada cá no burgo -e que portanto ainda nem se sabe se é ouro ou latão (para um SCP claro)…: lves Baldé, Dala, Wendel, Misic, Demiral, Lumor…

Para mim, por exemplo, diria que a linha de corte para um plantel competitivo deveria ser os 16-18 quilates. Assim sendo, deste raciocinio pareceria-me bastante claro que:

• Leão e Podence ficam de caras no plantel e deverão ter um papel importante na próxima época, independentemente do treinador

• Geraldes, Matheus Pereira e Raphinha terão à priori o beneficio da dúvida e começarão a época acima da linha de água… e dependendo da pré-epoca poderão ou não manter-se (ou então ser emprestados…) -o caso do Raphinha da 1ª parte da epoca entrava de caras no plantel… ultimamente murchou um pouco

• Dos restantes… ainda não vi nada que justifique ficarem no plantel, seja com que treinador for - mas confesso que acredito que Wendel se irá afirmar… até pelo que custou… e rapidamente demonstrar que está nos 16-18 quilates pelo menos. Mas de momento, ainda não o provou pela falta de tempo de jogo. Dala, Demiral, Baldé será de caras para rodar na 1ª liga. Os outros -não formação- (Lumor, Misic…), abstenho-me de dizer qual a minha primeira impressão dos poucos jogos que vi… porque é uma primeira impressão apenas.

PS: falta Domingos Duarte que deverá fazer pré-epoca.

Matheus Pereira: integra a A
Rafael Leão: sub23+A
Francisco Geraldes: empréstimo
Podence: integra a A
Raphinha: integra a A
Elves Baldé: sub23
Dala: empréstimo nacional (para ficar formado localmente)
Wendel: integra a A
Misic: não sei
Demiral: sub23
Lumor: empréstimo nacional (para ficar formado localmente)

Resolvido! :mrgreen:

A extinção da equipa B e a criação dos sub23 já é uma certeza? :think:

não vês qualidade no Geraldes para alguma vez singrar no Sporting?

Pessoalmente não acho que novo empréstimo o beneficiasse em nada, só se a ideia é fazer como com o Mané e emprestar a um campeonato estrangeiro com cláusula de compra

Matheus é bem melhor que o Podence.
Meter Wendel e Elves Baldé num lote que se diz que não se sabe o que vale é conversa da treta.

O Misic vai ser o nosso futuro trinco, marquem o que eu digo!

Aproveitar a digressão à China para ver alguns jogadores em ação que possam incorporar o plantel para o ano. Fazer uma espécie de triagem antes da pre-época.

Domingos Duarte, Mama Balde, Lumor, Misic, Wendel, Gauld, Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Podence, Mané (Caso já esteja recuperado da lesão) Gelson Dala, Spalvis, Rafael Leão. É obvio que alguns jogadores dessa lista estarão no próximo plantel, como é o caso do Wendel e Podence, mas será sempre bom poder vê-los jogar sem pressão, podendo assim mostrar todo o seu valor.

Se pudesse também levava o Raphinha e o Marcelo para acelerar a integração na equipa.

Quando é a digressão à China?

E com quem iremos jogar?

1. Até ver o Podence provou mais que Matheus -mas até disse que seriam os 2 para integrar

2. Conversa da treta é não saber ler um post e vir logo escrever que é conversa da treta algo que nem foi dito - “ainda não vi nada que justifique ficarem no plantel” não significa que tenham ou não valor. Discute-se simplesmente se reúnem ou não condições para estar já de caras no plantel na próxima epoca (vs emprestimo) face ao que se viu deles neste ambiente competitivo de 1a liga.

É bom ler os posts com calma para evitar mal entendidos.

Os jogos serão de 23 a 29 de Maio.

Vamos jogar contra a seleção de Macau, Shanghai, Beijing e Jyinging.